Coisas da FIA – 2
PORTO ALEGRE (brisa boa) – Também para não passar batido, a FIA restringiu o uso de túneis de vento em 2008. Cada equipe só poderá usar um túnel, apenas cinco vezes por semana, só durante oito horas por dia, só carros com escala de 60%, e um carro por vez no túnel.
Tudo para gastar menos.
Nem precisavam se preocupar tanto. O pacotão aerodinâmico que vem para 2009 (estou com alguns desenhos, nesta semana publico) vai tornar quase desnecessárias essas estruturas nababescas que as equipes construíram para jogar seus carros ao vento.
Como eu falei no meu blog, tempos atrás, vão continuar gastando, só que em simuladores. Que são muito mais caros, diga-se de passagem.
Isto é bobagem e vai acabar deixando os carros ainda mais iguais visualmente. O grande vilão culpado pelo reduzido numero de ultrapassagens é o maldito reabastecimento, mas como ele serve a enormes e inconfessaveis interesses economicos estão tentando fazer o “rabo abanar o cachorro” desde que ele _ o reabastecimento _ voltou.
Ai inventaram esta bobagem de que é impossivel ultrapassar na F1, bobagem que de vez em quando é desmentioda ao vivo para o mundo inteiro mas que não fere ninguem.
O fato é que enquanto houver reabastecimento as equipes vão pressionar os seus pilotos para nunca tentarem nada na pista ja que o risco é abisurdamente menor quando a ultrapassagem é feita nos boxes, onde, alem de tudo, os carros ficam paradinhos com os patrocinios a mostra e até com mecanico vestido de frentista.
Abram os olhos!
Menos horas, mais investimentos em softwares, sensores e máquinas mais sofisticadas para tornar os testes mais precisos e eficientes.
Não é mais fácil proibir de vez os túneis de vento e estipular um padrão de carroceria?
Jura que vão acabar com aquele monte de brincos e apêndices ridículos???
A muito tempo a F1 deixou de ser corrida de carros pra virar guerra espacial terrestre…
nossa + uma norma fácil de se controlar
esse pessoal da F1 ta cada vez + hilário
Vão proibir o uso de mais de um supercomputador também? Ou restringir o número de processadores que uma equipe pode usar? Ou quem sabe a energia elétrica que pode ser usada por ano? Bah, que babaquice…
Pelo menos será meno um problema para HONDA em 2008, já que nesse ano seus Túneis de vento estavam descalibrados, tanto o do Japão, quanto da Inglaterra.
Mas quero ver esses desenhos, hein Gomes.
E como a FIA vai fiscalizar?
É isso aí : uma asa simples na frente e uma dupla atrás , fundo chato! E SÓ !!
Ésta dependencia da aderencia aérodinamica é que trasnforma a corrida em desfile quanto menos asinhas menos dependencia vide os fomulas indy que corren grudados um no outro nas velozes curvas das pistas ovais em constante troca de posições.Alem dos pneus serem islick a aréa de contato com o solo é maior que um formula um oque melhora a aderencia mecanica.
Será mesmo o fim dos penduricalhos??
Ta ai uma boa pergunta Herik, esse caras inventam, bom talvez fiscalizem atraves de camera escondida pq isso ja ta virando palhaçada
Pergunta: Como a FIA fiscalizará o funcionamento destes túneis?