Renault: vai enroscar

SÃO PAULO (agora quero ver) – A Renault admitiu estar de posse de informações da McLaren. Como a McLaren, depois de ser ver totalmente enrascada, admitiu ter informações confidenciais da Ferrari.

Aí a FIA multou a McLaren em US$ 100 milhões e tirou todos os pontos da equipe no Mundial de Construtores.

O que vai acontecer no dia 6 de dezembro em Mônaco? Por analogia, US$ 100 milhões de multa para a Renault e todos seus pontos no limbo da história.

Se a Renault levar um capote de cem milhões de verdinhas, o presidente da montadora, Carlos Ghosn, vai tirar essa grana do orçamento do time, não tenham dúvidas. E com tal desfalque, que ninguém imagine Alonso correndo lá — o time vai passar um ano na pindaíba.

Daí que a Red Bull passa a ser a mais forte candidata a ter o espanhol no ano que vem. E daí que acho que nenhuma resposta sobre seu futuro será dada antes da reunião do Conselho Mundial.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
16 anos atrás

Se ficar comprovada a espionagem da Renault ela deverá ser punida, como aconteceu com a McLaren. Não sei se pela mesma quantia, mas com certeza o presidente, que em entrevistas, parece ser uma pessoa competente e realista, vai dar uma segurada nso investimentos para os próximos anos. Lembro numa dessas entrevistas que ele disse, que o futuro da Renault na F1, dependeria muito dos resultados dos campeonatos pós Alonso. Ele, com toda certeza, não quer que a Renault gaste igual a Toyota, que queima rios de dinheiro e não consegue nada.

eu
eu
16 anos atrás

A Renault agiu honestamente devolvendo tudo e avisando a Fia e McLaren.
A McLaren está se aproveitando da situação para não ficar sozinha na ladroagem.
As coisas são muito diferentes. A Renault tinha apenas alguns disquetes. A Mc Ladra tinha 780 páginas com desenhos e principalmente resultados de testes.

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Vamos lá… Vai reboscar pra todos os lados… Senhores, especialmente ao Fábio Seixas da Folha SP, esta história de espionagem, benchmarket, competitors analyses existe desde de que Fangio e Farina corriam de kart. Não será agora que todos se tornarão santos. Nunca acabará, mas como o falso moralismo impera e todos da imprensa B U R R A amadora precisa de histórias para preencher o vazio das páginas dos jornais, ai sim de Londres a Xangai os coelhos saem das cartolas… Em 2000 a sede da Renault F1 na Inglaterra teve roubado de seus servidores o projeto inteiro dos novos V10, os motores campeões da época, na época lembro muito bem da fumaceira que levantavam os Mercedes de Hakinen, envergonhando todos os caras de Stuttgart. Estes dias atrás a Toyota foi acusada de roubar dados da Ferrari. Agora uma coisa é certa, alguns têm mais capacidade aproveitar os dados da concorrência, o que se provou com a evolução meteórica da McLaren neste ano. Ano passado as asas dos carros de Ron Dennis ficavam cainda nos finais das retas, neste ano não. Se a renault for punida, quem será o próximo? O efeito que a categoria representa nas vendas de carros é mínimo, e em termos de tecnologia tbm, hoje a distância entre o que a F1 apresenta e o que vemos nos carros modernos é muito grande. A F1 não representa mais esta ponte para o futuro como a imprensa B U R R A alardea por ai. Na europa se vende mais ciclo Diesel do que Otto, só isso detona os velhos amadores da imprensa. Aonde estão os freios com rotor de carbono? nem a mistura de gás de enchimento dos pneus é igual… Balela, mas cada um têm a imprensa que merece…Falow.

