O homem e o carro

SÃO PAULO (sejam moderados, senão apago tudo) – Está no ar a coluna Warm Up de hoje, sobre a impressionante volta de Schumacher às pistas.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
16 anos atrás

Celio ,ele não precisa disso !! garanto que ele tem mais dinheiro , do que vc terá nas próximas 10 encarnações !! aliás ,quem é vivo sempre aparece né ?

Celio
Celio
16 anos atrás

Foi ótimo para o delírio midiático, meio sem assunto nestes tempos. Demonstra uma certa necessidade de aparição do alemão. Quem sabe para faturar alguns contratos comerciais este ano.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

o alemão é o cara !! o maior de todos os tempos !!!! disparado

Berger
Berger
16 anos atrás

Nossa, o que houve de tão “impressionante”? Pelo que eu vi, o Schumacher correu com uma Ferrari e ficou a frente do resto da turma, em sua maioria pilotos de testes. O que houve de impressionante que eu não vi?

Se o Räikkönen tivesse corrido junto e o Schumacher fosse mais rápido, aí sim dava pra começar a falar alguma coisa. Tá na cara que esse teste com o Schumacher foi só jogada de marketing da Ferrari. E a prova de que surtiu efeito foi que teve quem se impressionasse com isso…

Oswald K.
Oswald K.
16 anos atrás

Motores irregulares?!
Pode me provar isso? Nunca tinha ouvido falar disso antes.

Nico
Nico
16 anos atrás

Comentários como do Milton Bonami, baseados em teorias conspiratórias típicas de sennistas despeitados. Popr que não se deter a fatos tais como o escandalo Honda em 1991? Sim qdo a McLaren, a mesma que borrou de %!$&#a imagem da F1 na temporada 2007, venceu as 04 primeiras provas de 1991 com motor fora do regulamento. Sennistas rancorosos, parem de inventar mentiras.
Aproveite para ver no you tube o Hill abalroando o Hakkinen em Monaco 94 no mesmo jeito que fez em Adelaide com Schumacher.

João
João
16 anos atrás

Um texto tolo sobre um assunto ainda mais tolo.

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

É sempre assim, “O povinho” que ouve o que o Galvão fala, não gosta do Michael……
ETERNO ALEMÃO, Heptacampeão….

Aliás, busquem no google a palavra Heptacampeão, e olhem os resultados. Depois procurem Tricampeão, vai aparecer Cobras, lagartixas e outros….

ETERNO ALEMÃO, HEPTACAMPEÃO.
Abraços

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Continuam a bater no ceguinho

fabiana
fabiana
16 anos atrás

Bom dia Flavio realmente sua coluna esta otima o dialogo fantastico embora eu não tenha gostado do final que diz que deveria voltar.Concordo com tudo que o amigo disse a respeito dele foi um cretino durante toda a carreira que eu acompanhei tenho 29 anos assisto formula 1 desde 1992 e sempre vi as sujeiras que ele fez.Tudo bem vc vai dizer Senna nunca foi santo,Prost tambem não,Alonso,ou seja,todos grandes pilotos ja fizeram suas sacanagens durante suas carreiras,mas ele comemorar a vitoria no podio de San Marino com Senna morto Rubinho no hospital e o outro piloto(que não sei escrever o nome) tambem morto achei de uma falta de solidariedade incrivel e se fosse ele.Desde então passei a torcer ferozmente contra ele deixei de torcer por brasileiros pois nenhum deles poderia competir com e comecei com Hill depois Jacques,Mika,Kimi, o Alonso não ne ja tinha virado fã do campeão 2007 mas pra fechar pois estou me alongando ele e um cretino.

Pedro Migão
Pedro Migão
16 anos atrás

O texto ficou muito legal, parabéns !

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

FG,

Que texto do %!$&#..Muito bom cara…
Muito bom mesmo .

Abraços

José Angelo
José Angelo
16 anos atrás

O texto é tão bom que parece real!

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Ótimo texto, Flavinho. “Continuas marrento”.

Guilherme Sell
Guilherme Sell
16 anos atrás

Caramba, que coisa medonha! Fica até chato um jornalista com tamanha imparcialidade! Como tens coragem de meter a lenha no Galvão? A única diferença entre vcs é que ele é uma viúva e vc uma abandonada! Vale dizer que, entre as duas, eu prefiro uma viúvinha, pelo menos o de cujus foi mais piloto!

