Cultura útil
SÃO PAULO (um dos grandes mistérios da vida) – Cada um que confira em seu próprio carro, mas Mestre Mahar muda o rumo de nossas existências ao desvendar um dos grandes enigmas da indústria, e resolve um dos maiores problemas do cotidiano de quem anda de carro.
Leiam e, depois, é só dar uma checada no painel:
Meus amigos: às vezes dá um branco, quando a gente está entrando num posto de gasolina para abastecer e não se lembra 100% em que lado do carro está a tampa do tanque de gasolina. Pois parece mentira, mas agora se revela um segredo que poucos sabem. É que no painel de qualquer carro há uma indicação exata, muito sutil, que nos revela qual o lado do carro que vai receber o combustível. Vejam bem o desenho da bomba de gasolina, abaixo da letra E (empty), no painel do carro. Esta bomba tem uma mangueira desenhada. Se a mangueira está do lado esquerdo desta bomba, então a tampa da gasolina se encontra também no lado esquerdo do carro, ou seja, do motorista. Se a mangueira do desenho da bomba se encontra à direita desta bomba, então o seu carro deve ser abastecido no lado direito do motorista. Não fiquem bravos por só tomar conhecimento deste fato agora…
Mestre, bravo eu não fiquei. Mas hoje vou olhar em todos meus carrinhos, um por um! Embora tal informação seja completamente irrelevante para quem anda de Corcel ou Fissore, como eu. Fissore 67, claro.
Pessoal, anotem mais um carro que saiu “errado” : A Variant 1975. Tenho a minha desde 0Km com tudo original e o marcador indica a tampa do lado direito
informação errada para o civic 2005 tb!
Gomes,
é primeira vez que entro no seu blog, achei legal.
agora a informação, pelo menos na minha Ranger, está furada.
Acho que deu para avaliar as visitas, que pelos comentarios é bem lida.
Parabens.
Acho que o Tio Mahar, Presidente de Honra da fundação que leva seu nome, deveria proceder uma sindicância no Departamento Cultural visto que, pelos depoimentos abaixo, a informação é, no mínimo, controversa.
Só se for no primeiro mundo. No meu Doblô tá errado. Balela
Gomes,
todos os Toyotas já tem a uma “seta” ao lado do símbolo da bomba de gasolina, indicando o lado correto.
Um dia a Lada chega lá…
Um abraço,
Julio
Furado, na blazer ta diferente do lado real.
Isso var virar Lenda Furada!
No Citroen C3, essa regra também não vale.
achei bem legal o seu post. dá uma olhada aqui… http://www.muiloko.com.br/ref5
no meu Fiesta 97 o bocal do tanque é na esquerda, mas a mangueira do desenho aponta pra direita ….
mas valeu pela curiosidade que gerou !!!
No Fiat Idea 2007, confirma, a bombinha esta lá com a mangueira do lado correto. eheh
Mestre: o marcador de combustivel do novo Fiesta(2003) não segue está logica não…..
No meu Fiesta 2004 e assim como em todos da nova geração, existe no visor digital uma seta ao lado do desenho da bomba indicando aonde fica o bocal do tanque.
Mas vira e mexe me confundo!
Abs
Não vi no meu carro ainda, mas, pelos comentários, isso tá mais pra lenda urbana….
Nada a ver! No Uno e no Fiesta nao batem, portanto nao é regra! Acredito que outros tb nao batam, mas como já disseram, o importante é o tanque estar cheio!!!
Se é furada ou não, no meu Palio EDX 97 a indicação está correta, mangueira da bomba do lado direito, bocal do lado direito…mas no manual não fala nada… Ah, tive um Uno Mille 92 (que por sinal vendi pro meu pai) e nele a indicação está correta Tb, mangueira do lado direito e bocal do lado direito.
Mas, como os amigos abaixo descreveram dos seus carros, acho que esta informação não deve ser levada tão a sério.
Essa estória não confere, pois, tenho um Mille 2007 e a entrada do tanque de combustível é do lado esquerdo e a figura da bomba de combustível no painel do carro aponta para o lado direito.
Um abraço, André Albuquerque
Informação furada, olhe o painel do Toyota RAV4………….
No Corolla eu vi mas esqueci.
Informação furada…
mas valeu a curiosidade…
Curioso mesmo! No Passat a indicação segue este padrão.
