Aos cariocas

SÃO PAULO (sim, é melhor dar uma parada) – Vamos ver se a blogaiada dourada da Guanabara está bem de memória. Alguém poderia contar a história dessa marca aí no alto? Quem enviou foi Robertus Octavius.

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Suely Reuther
Suely Reuther
6 anos atrás

Com muita tristeza, comunico aos amigos de RAINER REUTHER, seu falecimento em 30/06/2017; Um abraço a todos.

Ricardo Rocha
Ricardo Rocha
12 anos atrás

Legal! Conheci o Rainer pai em 2007 e bebemos muito chopp juntos no bar do Sales (falecido). Uma grande pessoa, um pouco ranzinza, mas sem sombra de dúvidas um grande gênio. O papo era sempre gasolina, sobre os bastidores das pistas e seus projetos. Como todo grande gênio, é para quem não o conhece uma pessoa polêmica. Vida longa Rainer!

Marcos Garcia Pinto
Marcos Garcia Pinto
12 anos atrás

Caro Flavio,
Vc poderia me informar o tel e o endereço da oficina do Dido Gama Cruz?
Grato pela atenção,
Marcos.

Ricardo Rocha
Ricardo Rocha
Reply to  Marcos Garcia Pinto
12 anos atrás

O telefone da oficina do Luis Felipe é 22 25801377.

Nino Achcar
Nino Achcar
13 anos atrás

É a marca,,o escudo [de “escuderia”] e o brasão do consagrado e legendario desenvolvedor e preparador de motores para altíssimo rendimento,que venceu e se consagrou em diversas categorias do automobilismo brasileiro [ durante decadas] . Sr. Rainer Reuther .

Sergio Andrade
Sergio Andrade
14 anos atrás

Flavio Gomes,
Sei que estou totalmente fora de timing, mas somente agora buscando refrência para este “mago”, tomei conhecimento de seu post em 2007.
Tive alguns motores preparados por ele, e não tinha para ninguém!
Os quadrijets ficavam loucos com me saudoso Passat RR (Rainer Reuther).
Rainer, se voce ler esta mensagem, recebe meu abraço e agradecimentos por momentos inesquecíveis a bordo de meu Puminha RR e de meus Passats RR esplendidamente preparados por você.

Rainer Reuther Junior
Rainer Reuther Junior
Reply to  Sergio Andrade
12 anos atrás

Caro Sergio, ele(Rainer) não com certeza não lerá diretamente mas passarei para ele com o maior prazer.

Abraço

Eddie
Eddie
14 anos atrás

Para quem pediu o telefone o Gama Cruz (Dido)
21 – 22951031 res .

ibraim gonçalves
ibraim gonçalves
14 anos atrás

Flavio Gomes, sou um desportista da epóca 60/70/80,
Fui dirigente desportivo, da Fed. Gaucha de Automobilismo, no RS, tento me cumunicar com Amadeu Girão, se é que ainda é vivo! se tiveres o endereço dele, gostaria que me mandadste. Obrigado.
51 – 33369016 51 – 98082839
Ibraim gonçalves

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  ibraim gonçalves
13 anos atrás

Ele já se foi faz bastante tempo.

Marcello Gonçalves de Oliveira
Marcello Gonçalves de Oliveira
14 anos atrás

amigo, tenho verdadeira fissura por automobilismo, mesmo que infelizmente a junventude brasileira cada vez menos se interesse pelo assunto. Viajo horas a procurar historias, imagens, videos, tudo relacionado a automobilismo, de preferencia carioca e de vanguarda. Tinha o interesse de preparar um fusquinha 68 que adquirí para esse fim. Algum doa amigos poderia me indicar um bom preparador no rio de janeiro? gente das antigas se possivel.
Desde ja grato a todos e felicidades.

