ChampCar em Goiânia?

SÃO PAULO (seria ótimo) – Li no “Lance!”, que cita “O Popular” de Goiânia: representantes da ChampCar estiveram na capital de Goiás para avaliar o autódromo e a possibilidade de uma corrida da categoria no Planalto Central.

Embora a ChampCar não seja assim uma Brastemp, seria uma ótima maneira de revitalizar o autódromo de Goiânia, que nos anos 80 recebeu etapas do Mundial de Motovelocidade (veja algumas fotos aqui) com enorme sucesso de público.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Todo mundo so critica, sou novo, mas me lembro que goiania, cidade que moro, de internacional so teve a corrida de moto, mas nacionalmente era um do autodromos mas utilizados do brasil, era o unico que tinha uma prova noturna regular, alem de interlagos, as 12 horas de goiania que fazia parte do estinto campeonato de marcas, todas as categorias nacionai e sul americanas faziam provas aqui, alem de varias equipes possuirem sede em goiania e faziam seus acertos neste autodromo que parece que ninguem conhece, falaram de campo grande e nao lembram de goiania,infelismente devido a uma obra de reforma, feita por um tal governadora somente 8 anos, que colocou asfalto de rua na pista comecou a novela. Hoje ate o herdeiro do doador da area, a boca pequena, ja ensinuou a retomada da area altamente valorizada pela quantidade de condominios de luxo ao redor do autodromo, todo mundo critica as micaretas e festas que se realizao no autodromo, falando ate da falta de cultura da populacao, mas se nao fossem elas a area ja teria sido dado como inativa e desapropiada e requerida pelo antigo doador, hoje nenhum politico, jornalista ou esportista tem coragem de aparecer e falar para reformar a pistae o autodromo, pra nao descobrir os podres de antigas administracoes, enquanto isto nos podemos falar gracinhas e nos acharmos cheios de cultura, mas estamos perdendo um dos melhores autodromos do brasil, e nem micareta vai ter mais nele para relembrarmos um dos melhores tracados que existem no brasil pois provavelmete a area vai virar um condominio fechado para pessoas com cultura morarem, e nos goianio sem cultura que moramos na capital com melhor qualidade de vida do pais, ficaremos orfaos de grandes provas que parecem que nunca foram realizadas aqui.
Ricardo

Muller
Muller
16 anos atrás

Inclusive, uma versão bem antiga de um simulador de Moto-GP para PC (acho que de 1989, ou 1990) possui o autódromo de Goiânia como a etapa brasileira. Ainda tenho a cópia aqui.
Lógico que um jogo desse tipo naquela época não traria toda a topografia exata do circuito, mas só de pensar na importância desse circuito a ponto de existir um registro desse tipo…

G. B.
G. B.
16 anos atrás

O sr. Rogério Borges ressaltou um aspecto importante, que é o fato do glorioso autódromo ser utilizado para eventos do naipe de “micaretas” e afins, revelando a falta de refinamento cultural da população local (felizmente, abomino esse tipo de coisa…).

MSM
MSM
16 anos atrás

Essa Champ Car é tão ruim quanto a F-Indy. O Bruno Junqueira é fraco, me lembra o Boesel.
Mas pelo menos servirá para dar um sopro no automobilismo nacional. Temos a F-1 e a Le Mans em Interlagos; o WTCC em Curitiba; a possibilidade da A1 GP correr aqui no Brasil na próxima temporada e agora a Champ Car.

Dú
16 anos atrás

DIMEP, Grande Dimas, do ramo de precisão, ei FG, ele sabe quem dá um trato na prancheta crono!!! O Dimas apoiava 2, 4, 3, 1 rodas, bastava ter motor. Sempre apoiou o Grande Salvatore Balestrieri.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Meu caro Andre Buriti,
A pista de Goiânia, a qual estive na inauguração, não foi criada pensando em motos. As provas do Mundial que por lá acontecveram talvez tenham deixado esta impressão. Inaugurada em 1974 com corridas de motos (vitória de Carlos Pavan, o Jacaré com uma TZ-350 de Edgard Soares), Divisão Três (Ingo Hoffmann e sua famosa Brasilia), Divisão Quatro (Antonio Castro Prado e seu Avallone-Ford da Mercantil/Finasa) e as 12 Horas de Goiãnia para Divisão Um, com vitória de Paulão Gomes/Castro Prado de Maverick Quadrijet.
O maior incentivador para a construção do autódromo foi na época o governador Leonino Caiado. O prefeito era, salvo engano, Silas Varizo e o Coronel Limongi – presidente da Federação Goiana de Automobilismo- pilotou o projeto junto com Marcos Veiga Jardim, desenhista da pista. Não me recordo os nomes dos arquitetos que bolaram too o projeto, mas os homens que realizaram a obra foram esses daí.
Corridas de moto em Goiás naquela época (1974) eram muito ocasionais, muito embora Goiás tenha gerado talentos da envergadura de um Edmar Ferreira, Roberto Boettcher e Kurt Feitchenberger nas duas rodas.
Corria-se mesmo era de lambretão naqueles tempos, em provas de rua.
Abs.

ROGERIO BORGES
ROGERIO BORGES
16 anos atrás

AQUI EM GOIÂNIA DEVERIA SER REALIZADA UMA CORRIDA É DE TRIOS-ELÉTRICOS, AFINAL ESSA TAL DE MICARETA SO É REALIZADA NO NOSSO SAUDOSO AUTÓDROMO.

JÁ MEXERAM TANTO NO ASFALTO, FORAM TANTOS “INVESTIMENTOS”,
QUE VÁRIOS AUTÓDROMOS PODERIAM SER CONSTRUÍDOS AQUI EM GOIÁS.

