Nürburgring, 1975

SÃO PAULO (acelera, mocinha!) – O blogueiro gringo (escreve em espanhol, mas não assinou, nem disse de onde é; aguardamos mais informações) Enrique “Brazil” foi quem mandou esta foto da largada do GP da Alemanha de 1975. Sempre é bom ver bons e coloridos carros em boas e históricas pistas.

Mas… É Nürburgring mesmo?

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
orlando gonçalves de almeida
orlando gonçalves de almeida
15 anos atrás

Caros amigos voces podem imaginar o sentimento que eu tenho por essas fotos tenho vintade de chorar de tanta saudade eu que vivi isso naquelas manhas na casa do danilo na rua amazonas em s.c.sul, na qual eu não tinha tv colorida, hoje me encontro com 54 anos na época tinha 21 anos, puxa como era bom aquelas MC.Larens, ferrari, brabham carenadas do pace e do reutmann isso pra não falar no piloto que mais esterçava nas curvas que era o Ronnie Peterson tanto de March F2 como de Lotus JPS, aliás não me esqueço daquela sacanagem do sr Colin Chapmam que não deu a ordem para o petersom deixar o Emerson passar pois precisava dos pontos para ser campeão naquele GP DA Italia de 73, o Emersom vinnha em segundo, tanto é que no canada ele venceu mas os pontyos não foram suficientes, isso seria jogo de equipe mas o SR. Colin Chapmann só pensava em lançar piloto nun ca me esqueci disto porisso o Emerson foi para a MC Laren em 74

heitor
heitor
16 anos atrás

Linda foto, bons tempos . Também concordo, esta foto merece um poster…..

heitor
heitor
16 anos atrás

Linda fotos merece um poster mesmo….
bons tempos ….

Allan
Allan
16 anos atrás

Walter, realmente é duro escolher o mais bonito… Não é o melhor ano, mas está entre os 10…
Minha lista:
1) Brabham (dando a impressão de ter só o spolier, tomada de ar superior e asa traseira, além das rodas, claro, dando muita leveza ao conjunto e solidez na frente);
2) Tyrrell (Aliás, esta é uma das mais belas do tio Ken… Absolutamente sem defeitos!)
3) March
4) Ferrari (que pra mim perde para a de 78, a mais bela, e também 79, 81, 82 e 89)
5) Lotus
6) Salvo engano, há uma Penke aí no meio…
7) Fittipaldi
8) Ligier

Mário
Mário
16 anos atrás

é Nurburgring 1975 sem dúvida, só para esclarecer a quem apontou Brands Hatch, a primeira curva da pista inglesa contornava para o lado direito essa dá para ver que o contorno é para a esquerda, em tempo Reutemann ganhou essa prova com Brabham BT44, Pace foi segundo

Pedro Padilha
Pedro Padilha
16 anos atrás

É mesmo Nurbrurfring. A “reta” de largada de Brndas Hatch é torta e termina em uma curva íngreme para a direita.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Lindissima foto, acho essa a Ferrari mais bonita de todos os tempos.
Quem ganhou essa corrida que aos nossos olhos parece tão especial?

Mathias
Mathias
16 anos atrás

Essa pista aí tá com cara de ser Brands Hatch.

romuca
romuca
16 anos atrás

Isto me faz lembrar de meu autorama com estes carrinhos maravilhosos.

walter
walter
16 anos atrás

Lauda sai bem na Ferrari nr. 12, Pace e Depailler disputam o segundo lugar, Lole vem por fora na Brabham nr.7. No meio, os alemães Mass e Stuck (que normalmente estariam atrás de seus comapnheiros fittipaldiE e Brambilla, que estão logo atrás), com Regazzoni na outra Ferrari por dentro. No pelotão do meio, Icks, Andretti Pai, Laffite, Jarier, Wilsinho deixando oito carros para trás.
Pena que a lógica extrativista de Eclestone eCia. tenha profissionalizado isso ao ponto de ficar todo mundo igual, regido pelo ‘budget’, buscando EBITDA ao invés da vitória.
Qual o carro mais lindo: a Ferrari (que ainda tinha ‘o’ ronco)? a Lotus JPS? a Shadow preta com ‘spoilers’ coloridos? A Brabham Martini?