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Bom, o papo que eu ouvi é que o rainer estava perdendo a noção das coisas, inclusive cobrava um dinheirão só pra viajar em busca de novidades. Quanto ao fusca verde do Cosac, aquele absurdo, hoje é acertado pelo Hernani, e posso confirmar isso pois eu trabalhei com o Hernani um tempão e eu cheguei a mexer o fusca do Cosac. Não só isso como tenho a mão no projeto do Cosac que já se encontra nas ruas do Rio. A oficina do Hernani fica na rua são januario 599 São Cristóvão. E, Vicente, muito bom te encontrar por aqui, faz tempo que agente não se fala. Grande Abraço a todos.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Rafael
13 anos atrás

Ô cidadão ,que o trabalho do Rainer não é barato,todos os seus clientes o sabem.mas muitos não teêm a minima noção da profundidade e extensão do conhecimento do raro desenvolvedor e preparador de motores que ele é. para se ter uma noção,ele possui uma carta da VW reconhecendo e avalizando o trabalho dele, porque será ?……. Mais uma coisa,peças originais e com procedência elevam os custos, e a arte ? E mais, tem o custo beneficio que se torna barato porque dura uma barbaridade mesmo sendo um motor muito brabo [ o fusca do cosac é um que está aí ]. ahh…. e o curriculo esportivo do “mago”é respeitável e atravessa decadas,decadas aturando curiosos e pretensos espertos,deslumbrados inseguros,abobrinhas desmedidas e outras incoveniências decorrentes do solido prestigio conquistado. Com o “tio” Rainer eu tive dois grandes prazeres,um foi conhece-lo e me tornar seu amigo.o outro,possuir e utilizar sua mecanica. admiro e prezo esta valorosa personalidade.

Vicente felipe
Vicente felipe
14 anos atrás

Sou apaixonado por motores preparados. Apesar de ser moleque na época de alto, postinho, acompanhei essas fucas pois meu irmão tb frequentava esses encontros e tinha um chevette marrom de todos virarem o pescoço na rua.Na época era aquelas 13 bolo de noiva , veja só , hoje só se fala em 17 e 18 pra cima.Tinha os dodjão, mavecos ,pumas . Eu adoro uma fuca bem feira e preparada, porém sou apaixonado pelos vw quadrados gol, voyage .em casa tenho três relíquias pra se ter uma idéia.Esses são da minha época.Enfim . Vcs conhecem aqui no Rio preparadores conhecedores e honestos de motores AP .Eu particurlarmente gosto muito de um aspirado bem feito , porém hoje com a modernidade vc consegue muito mais adrenalina com menos custo num motor turbinado e dura o quanto vc souber usá-lo pois sou testemunha disso.Basta usar e saber preparar em motor, suspensão, estrutura, freios.Um grande abraço e respeito á todos os preparadores dos anos 70.

mauricio magalhães
mauricio magalhães
15 anos atrás

Gostaria muito de saber se alguém tem o telefone do Luiz Felipe Gama Cruz. ( Dido ). Fomos muito amigo nos anos 70 e depois a vida levou-nos para outros lugares. Gostaria muito de ter informações a respeito dele. grato.

Ricardo Rocha
Ricardo Rocha
Reply to  mauricio magalhães
12 anos atrás

21 25801377

Nilson S. Vasconcellos
Nilson S. Vasconcellos
15 anos atrás

Eu conheci o Reiner Reuther muitos anos atraz quando tinha a oficina na Rua Fernandes Guimaraes, trabalhando com o Mauricio. Fazia a manutencao do meu Passat, da minha Parati e do meu Puma. Eu vivia na oficina com ele o Laurinho e o Ignacinho de Loyola, passavamos o dia inteiro la,j ogando ” purrinha” no final da tarde iamos jantar juntos, tomar chop, etc.

A integridade do Alemao, do Laurinho e do Ignacinho estao acima de qualquer suspeita, o Alemao e fera, conhece para caramba mecanica, sem duvida nenhuma o melhor preparador do Brasil, trabalhar de jeans e camisa branca sem se sujat de graxa ou de oleo so uma pessoa : ” O famoso Alemao ”

Conheci o filho dele, na epoca muleque, xeretando na oficina, hoje acredito um homem, que tem a responsabilidade de carregar o famoso sobronome.

Gostaria de entrar em contacto com ele, se alguem tiver o endereco, telefone, web-site ou E-Mail do Alemao ou do filho , por favor me mandem.

Eu moro nos Estados Unidos desde 1992 .

Nilson

Rainer Reuther Junior
Rainer Reuther Junior
Reply to  Nilson S. Vasconcellos
12 anos atrás

Caro Nilson, obrigado pela lembrança desses momentos e pessoas incríveis.
Me passe um email ( [email protected] ) para te passar todos os contatos.

Grande abraço

Rainer Jr.

