O tri, 20
SÃO PAULO (nunca é tarde) – Deixei passar no dia (eu e o Grande Prêmio, falha lamentável…), mas nesta semana, quarta-feira, 31, fez 20 anos que o Piquet conquistou seu terceiro título mundial.
Foi graças a esse acidente do Mansell, foto enviada pelo blogueiro Fábio Kawasaki. Nos treinos, em Suzuka, o inglês bateu e foi vetado para a corrida. Sem ele, Nelson entrou na pista no domingo já como tricampeão.
Lembro bem a correria na “Folha” quando isso aconteceu. Mas eu ainda trabalhava em Educação & Ciência. Estava envolvido numa emocionante reportagem sobre maçaricos de plasma.
Falem sobre o tri então, ora bolas!
Sobre a foto, que acabou motivando o post porque detesto efemérides atrasadas, tenho a dizer que ela pode até ser bem conhecida, mas eu nunca tinha visto antes. Alertado pelos blogueiros, tentei descobrir se é montagem, mas não percebi nada. Sou ruim nessas coisas. A foto é mesmo esquisita, ninguém ia deixar o coitado lá dentro gemendo se bem que, do Mansell, tudo se espera. De qualquer forma, a imagem, montada ou não, é representativa da decisão daquele Mundial. Vale pela curiosidade.
Caro Flávio,
Logo você, um cara tão bem informado dizer que que o título do Piquet em 87 foi graças ao acidente do Mansell? Ora, não se lembra? O Piquet tinha vantagem de pontos sobre o Mansell ( àquela época descartavam-se os três piores resultados de cada piloto ) e havia uma margem folgada de pontos a favor do Piquet. Na ânsia de superá-lo o inglês se deu muito mal ( aliás ele nunca aguentou muita pressão). Por favor registre a minha correção.
OLA FLAVIO E BLOGUERIOS QUEM NAO CONSEGUIU VER O ACIDENTE PELO LINK INFORMADO NO MEU COMENTARIO ANTERIOR SEGUE ABAIXO O TITULO DO VIDEO QUE VC ENCONTRA NO YOUTUBE.
PROCURE POR ESSE TITULO OK ?
F1 1987 Mansell Suzuka Crash
VALEU ABRAÇOS ESPERO QUE VEJAM E COMENTEM
Me lembro bem desta imagem e dele dando um grito, me impressionou. Não lembro onde eu vi, mas lembro que o Leão tirou o capacete, penou longe e deu um grito, por isso acho q esta foto não é montagem.
ola flavio e blogueiros segue abaixo o link p/ o video no youtube onde mostra esse acidente e inclusive aparece o frank willians com expressao de preocupado, o nelso piquet tb fez uma expressao de preocupado mas o que será que estava passando em sua cabeça naquele momento. ?? espero que vejam e comentem.
http://br.youtube.com/watch?v=4nRnNpdWPGg&NR=1
bom, sobre a foto eu tenho a revista GRID da época.
Ela tem uma coluna em que o Reginaldo Leme diz a decisão do título no empate de acidentes, devido ao acidente do Piquet em Imola, meses antes.
Algum tempo depois, o Piquet disse q conversou com um dos fiscais que atenderam o Mansell no carro.
Segundo Piquet, o cara tinha lutado em guerra e sabia se o enfermo tinha dor ou não pelos olhos.
De acordo com Piquet, esse fiscal disse q os olhos do Mansell estavam normais….
Bom, o inglês sempre dava nota-fora qdo estava sob pressão, daí o erro que provocou esse acidente….
De qualquer jeito, Nelson Piquet derrotou o piloto companheiro de equipe e a equipe inteira, que era favorável ao Mansell….
A 4Rodas publicou essa foto mais de uma vez.
sei la se foto é verdadeira ou não , o fato é que a foto é legal, e o Mansell era um artista, oque faz falta hoje em dia na F1.
Mansell era um “asno” volante!
E gostava de jogar para torcida, fazendo cara de coitado e sofredor.
Acho que ele preferiu fingir que machucou e sair fora do que perder o campeonato na pista.
Ele não teve nada! A decisão de não correr foi dele. Os médicos disseram que estava tudo bem!
No GP do Canadá em 92, com a Willimas “de outro planeta”, estava em segundo e tentou passar o Senna na chicane e passou por cima da zebra, quebrando o bico. Foi retirado do carro, fazendo a mesma cara desta foto. E saiu carregado no colo pelos fiscais. Ao passar em frente o box da Mclaren, desceu do colo dos fiscais e saiu xingando Ron Dennis, dizendo que a culpa tinha sido de Senna. A cara de dor sumiu rapidinho.