Rafael Marin
Rafael Marin
16 anos atrás

Quando derrubaram as torres gêmeas ele avisou que não ia pro pódio no GP dos Eua… E chegou em quarto lugar…
Se eu não me engano a Ferrari correu sem patrocínios aquela corrida…

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Os resultados falam por si…Ser obstinado ou perseverante isso pouco interessa.Lamento que questionem o seu profissionalismo e a sua dedicação!!!Se o M.Schumacher fosse brasileiro gostaria de saber se eram colocados um quarto dos comentários pejorativos que aqui se fazem!A César o que é de César

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

João, essa da Beneton com controle de tração e bomba de gasolina adulterada é bem conhecida. Eles sempre tinham o melhor tempo nos reabastecimentos. Por que será, não?

Faltou dizer do pódio, no dia que a MÃE dele morreu. Que raio de ser humano corre uma prova de F-1 e vai ao pódio no dia da morte da mãe?

Mas tudo isso serve para mostrar quão obstinado pela sua carreira foi o Schumacher. E, pelos resultados, o maior de todos.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Quis dizer que o tempo está acima, o desempenho do Massa é que está abaixo…

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Grande Gomes. Texto sensacional. Parabéns.

Sobre o Schumy, sem dúvida, ele está entre os melhores. O melhor tempo do Massa – que foi o melhor de ontem – está abaixo do tempo do alemão. Sem dúvida, Schumy é o melhor da atual geração.

João
João
16 anos atrás

Recebi esse e-mail há tempos atrás, e achei interessante. Ou não ?

“Em entrevista recente, Peter Sauber contou como foi que Michael Schumacher pôde assumir a vaga do belga Bertrand Gachot (que havia sido preso dias antes) na Jordan. Sauber, patrão de Schumacher no DTM (fórmula de protótipos da Mercedes), pagou pessoalmente à Eddie Jordan 150 mil dólares.

Depois disso, Flavio Briatore demite Pupo Moreno sem justificativas, e Schumacher assume misteriosamente sua vaga. A verdade: foram pagos 500 mil dólares para Roberto se calar.

Em testes realizados em Hockenhein, no ano de 1992, Schumacher vê Senna em seu retrovisor. O resultado? Bloqueia o piloto brasileiro seguidamente, até que, mais de 30 voltas depois, causa um acidente entre ambos.

A Benetton proíbe a McLaren – e Senna – de usar a mesma versão do motor Ford que eles usavam. em San Marino Senna chegou até mesmo a ser ameaçado.

No GP da Europa de 1993, aperta Senna rudemente na primeira curva, fazendo o brasileiro colocar duas rodas fora da pista – não preciso nem falar sobre o que aconteceu nesse dia.

Brasil/1994: ganha a posição de Senna nos boxes, graças a uma bomba de gasolina adulterada; Além disso, usava controle de tração – problema é que só a Jordan reclamou, e ninguém deu bola;

No Grande Prêmio de San Marino de 1994 (onde não apenas Senna, mas também Roland Ratzemberger vieram a falecer, onde dezenas de pessoas entre mecânicos, e torcedores ficaram feridos, onde Barrichello sofreu um acidente gravíssimo, e onde Pedro Lamy e JJ Lehto tiveram uma batida terrível na largada), Schumacher comemorou a vitória e era só sorrisos no pódio.

Inglaterra/1994: ignora seguidamente as penalidades que lhe foram impostas;

França/1994: com o tanque cheio, pula de 3o para 1o em menos de 20 metros: usava o controle automático de largada

Bélgica/1994: O “assoalho” do carro dele estava com um desgaste maior do que o permitido, que ultrapassava também a “margem de tolerância”, indicada pelo desgaste natural após uma corrida completa.

(pausa: essas 4 infrações são apenas as corridas mais notórias. 1994 inteiro foi uma festa de falcatrus de Schumy/Briatore)

Austrália de 1994. Schumacher disputava o título contra Damon Hill. Quem chegasse na frente (margem de pontos) entre os dois, se sagraria campeão. O alemão, após ir para a brita e bater no muro (!), volta à pista com o único intuito de acertar o carro de Damon Hill. Bate propositadamente no carro do britânico, ficando então com o título por diferença de 1 ponto.