Eddie
Eddie
15 anos atrás

Fiz alguns motores com o Luis Felipe da Gama Cruz ( Dido )…simplesmente fantasticos…
Alem de pilotar muito…conhecer uma enormedade ( uma enciclopédia ) do automobilismo nacional e internacional é um gentleman.
Ontem dia 15-dez foi aniversário dele..
Grande cara..altos papos..e um ótimo restaurador de carros com acessórios e equipamentos de epoca…que somente um cara com muita cultura sabe fazer.
Se estivesse aqui em SP..estaria milionário.
Abraços a todos
Para os que não conhecem..vale a pena uma visita

Ana Cristina Reuther
Ana Cristina Reuther
15 anos atrás

Gostaria de agradecer todos comentários carinhosos ao meu pai Rainer Reuther. Aos comentários maldosos (e sem conhecimento) digo que infelizmente não conheceram o meu pai e com certeza nunca terão o prazer em conhecê-lo.
Ahhh meu pai Graças a Deus continua vivo e com saúde!!!

A inveja é o combustível dos fracassados!!!

Abraços, Ana Cristina Reuther

gabriel
gabriel
15 anos atrás

Ricardo Aschar, concordo em número, genero e grau com suas palavras. Tive a oportunidade de ver este laudo, onde mostra o resultado de uma obra prima. O fusca do Cosac é um exemplo de desempanho e durabilidade. Também conheci passo a passo do motor do lauro, desde os tempos de ATA a negação do Rainer.

Meu projeto com Rainer é um 2200 mais modesto do que o do Cosac, porém um obra do Rainer, ou seja, espero muito desse projeto.

Gostaria de conhecer a oficina deste Hernani. Se alguém tiver o endereço, favor me informar

Ricardo Achcar
Ricardo Achcar
15 anos atrás

Na medida em que o tempo passa e o VW a ar sobrevive glorioso nos EUA, UK e outros lugares de melhor historia e memoria, devagar o Brasil motor já não vê mais talentos do nível do Rainer Reuter. Secreto, calado, mau humorado mas possuidor da honestidade dos que tem brio cravado no saco, é o melhor preparador de motores VW a ar aqui e la fora, já que nos teimamos em morar DENTRO, um atalho da neurolinguística que mata essa terrinha que teima em ser provinciana. O motor do Lauro irmão do Roberto rei, foi comprado no Bernie Bergman nos EUA, era uma engenhoca feita para rodar nos dólares dos americanos no modelito “quick shot” e lixo para a máquina. Tinha pistões irreconheciveis que pareciam de bomba d’água porque eu ví, tinha uma taxa de compressão, digamos “improvavel”e foi devidamente condenado pelo Rainer como uma ilustre porcaria bem divulgada. O Erico não é referencia quando se trata de motor fechado. ‘
É referencia quando se trata de fazer um trabalho competente a pedido de gente como o Rainer que sabe o que quer. O resto é palpite. O motor, talvez último que o Rainer fez de arrepiar os cabelos, foi feito para o Cosak para o fusca verde dele e era fenomenal porque a ficha de dinamometro que eu ví mostrava quase 180 CV numa curva linear nunca vista a partir de 3400 RPM até 6600. Alguem já viu isso em algum lugar? Alem do mais o motor do Lauro fui eu que comprei, embarquei, entreguei. Da próxima vez que falarem alguns horrores do Rainer, fiquem de pé por favor. E os que falarem bem, façam em nome da história porque ela depende realmente de vocês.
Desculpe sair do limbo e tentar incomodar. Mas tem coisa que não dá para digerir.
Saudaçõe e botem as pedras nos seus respectivos lugares que a caravana passa.

Gabriel
Gabriel
15 anos atrás

Sou cliente do Rainer e não tenho o que reclamar. É um preparador como poucos, consegue aliar desempenho com durabilidade.
Porém gostaria de conhecer o Hernani e sua oficina. Se vocês puderem me informar seu endereço….

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Stephan,
Falando em 25 Horas, sou muito amigo do Newton Alves e do Amauri Mesquita, vencedores da Classe A na primeira edição da prova. Quem sabe já nos esbarramos por aí, nos boxes e paddocks da vida.
Certamente você não conhece pessoalmente o Hernani, mas fique certo, trata-se de um cara gente finíssima, e na oficina dele você poderá ver carros do próprio Hernani (Porsche, Pontiac GTO, etc…) além de carros de clientes, MG, Jaguar, Ferrari, Porsche, etc…inclusive o mais novo brinquedo de seu cunhado, você sabe da “encrenca” que estou falando.
Uma vez andei de carona no VW 2200 verde quando Hernani acertava os Weber 48.. anda uma enormidade. Gosto também daquele KG branco.