Prá mim, Piquet seria campeão com Mansell ou sem. Acho que o inglês também sabia disso e deu um jeito de cair fora antes.
Esta foto é muito conhecida e saiu nos jornais do dia seguinte anunciando o título do Piquet. Naquela época montagens eram feitas com tesoura e cola Pritt.
não queria falar do Piquet pois, para mim, está no Olimpo como outros grandes…queria lembrar Interlagos antes de virar esse Kartrodomo, gostaria de saber porque ser pista-kartrodomo é ser moderno…..pois, será que não ter pontos de ultrapassagem é ser moderno? exigir tudo do piloto e do carro é antiquado? Não estar de acordo com os padrões global é ser antiquado? ficar ouvindo as asneiras do sabe tudo do bobão bueno é ser moderno? por isso que cuspe a distância as vezes da mais emoção!!!
ta aki o vídeo do acidente do mansell
http://www.youtube.com/watch?v=4nRnNpdWPGg&NR=1
Esse João Cesar….
Depois falam das viúvas.
Paulo, tá aí o post que você queria ….kkkkkkk
Abç
Montagem ou não, eu me lembro muito bem do ocorrido e da foto, como o tempo passa!
Apenas para colborar: Eu já havia visto essa foto anos atrás. Honestamente eu não lembro onde mas, como foi dito pelo Flavio, do Mansell se espera tudo. Afinal quem mais já se cortou com um troféu após ganhar uma corrida? Só ele.
nw curto fotos pos acidentes mas vai la, o cara nw morreu mas sofreu pacas, entregou o titulo pra piquet porque nw participou da prova mas isso lauda tambem o fez quando julgou ser um risco desnecessario a sua existencia correr no japao com o diluvio que assolou fuji naquele eano e mansell tinha a condicao de decidir o que seria melhor pra ele e o fez, dificilmente tiraria de piquet naquela altura do campeonato o titulo e foi pra casa mais cedo, pior seria um outro acidente e uma perca maior que o campeonato, agora desistente isso nw pode ser mencionado, alguem ja viu um desisitente com 4 vice e um campeonato ? o titulo de Leao lhe caiu perfeitamente bem, god save the queen, god save the lion … E SALVE NELSON PIQUET nw basta ser campeao, bi campeao, tri campeao… tem que haver irreverencia ,ousadia e originalidade tem que ser único e isso ele soube ser como nenhum outro dentro da formula 1 vida longa ao tri campeao !!!
Essa foto é verdadeira mesmo, não foi montagem. Ela foi publicada pela Quatro Rodas e por várias revistas da época em que nem pc acho que era comum em redações de revistas, quanto mais programas manipuladores de imagens (sic) kkkkk. O Mansell deu uma decolada e caiu com tudo na pista, se esborrachou enfim, o que dizia a revista na época.
Lamentável é a sua existência.
tem mais,soube dia desses de uma historia que claro nao vivi mas alguem pode ter visto:consta que durante um evento estava la o nosso tricampeao nelson,la pelas tantas apareceram uns garotos pobres,parece que eram aquelas crianças que deveriam estar na escola mas ganham um troco engraxando sapatos,e o pessoal ia enxotar os garotos e o nelson noa deixou e ainda mandou que eles fossem servidos melhor que qualquer um que la estivesse,nisso foi aplaudido de pé por todos os presentes e os garotos claro se esbaldaram na comida!isso sem mostrar na TV no jornal nacional e sem nenhum marketing de araque!como falei eu soube da historia mas acredito nela!
imperdoavel esquecer o nelsão!!acho um absurdo se falar tão pouco de um tricampeao vivo em detrimento do tricampeaõ morto,os dois foram demais e o grande nelsão nunca foi d efazer media para ninguem,o cara é autentico e um pilotaço,quem duvidar veja hungria 86!pena que nesse ano mesmo vencendo o campeonato nelsão nunca foi o mesmo depois do porrão na maldita tamburello!e pensar que nelsão perdeu o campeonato de 86 por vacilos da williams,so aí seria tetra e se tivesse ido para a mclarem então…mas ai ja outra historia!!parabens nelsao piquet o nosso piloto mais completo e uma figuraça!
Olá,
Parabéns pela reportagem sobre maçaricos de plasma Flavio. Eles se mostraram muito mais importantes que o tri do Nelson Piquet ou de qualquer outro piloto.
Abraços
Flavio Gomes, dá uma olhada nestes videos do Mansell e apenas curta uma pilotagem agressiva que se perdeu ha muitos anos na F1????
http://www.youtube.com/watch?v=L8nGaXoxaHI
http://www.youtube.com/watch?v=_oT6XCewTqQ
http://www.youtube.com/watch?v=9Al_QQfZVik
Flw.
