Trabi, 50

SÃO PAULO (quase passa!) – Alertado por um blogueiro em comentário abaixo, penitencio-me. Quase esqueci que hoje, 7 de novembro, faz 50 anos que o Trabant começou a ser produzido na saudosa DDR!

Então vamos todos juntos cantar parabéns para esse bonequinho sobre rodas, fabricado até 1991. Vou tomar uma hoje em homenagem a essa incrível linhagem de automóveis populares e essenciais, deixando aqui o firme compromisso de, um dia, e não vai demorar muito, buscar um na Europa.

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Daniel Sanchez
Daniel Sanchez
16 anos atrás

Seria o Uno o nosso Trabi? Afinal, já são 23 anos…

Rafael Favoreto
Rafael Favoreto
16 anos atrás

Esse Trabbi parece que está rindo!
Podia ser personagem de algum filme de animação!!!

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Já existem vários no Brasil.
Além do da Ulbra, conheço um branco e um bege, o qual o FG já colocou a foto (estava em Lindóia)

Sergio, direto da DD
Sergio, direto da DD
16 anos atrás

Saudosa DDR? A DDR só deixou saudades no pessoal da Stasi……

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Aqui no museu da Ulbra tem um Azul com rodas cinzas, modelo 1989, coisinha mais linda.

Abraço!

Engate
Engate
16 anos atrás

Quem quiser ver um ao vivo e comprovar a beleza poética estilo campo de concentração, tem um azul no museu da Ulbra.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Ô, Ricardo, Trabant não quebra, e o carro dura pra sempre!

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Pessoal, vamos fazer contas: 3 milhões de carros fabricados em 34 anos !
[ ]´s

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olha, sei não… Acho o carro bonitinho, acho interessante ele ser de plástico, algo que no final das contas é moderno sim, mas no sentido da economia.
Mas essa cor é muito feia. Acho legal os Trabis branquinhos, ou de cores pastéis, mas mais básicas, como azul, amarelo, verde.

Essa cor de vômito de cachaceiro é horrível!

Sobre o motor, 2T, dizer que não polui é bricadeira, não? Precisa rodar mil km com um Gol zero atual para poluir o que isso polui para dar a partida. E não é força de expressão não, basta calcular.

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16 anos atrás

Oras, mais vale um gosto do que 2 ou 3 tostões.
Tem um bem baratinho no eBay: item # 270184220372.
Este é pequeno, não polui e cabe em qualquer cantinho.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

O nosso Brasil é muito grande o que torna muito arriscadas as afirmações do tipo “unico exemplar no País”.
Alem do que, com o dolar “baratinho” ultimamente, todo os dias tem importado chegando.
Trabi, eu conheço um bege, um pouco mais claro que esse da foto que pertence a um colecionador que tambem aprecia DKWs.
Deve ter uma meia duzia em casa.

Jason
Jason
16 anos atrás

A população da Alemanha Oriental era de 17 milhões em 1990.

Foram fabricados 3 milhões de Trabis – a imensa maioria deles vendida na própria DDR (havia exportação para Hungria, Polônia e outros países do bloco socialista, mas era modesta).

Grosso modo, dava um Trabi para cada seis alemães orientais!

Nada mau para um país que priorizava o transporte de massa em detrimento dos carros particulares…

Já dirigi um em SP para fazer uma reportagem. O bichinho é simples e eficiente.

Até o grande Jorge Lettry, que é um dos caras com postura mais direita-radical que eu conheço, reconhece a genialidade de projeto do vermelho Trabi.