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Ola Vicente:
Eu moro no exterior, assim que no momento estou com um clima de -15 graus enquanto que voces ai derretento no calor (que bom :-)).
Tenho aqui um sitio para voce ver: http://s235.photobucket.com/albums/ee51/StephanAlfa/ e ai vou botar o fusca do Ricardo.
Corria de VW Div-1 em Interlagos com Roberto Cox na epoca nossa equipe (Street Racing Team) e Ricardo assim como outros. Fui da equipe de box do Ricardo quando correu de Chevette nas 25 Horas e assim por diante.
Grande abraço.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Stephan,

Vc é cunhado, eu sou amigo do Cosac, e também levo meus carros no Hernani em São Januário, onde ATUALMENTE o Cosac tem levado os dele. Passe lá e confira. Você verá algo que nem imagina em termos de VW e Porsche. Sem nenhum demérito para este ou aquele profissional.
Vários blogueiros aqui, inclusive os que por questões pessoais preferem não se identificar sabem disso. Passe no Hernani no Sábado que você poderá encontar seu cunhado. E se eu estiver por lá, podemos bater um papo no boteco da esquina, e depois, menos de cinco minutos de caminhada, podemos ir ao galpão do Luis Felipe Gama Cruz.
Todos os profissionais aqui citados, Rainer, Goetz, Luis Felipoe, Hernani, etc têm seu valor reconhgecido há décadas..

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Vicente Miranda
13 anos atrás

É Vicente mas encontrasse alguns comentarios equivocados , alguns inveridicos e irresponsaveis.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Stephan,
Fale com o Cosac e combine aparecer no Hernani para ver os novos brinquedos do seu cunhado. Se não estiver fazendo o calor infernal que tem feito aqui no Rio, apareço por lá.

Stephan
Stephan
16 anos atrás

ANONIMO: Para de falar besteria! E indentifique-se!
Eu sou CUNHADO do Cosac e o fusca dele (e outros carros que ele tem que nem vou comentar) sao preparados pelo Rainer. Tem certos acertos que Rainer nao faz ou Ricardo prefere levar a SP.
No Rio na epoca tinha Rainer e Getz. Dependendo do trabalho e orcamento.
E fui da epoca de calombo subida de Serras (Petropolis e Dutra) e lenhas no aterro (para treinar para Interlagos), posto no Flamengo etc, etc, etc. Rainer continua fazendo motores mas nao para qualquer.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Stephan
13 anos atrás

Stephan,se tem algum acerto que o Rainer não faz nos motores dele,é porque não é para ser feito este acerto. ele é o criador.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

A unica coisa que eu lembro com esse nome era uma concessionaria Audi no Rio que vivia pedindo garantia de cambio moido,disco e pastilha fritados etc…

Rainer Reuther Junior
Rainer Reuther Junior
Reply to  antonio stricagnolo
12 anos atrás

Fazendo uma coisa q nunca faço, venho responder ao Sr. Antonio Stricagnolo de 01/01/2008:
Primeiro: não era o meu pai e sim eu, Rainer Reuther JUNIOR q trabalhava na Audi Jagger RJ como Gerente de pós-vendas.
Segundo: nunca, nem na Audi e nem na BMW e Porsche, marcas q trabalhei, pedi garantia indevida. Se existiu algum problema no produto de garantia q o Sr. considerou indevido, mostra total falta de conhecimento seu, tanto de mecânica como tb do próprio produto em questão(Audi). Pq seria só o Sr. olhar para as outras garantias feitas em todo Brasil.
E qq outro problema, é só entrar em contato para falarmos pessoalmente para eu poder entender seu ponto de vista e essa necessidade de falar oq não deve.
Com relação aos demais comentários, não tive tempo de ler todos mas farei assim q puder.
Só lembro q o Rainer em questão já está afastado a um bom tempo e realmente o pouco q faz, só faz para se divertir.
Só não podemos esquecer tudo q ele fez para nós amantes e “conhecedores” dessa arte
E Nino, um grande abraço

Rainer Jr

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Rainer Reuther Junior
12 anos atrás

Amigo Junior,no campo da”zoação”existe um ditado q diz : como diria ” Focrates”,é “soda”. Tem almas humanas com uma tal falta de noção,vaidades e invejas tais, num tão desmedido nivel,que embotam qualquer possibilidade de uma auto-critica reconhecendo e então admirando a competência alheia. Teu pai acabou com fama de mal humorado e rabugento, mas em meio a decadas de intensa e constante bostejação verbal ao redor dêle por parte de muitos, nem com saco de elefante daria para aturar. afinal êle é humano,brilhante mas humano. Abração chapa !