As reticências deveriam ser banidas de vez da reforma ortográfica de 2008…
Para o colega Gilberto Hingel. Concordo com vc. A principal vatagem que o Nelsãoooo teve sobre o leão em 87, foram as inumera quebras que ele teve na temporada sempre estando pra vencer as provas, como as provas de Mônaco, Hockeinhain e Hungaroring. A quebra do motor na Alemanha e a porca que se soltou na Hungria a 5 voltas do final fizeram o Piquet somar 18 X 0 e só precisar administrar 18 pontos de vantagem até o final do campeonato. Em 87 Piquet venceu mesmo só o GP da Italia, pois as outras duas ele herdou a vitória do seu arqui-rival. Flw.
Boa Noite Flávio Gomes! Saudades do velho Leão Showman da F1 e IndyCar! O Mansell foi o meu ídolo da F1 e IndyCar. Caso não tivesse tido tantos problemas com porcas de rodas (Hungria/87 e Portugal/91) teria sido tb tri-campeão do mundo, como Senna, Piquet e Lauda. Ele popularizou a IndyCar no mundo todo em 1993. Flávio Gomes, até hj não esqueço a estreia impactante do leão na Indy em 1993 nas ruas de Surfers Paradise acompanhando pela extinta TV Manchete. Foi sem dúvida a maior temporada da história da IndyCar, tanto em disputas técnicas e audiência no mundo todo. Desde a sua despedida da F1 em 1995, não consigo mais ver e ter emoção vendo provas de F1 a partir da era Schumacher. Falta arrojo aos pilotos atuais, velocidade, mais audácia e principalmente carisma entre os pilotos. Os pilotos atuais não conseguem ter carisma em lugar nenhum… Parecem todos pilotos de autorama. Flw Flavio Gomes.
Eu acho que não é montagem não.
Eu tinha a edição da grid deste GP do Japão de 1987, que ainda era aquela versão encarte que virava poster da revista Placar, que tinha uma boa seqüecia de fotos deste acidente do Mansell, inclusive uma em outro angulo, que mostrava ele também sem capacete com essa cara de cachorro surrado.
sou SENNA FOREVER assumido… ! e piloto DOIDO… e veloz … E que + apertava… SENNA …foi o LEAO… que merece este titulo …pois era uma fera…que saiu da f 1 por cima…e mostrou aos americanos como se pilotava um carro de indy …sendo campeao logo de cara…Mansell e uma fera que merece todo o respeito do mundo …!!! valeu MANSELL… vc esta na historia da velocidade…!!!
Se fosse para comemorar os 20 anos do tri do Senna, ia ter uma duzia matérias especiais. E depois ainda tem coragem de falar da Globo. Lamentável…
Não é montagem, lembro da foto na época.
Mas o que era rápido este Mansell era uma barbaridade. Lembro de várias corridas em que ele disparava na frente, parava para trocar pneu (não tinha reabastecimento), voltava 20 segundos atrás do Piquet, comia a distância em poucas voltas e o Piquet nem via por onde ele passava. Mas, como era porr* louca, perdeu o título mesmo tendo o dobro de vitórias. Méritos do Nélson.
PS: Procurei no You Tube e achei o vídeo de uma destas corridas: Silverstone 87. Eis:
http://www.youtube.com/watch?v=L8nGaXoxaHI
A F1 da decada de 80, até mais ou menos 91, teve belos carros mesmo
E este FW11 se junta aos meus prediletos, entre eles as Brabham de 80 a 86 (incluindo a BT55) as McLaren de 87 e 88, e as Lotus de 85 a 87 (a 99T) a Tyrrell de 80 e a de 84 (a do Bellof) e a Jordan inesquecivel de 91
Agradeço por colocar a foto que te enviei, Flávio Gomes. Apenas uma correção, por favor. É Fábio “Kawagoe”.
Bem, desculpe se mandei o e-mail que te magoasse. É que já que você é jornalista, tive a noção que você também comentasse com a foto já bem conhecida por todos. Apenas fiquei surpreso que é agora que você teve conhecimento.
Bem, vamos ao assunto.
O inglês Nigel Mansell vinha de duas vitórias consecutivas:
-na Espanha e no México, e Nelson Piquet com um 4. e 2. lugar respectivamente.
O brasileiro foi ao Japão com 12 pontos de vantagem.
