Senna inédito
SÃO PAULO (ao menos para mim) – Fabulosa esta descoberta do Petrus Portilho no YouTube. São dois vídeos de cinco minutos cada de um teste que Senna fez pela Williams em 28 de fevereiro de 1994 em Paul Ricard.
Imagens totalmente amadoras, que mostram a dura rotina de um teste de inverno, mesmo para um piloto como Ayrton. Na época não existiam esses testes apenas coletivos, as equipes treinavam sozinhas, onde dava, quando quisessem.
Senna estava conhecendo o FW16 e se habituando a um carro que nasceu para ser eletrônico mas, por força do regulamento, teve de ser adaptado aos mecanismos mais convencionais de suspensão, câmbio, transmissão, direção.
São imagens raríssimas, com ótimo som (o motor Renault, inconfundível; esses V8 “fininhos” de hoje são meio sem-graça), e aparece até um repórter que me parece ser o Pedro Bial. Sei lá, posso estar viajando.
Um barato, também, o uso de boxes improvisados pela Williams. Não sei bem por quê eles não usaram os pits convencionais.
Lembro como se fosse hoje do primeiro teste do Senna com a Williams no Estoril, janeiro, um frio dos diabos, ele fez umas fotos com Hill (essa imagem acima é um desenho daquela apresentação) pela manhã e começou a trabalhar para valer imediatamente, porque queria acelerar ao máximo o desenvolvimento do carro e o entrosamento com o time. Depois das primeiras voltas, saiu do cockpit e, por acaso, eu estava nos boxes (outros tempos, a gente entrava nos boxes) me abrigando do vento e fui o primeiro a cruzar o olhar com o cabra. Ele tirou o capacete e eu disse, sem elaborar muito a pergunta: “E aí?”.
Aí que Ayrton fez uma cara de quem comeu e não gostou e disse: “Puta merda, bem na minha vez cagaram no carro”. Não tinha gostado, mesmo, aquela Williams era meio complicada sem suspensão ativa, controle de tração, câmbio automátivo e outras traquitanas que a FIA proibiu para 1994.
Bom, essa história eu já tinha contado, é velha. Enfim, perca dez minutinhos nos vídeos. É estranho olhar para aquele carro e saber que dois meses depois ele seria o esquife do melhor piloto que o Brasil já teve.
Os links estão aqui: primeira parte; segunda parte.
Os videos não estãp mais disponiveis… :-/
Caveira. O mesmo direito q vc tem de achar o Senna o melhor, o Sr.Gomes tem de achar o Schumacher melhor.
Lindo carro, lindo capacete, linda foto. É de arrepiar ver imagens inéditas do maior gênio que já passou pela Formula 1. Que falta faz e que falta fez esse cara nestes 13 anos.. Que esteja em paz.. Como a Formula era muito mais interessante naquela época.
O Sr. Gomes manifestou sua preferência pelo alemão com esta citação: “ele seria o esquife do melhor piloto que o Brasil já teve”, perceberam? Sr. Gomes, permita-me corrigí-lo: “QUE O MUNDO JÁ TEVE”. Para quem falou que ele não conseguiu superar o alemão: Como superar um piloto e uma equipe que trapacearam, com a retirada de um filtro que deixava o reabastecimento mais rápido?
Boa Morte a todos,
Caveira
Muito bom Petrus Portilho.
Senna foi o melhor te todos.
Gomes, não fo perder dez minutinhos, foi ganhar.
Senna ewstá para o automobilismo do mesmo modo que Pelé pro futebol.
Tem um bobo ai que quis comparar Senna com Rubinho… Se toca rapaz!!!
doug , quebrou depois que bateu no muro
Esse título, ELE VAI CORRER SÓ, fui eu que fiz, na Folha. Errei, claro, porque a Benetton veio muito forte. Enfim, era o que todos imaginavam. Especialmente o Ayrton.
boa FG, o MELHOR!!!!
Gente nao vamos perder o foco cada um com o seu idolo, mas até onde sei piloto nao é responsavel por coluna de direçao partida…………..