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  antonio stricagnolo
12 anos atrás

Tudo me parecendo coisa de cupim de ferro e não problema mecânico.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Robertus Octavius,

Esse menino, sobrinho de Zé Rodrigo, aquele cabra bom que só a gota serena, jamais poderia imaginar que esse post daria tanto pano pra manga.
Pessoalmente, no encontro da Lagoa Rodrigo de Freitas, conversa-se mais a respeito desse assunto.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

José Carlos,

O RR a que nos referimos neste post é o Rainer Reuther, preparador de motores VW a ar. Não confunda com Ronald Rossi, sócio de Ricardo Achcar na Polar.

Anônimo
Anônimo
16 anos atrás

O super VW verde-garrafa do Cosac e o Puma do Sardinha agora são acertados pelo Hernani, lá em São Januário. Ambos não levam mais seus carros ao RR.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Anônimo
13 anos atrás

UÉ, POR QUE ANÔNIMO ?

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

este RR nao era o da polar
se for o cara e peca fina.no rio motor em 1977 ele tratava todosnos de bandeirinha ate ao girao de uma forma cortez e educada fora o respeito que ate o emerson tinha ao mesmo
ele tinha uma oficina em botafogo na rua diniz cordeiro prox ao cemiterio
brande figura
em tempo sugiro aos colegas do blog em fazermos uma novena com aval do amadeo girao que esta no andar superior a tirar esta ideia idiota de terminar com o autodromo de jacarepagua
tem um cara na politica do rio chamado miro teixeira que nao deve concordar muito com esta hipotese
se fecharem o autodromo o rio nunca mais tera outro
vamos iniciar a novena breve
jose carlos
sete lagoas

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Saloma, “O Que Corrige” e blogueiros em geral,

Começamos falando de RR e chegamos ao Luis Felipe da Gama Cruz, um grande sujeito. Pois saibam que, antes de haver aqueles malditos “pardais” no Aterro do Flamengo, eu presenciei o nobre Barão da Urca carburando o VW do Cosac, o tal cujo engenho fora feito pelo RR. Acho que LFGC telvez seja um dos maiores acertadores de Weber que conheço. Uma vez, cheguei na casa dele com meu 914 todo descarburado. Saí da Urca com o motor afinadíssimo. No dia seguinte, presenteei-lhe, como forma de agradecimento com duas garrafas de vinho.
E também vale lembrar aquele VW 1961 azul-calcinha com motor 2017 cm3, com o que LFGC dava pau nos yuppies que saíam do iate Clube com suas BMW 325 pretas. Só que esse VW o motor foi feito por um outro mago dos motores a ar, também amigo de LFGC, o grande Jorge Chame o Síndico.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Vicente Miranda
13 anos atrás

Lá no aterro tambem e antes, na primeira metade dos 70. o Mauricio Chulam dava umas aceleradas de teste a bordo de um Heve/Rainer.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Tive o privilégio de conhecer (por telefone) o Luis Felipe Gama Cruz no início deste ano, quando ele anunciava para venda um Heve de Fórmula Ford, último modelo construído pelos irmãos Ferreirinha.
O homem é um gentleman!!
Sem dizer que as histórias que ele conta são de encher os olhos!!
Boa tarde.
Zé Maria

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Zé Maria
13 anos atrás

Irmãos Ferreirinha,eu conheci dois. o Antonio que é mecanico e preparador e o Herculano,este sim que construi-a os HEVE [ HE de Herculano V de veiculos E de esportivos ].

Saloma
Saloma
16 anos atrás

continuando e tentando explicar sobre esse tão falado kit…
OKRASA era o nome da companhia fundada por Gerhard Oettinger em 1951. A companhia especializada em peças de desempenho para o motor de VW tais como Dannenhauer & Stauss e Rometsch usava os motores de Okrasa em seus carros esportivos.