Legal BABSTOS,
pelo menos seu jeep tem marcador o meu num tem… nem freio de mão ou velocimetro.. ou odometro… o painel dele é apenas pra indicador que inclinação as chaves de luz, e o radio….
Informação furada esta da indicação do lado da tampa do tanque de combustível, mas legal o assunto pois motivou a curiosidade de verificar… No Civic e no Troller não é.
Essa é boa, mas não dá certo no meu Ford Fiesta 2001. Mangueira pra direita, boca do tanque no lado esquerdo.
Isso é uma coisa que, siceramente, nunca foi um grande mistério porque julgo de grande irrelevância. Mas instado pela curiosidade, fui verificar no carro. No Ford Ka a bomba está localizado no FULL ao invés do EMPTY, a bomba, pelo descrito aqui, deveria estar do lado direito, porém está no lado esquerdo. Conclusão, está tudo ao contrário! Pane geral! Mas foi divertido
legal, mas minha briga é outra na hora de abastecer…
é saber onde fica a bomba de gasolina comum e aditivada – geralmente mal-sinalizadas, além de mais difícil de entrar é sair delas depois;
depois, adivinhar qual que é a bomba para pagamento à vista e qual que é para cartão de crédito
e às vezes acontece de depois disso tudo o frentista lembrar que o tanque da tal bomba está vazio….
ah claro, com aqueeeeelllaaaa boa vontade de sempre.
Considerando a precisão dos medidores de combustíveis, deviam substituir a figura da bomba por duas mãozinhas fazendo o “top , top” dos fradins do Henfil.
…e no Corcelzinho que a tampa de combustível é atrás da placa traseira? como é a indicação no painel?
No Pólo o desenho está correto e não é por coincidência porque no manual vem escrito que a indicação é justamente para não esquecer o lado do reabastecimento!!
Tem algo de errado nesta informação, fui ver um Uno Fire , o tanque fica do lado esquerdo e o desenho mostra a mangueira do lado direito
Minha vida mudou com essa revelação!
No Ka, furado! A tampa é do lado esquerdo… Na figura, a mangueira é à direita.
No meu Jeep 51 num tem o desenho de nehuma amngueira no marcador (rs).
Epa, tem neguinho usando meu nome por aqui !
É uma história legal, mas completamente insana.
Esses símbolos são processados na cabeça por Gestalt. A pessoa “vê”, puxa pela memória o que sabe a respeito daquilo e entende que é algo relacionado ao combustível (“ah, deve ser o nível do tanque!”) e pronto. Quando vê. Ninguém esmiuça um símbolo de 2 cm num painel afastado mais de meio metro dos olhos e bota reparo se a mangueirinha tá pra lá ou pra cá.
Mas, tudo bem ouvi dizer que quem inventou isso foi um tal de Dan Brown.
Me dá a impressão de que isso não é um padrão de iconografia seguido por todos os fabricantes. Alguns assim o fazem, outros não.
Interessante, no meu Polara até que bateu: Fica no meio ( indicação no painel) com a boca da bomba pro lado direito ( o bocal do tanque fica à lateral direita da placa – modelo 80 o meu)
Bom pra discutir na mesa do buteco…eheh
Um metro mais à frente ou um mais atrás e resolve a questão. Existe carro comercial com entrada de tanque no meio do carro? Abraço.
Pô, me fizeram ir ver os carros…
Por ordem de idade:
Willys CJ3A ’51: só tem escrito “comb”
Toyota BJ50 LV-B ’66: só tem escrito “comb”
Honda CRX VTi ’93: no desenho a mangueira tá na direita, mas o bocal tá na esquerda
Peugeot 307 ’04: correto (direita e direita)
Saveiro ’05: correto (direita e direita).