Uma coisa é política, outra engenharia.

zé maria
zé maria
16 anos atrás

Apenas para complementar, visto que os colegas já disseram “tudo”, já existe pelo menos um deles em nosso país, cor azul claro se não me engano, importado que foi já faz uns 4 anos, tendo sido inclusive matéria de reportagem em revista de antigos.
Acho até que já trocou de dono!!
boa noite
zé maria

bafo
bafo
16 anos atrás

até onde eu sei, dados meus anos vividos no leste alemao, o Trabi nao era caro. O problema era receber um. Conseguir sobressalentes também era um baita problema: ou você tinha um amigo na fábrica (ou no partido) ou apelava para o mercado negro.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Longe de ser defensor dessas geringonças ou do antigo regime, três milhões de unidades para uma população como os ‘ossies’ quer dizer que não era tãããão inacessível assim.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
“Filosofia de carro popular, acessível..” O Trabi ?!? Tás brincando!
Fila de anos para conseguir um e uma grana preta para os padrões DDR.
O barato mesmo eram as partes de papelão prensado.
[ ]´s

Eder Jorge Costa
Eder Jorge Costa
16 anos atrás

Ola, no site http://game.giveawayoftheday.com/ curiosamente há um jogo disponivel para download somente com Trabis chamado Trabi Racer. Esse site disponibiliza um jogo que seria pago normalmente, de graça por um dia, e hoje é o dia desse jogo, se apressem ficara disponivel de graça somente até as 6 da manhã de amanhã (8 de Novembro)

Belair
Belair
16 anos atrás

Esse até que tá alinhadim,né não ?

edu
edu
16 anos atrás

Será que vão deixar vc entrar com este lixo aqui?

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Pelo menos o Trabant deixou de ser fabricado em 1991, enquanto isso, nós aqui continuamos a consumir porcarias ultrapassadas e poluentes, como os Vectra, além dos importadas lives de impostos como o Ford Fusion.

Esses acordos comerciais malucos que permitem a importação de determinados carros do México sem imposto de importação só prejudicam o nosso parque industrial.

Diego Nunes
Diego Nunes
16 anos atrás

Flávio, fala pra Evelyn que Pescarollo é com dois “Ls” e Corvette, com dois “Ts”.

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/464501-465000/464641/464641_1.html

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Calma amigos, gosto é gosto, não se discute. Principalmente quando estamos na casa do dono do blog.
Mas, que essa trankeira é uma joça medonha, isso é, pelo amor dos meus filhos que não tive, graças a Deus….

COS
COS
16 anos atrás

Sempre lia neste blog, e em outros lugares, sobre o Trabant, mas, por falta de interesse, nunca tinha buscado ou visto a foto de um.
Agora, tenho que admitir, pode até ser uma porcaria de carro, mas que é lindo é.

bafo
bafo
16 anos atrás

Daniel: corrigindo, precisavam esperar 16 anos e nao 6… :-) ouvi de um velhinho da Alemanha Oriental que quando o netinho nascia, o vovô inscrevia o nome dele lista, de forma que o carro fosse entregue na “hora certa”…

pedro bresson
16 anos atrás

achei q vc fosse esquecer. tô vendo nesse exato momento um documentário na TV aqui em düsseldorf contando várias histórias do famoso carrinho.

Vida eterna aos Trabis!!!

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Gloriosa DDR… o cidadão comum precisava esperar seis anos para receber este piece of junk.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Manda vir dois…

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Estive recentemente em Munique,e é impressionante o número de Mini-Coopers que circulam por lá.Podem acreditar que o relançamaento do Trabi é negócio certo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Esse Trabi foi encomendado pelo Zagallo?

Falta só trazer o bolo agora… vela não pode porque pode fazer mal para a carroceria…

Mas seria bacana ver um de pertinho… como os Ladas… sabe como é, a velha história do “ver para crer”…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Obrigado pelo “um blogueiro em um comentário abaixo”. :p

O importante do Trabant não é o carro em si(que era uma droga), mas a filosofia do carro realmente popular, barato e acessível a qualquer um, até mesmo mais do que o cérebre Fusca.

Jason
Jason
16 anos atrás

E hoje é o 90. aniversário da Revolução.

Essa coincidência de datas não foi por acaso….