Há dois jogos de Kit Okrasa disponíveis, o Ts-1200 e o Ts-1300/30. O Ts-1200 consisti em um par de cabeçotes com taxas elevadas, carburadores duplos Solex 32PBIC, como usados em Porsche adiantado 356s. Os acréscimos opcionais incluíram um filtro de óleo de Fram que poderia ser montado no radiador de óleo que consiste em tubulação de cobre atrás da ventoinha, desse modo ser refrigerado pelo ar que está sendo sugado dentro. Os cabeçotes passam a ter taxa de compressão de 6,6 a 7.5:1

O jogo Tsv-1300/30 era muito mais completo, ele vem com as mesmas partes que o Ts-1200, mas incluiu também um virabrequim de cromomoly com curso de 69.5mm que aumenta a capacidade do motor para 1295cc – o curso original é de 64mm. Os carburadores usados são Solex 32mm e com filtros de ar Knecht.

Em 1956, Martin Herzog começou importar os kits de Okrasa para os E. U. A. para a companhia americana EMPI de peças de VW e anunciaram o tempo para 0-60 milhas em 12 segundos. Anunciaram também o aumento de 36hp para 48hp com “nenhum sinal do superaquecimento relatado, no retão de arrancada no deserto”…
é isso…texto reproduzido da Enciclopédia Aberta Wikipedia , contribuição minha…

o que corrige...
o que corrige...
16 anos atrás

Hingel,

Provavelmente ainda é um grande amigo, porque o LFGC está vivo, saudável, e preza as amizades.

Contestador,

O RR ainda seria um mecânico de concessionária VW se o LFGC não tivesse detectado a sua excelente mão de obra e o tivesse levado as pistas como seu mecânico particular, aonde lhe ensinou os primeiros passos da coisa.

Saloma
Saloma
16 anos atrás

O “Barão”, Luis Felipe da Gama Cruz, entendia e entende muito de motores a ar VW…tinha uma fuca branca de numeral 27, com preparação Okrasa que era um terror para cima dos motores Renault e alguns DKW…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Contestador,

A quem interessar possa, pricipalmente os vemagueiros de plantão, ele começou a correr de DKW.
Luis Felipe entende muito de Renault TAMBÉM e protagonizou, a bordo do Renault Rabo Quente no 27, com motor 1000, disputas com a carretera Gordini no 49 do Lair Carvalho. Andou muito também de Interlagos (Berlinete e Coupé). Para quem não sabe, ele fez estágio na Alpine nos anos 60.
Depois, em meados dos anos 60, passou a andar de VW-Okrasa que, com eixo Tornado, passava dos 1400 cm3, numa era anterior aos motores nacionais 1600. Depois Puma VW e depois Formula Ford na Inglaterra e depois …. muita coisa.

Sergio Hingel,

Procure o Felipe no seu galpão ali naquele espaço indefinido entre São Cristóvão e São Januário. É sempre uma aula de cultura automobilística e de mecânica, além de se curtir momentos com uma pessoa da mais alta classe, um gentleman.

coruja
coruja
16 anos atrás

Estou surpreso…. Pelo comentario do Sergio Hingel o Luis passou desta para uma melhor……. Uma pena; estive com ele pela ultima vez há uns tres anos atras na oficina/loja dele em São Cristovão. Ele era, sim, fera em motores refrigerados a ar!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

O Luis Felipe foi um grande amigo.
Saudades.

contestador
contestador
16 anos atrás

pelo que sei, o Luis Felipe entendia mesmo era de Renault (gordinis e afins)

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

…. continuando, diz-se que Rainer foi iniciado na preparação de motores pelas mãos do piloto-preparador Luis Felipe Gama Cruz, o Dido, profundo conhecedor de motores a ar.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Então agora a história se fecha, porque eu ouvi um papo que houve um “barraco” com relação ao motorzão 2.9 que viera dos EUA. Conta-se também que o foguetão foi aberto, conferido e fechado pelo Erico, da Retífica Ata, o mesmo que fez os cabeçotes do meu 914.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Vicente Miranda
13 anos atrás

ISTO NÃO É HISTÓRIA. É ESTÓRIA E DA CAROCHINHA.

corrigindo o Vicente
corrigindo o Vicente
16 anos atrás

O motor do Lauro veio pronto dos EUA, e o que o Rainer fez foi condenar o motor e retirar ele do carro, para vender a preço absurdo um outro pior…

Só voltou para o carro porque um amigo do Lauro pegou a “sucata” e levou para avaliar o que tinha acontecido, e constatou desonestidade mesmo…

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  corrigindo o Vicente
13 anos atrás

Cidadão : calunia e difamação podem acarretar problemas legais. Ahh sim vc. está anônimo né……..

