One comment


Monareta Olé 70, foto enviada pelo José Ma2Tos. E a pergunta: ainda existe a Monark?

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
DJACY
DJACY
13 anos atrás

eu tenho uma completa ate hoje. gostaria de ver as fotos das tuas peças. as fotos da minha estao num site urban rider do brasil.

djacy
djacy
13 anos atrás

tenho uma azul toda completa, toda original gostaria de ver fotos das peças que voces tem meu enai é [email protected]

djacy
djacy
13 anos atrás

luiz cara, a minha ultra leve foi comprada numa loja que tinha aqui na decada de 80 o nome dela ere lojas pernabucanas, acho que era dai de pernabuco.

djacy
djacy
13 anos atrás

Andre, procurei num site especializado por esta redline mx III e vi varias delas mas nao é iqual a ultra leve sera que nao é outra, certifica e mi informa quero saber a verdadeira origem dela pesquisa; meu email é. [email protected] e te responderei no teu email enviando as fotos da minha.

DJACY
DJACY
13 anos atrás

ainda tenho a minha ate hoje .

Maria Aparecida
Maria Aparecida
13 anos atrás

Vi um comentário sobre a Monark Ultraleve, e resolvi pesquisar na net por curiosidade, daí encontrei um cara vendendo uma dessas no mercado livre, o link é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160290673-monark-ultraleve-rarissima-em-aluminio-quadro-azulbranca-_JM

bjs

George
George
13 anos atrás

Gente encarecidamente, será que alguém aí tem um garfo de monareta kross 1, ou saiba de alguém que tem pra me vender??? Gratto!!!

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Q saudades da minha caloi cross extra ligth cromada com peças anodizadas em azul.Meu falecido amigo tinha uma ultra leve com peças douradas. Bons tempos q não voltam mais, onde o céu era mais azul q hoje em dia…Abraço a todos…

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Q saudades da minha caloi cross extra ligth cromada com peças anodizadas azuis.Meu falecido amigo tinha uma ultra leve com as peças douradas.Tempos q não voltam mais, onde o céu era mais azul q hoje em dia…Abraço a todos…

José Roberto Ferreira
José Roberto Ferreira
13 anos atrás

Tenho achado algumas raridades. Atualmente, alem da minha Caloi xrt com cambio melhorado, posuo quatro Monaretas, uma Berlineta e uma Hercules aro 28 que ainda está esperando reforma. Elas me dão muito prazer. Quase sempre quando saio com uma delas sou parado para mostra-las mais a miúde. Fico contente quando, alguém que nem conheço, me para na rua pra contar estoria de sua infancia que tiveram ,aquelas bicicletas ,como coadijuvantes. É igualmente bom quando um jovem que nunca viu uma daquelas bikes, pede pra esplicar de onde saiu aquela magrela. É bom escrever e ler depoimentos vários aqui também. Forte abrço, Ferreira.

ROBSON
ROBSON
13 anos atrás

sim. ainda se encontra bmx ultralleve nos da duas rodas estamo restaudado uma dourada e ainda posuimos peça
para bmx pantear,ultraleve,nylon fora linha caloi extra light,nylon e tambe outros modelos da decada 70,80.

marcos
marcos
Reply to  ROBSON
13 anos atrás

me da o endereço de vcs !

wall
wall
13 anos atrás

tenho 3 monareta aro20 uma monareta aro 16 e uma olé 70 aro 28

Edilson Targino
Edilson Targino
14 anos atrás

Fico muinto feliz ao saber que ainda existem pessoas que não aderirão aos motores.
Eu tenho carro e motos ; mais para trabalhar, sou pilo de motocross MX2 para ajudar no orsamento,nos finais de semana faço trilhas de bicicleta não tem comparação bicicleta é tudo.

