Senna inédito

SÃO PAULO (ao menos para mim) – Fabulosa esta descoberta do Petrus Portilho no YouTube. São dois vídeos de cinco minutos cada de um teste que Senna fez pela Williams em 28 de fevereiro de 1994 em Paul Ricard.

Imagens totalmente amadoras, que mostram a dura rotina de um teste de inverno, mesmo para um piloto como Ayrton. Na época não existiam esses testes apenas coletivos, as equipes treinavam sozinhas, onde dava, quando quisessem.

Senna estava conhecendo o FW16 e se habituando a um carro que nasceu para ser eletrônico mas, por força do regulamento, teve de ser adaptado aos mecanismos mais convencionais de suspensão, câmbio, transmissão, direção.

São imagens raríssimas, com ótimo som (o motor Renault, inconfundível; esses V8 “fininhos” de hoje são meio sem-graça), e aparece até um repórter que me parece ser o Pedro Bial. Sei lá, posso estar viajando.

Um barato, também, o uso de boxes improvisados pela Williams. Não sei bem por quê eles não usaram os pits convencionais.

Lembro como se fosse hoje do primeiro teste do Senna com a Williams no Estoril, janeiro, um frio dos diabos, ele fez umas fotos com Hill (essa imagem acima é um desenho daquela apresentação) pela manhã e começou a trabalhar para valer imediatamente, porque queria acelerar ao máximo o desenvolvimento do carro e o entrosamento com o time. Depois das primeiras voltas, saiu do cockpit e, por acaso, eu estava nos boxes (outros tempos, a gente entrava nos boxes) me abrigando do vento e fui o primeiro a cruzar o olhar com o cabra. Ele tirou o capacete e eu disse, sem elaborar muito a pergunta: “E aí?”.

Aí que Ayrton fez uma cara de quem comeu e não gostou e disse: “Puta merda, bem na minha vez cagaram no carro”. Não tinha gostado, mesmo, aquela Williams era meio complicada sem suspensão ativa, controle de tração, câmbio automátivo e outras traquitanas que a FIA proibiu para 1994.

Bom, essa história eu já tinha contado, é velha. Enfim, perca dez minutinhos nos vídeos. É estranho olhar para aquele carro e saber que dois meses depois ele seria o esquife do melhor piloto que o Brasil já teve.

Os links estão aqui: primeira parte; segunda parte.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Washington Luiz Vaz
Washington Luiz Vaz
10 anos atrás

Os videos não estãp mais disponiveis… :-/

Carlos Tavares LARZ
Carlos Tavares LARZ
16 anos atrás

Caveira. O mesmo direito q vc tem de achar o Senna o melhor, o Sr.Gomes tem de achar o Schumacher melhor.

Angelo
Angelo
16 anos atrás

Lindo carro, lindo capacete, linda foto. É de arrepiar ver imagens inéditas do maior gênio que já passou pela Formula 1. Que falta faz e que falta fez esse cara nestes 13 anos.. Que esteja em paz.. Como a Formula era muito mais interessante naquela época.

Caveira
Caveira
16 anos atrás

O Sr. Gomes manifestou sua preferência pelo alemão com esta citação: “ele seria o esquife do melhor piloto que o Brasil já teve”, perceberam? Sr. Gomes, permita-me corrigí-lo: “QUE O MUNDO JÁ TEVE”. Para quem falou que ele não conseguiu superar o alemão: Como superar um piloto e uma equipe que trapacearam, com a retirada de um filtro que deixava o reabastecimento mais rápido?

Boa Morte a todos,
Caveira

Marcos Rivas
Marcos Rivas
16 anos atrás

Muito bom Petrus Portilho.
Senna foi o melhor te todos.
Gomes, não fo perder dez minutinhos, foi ganhar.
Senna ewstá para o automobilismo do mesmo modo que Pelé pro futebol.
Tem um bobo ai que quis comparar Senna com Rubinho… Se toca rapaz!!!

Carlos
Carlos
16 anos atrás

doug , quebrou depois que bateu no muro

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Esse título, ELE VAI CORRER SÓ, fui eu que fiz, na Folha. Errei, claro, porque a Benetton veio muito forte. Enfim, era o que todos imaginavam. Especialmente o Ayrton.

revelador
revelador
16 anos atrás

boa FG, o MELHOR!!!!

doug
doug
16 anos atrás

Gente nao vamos perder o foco cada um com o seu idolo, mas até onde sei piloto nao é responsavel por coluna de direçao partida…………..