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Rainer fazia os motores do VW no 82 com que Jorge Freitas (JF Racing – Stock Car V8) começou a correr nos anos 60, fez motores para Mauricio Chulam (a partir do Prot. Exp. CBA VW no 111, os Heve Divisão 4, etc..). Sempre motores fortes que duravam. Recentemente fez o Puma 2200 vermelho do Sardinha e o superpoderoso VW 2200 verde-garrafa do Cosac, que arranca asfalto na arrancada. E faz os carros do irmão do Lauro, irmão do cantor Roberto Carlos, inclusive um com motor Tipo 4 (de 914) que anda mais que notícia ruim.
Muitas histórias do automobilismo carioca e brasileiro iniciaram na pequena oficina na Rua Fernandes Guimarães em Botafogo.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Vicente Miranda
13 anos atrás

Não sr. Vicente.a historia do motor tipo 4 ou de 914 [ se é que é isso ] é outra bem diferente,aquela sucatada foi a merda americana que o Lauro comprou lá no USA para colocar no lugar do foguete “RAINER” que ele tinha no seu carro só para tentar afrontar “O MESTRE”porque ficou “boladinho” em sua vaidade desmedida porque o motor do Cosac que era recente e mais evoluido ,andava mais é logico. Em função de uma amizade bem antiga ,o Rainer foi de uma paciência e tolerância sem paralelo para com o Lauro que levou aquela desgraça para lá ainda encaixotado afim de montalo em seu fusca,num rapido exame externo com o motor no cavalete o Rainer já observou e apontou condições duvidosas de qualidade.o Lauro insitiu muito para o Rainer abrir e conferir o motor internamente e aí o que se viu e que aquele ajunte de peças usadas, algumas com solda e pistões de fundo de quintal .iriam voar para os ares em poucas aceleradas. Lauro azucrinou o Rainer para que ele salvasse o motor.salvar o quê se é uma sucatada respondeu o Rainer.então o Lauro insistindo[ obcecado e cego ] encaminhou o “motorzáo” às mãos do torneiro Érico [ Ata ] para remontalo e pô-lo no carro.[ não sei se em algum momento o Lauro se tocou de como afrontou e foi incoveniente ao antigo amigo Rainer ]. Agora eu pergunto se alguem já viu o Lauro acelerar “aquilo” firme alguma vez ? Duvido porque se fizer ,vôa tudo pelos ares . e enquanto isso ele tem o velho motorzão vw Rainer guardado embaixo da cama. [ Laurinho vc. se perdeu por completo nessa e pelo tempo que já passou não irá mais se recuperar ]. Ahh….tem mais uma,houve um momento, que o “motorzão” já dava a partida tão pesado [ folga interna ] que foi necessário instalar duas baterias para conseguir virar [ huuê huuê huuê vruumnnn……..]. ISTO QUE AQUI ESTÁ É QUE É A VERDADE. O RESTO É BALELA ].

Mahar
Mahar
16 anos atrás

O Rainer está velho, mas carburando. e o Filho está fazendo Audis bravos na Barra.

fitti
fitti
16 anos atrás

Muito legal, galera, 2008 com velocidade, espero o Autodromo do Rio na boa , está dificil, mas, espero!!!

FG , que este blog continue sendo o melhor!!!

Abço

Fitti, Equipe Speedrj.com.br
Campeonato Estadual

Se ainda conseguir!!!

Valeu

Fitti

Rodrigo Gonçalves
Rodrigo Gonçalves
16 anos atrás

Alguém se lembra do “Miúdo”, da época do postinho de Ipanema, que acelerava no Alto?

alberto medros
alberto medros
16 anos atrás

sua oficina era em botafogo,grande preparador de motor vw dos anos 70. o cara era fera. criador de bugs e triciclo com motor vw. bons tempos de postinho , calombo e subida de petropolis de madrugada.
feliz ano novo para todos.
ALBERTO MEDROS

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Preparador Carioca Rainer
“Reuther & Cia” ?

Ele ainda está vivo ?