Pra todos os fãs ficarem contentes
Piquet foi o melhor do Brasil
Senna o melhor do mundo e
Emerson o melhor dos EUA.
falou FG é isso, lembro que dessas fotos saiu uma no jornal que falava:
ELE VAI CORRER SÓ
eu peguei a foto , que era em um angulo diferente desse, pouca coisa e fiz 3 quadros em óleo sobre papel de 112x 78 cm, ficaram legais , virou uma trilogia estão os 3 publicados no site se alguem quizer ver, mas saudosa lembrança triste ver esse carro azul e branco
Pelé quem?
Diego Armando é o maior de todos, indubitavelmente.
Olha! Apesar de achar o Senna um grande mala! De uma vez por todas, o negócio é o seguinte: Tenho certeza de que Piquet não foi melhor que o Senna, assim como tenho certeza absolutíssima de que Senna não foi melhor que o Piquet. Cada fã escolhe o seu piloto de preferência, sorte dos brasileiros que podem escolher entre três gênios. Unanimidade no esporte, caros amigos, só existe uma, e o nome dela é Pelé (por qualquer ponto de vista que você indicar), o resto é o coração de cada um que se sobrepõe à razão. O Flávio fez a afirmativa no final do texto para causar polêmica.
vendo o outro video q um cabloco aí em baixo postou olha a diferença dos volantes de hoje com daquela época, apenas 3 botões sendo um com a letra N (provavelmente neutro)
Deu saudades agora…
deram 1 carro mau nascido p um cara q não sabia acertar o mesmo.
deu no q deu.
essa foi a única vez q Senna fez um pré-temporada inteira.
pauloaidar , Monaco 84 , quem ganharia seria o Steff Bellof , que vinha voando e sendo muito mais rápido que Senna e Prost ,qdo a prova foi interrompida
Impressionante como tem gente que fala besteiras!!!!
comparar senna com barrichello foi demais pra mim….
nada contra o rubinho, gosto dele mas tem gente que não consegue esconder a ”parcialidade” por aqui!!!
Marcelin,
pelo seu comentário vc deve ter sido amigão do peito do Ayrton e do Barrica para ter essa certeza absoluta nessa sua teoria.
Agora me diz qual piloto não quer sentar num carro bom logo de cara ? e não se encaixe nessa sua teoria, esse paralelo entre brasileiro imediatista aplicada nessa questão me parece por demais estapafúrdia.
Carlos
OK, respeito sua opinião mas nunca ví um desempenho como o do Ayrton em Monaco 84, Portugal 85, Japão 88 e Donnington 93.
Emerson foi o pioneiro da era moderna que abriu todas as portas da Europa e dos EUA para os demais que devem tudo a ele, mas era mais cerebral.
Rubinho ainda teve uma vitória %!@$&@#em Hockenheim e Piquet nenhuma com traços de genialidade.
É nisso que baseio a minha opinião.
no video q o Eduardo S mandou, da pra ver claramente na cara do Ayrton como ele nao ta feliz ali….deem uma sacada na cara dele la pelos 6 min. de video.
pauloaidar ,aí vc acordou !! grande piloto sim !! mais nem o maior do Brasil foi !!
Senna e Barrichello pagaram o preço por terem um defeito típico dos brasileiros: o imediatismo.
Um queria ganhar dinheiro rápido e ficou preso a times ruins, outro queria um carro competitivo e acabou se enfiando em um muro.
São exemplos claros de um povo incapaz de fazer algo construtivo, que detesta o esforço e quer tudo pronto.
Obviamente que a vida cobra o seu preço, e alto na maioria das vezes. Os dois pilotos supra-citados, todo mundo sabe no que deu, o Brasil como um país também todo mundo sabe o que virou…
o ronco é lindo mesmo, mas nao consigo “ver” diferença entre esse e os atuais…
%!@$&@#%!@$&@# Sexta feira de manhã e já estou querendo me emocionar!
raridade estes dois videos ja baixei^^
coisas assim somen rapidinhohttp://br.youtube.com/watch?v=OaNsCIn1-sM
o link e de mais um entre um milhao de tributos a senna
O tragi-irônico é que nessa época, grande parte da imprensa esportiva e torcida brasileira, achavam que quem seria tetra campeão era o Senna.
Sei que a maioria não gosta da pintura da Rothmans, nem do macacão, pelas lembranças que eles remetem, mas eram lindos !
Sensacional !