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Tenho que concordar com o jpena, nada de saudosismo barato. É que realmemte, naquele tempo, cada equipe tinha sua identidade própria, ou seja, os carros eram diferentes e muito bonitos. Hoje só muda a cor e os patrocinadores, parecem que saem da mesma fábrica. Abraços

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Antonio,
Claro que cada um tem sua opinião ,sem polemicas.Trocar ideias sobre F1 dos anos 70 é sempre um grande prazer.
E concordo com varios pontos do que vc disse ,mas mesmo assim acredito que foi uma grande vitoria , primeiro pela otima largada ,de decimo para o quarto lugar , e depois o Reutemann ficou com a segunda melhor volta da prova ,só ficando atrás de Regazzoni ,mas de qualquer forma corrida em Nurburgring sempre foi um castigo para pneus e suspensão ,que o diga os anos 60 e mesmo na decada de 70 o indice de abandonos sempre foi muito alto , e vencer em Nurburgring é especial.
Mas realmente foi uma pena o Pace ter problemas logo cedo nesta prova , talvez tenha me expressado mau dando a entender que um fez a festa no sabado e o outro deu o troco no domingo, mas não é nada disso , foi apenas uma constatação sem segundas intenções.
Um grande abraço.

Edison Guerra
Edison Guerra
16 anos atrás

Ao J.Júlio,
A prova a que você se refere,foi em 1973,com vitória de Jackie Stewart.Foi a primeira vez que três brasileiros marcaram pontos em uma mesma prova.José Carlos Pace foi quarto,Wilsinho em quinto e Emerson em sexto.
Veja 20 minutos de vídeo no Youtube,com comentários do próprio Stewart e da lenda David Hobbs.
Acesse o Youtube e procure por:” F1 – 1973 NURBURGRING NORDSCHLEIFE – 1 of 2 e/ou 2 of 2″.
Este vídeo é de excelente qualidade e histórico.
Abraços.

J. Júlio
J. Júlio
16 anos atrás

Olá
Alguém lembra de um GP da Alemanha em que os 3 brasileiros marcaram pontos? Acho q 72 ou 73.
Abs

Thiago Campos
Thiago Campos
16 anos atrás

É, nasci na época errada mesmo!

Mauricio Neves   -
Mauricio Neves -
16 anos atrás

Essa foto em boa resolução valeria um pôster

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

É Nurburgring sim.
Um dos meus sonhos de consumo.

zé maria
zé maria
16 anos atrás

Bela foto!
Saudades de tempos que não voltam mais!!
É de fato o Tigrão, de Copersucar FD 01, bem como o Moco quase que dividindo a freada da 1ª curva.
O Rato deve ser o M 23 que está atrás do Reutemann.
Valeu para matar a saudade!!

Boa noite

Zé Maria

zé clemente
zé clemente
16 anos atrás

Isso aí me lembrou um papo há alguns dias
Se não me engano o Jan Balder estava presente nessa corrida aí.
Naquela época entrava todo mundo no grid antes da largada.
Ele foi o ultimo a sair. Deram sinal de 1min e ele ainda estava falando com o Zé, como ele chamava o Pace.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

É claramente a descida da recta de mateus em vila real!!!

ovopodre
ovopodre
16 anos atrás

valeu pela informação!

Andre
Andre
16 anos atrás

Ah!! Que beleza!!! Isto é muito lindo!!

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

É Nuburg sim a curva é a Südkehre. Vejam o link : http://theracingline.net/racingcircuits/racingcircuits/Germany/index.html

antonio
antonio
16 anos atrás

meu carrinho de autorama preferido era uma Tyrrel azul igual a esta que está tentando pular pra segundo …

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

A torre com patrocínio da Continental, é inconfundível.

