O homem e o carro
SÃO PAULO (sejam moderados, senão apago tudo) – Está no ar a coluna Warm Up de hoje, sobre a impressionante volta de Schumacher às pistas.
SÃO PAULO (sejam moderados, senão apago tudo) – Está no ar a coluna Warm Up de hoje, sobre a impressionante volta de Schumacher às pistas.
Celio ,ele não precisa disso !! garanto que ele tem mais dinheiro , do que vc terá nas próximas 10 encarnações !! aliás ,quem é vivo sempre aparece né ?
Foi ótimo para o delírio midiático, meio sem assunto nestes tempos. Demonstra uma certa necessidade de aparição do alemão. Quem sabe para faturar alguns contratos comerciais este ano.
o alemão é o cara !! o maior de todos os tempos !!!! disparado
Nossa, o que houve de tão “impressionante”? Pelo que eu vi, o Schumacher correu com uma Ferrari e ficou a frente do resto da turma, em sua maioria pilotos de testes. O que houve de impressionante que eu não vi?
Se o Räikkönen tivesse corrido junto e o Schumacher fosse mais rápido, aí sim dava pra começar a falar alguma coisa. Tá na cara que esse teste com o Schumacher foi só jogada de marketing da Ferrari. E a prova de que surtiu efeito foi que teve quem se impressionasse com isso…
Motores irregulares?!
Pode me provar isso? Nunca tinha ouvido falar disso antes.
Comentários como do Milton Bonami, baseados em teorias conspiratórias típicas de sennistas despeitados. Popr que não se deter a fatos tais como o escandalo Honda em 1991? Sim qdo a McLaren, a mesma que borrou de %!@$&@#a imagem da F1 na temporada 2007, venceu as 04 primeiras provas de 1991 com motor fora do regulamento. Sennistas rancorosos, parem de inventar mentiras.
Aproveite para ver no you tube o Hill abalroando o Hakkinen em Monaco 94 no mesmo jeito que fez em Adelaide com Schumacher.
Um texto tolo sobre um assunto ainda mais tolo.
É sempre assim, “O povinho” que ouve o que o Galvão fala, não gosta do Michael……
ETERNO ALEMÃO, Heptacampeão….
Aliás, busquem no google a palavra Heptacampeão, e olhem os resultados. Depois procurem Tricampeão, vai aparecer Cobras, lagartixas e outros….
ETERNO ALEMÃO, HEPTACAMPEÃO.
Abraços
Continuam a bater no ceguinho
Bom dia Flavio realmente sua coluna esta otima o dialogo fantastico embora eu não tenha gostado do final que diz que deveria voltar.Concordo com tudo que o amigo disse a respeito dele foi um cretino durante toda a carreira que eu acompanhei tenho 29 anos assisto formula 1 desde 1992 e sempre vi as sujeiras que ele fez.Tudo bem vc vai dizer Senna nunca foi santo,Prost tambem não,Alonso,ou seja,todos grandes pilotos ja fizeram suas sacanagens durante suas carreiras,mas ele comemorar a vitoria no podio de San Marino com Senna morto Rubinho no hospital e o outro piloto(que não sei escrever o nome) tambem morto achei de uma falta de solidariedade incrivel e se fosse ele.Desde então passei a torcer ferozmente contra ele deixei de torcer por brasileiros pois nenhum deles poderia competir com e comecei com Hill depois Jacques,Mika,Kimi, o Alonso não ne ja tinha virado fã do campeão 2007 mas pra fechar pois estou me alongando ele e um cretino.
O texto ficou muito legal, parabéns !
FG,
Que texto do %!@$&@#..Muito bom cara…
Muito bom mesmo .
Abraços
O texto é tão bom que parece real!
Ótimo texto, Flavinho. “Continuas marrento”.
Caramba, que coisa medonha! Fica até chato um jornalista com tamanha imparcialidade! Como tens coragem de meter a lenha no Galvão? A única diferença entre vcs é que ele é uma viúva e vc uma abandonada! Vale dizer que, entre as duas, eu prefiro uma viúvinha, pelo menos o de cujus foi mais piloto!