Petrus e Flavio, obrigado pela oportunidade de compartilhar as imagens inéditas daquele que foi certamente ao lado de Fangio um dos dois maiores pilotos de toda a história.
Ao mesmo tempo afloram os sentimentos de tristeza e saudade profundas, inerentes à aqueles que tem dentro de si, e compreendem, um algo a mais.
SATO, sim, em Paul Ricard naqueles tempos (mudou quando o Bernie comprou a pista), voce podia pousar de aviao dentro do circuito. Legal, nao?
Rodrigo Meira – RJ
VIÚVAS !!! VC QUE PEDIU !!RS !!
morreu pq não se conformava de andar atrás do alemão !! foi acima dos seus limites , e se deu mal !! um grande piloto , sem dúvida , mais não foi nem o maior do Brasil !!
ronco de motor bonito??
quem lembra do motor Lamborgne??
acho que o mais bonito ate hj…
Bons tempos…. mas ainda acho os V12 da Honda os motores com o barulho mais lindo… eles urravam! Eram inconfundíveis!
saudades…
Sempre tive um enorme respeito pelas conquistas do falecido mas, daí a dizer que foi o melhor, tenho minhas dúvidas. Um dos 3 maiores?
Certamente. A cada qual seu quinhão em sua época. O diabo é que, com tudo o que foi conquistado peloS brasileiroS, não adiantou nada, pois, por aqui, está tudo aquela draga. Autódromo de primeira só o Templo e o péssimo é que a FASP, reclama da administração com a história do cimento no asfalto novo.
Eles estão cutucando onça com o dedo. Nosso alcaide não é bonzinho. Ele se empenhou muito pela reforma. Podem esperar em algum momento a resposta.
Ô raça…até quando teremos que tolerar essa gente?
O som desse V10 era lindo!! belas imagens…
Ah, detalhe: alguém reparou nas sapatilhas vermelhas: Se fosse hj hein…
Saudade…
Tenho todos DVDs comercializados até hoje sobre o Ayrton, fitas VHS, os FIA REVIEW de 1984 até 1994 e algumas de suas vitórias.
Mas vídeos como estes…
SSSSSAUDADESSSSS
Foi a combinação mais bela de carro, piloto e capacete.
Sensacional.
Estes posts sobre o Ayrton me deixam sem palavras.
Dá um nó, entende.
Podem chamar-nos de viúvas, mas…
Ninguem cala, esse nosso amor !!!
SSSSSAUDADESSSSSS
SSSSSSAUDASESSSSSS
ETERNAS
That is All
Flavio, uma dúvida… neste primeiro teste no Estoril, no qual você estava, não era ainda o carro de 1993?
Claro, sem suspensão ativa, sem controle de tração, mas ainda não era o carro novo, certo?
É o Pedro Bial, sim.
E uma F1 informal e acessível como já não existe mais.
Imagens assim hoje são impossíveis.
Flávio, achei o video da sessão de testes a qual voce estava presente, se voce quiser adicionar ao post este video, este é o link
http://www.youtube.com/watch?v=sud5-u6TwP8
Inclusive tem alguns minutos onbiard onde se nota toda a instabilidade daquele carro, e a cara de reprovação e desconforto dele ao se acaomodar no cockpit
Grande momento nestas imagens, mostra o que Formula 1era naquela época e que mesmo um piloto do nível do Ayrton Senna precisava de um tempo para se acostumar com os controles e reações de um outro carro.
Bom, estamos em um blog cujo dono tem sua opinião, como todos têm o direito de ter.
Mas fanáticos não admitem opiniões contrárias…
Eu sou fã do Piquet, piloto por quem mais torci.
Mas concordo. Senna foi o melhor. E como Senna, melhor talvez, foi o Schumacher.
Oi Flavio
sensacional, essas imagens.É por isso que eu gosto desse blog. São coisas de arrepiar para quem gosta de automobilismo.
valeu….
Fantastico tambem o video Ayrton Senna tribute by Williams Team.
Esse era O Cara ! Parecia que ele sabia que ia morrer. impressionante!
Legal ver o Jatinho do Senna ao fundo, Paul Ricard, como será que ele pousou lá????
Por acaso o Gugelmin tava do teu lado quando ele disse aquilo sobre o carro?