Triste é o fim

SÃO PAULO (parece mentira) – As fotos contidas nesta página enviada pelo blogueiro Carlos Daversi são impressionantes. Trata-se da fábrica desativada do MG-Rover Group em abril de 2005. É o maior complexo industrial abandonado do mundo.

Alguns meses atrás publiquei algo parecido de uma fábrica perto de Moscou. Acho que era da Moskvich (me corrijam se estiver enganado). A sensação que tive ao ver estas da Inglaterra foi a mesma: de estar diante de ruínas da Era Industrial. Arqueologia contemporânea.

Não acompanhei de perto a quebra do MG-Rover Group, por isso aqueles que tiverem mais detalhes que os contem aqui. Selecionei uma foto a esmo. Dá uma idéia de como é triste o fim de uma grande empresa. Dezenas de carros e equipamentos foram deixados pelos galpões e túneis secretos do complexo. Está tudo lá até hoje. Largado.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor LInce
Victor LInce
16 anos atrás

Vicente Miranda:

Não, o modelo produzido actualmente chama-se mesmo TF.

Em 1995, a Rover fez renascer a marca MG, com o roadster F. Em 2002, o F sofre um vasto conjunto de alterações (apesar de a base continuar a ser a mesma de 1995) e passa a designar-se TF, recuperando uma designação mítica da marca.

No fundo, é um F com uma denominação ligeiramente diferente. Mas chama-se TF.

francis
francis
16 anos atrás

A impressão é de que as fotos foram tiradas em um feriado, hora de almoço, chá das cinco, sei lá. Largaram tudo e saíram correndo na iminência de um ataque aéreo do Bin Laden…

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Quando a Nanjin Motors comprou a fábrica da Rover ela se esqueceu que deveria comprar também os projetos, que foi comprado por outra empresa, não me lembro o nome.
O que aconteceu: a ROWER chinesa produz carros com qualidade abaixo do imaginável, horríveis, por não conseguir fazer com que o ferramental comprado faça algo decente.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Leonardo, andei procurando um .pdf desse livro para baixar, o nome dele em inglês é Rotter Club, creio.

Interessante, vou procurar e ver se acho para baixar.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Eram uns dos modelos mais bonitos a meu ver…
Um Rover 75 british racing green com interior bege ficaria muito bem na minha garagem… Ou um MG ZT, sua versão esportiva.
O 75 é produzido na China hoje em dia, com pequenas mudanças. A diferença é que não é uma cópia barata, como a maioria dos chineses, mas é o original com mudanças pequenas…

Leonardo Damasceno
Leonardo Damasceno
16 anos atrás

Vai a dica aí: estou lendo um livro chamado Bem-vindo ao Clube, que conta a estória de uns moleques de Birmingham durante a década de 70 e inicio de 80. O livro não fala de automobilismo, mas sim da situação política (ascensão da Margareth Thatcher e dos tories e os conflitos com sindicalistas) e cultural (queda do rock progressivo e inicio do movimento punk).
Um dos personagens mais importantes é o líder dos sindicalistas de Longbridge, justamente essa fábrica aí das fotos.
O nome do autor é Jonathan Coe, para quem interessar.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Victor Lince,
O que o grupo chines está produzindo é um MG bem semelhante ao MG F produzido até 2005. O TF era produzido nos anos 50.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Quanto à carga tributária, concordo.

É um absurdo pagarmos quase 30% de ICMS, um imposto que é sonegado por 70% do comércio, mas sempre está embutido nos preços.

Também falta um controle mais rígido sobre a forma que os governos estaduais e prefeituras gastam as verbas distribuídas pelo governo federal e mesmo estadual.

É nas prefeituras que está o ralo onde desaparece a maior parte das verbas, a maioria em desvios, superfaturamento e outros golpes.

O Brasil tem uma quantidade exagerada de municípios, tornando quase que impossível de se fiscalizar o destino dessas verbas. Mas todos os municípios auditados pela CGU em esquema de sorteio apresentam algum tipo de irregularidade, o que comprova a origem da deterioração do sistema.

