Arqueologia

SÃO PAULO (tem muitos por aí) – O blogueiro Squa manda dois links interessantes sobre um circuito que já recebeu até GP de F-1, mas que hoje resta abandonado na França. Trata-se de Reims. No primeiro link, de um fórum espanhol, a pista é chamada de “circuito fantasma de Reims”. No outro, há mais algumas imagens antigas e recentes.

Como essa dobradinha aí embaixo. E o Squa se pergunta: será que daqui a alguns anos vai levar o filho a Jacarepaguá para mostrar a ele, no meio do mato, aquela que foi a Curva da Vitória?

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Arthur
Luiz Arthur
16 anos atrás

Percebi que a foto de 2006 foi tirada no sentido contrário e posteriormente invertida para ficar parecida com a de 1966. É só reparar no detalhe da torre. Um dos lados é arredondado…

tomitão
tomitão
16 anos atrás

pelo que eu entendi, é uma estrada, eventualmente utilizada como pista nos anos 70, que hoje somente é utilizada como estrada (no google maps dá pra ver até os “trevos” usadoc como curvas)… Nada de mais em não ser usado, até por que, tem coisa muito mais segura na França do que essa coisa aí…

MSM
MSM
16 anos atrás

Infelizmente estão querendo que Jacarépaguá entre para o seleto grupo dos autódromos fantasmas. Haja Gasparzinhos para tomar conta desses templos.

Leandro
Leandro
16 anos atrás

Sem querer gerar polêmica, mas eu acho que autódromos antigos, mal conservados, devem, sim, dar espaço a outros mais modernos. No caso de Jacarepagua, se contruirem um autódromo moderno, desafiador e seguro aos pilotos eu não vejo problema algum, poderia até copiar algumas curvas do antigo, o mesmo vale para outros, nao só no Brasil, com no mundo inteiro. O que não concordo é o que fizeram de prometer reformas, construção de novos autodromos no Rio e ficar por isso mesmo, aí é sacanagem e falta de respeito com que gosta de automobilismo, como para a história do proprio país. Como disse no começo, não quero gerar polêmica e sim expressar um opinião…

viuva
viuva
16 anos atrás

alguem viu o video?? aquela lambreta/vespa parece um foguetinho… bem pelo menos a que meu pai teve nao andava nem metade daquillo.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
16 anos atrás

Pessoal, olhem a pista no Google Maps
Juntem os pedaços do link.

http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en
&geocode=&q=reims&ie=UTF8
&ll=49.255145,3.942332&spn=0.013501,0.043001
&t=k&z=15&om=1

Italo
Italo
16 anos atrás

Rouen também continua eventualmente na ativa quando fecham as estradinhhas e remontam o circuito, como mostra esse vídeo de Jim Redman em 2005:

http://www.youtube.com/watch?v=bxm-AESTl98

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Reims, Reims,
A vila da sagração….

(Vão pesquisar no Google, preguiçosos…)

E pensar que aqui, em 1964, estabacou-se um dos meus grandes ídolos dos anos 60, o francês Jean Pierre Beltoise, ao volante de uma René Bonnet.

Mas aí, é outra história….

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Será que ninguém dá uma aceleradinha por lá? Não é possível!

Rafael
Rafael
16 anos atrás
Conde
Conde
16 anos atrás

Boa Squa . O FG iria encontrar muitos fantasmas por ali …

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

http://www.amis-du-circuit-de-gueux.fr/-Accueil-
Pagina da associção de amigos do circuito, pelo jeito rolam eventos bem interesantes.
Linda, a reta.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem, amigos da Rede Gomes, boa noite.
Quanto a Jacarepaguá, aquilo vai virar um favelão de concreto. Quanto a Reims, não. Está todo recuperado e já se realizam periodicamente corridas de carros e motos clássicas. Na verdade, só as arquibancadas e os boxes precisaram de reformas, pois a pista são estradas de uso normal, portanto, ótimas e lisas, como as são todas as estradas da França.
Quando visitei Reims, os trabalhos de restauração haviam começado e as pinturas das logomarcas das paredes dos boxes foram repintadas à exatidão, tanto nas cores quanto nos temas.
Ficou excelente. Já ví várias matérias dessas corridas atuais publicadas nas várias revistas que compro e me deu uma vontade enorme de voltar lá.
O problema vai ser tomar banho todos os dias nos pequenos hotéis de lá. São só dois, segunda e sexta-feira. Acreditem se quiserem…

Airton
Airton
16 anos atrás

Uma reta sem fim. Coisa mais linda!

Manoel
Manoel
16 anos atrás

Na Europa eles abandonam o autódromo/pista e vc depois pode mostrar a curva abandonada, com mato encobrindo tudo. Isso acontece com Nivelles, Reims e outras pistas históricas. No Brasil parece que a tendência é mais próxima da dos Estados Unidos; destroi para construir algo em cima. Nos EUA fizeram isso com Riverside…, no Brasil…,…