Rubens
Rubens
16 anos atrás

Pra todos os fãs ficarem contentes

Piquet foi o melhor do Brasil
Senna o melhor do mundo e
Emerson o melhor dos EUA.

sergio
sergio
16 anos atrás

falou FG é isso, lembro que dessas fotos saiu uma no jornal que falava:
ELE VAI CORRER SÓ
eu peguei a foto , que era em um angulo diferente desse, pouca coisa e fiz 3 quadros em óleo sobre papel de 112x 78 cm, ficaram legais , virou uma trilogia estão os 3 publicados no site se alguem quizer ver, mas saudosa lembrança triste ver esse carro azul e branco

Caca
Caca
16 anos atrás

Pelé quem?

Diego Armando é o maior de todos, indubitavelmente.

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Olha! Apesar de achar o Senna um grande mala! De uma vez por todas, o negócio é o seguinte: Tenho certeza de que Piquet não foi melhor que o Senna, assim como tenho certeza absolutíssima de que Senna não foi melhor que o Piquet. Cada fã escolhe o seu piloto de preferência, sorte dos brasileiros que podem escolher entre três gênios. Unanimidade no esporte, caros amigos, só existe uma, e o nome dela é Pelé (por qualquer ponto de vista que você indicar), o resto é o coração de cada um que se sobrepõe à razão. O Flávio fez a afirmativa no final do texto para causar polêmica.

hendrix
hendrix
16 anos atrás

vendo o outro video q um cabloco aí em baixo postou olha a diferença dos volantes de hoje com daquela época, apenas 3 botões sendo um com a letra N (provavelmente neutro)

Marcelo - ChiVas
Marcelo - ChiVas
16 anos atrás

Deu saudades agora…

José
José
16 anos atrás

deram 1 carro mau nascido p um cara q não sabia acertar o mesmo.
deu no q deu.

hendrix
hendrix
16 anos atrás

essa foi a única vez q Senna fez um pré-temporada inteira.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

pauloaidar , Monaco 84 , quem ganharia seria o Steff Bellof , que vinha voando e sendo muito mais rápido que Senna e Prost ,qdo a prova foi interrompida

rodrigo reis
rodrigo reis
16 anos atrás

Impressionante como tem gente que fala besteiras!!!!
comparar senna com barrichello foi demais pra mim….
nada contra o rubinho, gosto dele mas tem gente que não consegue esconder a ”parcialidade” por aqui!!!

marcato
marcato
16 anos atrás

Marcelin,

pelo seu comentário vc deve ter sido amigão do peito do Ayrton e do Barrica para ter essa certeza absoluta nessa sua teoria.

Agora me diz qual piloto não quer sentar num carro bom logo de cara ? e não se encaixe nessa sua teoria, esse paralelo entre brasileiro imediatista aplicada nessa questão me parece por demais estapafúrdia.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Carlos

OK, respeito sua opinião mas nunca ví um desempenho como o do Ayrton em Monaco 84, Portugal 85, Japão 88 e Donnington 93.

Emerson foi o pioneiro da era moderna que abriu todas as portas da Europa e dos EUA para os demais que devem tudo a ele, mas era mais cerebral.

Rubinho ainda teve uma vitória %!$&#em Hockenheim e Piquet nenhuma com traços de genialidade.

É nisso que baseio a minha opinião.

lucas - jundiai
lucas - jundiai
16 anos atrás

no video q o Eduardo S mandou, da pra ver claramente na cara do Ayrton como ele nao ta feliz ali….deem uma sacada na cara dele la pelos 6 min. de video.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

pauloaidar ,aí vc acordou !! grande piloto sim !! mais nem o maior do Brasil foi !!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Senna e Barrichello pagaram o preço por terem um defeito típico dos brasileiros: o imediatismo.

Um queria ganhar dinheiro rápido e ficou preso a times ruins, outro queria um carro competitivo e acabou se enfiando em um muro.

São exemplos claros de um povo incapaz de fazer algo construtivo, que detesta o esforço e quer tudo pronto.

Obviamente que a vida cobra o seu preço, e alto na maioria das vezes. Os dois pilotos supra-citados, todo mundo sabe no que deu, o Brasil como um país também todo mundo sabe o que virou…

lucas - jundiai
lucas - jundiai
16 anos atrás

o ronco é lindo mesmo, mas nao consigo “ver” diferença entre esse e os atuais…

Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
16 anos atrás

%!$&#%!$&# Sexta feira de manhã e já estou querendo me emocionar!

eduardopha
eduardopha
16 anos atrás

raridade estes dois videos ja baixei^^
coisas assim somen rapidinhohttp://br.youtube.com/watch?v=OaNsCIn1-sM
o link e de mais um entre um milhao de tributos a senna

Daniel Sanchez
Daniel Sanchez
16 anos atrás

O tragi-irônico é que nessa época, grande parte da imprensa esportiva e torcida brasileira, achavam que quem seria tetra campeão era o Senna.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

Sei que a maioria não gosta da pintura da Rothmans, nem do macacão, pelas lembranças que eles remetem, mas eram lindos !