Quanto à indústria nacional, se tivéssemos empreendedores e não parasitas, a produção brasileira deveria estar competindo com os europeus, japoneses e americano, não com os chineses.

Mas como a indústria nacional só produzia lixo enquanto era protegida pelos militares, hoje em dia eles são obrigados a competir com indústrias que mal estão engatinhando como a chinesa.

marayl
marayl
16 anos atrás

Marcelim,

concordo, realmente o governo não deve ficar bancando empresa privada, como já vimos em tantos casos,.

mas acho que o governo poderia incentivar se apresentasse ao mercado regras claras e concisas, além e uma estrutura tributária coerente, sem necessáriamente bancar as empresas, se fizesse isso acho já tava bom demais.

abs

Alvaro
Alvaro
16 anos atrás

O pior disso é que sempre sobra para os mais fracos, os milhares de pobres operários que ficam desempregados, por que os magnatas dessas industrias continuam sempre na boa

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Só não entendi como uma fábrica desativada em 2005 está nessa situação. É verídica essa informação, FG?

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

“Aqui no Brasil agente tem o exemplo da Gurgel, Puma, Miura, algumas fabricas que fizeram sucesso e quebraram pelo não apoio do governo nelas.”

Só no Brasil temos esse neoliberalismo do avesso: os empresários querem um estado mínimo, desde que banquem eles.

Oras, o capitalismo é assim mesmo, quem não tem competência, pede prá sair. Fecha a fábrica e vai plantar inhame, oras!

O governo não é obrigado a financiar e sustentar incompetentes que fabricam porcarias.

Tito Neto
Tito Neto
16 anos atrás

Será que alguem pode se apropriar ou comprar… sei lá… fazer uso e tentar restaurar esses carros que ficam inacabados e abandonados nessas fabricas? Acho isso um desperdício danado!!!

Madruga
Madruga
16 anos atrás

Aqui no Brasil agente tem o exemplo da Gurgel, Puma, Miura, algumas fabricas que fizeram sucesso e quebraram pelo não apoio do governo nelas.

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
16 anos atrás

bom, por fim essa fábrica acabou igual às fábricas da Gurgel, em Rio Claro e da IBAP (Ind. Bras. Automóveis Presidente).

A única diferença é q essa fábrica do site não fora depredada igual às brasileiras….

Zanfa
Zanfa
16 anos atrás

site legal….clube dos exploradores de lugares abandonados…….

Victor Lince
Victor Lince
16 anos atrás

Ah, uma nota – a Rover há muito que já não tinha capitais da Honda. Foi comprada pela BMW em meados da década de 90.

Anos depois, mas marcas Rover e MG foram vendidas ao Phoenix Group; a Land Rover foi parar à Ford e a Mini continuou na BMW.

Victor Lince
Victor Lince
16 anos atrás

De facto, estas imagens são de 2005, altura em que a MG Rover fechou as portas. Porém, a Nanjing Automobile comprou os projectos da marca e o nome MG (o nome Rover pertence agora à Ford) e decidiu recuperar a “Morris Garage”.

Por isso, não lamentem estas imagens. Em Maio de 2007, a fábrica de Longbridge voltou a produzir carros. Neste caso, um TF revitalizado, mas muito semelhante àquele que era produzido até 2005.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Nos seus últimos anos, a Rover pertencia à Honda, se não estou enganado.
Se fosse uma marca prestigiosa ou com carros marcantes, algum milioário árabe ou indiano poderia até compra-la, mas a Rover produzia carros muito bem acabados e com boa mecânica(da Honda), porém com um design deveras vulgar, sem sal, meio anacrônico e deu no que deu….
Talvez alguma marca chinesa se interesse em comprar a marca e produzi-los na China. Já essa fábrica, é caso perdido.

Se fo

Bugre
Bugre
16 anos atrás

De arrepiar. Parece filme de terror.

Bustani
Bustani
16 anos atrás

Não deu pra ver nada!!!