ALCEU DE OLIVEIRA JUNIOR
ALCEU DE OLIVEIRA JUNIOR
14 anos atrás

Eu tive o privilégio de ter uma BMX ULTRA-LEVE branca com peças douradas em 1985, mas banquei o burro e troquei a raridade numa MONGOOSE, sem saber que essa bike não era MONARK, e sim uma RED LINE MX III, importada pela monark…Tempos bons que sentíamos o sabor da libertade só por ter uma BMX aro 20, seja ela qual fosse, caloi cross extra, extra nylon, extra light, bmx pantera superstar, silverstar, arco iris, ultra leve, enfim, éramos muito felizes e aproveitamos nossa infância fazendo pistas de bicicross na enchada e na pá mesmo…Um abraço a todos os entusiastas das magrelas aro 20…Quem tiver fotos dessas bike que citei acima, por favor mandem no meu e-mail…[email protected]..
VALEU!!!

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Ainda acha-se Monark Barra Circular em São Paulo capital. Eu comprei uma na Casa Alberto, na Rua Vitória centro de São Paulo. Tô nem aí se vão rir, eu acho o maior barato. Simples e robusta! Bicicleta pra homem.

CARLOS BIANCHIN
14 anos atrás

EU GANHEI MONARETA EM 71 ÉRA SHOW DE BOLA EU MINHA IRMÃ APRENDEMOS NELA ÉRA UMA BRIGA PARA ANDAR COLOCAVAMOS UM DESPERTADOR NO MURO PROXIMO A RUA ÉRA 20 MINUTOS PARA CADA UM HOJE FALO PARA A GURIZADA NELA NÃO FURAVA O PENEU EU INDIGUINADO PARA CONSERTAR ENFIEI UM GARFO NELE DAI USEI A FERAMENTA QUE ACOMPANHAVA ELA NA MOCHILA

paulo Ricardo
paulo Ricardo
14 anos atrás

Lembro do ano de 1970, meu primo e o meu vizinho ganharam monaretas, era natal, meus pais eram pobres e não podiam comprar o meu sonho de consumo ! eu fiquei mto triste por não ganhar uma monareta do “Papai noel ( eu acreditava nele e tinha fé que ganharia) minha saudosa mãe, num esforço tremendo, juntou dinheiro e comprou-me , um ano após, uma monareta usada, fiquei feliz da vida, era vermelha, chegava da escola e ia direto andar de bicicleta! em 75 ganhei uma tigrão nova!, da minha avó, mas eu gostava mesmo era de monareta freio de “pé” (freio contra pedal) era como a gurizada chamava por aqui, a Monark faz parte da minha infância, cada vez que vejo uma monareta, em sites do gênero, lembro-me com emoção da minha infância. Bagé RS.

Jose Roberto Ferreira
Jose Roberto Ferreira
14 anos atrás

Oi, tudo bem? Legal ver essa ole, tive uma quando crianca. Atualmente, comprei um quadro de Dobramatic kross integro. Com decalques e pintura ok. faltam apenas: rodas, lanterna, refletor, banco e uma sapata do freio. Adquiri outra faltando apenas o pneu trazeiro e o cobre corrente. Esta, porem, foi repintada. Se souber onde eu possa encontrar pecas, por favor me avise. um forte abraco do amigo que gosta de Monareta, Jose Roberto.

helvecio barbosa
helvecio barbosa
14 anos atrás

sempre sonhei em ter uma monareta. Nunca consegui. Com dezessete anos de idade, já trabalhando adqui a minha primeira barra circular ano 80. Robaram-na me com apenas uma semana de uso. Adquiri outra monark, usando-a por dez anos. Até que adquiri o meu primeiro carro. Para mim aquelas bicicletas monark cachimbadas foram as melhores que já existiram.

JORGE VICENTE
JORGE VICENTE
15 anos atrás

meu ,pelo amor de deus, ando de bike faz 20 anos, fiz free style co papau ,chico aribu,casquinha e chicão no ibira cara! e nunca vi, digo nunca vi uma bmx ultra leve ! so brekes e manetes! acho que ela nunca existiu! acho que é lenda! me mande uma foto por favor!

marcos
marcos
Reply to  JORGE VICENTE
13 anos atrás

Vou mandar !