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

Sensacional !

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Petrus e Flavio, obrigado pela oportunidade de compartilhar as imagens inéditas daquele que foi certamente ao lado de Fangio um dos dois maiores pilotos de toda a história.

Ao mesmo tempo afloram os sentimentos de tristeza e saudade profundas, inerentes à aqueles que tem dentro de si, e compreendem, um algo a mais.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

SATO, sim, em Paul Ricard naqueles tempos (mudou quando o Bernie comprou a pista), voce podia pousar de aviao dentro do circuito. Legal, nao?

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Rodrigo Meira – RJ

VIÚVAS !!! VC QUE PEDIU !!RS !!

morreu pq não se conformava de andar atrás do alemão !! foi acima dos seus limites , e se deu mal !! um grande piloto , sem dúvida , mais não foi nem o maior do Brasil !!

dy
dy
16 anos atrás

ronco de motor bonito??

quem lembra do motor Lamborgne??

acho que o mais bonito ate hj…

Aroeira-DF
Aroeira-DF
16 anos atrás

Bons tempos…. mas ainda acho os V12 da Honda os motores com o barulho mais lindo… eles urravam! Eram inconfundíveis!

dy
dy
16 anos atrás

saudades…

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Sempre tive um enorme respeito pelas conquistas do falecido mas, daí a dizer que foi o melhor, tenho minhas dúvidas. Um dos 3 maiores?
Certamente. A cada qual seu quinhão em sua época. O diabo é que, com tudo o que foi conquistado peloS brasileiroS, não adiantou nada, pois, por aqui, está tudo aquela draga. Autódromo de primeira só o Templo e o péssimo é que a FASP, reclama da administração com a história do cimento no asfalto novo.
Eles estão cutucando onça com o dedo. Nosso alcaide não é bonzinho. Ele se empenhou muito pela reforma. Podem esperar em algum momento a resposta.
Ô raça…até quando teremos que tolerar essa gente?

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
16 anos atrás

O som desse V10 era lindo!! belas imagens…

Ah, detalhe: alguém reparou nas sapatilhas vermelhas: Se fosse hj hein…

Saudade…

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Tenho todos DVDs comercializados até hoje sobre o Ayrton, fitas VHS, os FIA REVIEW de 1984 até 1994 e algumas de suas vitórias.

Mas vídeos como estes…

SSSSSAUDADESSSSS

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Foi a combinação mais bela de carro, piloto e capacete.

Sensacional.

Estes posts sobre o Ayrton me deixam sem palavras.

Dá um nó, entende.

Podem chamar-nos de viúvas, mas…

Ninguem cala, esse nosso amor !!!

SSSSSAUDADESSSSSS

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

SSSSSSAUDASESSSSSS

ETERNAS

That is All

Capelli
Capelli
16 anos atrás

Flavio, uma dúvida… neste primeiro teste no Estoril, no qual você estava, não era ainda o carro de 1993?

Claro, sem suspensão ativa, sem controle de tração, mas ainda não era o carro novo, certo?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

É o Pedro Bial, sim.
E uma F1 informal e acessível como já não existe mais.
Imagens assim hoje são impossíveis.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

Flávio, achei o video da sessão de testes a qual voce estava presente, se voce quiser adicionar ao post este video, este é o link

http://www.youtube.com/watch?v=sud5-u6TwP8

Inclusive tem alguns minutos onbiard onde se nota toda a instabilidade daquele carro, e a cara de reprovação e desconforto dele ao se acaomodar no cockpit

heitor
heitor
16 anos atrás

Grande momento nestas imagens, mostra o que Formula 1era naquela época e que mesmo um piloto do nível do Ayrton Senna precisava de um tempo para se acostumar com os controles e reações de um outro carro.

Carlso Tavares LARZ
Carlso Tavares LARZ
16 anos atrás

Bom, estamos em um blog cujo dono tem sua opinião, como todos têm o direito de ter.

Mas fanáticos não admitem opiniões contrárias…

Eu sou fã do Piquet, piloto por quem mais torci.

Mas concordo. Senna foi o melhor. E como Senna, melhor talvez, foi o Schumacher.

flavioailon
flavioailon
16 anos atrás

Oi Flavio
sensacional, essas imagens.É por isso que eu gosto desse blog. São coisas de arrepiar para quem gosta de automobilismo.
valeu….

Helio
Helio
16 anos atrás

Fantastico tambem o video Ayrton Senna tribute by Williams Team.
Esse era O Cara ! Parecia que ele sabia que ia morrer. impressionante!

SATO
SATO
16 anos atrás

Legal ver o Jatinho do Senna ao fundo, Paul Ricard, como será que ele pousou lá????

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Por acaso o Gugelmin tava do teu lado quando ele disse aquilo sobre o carro?