Bullitt Kowaslki
Bullitt Kowaslki
16 anos atrás

Caraco Flávio, querem ressuscitar o Romi-Isetta,

http://www.autoexpress.co.uk/news/autoexpressnews/213099/bmw_isetta.html

Gustavo Barbosa de S
Gustavo Barbosa de S
16 anos atrás

A fabrica que levaram pra china é essa mesmo, longbridge… Era conhecida como a fabrica de austins…

Tarsis Ferri
Tarsis Ferri
16 anos atrás

Desculpem-me esqueci do “parecida”.

Tarsis Ferri
Tarsis Ferri
16 anos atrás

Foi só eu que achei a traseira desse carro aí com a do Citroën C4????

Gustavo Barbosa de S
Gustavo Barbosa de S
16 anos atrás

No Top Gear da BBC2 dessa semana mostrou uma fabrica da Rover que foi toda enviada pra a china… e quando eu digo toda, é tuda mesmo.. so sobrou o piso e fundaçoes na inglaterra, o resto tudo ta na China, fabricando os Rower! Compraram a fabrica mas nao a marca Rover!

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Na Rússia já vi máquinas operatrizes sendo montadas num piso onde deveria ser uma fábrica. O detalhe: temperatura +/- 0 grau Celsius. soube depois que a fábrica nunca funcionou.
Um pouco off-topic, mas achei o avião do heptacampeão muito belo aqui:
http://www.airliners.net/open.file/0831994/L/
Reparem a pintura representando um F-1.
[ ]´s

Bullitt Kowaslki
Bullitt Kowaslki
16 anos atrás

Pois é gente, sem romantismos, faz muito tempo que a MG-Rover não fazia produtos páreos aos concorrentes europeus, isso acontece com qualquer empresa ineficiente. Num mercado agressivo como os automóveis, não tem perdão nem subsídio à là BNDES.

prperalta
prperalta
16 anos atrás

Eu estava estranhando a boa iluminação das fotos até que chequei nas fotos # 34, 41, 43, 46 e 47, por exemplo, e dá pára ver lampadas ou equipamentos acesos. Donde concluo: a fabrica está desativada sim, mas não abandonada.
Vamos deixar de melodrama.

Ultraman Grand Prix
Ultraman Grand Prix
16 anos atrás

Esse protótipo é uma mistura de Kadett, com Xsara, e foi mantida a cor preta. Carros de competição de cor preta é um dos meus favoritos. Prata também.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Este carrinho parece que está esperando ser resgatado:
http://www.clubcela.com/Reportages/longbridge/22sg6.jpg
Bem legal…

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Esses caras estão deixando de fazer o maior dos trabalhos sobre locais abandonados.Nada maior do que um país inteiro como o Brasil,completamente abandonado a propria sorte pelo povo e pelo governo.Só não é um local falido porque ainda tem muita coisa aqui para roubar,extrativar e desperdiçar.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

É uma pena, mas infelizmente os ingleses não conseguem traduzir sua paixão por automóveis em indústrias minimamente viáveis economicamente falando. Existem diversas fábricas de “fora-de-série”, mas a produção seriada já se foi toda…

1GT
1GT
16 anos atrás

Um verdadeiro zumbi corporativo que foi dragado para o fim, no mar revolto do capitalismo…
Dá pena mesmo…pior que fiquei com a sensação de que um dia tudo volta a funcionar…

Ricardo Gadelha
Ricardo Gadelha
16 anos atrás

Impressionante, não tem outro adjetivo…
Parece que tudo foi largado do dia pra noite.
Impressiona-me também como está quase tudo lá (acho) mesmo depois de 2 anos do fechamento da fábrica.
Tem até um Caterham Seven no meio de tudo…
Abraços

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Precisava ter visto na Rusia e em Cuba. A fabrica da Olivetti em Cuba então, que pecado…

T+

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

A Rover nao foi comprada por uma empresa Chinesa, e agora a linha de montagem ta la no oriente?

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
16 anos atrás

Po Gomes! Fizesse o site sair do ar devido às inúmeras visitas de seus blogueiros hehehe
Volto mais tarde para ver se o site volta.