rafael mezenga
rafael mezenga
Reply to  JORGE VICENTE
13 anos atrás

ola amigo jorge vicente,a bmx ultra leve existiu sim,mas na proporcao 8:2, ou seja,para cada ultra leve,existiam 4 extra ligths,qse comprei uma Monark UL,mas era muito cara!!! tive q me contentar com minhas 4 extra ligths….q saudade amigao,´POR FAVOR,SE TIVER FOTOS DA ULTRA LEVE,ME MANDE,SEREI ETERNAMENTE GRATO!!!!Q saudade danada dessa epoca!!!abracao

DJACY
DJACY
Reply to  JORGE VICENTE
13 anos atrás

sou de teresina e tenho uma postei as fotos dela no site “urban riders” num topico do forun auguem conhece a ultra leve, e no meu orkut [email protected] se nao encontra entra em contato no meu email e eu te retorno com as fotos dela [email protected].

luiz carlos
15 anos atrás

tenho37 anos e desde 1986 pratico bicicross aqui no recife-pe , eu tive uma bmx ultra leve vermelha e cromada,gostaria muito de ver uma foto dela novamente.

marcos
marcos
Reply to  luiz carlos
13 anos atrás

Eu tenho uma azul e branca !

rafael mezenga
rafael mezenga
Reply to  luiz carlos
13 anos atrás

oi luiz,a ultra leve era mito diferenciada,eram muito raras,eu tentei comprar por anos,mas so achava as extra ligths,ou fresstyle ligts…q saudade dessa epoca,essa sua bike vale ouro amigo..abracao

André Holsbach
André Holsbach
15 anos atrás

Na década de 80 (em 1986, mais precisamente) tive a honra e o privilégio de conhecer pessoalmente uma autêntica BMX UTRALEVE da Monark: uma verdadeira obra de arte. Até hoje, não ví outra igual, nem mesmo através de fotos. À época, a Monark importou pouquíssimas unidades. Na realidade, era uma autêntica Redline MX III (norte-americana), com adesivos da “monark ultraleve”. Quanto às suas características, tanto o “pé de vela”, como a “corrente” possuía detalhes anotizados na cor do respectivo grupo de peças (azul, vermelho, preto, dourado), peculiares à época. Referente ao “quadro” (típicamente de cor branca), tinha curvas mais arredondadas, único na época. Os “freios” eram mais encorpados, mas o seu designe transmitia rara leveza. Curiosamente a BMX ULTRALEVE era mais leve que a caloicross extra-light. Por isso, batizada de “ultraleve”. Infelizmente, muitos não chegaram a conhecê-la. Talvez um dia algum sortudo(a) acabe encontrando-a jogada num canto qualquer.

marcos
marcos
Reply to  André Holsbach
13 anos atrás

eu tenho uma dessas infelizmente o quadro tive que trocar mais o resto todas as peças sâo originais.Vou reformar para meu filho, bons tempos…

rafael mezenga
rafael mezenga
Reply to  André Holsbach
13 anos atrás

graaaande andre!!!! q saudade e q nostalgia desse tempo,tive 4 extra ligths,mas nunca uma ultra leve,eram carissimas e rarissimas,quem teve abe do q to falando!!!!! esse tempo nao volta mais,a ultra leve tinha exatamente essa corrente e esses manetes diferenciados……se eu pudesse voltar no tempo…..nunca teria vendido minhas ligths…abracao amigo

DJACY
DJACY
Reply to  André Holsbach
13 anos atrás

Andre cara; eu moro em Teresina – PI e sou um dos felizardos que ganhou no natal de 85 uma dessas e tenho ela toda original ate hoje e gostaria muito de te passar as fotos dela. por email. eu coloquei as fotos dela num forun do urban riders no topico “auguem conhece a ultra leve” e no meu orkut ([email protected])

Fábio Campos
Fábio Campos
15 anos atrás

Muito bom bom saber que não estou só, quanto a saudade dos tempos da Tigrão e outras da época, ainda tenho uma Tigrão desmontada porém completa, um dia ela volta a rodar. Depois vieram as de cross, tenho os primeiros modelos.
Hoje vi algumas fotos delas e bateu uma tremenda saudade.

guis
guis
Reply to  Fábio Campos
14 anos atrás

vc vende ela?