HÁ UNS 7 ANOS ATRÁS A REVISTA RACING FEZ UMA ENQUETE COM OS MELHORES PILOTOS DO BRASIL NA ÉPOCA, SE NÃO ME ENGANO GOIÂNIA FOI CONSIDERADA A MAIS TÉCNICA E MAIS SEGURA DO PAÍS.

CORRER NESSA PISTA É ALGO MARAVILHOSO, O MERGULHO FEITO DE PÉ EM BAIXO É ALGO SENSACIONAL. FAZER O ESSE É UM DESAFIO E TANTO, ME LEMBRO DO LAÉRCIO JUSTINO QUE O FAZIA MUITO BEM. UMA RETA LOOOOONGA QUE EXIGE MUITA TÉCNICA PARA FAZER A CURVA 1.

PÔXA, QUE SAUDADES!!!

ABRAÇOS.

Max
Max
16 anos atrás

como gostaria de ver um brasileiro com as “bolas quadradas” prà resgatar nosso esporte a motor.
Temos tudo, pilotos, autodromos clima maravilhoso. Temos sò que acabar com os picaretas que se apossaram dos autodromos para se locupletar.
Max

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Apoiado, companheiro André Buriti!!
Abaixo os autódromos!
Viva aos Motódromos!!
Segurança para todos e pneus de Superbikes subsidiados!!
Tirando a parte dos pneus, tô falando sério.
Paulo Franco

André Buriti
16 anos atrás

Goiânia foi construída se pensando em corridas de motos, e sempre foi assim, aliás, só se devia construir pista para corrida de motos no país, visto que elas estão se tornando um meio de transporte cada vez mais utilizado nas cidades, e de quebra teríamos pistas bastante seguras, pois as áreas de escape seriam generosas.
Aliás, como era Jacarepaguá, mas deixa pra lá que isso é outra história.

Zé Henrique
Zé Henrique
16 anos atrás

Sérgio Barros, a casa do Piquet é em Brasília, 209 km distante de Goiânia. Ele esteve recentemente aqui, inaugurando uma escola e foi muito simpático com os jornalistas locais.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Só uma historinha.

Quando fui ver o mundial de motos em goiânia, fui parado por um guarda quando estava a uns 140Km/h naquelas retas maravilhosas.

Quando já esperava a multa e o sermão, o guarda bateu continência pra mim, pediu desculpas e me avisou aonde estariam os outros guardas. Nunca entendi bulhufas, mas fui embora beeeem satisfeito.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

esqueci de dizer que lá além de quente, tem muita mulher bonita, o pessoal curte tudo que é a motor e claro, é a casa do mestre Piquet.

Já que ouve aquele boato meses atrás de tentar levar a F 1 para lá, tomara que a coisa se confirme.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

me lembrou um dia desses, num programa de motos acho que na gazeta ou mix tv, que cobriram a última etapa do campeonato de velocidade, incluindo super bikes.
Eu que costumo ficar atento, não fiquei sabendo que ia ter corrida, e para confirmar como sempre acontece em qualquer evento com motos, Interlagos estava muito cheio, o que infelizmente não vem acontecendo no automobilismo nosso, aqui…..

Quanto a Cart, nem ela nem a Indy tem vida separadas, e os egos de 2 pessoas estão pondo tudo a perder. Perdeu-se uma oportunidade de ouro a pouco quando poderiam ter uniformizado o pacote técnico, porém a Cart preferiu seguir um caminho solitário e estéril. Pena, porque me lembro no início da década de 90 o grande barato que era, e mesmo porque a F1 não empolga mais como antigamente, com disputas na pista.

E como disse antes, variar é bom e precisamos que outras praças também voltem a bombar, para que a coisa não fique presa na mão de meia dúzia que no mínimo não dão conta do recado, para não dizer outra coisa…

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Só o fato de ter sediado o mundial de motos, significa que é um autodromo naturalmente seguro.
E se um autódromo é seguro para motos, ele é seguro para qualquer outra categoria.
Alem disso, revi essa pista na TV durante a corrida da GT3, com tomadas de imagem inusitadas para mim e percebi melhor o relevo (achava que ela era mais plana!).
A pista é bem técnica, com curvas rápidas em descida, no miolo sobe um pouco, um S com uma tomada/freada encardida. Bem interessante.
Ou seja, para que fazer novas pistas, se temos uma bem legal, esperando para ser reformada, num lugar carente de esporte a motor, com possibilidades novas de patrocínio, apopio oficial, etc e etc…
Campo Grande e Brasília estão meio isoladas pela distância.
Com Goiânia em forma dá até para pensar num campeonato do Centro-Oeste.
Temos que sair um pouco do eixo Rio-SP-Curitiba, onde todas as grandes categorias querem fazer corridas, não se acha datas decentes e os custos estão proibitivos.
Já que é para fazer política, reinvindicar, revolucionar, a minha bandeira é:
Pela reforma ampla, geral e irrestrita de Goiânia, Cascavel, Guaporé, Tarumã, já!!
Abaixo a carestia de autódromos neste país!
Pela criação do Vale Pneus para todos os pilotos!
Abaixo a CBM, CBA e o escumbau!!
Tenho dito, companheiros!!
Paulo Franco

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Faz pouco calor por lá, não é?

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Torço muito para que dê certo. Compareci em 4 das 5 edições da etapa no Rio e, apesar de ser oval, foram corridas muito boas.

Espero que volte a ser a série que incomodou o titio Bernie. A nova administração está sendo eficaz, mas há muito o que fazer, princialmente a fusão com Tony George, que diga-se de passagem, precisa calçar as ´´sandálias da humildade´´, visto que sua IRL também está com o grid bem magrinho e só arrasta multidão na Indy 500.