Quando derrubaram as torres gêmeas ele avisou que não ia pro pódio no GP dos Eua… E chegou em quarto lugar…
Se eu não me engano a Ferrari correu sem patrocínios aquela corrida…
Os resultados falam por si…Ser obstinado ou perseverante isso pouco interessa.Lamento que questionem o seu profissionalismo e a sua dedicação!!!Se o M.Schumacher fosse brasileiro gostaria de saber se eram colocados um quarto dos comentários pejorativos que aqui se fazem!A César o que é de César
João, essa da Beneton com controle de tração e bomba de gasolina adulterada é bem conhecida. Eles sempre tinham o melhor tempo nos reabastecimentos. Por que será, não?
Faltou dizer do pódio, no dia que a MÃE dele morreu. Que raio de ser humano corre uma prova de F-1 e vai ao pódio no dia da morte da mãe?
Mas tudo isso serve para mostrar quão obstinado pela sua carreira foi o Schumacher. E, pelos resultados, o maior de todos.
Quis dizer que o tempo está acima, o desempenho do Massa é que está abaixo…
Grande Gomes. Texto sensacional. Parabéns.
Sobre o Schumy, sem dúvida, ele está entre os melhores. O melhor tempo do Massa – que foi o melhor de ontem – está abaixo do tempo do alemão. Sem dúvida, Schumy é o melhor da atual geração.
Recebi esse e-mail há tempos atrás, e achei interessante. Ou não ?
“Em entrevista recente, Peter Sauber contou como foi que Michael Schumacher pôde assumir a vaga do belga Bertrand Gachot (que havia sido preso dias antes) na Jordan. Sauber, patrão de Schumacher no DTM (fórmula de protótipos da Mercedes), pagou pessoalmente à Eddie Jordan 150 mil dólares.
Depois disso, Flavio Briatore demite Pupo Moreno sem justificativas, e Schumacher assume misteriosamente sua vaga. A verdade: foram pagos 500 mil dólares para Roberto se calar.
Em testes realizados em Hockenhein, no ano de 1992, Schumacher vê Senna em seu retrovisor. O resultado? Bloqueia o piloto brasileiro seguidamente, até que, mais de 30 voltas depois, causa um acidente entre ambos.
A Benetton proíbe a McLaren – e Senna – de usar a mesma versão do motor Ford que eles usavam. em San Marino Senna chegou até mesmo a ser ameaçado.
No GP da Europa de 1993, aperta Senna rudemente na primeira curva, fazendo o brasileiro colocar duas rodas fora da pista – não preciso nem falar sobre o que aconteceu nesse dia.
Brasil/1994: ganha a posição de Senna nos boxes, graças a uma bomba de gasolina adulterada; Além disso, usava controle de tração – problema é que só a Jordan reclamou, e ninguém deu bola;
No Grande Prêmio de San Marino de 1994 (onde não apenas Senna, mas também Roland Ratzemberger vieram a falecer, onde dezenas de pessoas entre mecânicos, e torcedores ficaram feridos, onde Barrichello sofreu um acidente gravíssimo, e onde Pedro Lamy e JJ Lehto tiveram uma batida terrível na largada), Schumacher comemorou a vitória e era só sorrisos no pódio.
Inglaterra/1994: ignora seguidamente as penalidades que lhe foram impostas;
França/1994: com o tanque cheio, pula de 3o para 1o em menos de 20 metros: usava o controle automático de largada
Bélgica/1994: O “assoalho” do carro dele estava com um desgaste maior do que o permitido, que ultrapassava também a “margem de tolerância”, indicada pelo desgaste natural após uma corrida completa.
(pausa: essas 4 infrações são apenas as corridas mais notórias. 1994 inteiro foi uma festa de falcatrus de Schumy/Briatore)
Austrália de 1994. Schumacher disputava o título contra Damon Hill. Quem chegasse na frente (margem de pontos) entre os dois, se sagraria campeão. O alemão, após ir para a brita e bater no muro (!), volta à pista com o único intuito de acertar o carro de Damon Hill. Bate propositadamente no carro do britânico, ficando então com o título por diferença de 1 ponto.