Nurburgring….

100% de certeza.

Abs.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

é isso mesmo.

de 1927 até 1939 foi um traçado (nord e sudschleife)
de 1947 até 1970 foi outro(com sudschleife modificado)
de 1971 até 1983 (o sudschleife foi transformado num retão com um hairpin, o resdo dele praticamente morto)
em 1984 foi construido o atual circuito da F1 sobre o que ainda restava do sudscheife, por isso o nordschleife tem hoje, a primeira curva à direita.

não tenho certeza absoluta das datas, mas foi + ou – isso.

jpena
jpena
16 anos atrás

Carod amigos. Esse tempo realmente era fantástico . Cada carro tinha sua identidade assim como os pilotos (pelo capacete) . Hoje quase impossível .

Thiago
Thiago
16 anos atrás

É impressão minha, ou eu vejo o wilsinho, de copersucar, com o pneu direito na faixa contínua , a uns 2 carros atrás da brabham numero 7?

E é o moco dividindo freada com a tyrrell?

No mais, a magnífica macchina de maranello liderando ( a mais bonita de todos os tempos)

Cara, como eu gosto desses carros com essas entradas de ar.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Jonny O’

Desculpe, não gosto de polemizar, mas não concordo que o Reutemann tenha dado show: esta foi a corrida dos pneus furados, e, no Inferno Verde com 22,8 km de extensão (aprox.), se voce fura um pneu longe dos boxes, acabou a corrida pra voce. O Lole tava atras, foi um dos poucos que não furou pneu, logo, ganhou !!!! Basta ver que o segundo foi o Laffite com um Williams (ex- Iso), que naquela epoca era uma carroça !!! e o quinto foi o Alan jones de Hill (lola) !!!! Todo mundo furou pneu e, por consequencia, alguns quebraram a suspensão , tentando chegar nos boxes de pneu furado…outros bateram !!! Daí, ele ganhou.
Nos treinos, quem deu o show foi o Moco, o unico carro com motor Ford a virar em 7:00 min. (cravados), “vestindo” exatos 4 segundos no Reutemann, de carro igual !!!! e ainda, pôs 2, 7 segundos no Emerson,de M23, e 1,3 segundos no 3° colocado que foi o Jody, de Tyrrel.
O Moco classificou em segundo (e ainda disse que o carro deu uma “falahdina” na reta de chegada, por falta de gasolina…senão tinha virado abaixo dos 7 min !), na frente da Ferrari do Regazzoni, o que era totalmente improvavel, dado a vantagem dos V 12 nesta pista.
Mas, quem ganhou foi mesmo o Lole, e, já diziam…futebol é bola na rede, né.

Mas uma vez, não quero polemizar, mas esta era pra ser “a” corrida do Moco, se não fosse o tal pneu furado, esvaziando desde o inicio.

Abraço
Antonio

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Nitidamente é Nurburgring.

Edison Moraes
Edison Moraes
16 anos atrás

É Nürburgring. Compare:
http://www.youtube.com/watch?v=y9e02w1rfw8

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Oba! Corrida!
É Nurburgring ,o Pace fez o segundo tempo mas quem deu show foi Reutemann que largou em decimo e venceu a prova.

Érico Calixto de Sou
Érico Calixto de Sou
16 anos atrás

Aparentemente, é Nurburgring, sim. Havia uma extensão da pista que foi construída para abrigar os pits e ser feita a largada. Nessa extensão, a primeira curva era à esquerda seguida duma longa curva à direita que dava numa reta oposta bem atrás da reta de largada. A reta de largada dessa extensão deu origem à reta de largada do novo circuito de Nurburgring inaugurado lá nos anos 80 e usado pela F1 até hoje.

ovopodre
ovopodre
16 anos atrás

a primeira curva de nurburgring não é para direita????

Wagner Lasdowsky
Wagner Lasdowsky
16 anos atrás

De acordo com o site abaixo, é a largada de Nürburgring em 1975 sim.
http://www.forix.com/8w/ring.html