No Grande Prêmio da Inglaterra de 1995 faz uma besteira e vai lá dar de dedo no Hill;

GP de Mônaco de 1996: fica jogando o carro p’ra cima do berger sem parar, recebe bandeiras e as ignora; (já deu 14 também, opa! calma que tem mais…)

Jerez/1997: tentou repetir Austrália 94 em , ao atirar seu carro sobre Jacques Villeneuve, mas acabou caindo na armadilha da caixa de brita. Ao fim da corrida, seria excluído do campeonato e o canadense foi o campeão. (recorde de Schumy: piloto que mais provocou acidentes na última corrida do ano)

Canadá/98: sai dos Boxes a 120 km/h e bloqueia Frentzen que vinha a 260: Frentzen sai da pista, lógico.

Argentina/98: enfia o carro no meio de David Coulthard;

Malásia/99: joga o carro p’ra cima de Mika Häkkinen;

Japão/99: por inveja de ver o irlandês ganhar o campeonato depois de 20 anos, finge que não tem nada com isso e não ajuda o companheiro;

Austrália/2000: ninguém sabe explicar porque Barrichello teve de voltar aos boxes quando liderava;

França/2000: dá uma fechada grosseira em Coulthard, tangenciando a curva numa entidão impressionante;

Áustria/2001: herda a segunda posição de Barrichello na última curva da última volta;

Áustria/2002: idem o anterior, só que dessa vez foi vitória (e ainda faria uma encenação ridícula no pódio)

Áustria/2003: fecha rudemente Juan pablo montoya; (três seguidas!)

Indy/2005: vence uma corrida com seis carros (a sua única no ano), e repete, com Barrichello, o que fez com Frentzen em 98.

Mõnaco/2005: rompe acordo de não realizar ultrapassagem na última volta – foi aí que Rubens “Chutou o pau da barraca” e rescindiu seu contrato que iria até 2006;

Mônaco/2006: dá adeus a categoria com a manobra mais ridícula de todos os tempos;

Monza/2006: na politicagem, tira o segundo lugar de Alonso.”

Julio Cesar
Julio Cesar
16 anos atrás

Olá, Flavio

Gostaria de saber quando vai ao ar o “Juca entrevista” com você.

Valeu!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Belo texto, Gomes. Eu ia falar do Schumacher no meu blog, mas depois disso não sobrou muito. Esse teste vai ficar para a história, com certeza.
Seria ótimo ter o alemão lá de volta, numa equipe com potencial, mas não a melhor, como a Ferrari ainda é.
Obviamente que não existe espaço pra ele na Ferrari, e ele deve ter contrato que o prenda ao time, mas seria bom ver o cara tipo numa Willians.

Dú
16 anos atrás

E Chove em sampa! Este fds. Brasileiro de Motovelocidade no tapetão, digo, em Interlagos! Tapetão no bom sentido, asfalto liso, não disputas extras!!!! Acho que a maior competição, no sentido acelerar é o Dakar, e plugado no Jô, via CBN, escutando Palmeiras e Portuguêsa vou ver o que se passa no mundo? Gira Mundo e manda ver FG.

César
César
16 anos atrás

Gomes, texto fantástico! Muito bacana o estilo Saramago…

Róvere
Róvere
16 anos atrás

Olha, eu sou um infeliz que torce contra o alemão desde que ele aposentou o Moreno. Isso não quer dizer que não admiro o cara, e que não ache o cara muito bom. Por isso o infeliz lá do início. Agora que eu achei que tava livre dele ele volta. Pô alemão, vai descansar… Vai aproveitar a grana que tu ganhou…Deixa os outros pilotos mortais em paz….

Ben-Hur
Ben-Hur
16 anos atrás

O alemão é fogo na roupa…

E o texto do FG está primoroso…

Abrax…

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

O melhor de todos os tempos.
Tem todo o direito de voltar a hora em que bem entender.

acarloz
acarloz
16 anos atrás

Nada mais a dizer sobre o cara, apenas o eco da tremedeira dos que temem seu retorno…
Ah e ia me esquecendo, a lenga-lenga das vozes discordantes que poluem esse espaço.

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

Voces dão muito valor ao fato do cara acelerar um formula 1.
Qualquer um faz isso, é so ter oportunidade e saber apertar botões
Isso é como andar de bicicleta, aprendeu não esquece mais..correr de automovel é tecnica, que se aprende. Tem varios cursos no mundo todo pra isso.
Não superestimem quem anda nessas coisas.
conhecedor…

do contra
do contra
16 anos atrás

Heitor,

“um ano parado não é o suficiente para perder a forma, para quem fez isto tantos anos …..”

Vai explicar isso pro Jacques Villeneuve, vai.