No Grande Prêmio da Inglaterra de 1995 faz uma besteira e vai lá dar de dedo no Hill;
GP de Mônaco de 1996: fica jogando o carro p’ra cima do berger sem parar, recebe bandeiras e as ignora; (já deu 14 também, opa! calma que tem mais…)
Jerez/1997: tentou repetir Austrália 94 em , ao atirar seu carro sobre Jacques Villeneuve, mas acabou caindo na armadilha da caixa de brita. Ao fim da corrida, seria excluído do campeonato e o canadense foi o campeão. (recorde de Schumy: piloto que mais provocou acidentes na última corrida do ano)
Canadá/98: sai dos Boxes a 120 km/h e bloqueia Frentzen que vinha a 260: Frentzen sai da pista, lógico.
Argentina/98: enfia o carro no meio de David Coulthard;
Malásia/99: joga o carro p’ra cima de Mika Häkkinen;
Japão/99: por inveja de ver o irlandês ganhar o campeonato depois de 20 anos, finge que não tem nada com isso e não ajuda o companheiro;
Austrália/2000: ninguém sabe explicar porque Barrichello teve de voltar aos boxes quando liderava;
França/2000: dá uma fechada grosseira em Coulthard, tangenciando a curva numa entidão impressionante;
Áustria/2001: herda a segunda posição de Barrichello na última curva da última volta;
Áustria/2002: idem o anterior, só que dessa vez foi vitória (e ainda faria uma encenação ridícula no pódio)
Áustria/2003: fecha rudemente Juan pablo montoya; (três seguidas!)
Indy/2005: vence uma corrida com seis carros (a sua única no ano), e repete, com Barrichello, o que fez com Frentzen em 98.
Mõnaco/2005: rompe acordo de não realizar ultrapassagem na última volta – foi aí que Rubens “Chutou o pau da barraca” e rescindiu seu contrato que iria até 2006;
Mônaco/2006: dá adeus a categoria com a manobra mais ridícula de todos os tempos;
Monza/2006: na politicagem, tira o segundo lugar de Alonso.”
Olá, Flavio
Gostaria de saber quando vai ao ar o “Juca entrevista” com você.
Valeu!
Belo texto, Gomes. Eu ia falar do Schumacher no meu blog, mas depois disso não sobrou muito. Esse teste vai ficar para a história, com certeza.
Seria ótimo ter o alemão lá de volta, numa equipe com potencial, mas não a melhor, como a Ferrari ainda é.
Obviamente que não existe espaço pra ele na Ferrari, e ele deve ter contrato que o prenda ao time, mas seria bom ver o cara tipo numa Willians.
E Chove em sampa! Este fds. Brasileiro de Motovelocidade no tapetão, digo, em Interlagos! Tapetão no bom sentido, asfalto liso, não disputas extras!!!! Acho que a maior competição, no sentido acelerar é o Dakar, e plugado no Jô, via CBN, escutando Palmeiras e Portuguêsa vou ver o que se passa no mundo? Gira Mundo e manda ver FG.
Gomes, texto fantástico! Muito bacana o estilo Saramago…
Olha, eu sou um infeliz que torce contra o alemão desde que ele aposentou o Moreno. Isso não quer dizer que não admiro o cara, e que não ache o cara muito bom. Por isso o infeliz lá do início. Agora que eu achei que tava livre dele ele volta. Pô alemão, vai descansar… Vai aproveitar a grana que tu ganhou…Deixa os outros pilotos mortais em paz….
O alemão é fogo na roupa…
E o texto do FG está primoroso…
Abrax…
O melhor de todos os tempos.
Tem todo o direito de voltar a hora em que bem entender.
Nada mais a dizer sobre o cara, apenas o eco da tremedeira dos que temem seu retorno…
Ah e ia me esquecendo, a lenga-lenga das vozes discordantes que poluem esse espaço.
Voces dão muito valor ao fato do cara acelerar um formula 1.
Qualquer um faz isso, é so ter oportunidade e saber apertar botões
Isso é como andar de bicicleta, aprendeu não esquece mais..correr de automovel é tecnica, que se aprende. Tem varios cursos no mundo todo pra isso.