Na ânsia de melhorar o seu tempo e de tomar a posição do brasileiro, o piloto do Williams n. 5 bate; é atendido pelos fiscais de pista; e imediatamente é levado ao Hospital de Nagoya. De lá, o piloto inglês toma a decisão de não participar do treino de sábado e da corrida de domingo. Alguns integrantes da equipe que foi ao Hospital pede para que o piloto reconsiderasse a posição. Mas o inglês não acatou a ordem de equipe. Assim, Nigel Mansell “entregou o Campeonato de 1987” para Nelson Piquet.
Piquet ficou sabendo que todas as radiografias do piloto inglês deu negativo. Segundo o brasileiro, Mansell podia esperar um pouco a reação do organismo, mas não; no sábado cedinho, no Japão, ele já queria voltar para a casa o mais rápido possível.
Piquet foi para o 2. treino e a corrida com o título garantido.
No final das contas, Piquet saiu ganhando, já que ia para Lotus que iria continuar com o motor Honda Turbo em 1988. A Williams e Mansell saiu perdendo, porque o motor japonês foi para a McLaren com a dupla Alain Prost e Ayrton Senna confirmado no próximo ano (1988).
Nigel Mansell teve toda a chance de conquistar o campeonato, mas não soube aproveitá-la.
Meu Formula 1 preferido de todos a Williams 87.
Viva o vivo Piquet!
A dor maior do Mansell, era de já saber que não iria correr…
O carro na batida subiu alto, e quando caiu lesionou a coluna (bacia? cox?) sei lá.
A dor física também era forte, mas a outra dor foi maior.
De qualquer forma, de o Mansell andasse meio segundo mais lento o ano inteiro, teria sido o campeão do mundo em 87.
3 grandes vivas pro nelson piquet! – êta piloto completo: rápido, agressivo na hora certa,acertador de primeiríssima categoria e e com uma ironia finíssima…. a %!@$&@#é q não fazem mais desses…
o eduardo s matou a questão.
pro pessoal das teorias da conspiração: aonde teriam achado essa cara de dor dele? seria uma canelada num futebolzinho de sábado?! ou quando viu a cara da esposa ao acordar de manhã?!… quem não viu essas imagens ou não ligava picas pra corridas ou tem menos de 40…
Ô gomes, essa foto é real, foi bem divulgada e tbm vi em vídeo.
Essa é a foto emblematica do titulo do Piquet, super famosa… quase né
Abraços
Não é montagem não
http://www.youtube.com/watch?v=4nRnNpdWPGg
vale lembrar da beleza da CB 450 lançada pela Honda em comemoração ao tri do Piquet, que inclusive foi tema desse blog ha bem pouco tempo, e q eu tenho a sorte de ter uma na minha garagem
se bem me lembro, essa foto nao é montagem nao, o mansell logo depois da batida tirou o capacete e desmaiou, ou nao conseguiu sair sozinho do carro, nao me lembro bem.
Não é montagem não.
esta foto não é montagem… quem achar o vídeo do acidente longo, vai ver que logo após o acidente o mansell tira o capacete, e fica com esta cara de diarreia ate ser retirado.
Puts, é muita teoria da conspiração pensar em montagem. Naquela época não se fazia trucagens boas como a de hoje. E eu lembro dessa foto em alguma revista da época.
A luz tá correta, sombra idem, cor idem, não há discrepâncias de textura, bordas, proporção, perspectiva, nada. E a roda não tá no ar, mesmo que estivesse não é de estranhar, já que a suspensão ficou toda torta; os fiscais estão fora de foco porque estão se movendo e o Mansell está praticamente parado, logo conclui-se que o fotógrafo bateu uma foto com exposição rápida, usando alguma supertele da vida, sonho de qualquer fotográfo.
A foto não é montagem. Eu a tenho numa revista Quadro Rodas do final de 1990, em uma reportagem que falava sobre uma possível aposentadoria de Mansell em 1991. O título era: ´´Mansell pára. Quem vai dar o show?´´
A afobação custou caro ao Mansell. Se estivesse no grid no domingo, veria Piquet abandonar a corrida com o motor quebrado.
Mas, com todas as patacoadas de Mansell, devemos admitir: pilotos malquinhos como ele fazem falta na atual F-1.
Mansell, eterno freguês dos brasileiros, apanhou do Piquet e apanhou do Senna, com duas pipocadas em Suzuka….Sem comentários….
Tem toda razão, Paulo. Tá com cara de montagem – o Mansell com cara de dor no cockpit sem capacete está muito bizarro … Onde vc encontrou a foto, Flavio ?
Essa foto tá meio esquisita, a roda traseira está no ar, os fiscais estão embaçados mas o Mansell tá nítido, ele bateu de traseira e tá com cara de dor de quem está preso no carro e ainda por cima sem capacete e nenhuma ajuda médica em cima..sei não….