Ricardo - OR
Ricardo - OR
16 anos atrás

Minha opniao……. nao vai dar m nada dessa vez.
Pelo que ta escrito na reportagem, a renault tomou varias atitudes (5) como devolver os disquuetes, informar tudo a FIA e etc,
Como e que agora pode ser punida por ter feito o correto, )Se isso que ela fez foi o correto).
Desse jeito a partir de agora sera proibido contratar funcionarios e pilotos de outras equipes, principalmente os engenheiros, ja que eles mesmo que nao tenham os CDs tem todo o desenvolvimento baseado no seu conhecimento.
sera que quando vai pra outra equipe tem que esquecer o que sabe e comecar tudo de novo?????
Ricardo – OR

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

. … gosto dos seus comentarios…apesar de nao concordarmos com todos assuntos…mande o dedo no teclado…e fale o que acha do tapetao 147…e da volta da M B…que esta deixando Doida… a concorrencia…

.
.
16 anos atrás

Eu quero mesmo saber é quem sacaneou o CD da Honda !

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

Maclarem…esses velhinhos safados Mosley e Bernie…puniram …perseguiram…roubaram…como nunca a Mercedes…e agora so apos terminado com aparente sucesso …o tapetao 147…quero ver com a Renault…qual ? vai ser o procedimento…so sei que a Mercedes… voltou…e vai dar PAU em todos em 08…quero ver …como ? vao tentar para-la de novo…

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Realmente o pessoal da FIA nunca trabalhou tanto como esse ano.

Também concordo com o pessoal aí…a Renault, leia-se Flávo Briatore não tinha nada que se juntar a Ferrari pra encher o saco de Ron Dennis, sabendo que ele também tinha e ainda tem telhado de vidro.

Ele deveria deixar o pau quebrar entre a McLaren e a Ferrari, e nem ter ido ao Conselho, pra dar palpite e se meter na briga.

Agora tá aí, passou de testemunha de acusação a réu confesso.

Esse campeonato de 2007 vai entrar pra história como o único que começou em março de 2007 e vai até outubro de 2008, com várias novelas(Hamilton vs Alonso, Alonso vs McLaren, Ron Dennis vs Alonso, Ferrari vs McLaren) durante os campeonatos.

Belair
Belair
16 anos atrás

Se não acontecer, provavelmente nunca saberemos se a possibilidade existiu, mas estou com o Sergio Driver aí abaixo. A BMW adoraria levar o Alonso pós-Mercedes. Como disse o histeriquito: será que é possível ??

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Vamos ver se Tio Bernie punirá a equipe de seu grande parceiro Briattore.

Mas vou repetir o que escrevi no blog do fabio Seixas.

A Renault tinha tudo para ficar quieta no seu canto, deixando a McLaren atirando sozinha.

A Renault perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada e vai ver seu sonhode ter Alonso em 2008 indo por água abaixo.

Vamos ver se Alonso tem cacife para fazer a Red Bull Grande. Dinheiro, projetista e motor a equipe tem.

TROTTA
TROTTA
16 anos atrás

SE FOR ASSIM, QUE PUNAM A MCLAREN NOVAMENTE POIS ALONSO LEVOU PRA LÁ DE 7 a 8 DÉCIMOS. E SAIU TUDO DA RENAULT

Herik
Herik
16 anos atrás

Se a Renault for condenada a pagar 100 milhões seu presidente não tira do orçamento. Tira a equipe da Fórmula 1. Ele está é doido para arrumar uma boa justificativa.

Sergio Driver
Sergio Driver
16 anos atrás

Copiei e colei (abaixo) o que já comentei antes; hoje esta possibilidade foi apresentada na Coluna Grand Prix http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/464501-465000/464876/464876_1.html
E agora lendo você, parece que o universo está conspirando para que isso se torne realidade:
enviado por: Sergio Driver
Sobre Alonso, na minha visão, \\”sei o que quero mas não sei se é possível\\”, significa BMW e não tiro isso da cabeça….
Em: 05/11/2007 09:47:53

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Haja espiões e ladrãos ! Putz.;

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Ladrão que rouba ladrão deveria receber perdão, mas como a Dona FIA anda mais realista que o rei, desde que isso convenha a seus interesses pouco claros (o que o Sr. Hamilton foi ajudado esse ano foi uma grandeza – vide o guindaste de Nürburgring), óbvio. De qualquer forma, sem o Fisiquebra para atrapalhar o próximo carro deve andar melhor que o desse ano.

BABASTOS
BABASTOS
16 anos atrás

Acho que a f1 nunca teve uma temporada tão longa como esta! !!!Haja denuncias, litígios, e Conselho Mundial da FIA!