Não superestimem quem anda nessas coisas.
conhecedor…
Heitor,
“um ano parado não é o suficiente para perder a forma, para quem fez isto tantos anos …..”
Vai explicar isso pro Jacques Villeneuve, vai.
Grande texto este diálogo entre o piloto e o carro. Foi um dos melhores que eu li aqui no GP. Schumi ainda é um dos melhores na F1 ,mesmo tendo parado. Não achava legal quando ele “incorporava” o Dick Vigarista (mas outros campeões também fizeram) mas em compensação fez várias corridas excepcionais. Por ter talento e também ter um equipamento “top” ele é Hepta.
João Carlos , o alemão foi mais rápido !! alías , como sempre !! prá se comparar tempo em testes , deve-se observarr as condições do mesmo , como tb , os feitos no mesmo momento , nas mesmas condições !! se o Alemão tivesse andado hj , viraria na casa de 1:20 fácil !!!
Certamente, apesar de não gostar do “estilo profissional” dele, o Schumacher fez parte da elite de pilotos da Formula 1, e sem querer desmerecer a sua reaparição relâmpago, um ano parado não é o suficiente para perder a forma, para quem fez isto tantos anos …..
Genial, este diálogo.
E uma coisinha que resume tudo isso: ele é o cara! Com ou sem controle de tração, sejam em que condições ele treinou, com muito ou pouco combustível. Para quem há um ano e poucos dias não acelerava um F-1 pra valer, é um fenômeno, definitivamente.
> Baixou o Saramago no FG , pontuação ao gosto do autor.
LOL
Cassius, não cutuca a fera…
Gostei do texto, como eu costumo dizer “você pirou na batatinha” e “viajou na maionese”. Mas é sempre bom ler estes textos imaginativos, sem ter que levar muito a sério. Parabéns!
Melhor tempo com chicane Massa.
Melhor tempo sem chicane Shumacher.
Eitâ Ferrari, 2008 vai ser mamão com açucar!!! E aí binóculo cadê você, eu vim aqui só pra ti ver!!!
Gomes, saudações Lusitanas, mas o maior feito de 2008 será do meu Mengão. Do rebaixamento a libertadores, a saga de uma nação….
Hoje fraco, Sr. Gomes.
Boa Morte a todos
Caveira
Exato. Comporte-se e será feliz.
Ótimo texto, criativo e divertido!
[ ]s
Apesar de faltar os pontos de interrogação, excelente texto!
Schumi é o Schumi, o resto … é o resto.
João, é realmente estranho mas esses caras da F-1 têm uma capacidade incrível, aliado à tecnologia, de modificar as coisas muito rapidamente. Basta comparar os tempos de pista qdo eram motores V10 e depois com os V8.
Mas…até os pilotos se adaptaram rapidamente…sei não…
Os carros para 2008 já mostraram que esse negócio de controle de tração não morreu não. Como pode um carro sem TC andar igual, sim igual, a um sem o TC. Se acham que falo besteira, vejam os tempos de antes e de agora, não há diferenças, havia até ontem quando Shumi ficou sozinho na casa dos 21″, hoje metade já estava rodando nos 21″ e Massa na casa dos 20″, que era o tempo de volta com o controle de tração. Acho que estão fazendo o controle de tração via rádio, como já comentaram aqui. Seria possível?
FG, já pensou que isso dá até um livro? Tem até “O diálogo da vagina”… Parabéns pela criatividade, mas num libro ficaria mais legal, mais elaborado. O que acha?
Já entendi Gomes, a palvra viúva é proibida no Blog, não a usarei mais, abraços! Um viva a Shumacher.
Gostei dele cortar a chicane pra fazer tempo mais rápido do dia 1
Excelente o texto, uma delicia de ler.
O alemão não está morto.
Se ele quiser ainda pode empurrar o da sobrancelha grossa, o loirinho “da cana” e o neguinho pé de chumbo.
Forza Ferrari!
Avanti Schumy!
essa dupla do dialogo tem muita historia!sao lendas!parabens pelo texto flavio,esse alemão tem velocidade no sangue,vai na ducatti e manda bem,vai de F1 e da show,quem viu o cara correr viu,quem nao viu ou nao quis enxergar…so lamento para voces!