Marcelo selli
Marcelo selli
15 anos atrás

meu vcs nem sabem… eu acabei fazendo uma das propagandas da extra light ficamos gravando 3 dias em campos do jordão sai no manual da bicicleta e não consigo localiza isso. Como faço para localizar essas imagens ?? alguem poderia me dizer !!

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Alguem se lembra dos motores de pópa da monark?Tive uma monareta dobramatic vermelha 73 comprada na extinta MESBLA e uma CALOI 10 76 amarela,lembro q a CALOI cresceu muito depois q lançou a MOBYLETTE,lembro tb do ciclomotor da MONARK que andava mais q a PUCH azul 77 que eu tb comprei na extinta mesbla.Alguem se lembra das GARELLI KATIA,EUREKA E T50?

Milton Fogaça de Almeida Filho
Reply to  marcello baviera
7 anos atrás

Eu estou restaurando uma GARELLI KATIA T 50. Motor 50 CC. Abraços.

Josef  Waismano
Josef Waismano
16 anos atrás

Imaginem só velhinhos essa Bara Circular pulava nove dias na maquina de porrada antes de quebrar, era como um Panzer!!

machinist
machinist
16 anos atrás

Foi numa dessa que eu aprendi a andar de bicicleta. Era verde assim, mas tava depenada. Foi minha primeira bicicleta. Bons tempos.

dik 87
dik 87
16 anos atrás

Ganhei uma de minha tia, era bege claro tava toda detonada foi em 70 por ai, eu e meu irmão mais velho demos um trato nela pintamos de vermelho com bomba de FLITZ é mole? adaptei uma caixa de madeira no lugar do garupa para entregar jornal para ajudar no orçamento de casa, mas a maior lembrança da monareta era a maleta da garupa que veio junto, tinha uma estampa dos BEATLES escrito: Os Reis iê iê iê.
Alguem aí se lembra disso?

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

É, misturar peças de taiwan com os grupos mais baratos da shimano é um tiro no próprio pé.
Uma volta no quarteirão e a bike já
volta toda desregulada.

Quanto à Barra circular, geralmente o capial bota um filho no cano, a mulher atrás com outro barrigudinho no colo e por aí vai…

E com a dilatação nas parcelas dos financiamentos, as motos estão tomando o lugar das bicicletas, pelo menos aqui no interior.

claudio
claudio
16 anos atrás

Ohh! saudades das minhas duas Monarks.
1º Monareta 77 verde metalica
2º Monark 10 84azul metalica
do tempo em era bicicleta não era bike rs.

Renato
Renato
16 anos atrás

Saudade da Monark!
Fui piloto de BMX da Monark nos anos 80.
Corríamos com a Monark Ultra-Leve que era a versão top concorrendo com a Caloi Extra-Light.
Fora as pistas; Marginal Pinheiros e Anhembi (onde hoje é o sambodromo). Grandes tempos aqueles.

DJACY
DJACY
Reply to  Renato
13 anos atrás

eu tenho a minha ate hoje toda horiginal ate com a placa nº 22.

DEX
DEX
16 anos atrás

Marcelim: a Caloi não está tentando imitar é uma saída para enganar os mal informados consumidores brasileiros, pois fazer um mix de …… com shimano, e peças de taiwan sem procedência é pura sacanagem. É tudo uma questão de custos, e como o consumidor brasileiro de bicicletas é mal informado engole qualquer sapo. Lamentavelmente quem quer pedalar, quem quer ter o prazer de curtir uma boa bicicleta acaba caindo numa importada.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Vale lembrar que as Monark super 10 e Positron vinham equipadas com peças Shimano, enquanto as Caloi 10 e Sprint vinham com as da SunTour, que foi engolida pela evolução tecnológica.

Curiosamente, a Caloi, que começou usando peças SunTour nas suas mountain bike, mudou rapidinho para a Shimano, enquanto a monark apelava para as SunRace da vida, um genérico taiwanês das Suntour. Foi praticamente um haraquiri mercadológico.