Na minha modesta opinião, o desenho padrão é com a mangueira na direita, e a grande maioria dos carros ocidentais tem o bocal na direita. O bocal é na direita pra não ir cheiro de combustível pro motorista pelo bocal. Por consequência, o escapamento costuma ser do lado esquerdo (pra não passar tubo quente perto do tanque, pra não cruzar as linhas de admissão com as de escape). Nos carros de mão inglesa, por analogia, o bocal é na esquerda e o escape à direita. Mudaram o volante de lugar, mas não toda a mecânica. Isso é bem visível no Toyota Bandeirante. Até 93, quando tinha motor ocidental (Mercedes), o bocal do tanque era na direita e o escape na esquerda. A partir de 94, com motor Toyota, o bocal do tanque passou à esquerda e o escape à direita. O Jeep Willys tem o bocal rente ao motorista, é uma droga o cheiro de combustível, mas deve ter algo a ver com a facilidade que o motorista tem pra abrir o tanque (coisas de guerra) ou ainda com a distribuição de peso (o estepe estava do lado oposto).
Nas motos, a grande maioria que lembro é do lado esquerdo. Faz muito sentido, você sente a moto falhar e passa para a reserva com a mão esquerda enquanto mantém a aceleração com a mão direita. A Cagiva não pensou assim, e de fato tenho uma Elefantré 30.0 com a torneirinha na direita. Bom, eu tenho uma KTM 640 com o pedal de partida na esquerda, quer coisa mais esquisita? Será que a maioria dos austríacos é canhota?
Ao amigo que perguntou se o bocal do tanque dos F1 muda de lado… Sim, muda, dependendo do lado dos boxes. É que fica meio ruim dar a volta no carro com aquela mangueira e abastecer em 5s…
Legal a curiosidade!
São 2;09 da madrugada.Ás 7:12 irei à garagem checar.Não faço rally,mas gostaria.Não sou louco ( vide robo abaixo… é brincadeira amigo).Squa , não posso dizer mas vou dar a dica.Procure no site Grand Premio na coluna do Flávio que você vai encontrar o email dele, e mande logo as fotos .Acho que nem os projetistas sabem que a bomba desenhada tem esta função (ou será que não tem)de informar o lado da tampa de combustível.Pelo que li abaixo os carros japoneses estão corretos.Você olha o desenho no painel, vê a bomba com mangueira a esquerda , logo seu carro tem tampa a direita e ponto final ( vou dormir ).
O “Robo” pegou uma piadinha de motor AP e colocou Lada no lugar… Ficou Lada Turbo, esquisito.
Marcos, muda o lado conforme o lado dos boxes. Ja imaginou se os responsáveis pelo abastecimento tivessem que dar a volta no carro e abastecer em 6 segundos?
Basta que o carro passe um pouquinho da bomba, pois como em quase todos o bocal é na parte traseira fica fácil reabastecer.
Esta informação da bombinha no painel é lenda, o que ocorre na verdade é que como existem apenas 2 opções – certo ou errado – a probabilidade de coincidir é grande. Por isso muita gente acredita nestas bobagens.
É a mesma coisa que mulheres conversando sobre qual vai ser o sexo dos bebês. Vai ser menina porque a barriga esta baixa … Jogar cara ou coroa, tirar par ou impar e por ai vai.
Por isso quando aparece um vidente falando besteiras, ou um astrologo dizendo que o planeta x vai estar na frente do planeta y e por isso você vai ter sorte no amor ou no jogo muita gente acredita.
Pessoal. Como já disseram, provavelmente é só coincidência mesmo. No Peugeot Partner 99 está certo, no Corolla 06 está errado mas tem uma seta, no Fiesta novo até pode estar certo, mas no 97 está do lado errado, e sem qualquer dica de onde possa estar…
Os carros de F1 tem entrada do tanque dos dois lados, apenas usa-se a que é mais adequada em função da posição do box.
Senhores, pelo visto é 50% de acerto eheheh. Só vale mesmo quando o fabricante põe a seta indicadora junto do desenho da bomba…
E naqueles que enfia a mangueira por trás? como é que fica?
No meu Fiesta SC a mangueira fica do lado contrário da boca do tanque, porém tem uma setinha ao lado da bomba indicando….
Já que o assunto é de que lado fica o bocal do tanque, me diz alguém aí, em um formula 1 é impressão minha ou o bocal muda de lado em alguns circuitos ex; Em Interlagos ele está a esquerda do carro, Xangai a direita. È isso?
É uma série de grandes coincidências. Em vários carros está correto, e em outros tantos está errado. Não é padrão. Se a mangueira estiver do lado certo, é sorte mesmo.
Mas valeu por levantar o assunto!
Errado para o Ford Ka.
Mangueira do lado direito, e tanque do lado esquerdo.