Trabi, 50
SÃO PAULO (quase passa!) – Alertado por um blogueiro em comentário abaixo, penitencio-me. Quase esqueci que hoje, 7 de novembro, faz 50 anos que o Trabant começou a ser produzido na saudosa DDR!
Então vamos todos juntos cantar parabéns para esse bonequinho sobre rodas, fabricado até 1991. Vou tomar uma hoje em homenagem a essa incrível linhagem de automóveis populares e essenciais, deixando aqui o firme compromisso de, um dia, e não vai demorar muito, buscar um na Europa.
Seria o Uno o nosso Trabi? Afinal, já são 23 anos…
Esse Trabbi parece que está rindo!
Podia ser personagem de algum filme de animação!!!
Já existem vários no Brasil.
Além do da Ulbra, conheço um branco e um bege, o qual o FG já colocou a foto (estava em Lindóia)
Saudosa DDR? A DDR só deixou saudades no pessoal da Stasi……
Aqui no museu da Ulbra tem um Azul com rodas cinzas, modelo 1989, coisinha mais linda.
Abraço!
Quem quiser ver um ao vivo e comprovar a beleza poética estilo campo de concentração, tem um azul no museu da Ulbra.
Ô, Ricardo, Trabant não quebra, e o carro dura pra sempre!
Olá,
Pessoal, vamos fazer contas: 3 milhões de carros fabricados em 34 anos !
[ ]´s
Olha, sei não… Acho o carro bonitinho, acho interessante ele ser de plástico, algo que no final das contas é moderno sim, mas no sentido da economia.
Mas essa cor é muito feia. Acho legal os Trabis branquinhos, ou de cores pastéis, mas mais básicas, como azul, amarelo, verde.
Essa cor de vômito de cachaceiro é horrível!
Sobre o motor, 2T, dizer que não polui é bricadeira, não? Precisa rodar mil km com um Gol zero atual para poluir o que isso polui para dar a partida. E não é força de expressão não, basta calcular.
Oras, mais vale um gosto do que 2 ou 3 tostões.
Tem um bem baratinho no eBay: item # 270184220372.
Este é pequeno, não polui e cabe em qualquer cantinho.
O nosso Brasil é muito grande o que torna muito arriscadas as afirmações do tipo “unico exemplar no País”.
Alem do que, com o dolar “baratinho” ultimamente, todo os dias tem importado chegando.
Trabi, eu conheço um bege, um pouco mais claro que esse da foto que pertence a um colecionador que tambem aprecia DKWs.
Deve ter uma meia duzia em casa.
A população da Alemanha Oriental era de 17 milhões em 1990.
Foram fabricados 3 milhões de Trabis – a imensa maioria deles vendida na própria DDR (havia exportação para Hungria, Polônia e outros países do bloco socialista, mas era modesta).
Grosso modo, dava um Trabi para cada seis alemães orientais!
Nada mau para um país que priorizava o transporte de massa em detrimento dos carros particulares…
Já dirigi um em SP para fazer uma reportagem. O bichinho é simples e eficiente.
Até o grande Jorge Lettry, que é um dos caras com postura mais direita-radical que eu conheço, reconhece a genialidade de projeto do vermelho Trabi.
Uma coisa é política, outra engenharia.
Apenas para complementar, visto que os colegas já disseram “tudo”, já existe pelo menos um deles em nosso país, cor azul claro se não me engano, importado que foi já faz uns 4 anos, tendo sido inclusive matéria de reportagem em revista de antigos.
Acho até que já trocou de dono!!
boa noite
zé maria
até onde eu sei, dados meus anos vividos no leste alemao, o Trabi nao era caro. O problema era receber um. Conseguir sobressalentes também era um baita problema: ou você tinha um amigo na fábrica (ou no partido) ou apelava para o mercado negro.
Longe de ser defensor dessas geringonças ou do antigo regime, três milhões de unidades para uma população como os ‘ossies’ quer dizer que não era tãããão inacessível assim.
Olá,
“Filosofia de carro popular, acessível..” O Trabi ?!? Tás brincando!
Fila de anos para conseguir um e uma grana preta para os padrões DDR.
O barato mesmo eram as partes de papelão prensado.
[ ]´s
Ola, no site http://game.giveawayoftheday.com/ curiosamente há um jogo disponivel para download somente com Trabis chamado Trabi Racer. Esse site disponibiliza um jogo que seria pago normalmente, de graça por um dia, e hoje é o dia desse jogo, se apressem ficara disponivel de graça somente até as 6 da manhã de amanhã (8 de Novembro)
Esse até que tá alinhadim,né não ?
Será que vão deixar vc entrar com este lixo aqui?
Pelo menos o Trabant deixou de ser fabricado em 1991, enquanto isso, nós aqui continuamos a consumir porcarias ultrapassadas e poluentes, como os Vectra, além dos importadas lives de impostos como o Ford Fusion.
Esses acordos comerciais malucos que permitem a importação de determinados carros do México sem imposto de importação só prejudicam o nosso parque industrial.
Flávio, fala pra Evelyn que Pescarollo é com dois “Ls” e Corvette, com dois “Ts”.
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/464501-465000/464641/464641_1.html
Calma amigos, gosto é gosto, não se discute. Principalmente quando estamos na casa do dono do blog.
Mas, que essa trankeira é uma joça medonha, isso é, pelo amor dos meus filhos que não tive, graças a Deus….
Sempre lia neste blog, e em outros lugares, sobre o Trabant, mas, por falta de interesse, nunca tinha buscado ou visto a foto de um.
Agora, tenho que admitir, pode até ser uma porcaria de carro, mas que é lindo é.
Daniel: corrigindo, precisavam esperar 16 anos e nao 6… :-) ouvi de um velhinho da Alemanha Oriental que quando o netinho nascia, o vovô inscrevia o nome dele lista, de forma que o carro fosse entregue na “hora certa”…
achei q vc fosse esquecer. tô vendo nesse exato momento um documentário na TV aqui em düsseldorf contando várias histórias do famoso carrinho.
Vida eterna aos Trabis!!!
Gloriosa DDR… o cidadão comum precisava esperar seis anos para receber este piece of junk.
Manda vir dois…
Estive recentemente em Munique,e é impressionante o número de Mini-Coopers que circulam por lá.Podem acreditar que o relançamaento do Trabi é negócio certo.
Esse Trabi foi encomendado pelo Zagallo?
Falta só trazer o bolo agora… vela não pode porque pode fazer mal para a carroceria…
Mas seria bacana ver um de pertinho… como os Ladas… sabe como é, a velha história do “ver para crer”…
Obrigado pelo “um blogueiro em um comentário abaixo”. :p
O importante do Trabant não é o carro em si(que era uma droga), mas a filosofia do carro realmente popular, barato e acessível a qualquer um, até mesmo mais do que o cérebre Fusca.
E hoje é o 90. aniversário da Revolução.
Essa coincidência de datas não foi por acaso….