E quanto à mania de misturar peças, quem começou com isso foram os espertalhões da Trek, que vendiam bikes cujas peças eram um verdadeiro pout-porri dos catálogos da Shimano. A Caloi está só tentando imitar.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Alguém tem uma foto de uma Kátia Garelli, conservada até hoje??

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Seis meses atrás minha namorada trouxe aqui pra casa a Monark que era da mãe dela (acho que é o equivalente feminino a Barra Circular, com os tais freios de travões e fabricada em 1968). A bichinha tá inteirinha, inclusive com os adesivos originais. É um tanque! Neste período toda vez que saio com minha Caloi Aluminun tenho que calibrar os pneus. A Monark continua com os pneus originais e sempre estão cheios. Pelo que disseram aí, a Barra Circular é o Fusca das bicicletas. Fico imaginando um nordestino de Barra Circular e outro com uma Caloi Aluminun, ou equivalente, carregando sacos de farinha, latas d’água, de leite etc. Em seis meses o da Caloi vai ter que carregar tudo nas costas… E por falar em Monark tenho uma Monark 10, comprada em 1977 na finada Mesbla. Continua prestando bons serviços, embora aquele guidom deitado me cause uma certa dor nas costas hoje em dia…

fabricio o Publicis
fabricio o Publicis
16 anos atrás

Eu aprendi a andar de bicicleta numa monark 82 marrom de meu pai, cara era muito bom aquele tempo, onde todo ano tinha uma monark ano novo hehehe, parecia carro, mas infelizmente ela parou na historia. Acho que precisam de um relançamento nacional, um reposicionamento de mercado, como as havaianas, outrora sandália de pobre, viraram item de gente abastada.

DEX
DEX
16 anos atrás

Já que tanto falam de estradeiras de 10 marchas nem Caloi ou Monark superavam as Peugeot….aliás alguém tem informações dos reais motivos que levaram ao fechamento da fábrica de bicicletas da Peugeot que havia no Brasil????

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Como assim, Vitão?
“Panca digna do Cerega…”
Só porque gosto de mandar pneus pelos ares, aparar grama, testar a resistencia de guard-rails e demolir carros alheios?
Maldade, Vitão. Maldade…
Fiquei tão tliste que nem vou contar minhas pancas de bicicleta.
Destruí várias com esse meu estranho talento demolidor…

Alvaro Voos
Alvaro Voos
16 anos atrás

a Monark ainda existe, e como falaram, parou no tempo, mas não concordo de jeito nenhum que a Monark 10 fosse melhor que a Caloi 10, muito pelo contrario, tive a Caloi 10 na década de 80 e era muito, mas muito superior a Monark 10

Rodrigo Barreto
Rodrigo Barreto
16 anos atrás

Eu ainda tenho minha velha e boa Monark Super 10. Comprei em Itajubá em 1989 e andava direto entre Santa Rita do Sapucaí e as cidades em torno… Bons tempos aqueles!

Amplexos!

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Monark, ficou parada no tempo como várias industrias nacionais. Achando que era dona do mercado e pronto.
Tinha bons produtos para a sua época. A sua Barra Circular matava a pau a Barra Forte da Caloi, a Super 10 era muito melhor que Caloi 10 e por ai ia. Porém, a Caloi evoluiu e conseguiu se firmar como uma das grandes com bons produtos, mesmo tendo uma concorrência quase insana da Sandown e outras marcas importadas. A Monark ficou na saudade, bons tempos aqueles em que vivia andando em uma roda na minha Monark Barra Circular, lá se vão 25 anos. Acho que estou igual a Monark, meio defasado. :)

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

Quando era garoto, a propaganda da Caloi dizia que era “a melhor bicicleta do Brasil” e a Monark fazia a sua dizendo que era “a melhor bicicleta do mundo”… e eu pensava: se uma diz que é a melhor do mundo como a outra diz que é a melhor do Brasil?