MSM
MSM
16 anos atrás

Grande texto este diálogo entre o piloto e o carro. Foi um dos melhores que eu li aqui no GP. Schumi ainda é um dos melhores na F1 ,mesmo tendo parado. Não achava legal quando ele “incorporava” o Dick Vigarista (mas outros campeões também fizeram) mas em compensação fez várias corridas excepcionais. Por ter talento e também ter um equipamento “top” ele é Hepta.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

João Carlos , o alemão foi mais rápido !! alías , como sempre !! prá se comparar tempo em testes , deve-se observarr as condições do mesmo , como tb , os feitos no mesmo momento , nas mesmas condições !! se o Alemão tivesse andado hj , viraria na casa de 1:20 fácil !!!

heitor
heitor
16 anos atrás

Certamente, apesar de não gostar do “estilo profissional” dele, o Schumacher fez parte da elite de pilotos da Formula 1, e sem querer desmerecer a sua reaparição relâmpago, um ano parado não é o suficiente para perder a forma, para quem fez isto tantos anos …..

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Genial, este diálogo.

E uma coisinha que resume tudo isso: ele é o cara! Com ou sem controle de tração, sejam em que condições ele treinou, com muito ou pouco combustível. Para quem há um ano e poucos dias não acelerava um F-1 pra valer, é um fenômeno, definitivamente.

Luis
Luis
16 anos atrás

> Baixou o Saramago no FG , pontuação ao gosto do autor.

LOL

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

Cassius, não cutuca a fera…

Larissa
Larissa
16 anos atrás

Gostei do texto, como eu costumo dizer “você pirou na batatinha” e “viajou na maionese”. Mas é sempre bom ler estes textos imaginativos, sem ter que levar muito a sério. Parabéns!

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Melhor tempo com chicane Massa.
Melhor tempo sem chicane Shumacher.
Eitâ Ferrari, 2008 vai ser mamão com açucar!!! E aí binóculo cadê você, eu vim aqui só pra ti ver!!!

Gomes, saudações Lusitanas, mas o maior feito de 2008 será do meu Mengão. Do rebaixamento a libertadores, a saga de uma nação….

Caveira
Caveira
16 anos atrás

Hoje fraco, Sr. Gomes.

Boa Morte a todos
Caveira

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Exato. Comporte-se e será feliz.

V. Maghetti
V. Maghetti
16 anos atrás

Ótimo texto, criativo e divertido!

[ ]s

Roberto Paiva Garcia
Roberto Paiva Garcia
16 anos atrás

Apesar de faltar os pontos de interrogação, excelente texto!
Schumi é o Schumi, o resto … é o resto.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

João, é realmente estranho mas esses caras da F-1 têm uma capacidade incrível, aliado à tecnologia, de modificar as coisas muito rapidamente. Basta comparar os tempos de pista qdo eram motores V10 e depois com os V8.
Mas…até os pilotos se adaptaram rapidamente…sei não…

João Kohl
João Kohl
16 anos atrás

Os carros para 2008 já mostraram que esse negócio de controle de tração não morreu não. Como pode um carro sem TC andar igual, sim igual, a um sem o TC. Se acham que falo besteira, vejam os tempos de antes e de agora, não há diferenças, havia até ontem quando Shumi ficou sozinho na casa dos 21″, hoje metade já estava rodando nos 21″ e Massa na casa dos 20″, que era o tempo de volta com o controle de tração. Acho que estão fazendo o controle de tração via rádio, como já comentaram aqui. Seria possível?

João Kohl
João Kohl
16 anos atrás

FG, já pensou que isso dá até um livro? Tem até “O diálogo da vagina”… Parabéns pela criatividade, mas num libro ficaria mais legal, mais elaborado. O que acha?

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Já entendi Gomes, a palvra viúva é proibida no Blog, não a usarei mais, abraços! Um viva a Shumacher.

Erick Garcia
Erick Garcia
16 anos atrás

Gostei dele cortar a chicane pra fazer tempo mais rápido do dia 1

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Excelente o texto, uma delicia de ler.
O alemão não está morto.
Se ele quiser ainda pode empurrar o da sobrancelha grossa, o loirinho “da cana” e o neguinho pé de chumbo.
Forza Ferrari!
Avanti Schumy!

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

essa dupla do dialogo tem muita historia!sao lendas!parabens pelo texto flavio,esse alemão tem velocidade no sangue,vai na ducatti e manda bem,vai de F1 e da show,quem viu o cara correr viu,quem nao viu ou nao quis enxergar…so lamento para voces!