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Eu tive uma mobillete (era outro nome) da Monark, aquela que tinha o tanque abaixo do banco… andava bem, melhor que as caloi.. chegava nos 80 tranquilo… e também tive uma bike dobrável.. muito legal essa época….

vitão
vitão
16 anos atrás

os depoimentos me fazem lembrar da minha primeira bicicleta ; era uma Caloi dobrável , que fui estreiar na USP, perto dos predios do IPT. Comecei bem sem as rodinhas, mas me entusiasmei ao fazer uma curva e dei de cara com o carro do meu pai estacionado. Fui uma panca digna do Cerega! no embate deu Aero-Willys 1 X Caloi 0 (descontado o risco no capô e no para-lama). Acho que fiquei desmiolado a partir desse dia.
Ah, e nas férias seguintes fui pro sítio do meu tio e cai após 10 minutos do desmbarque, capotei na estradinha. Foi uma fratura no punho, que o teimoso aqui escondeu e ainda ficou quase 15 dias com o osso quebrado (e torto). Na volta para SP, depois da bronca foi uma cirurgia e implantaçao de pino, que me faz até hoje o rei das portas de segurança em banco. Deixo os vigilantes desconcertados.
Mundinho engraçado esse….

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Uma empresa estabelecida como a Monark deveria investir em bicicletas esportivas basicas como a Caloi faz, porque bicicletas populares hoje em dia qualquer um fabrica no fundo do quintal.

No começo da década de 90, a Caloi chegou a exportar bicicletas para os EUA, mas não conseguiu competir com o marketing de empresas como a Trek, por exemplo.

Com o fim da moda do mountain bike, muitas fábricas renomadas fecharam ou foram compradas, só sobraram aquelas controladas pelos grandes capitalistas como a Trek, Giant, Scott e afins.

No melhor estilo Nike, as empresas supra citadas dominaram o mercado mais pela onipresença na mídia do que pela qualidade de seus produtos.

E nesse contexto, as fábricas brasileiras podem ser consideradas sobreviventes, pois até marcas tradicionalíssimas foram engolidas.

Marcelim, que tem uma Yeti.

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Eu tive uma desta só que vermelha, menos os acessórios, mas veio com as bolsas laterais. O grande problema da Monareta era o quadro que era fraco, pois quando a molecada “arrepiava” ela, sempre quebraca no cano do selim. Mas ela era maravilhosa.

DEX
DEX
16 anos atrás

Quintana R(uim)oo boa bicicleta só mesmo sendo triatleta…hahaha. Desculpe a brincadeira mas a QR é mais lenda que outra coisa. Quanto às fábricas nacionais viraram importadoras – as top da Sundown são todas fabricadas na China – e aliás quem compraria uma bicicleta que têm nome de tudo (bronzeador, vitamina) e menos nome de bicicleta? A Caloi patina em seus erros, monta bicicletas em planilhas de custo fazendo mix de peças absurdos para reduzir preços e de quebra nas road`s ou estradeiras (atenção pois não existe no mundo bic icleta speed – só no Brasil – o correto é estradeira ou de corrida vejam os ex: USA: road Italia: strada ou ainda corsa; Esp: ruta/rutera) relançou uma trolha que lembra as velhas Caloi 10 com alavanquinhas de mudança de marchas, enquanto no mundo se usam comandos integrados nos manetes de freio e câmbio como os da Shimano e Campagnolo.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olha só! Ainda fazem a BMX, tive duas aro 20 quando era pequeno, me roubaram as duas, eram verdes e brancas, lindas, agora só tem prata preto e amarelo, pintura só no quadro, não melhorou nada, mas piorou algumas coisas…

MV
MV
16 anos atrás

Eu ja tive uma destas.

Max
Max
16 anos atrás

Minha primeira bicicleta (e não bike… como dizem hoje) foi uma Monareta dobrável, verde escuro metálico. Isso por volta de 1977 ou 78.

Lembro direitinho do dia que ganhei, as primeiras voltas foram dadas no enorme quintal da casa de um vizinho onde meu pai guardava seu carro (uma camionete C10 azul escuro).

Foi inacreditável quando ele abriu a capota traseira (aquelas de lona preta) e ela estava lá toda reluzente! Pena que não tenho nenhuma foto da época.