Curti a ambulância
SÃO PAULO (tirando o pó) – Mário Sanctos, assim mesmo, com esse charmoso C, é quem manda a foto. Claro que é Interlagos, mas o ano e a ocasião eu deixo para vocês, enquanto curto essa ambulância Galaxie…
SÃO PAULO (tirando o pó) – Mário Sanctos, assim mesmo, com esse charmoso C, é quem manda a foto. Claro que é Interlagos, mas o ano e a ocasião eu deixo para vocês, enquanto curto essa ambulância Galaxie…
essa ambulância foi meu pai quem construio na propia ford em 1969 tenho varias fotos dela com a materia gostaria muito de conhecer o atual propetario dela meu cont.e 19 9237-3658 tenho o jornal da ford sobre as materias…
Provavelmente uma largada de F2, aqui em interlagos. Nenhuma Lotus 49 correu nesse circuito, em nenhuma época. Os dois carros com as cores Gold Leaf Team Lotus parecem ser Lotus 61 F2. Depois o Emerson correu com um carro desses, amarelo, com patrocinio da Bardhal, em 1971 ou 72.
Se a memória não falhar o Salvatti venceu essa prova, a 3.ª do campeonato, morreu dez meses depois em Tarumã, duas semanas antes durante a abertura em Interlagos, o Giunti morria em Buenos Aires e, uma semana antes alguém ainda lembra que o Emerson deu um rolê com um Gold Leaf Lotus 49C (ou B) paizão dessas gracinhas aí da foto, deve ter sido o 1º F1 da era moderna a roncar no Templo antes do GP Brasil, e nesse campeonato de desafortunados aí tinha um mané que se virou alguma coisa eu não sei, mas beliscou só um Mundial de Pilotos de F1 nove aninhos depois.
Abçs.
Fala Sergio!
O V6 do NSX já tá fora de linha (infelizmente, pois era um %!@$&@#motor). Mas felizmente, para alegria geral da nação fanática por Hondas, está vindo a nova geração do NSX, para 2009. Motor? V10 5.0L que atualmente equipa os Legend de pista. Potência? 500 cv, aproximadamente! Agora sim hein!
Hehehehe… agora os VTEC são para economia realmente, tanto que não é só VTEC, mas sim i-VTEC.
Você pode estar certo sim Eduardo, porque estive reparando nos Accord novos e vi no site também que houveram mudanças visando a economia.
E também vale lembrar que aquele V6 do NSX merecia melhor desenvolvimento, bem mesmo um V8 como tem a Toyota.
É isso aí, abraço.
Brigado pela correção, Mestre Joaquim, as vezes a gente acaba misturando as coisas no afã de acrescentar, ainda bem que tem sempre o pessoal mais gabaritado que chega em nosso socorro…
O acidente do Salvatti foi de March 712M, no final de 71.
Maus uma vez, obrigado.
Zé Maria
Sergio,
de Honda eu entendo alguma coisa. Acho que quando você disse motor VTi 2.0, você se confundiu. Na verdade deve ter pensado em motor 2.0 VTEC, não? Eu conheço os motores do S2000. F20C, 2.0 VTEC DOHC de 250 hp. Atualmente fora de linha, restando os horrorosos F22, 2.2 VTEC DOHC de 246 cv. Fruto dos genios americanos que trabalham para Honda. O que eu queria mesmo, era um B18C de Integra Type-R. Esse sim. 200 bhp! Que pegada! Gira 9 mil rpm.
Eduardo, então se prepare….
Além dos Corvette e Lotus, sou louco pelos VT i e se como eu você curte o maravilhoso VTi 1600 cc, então prepare-se para emoção de verdade tentando “usufruir” o que um S2000 da Honda pode proporcionar ! Recomendo!
Este motor VTi 2.0 foi eleito o motor do ano na Europa e EUA anos seguidos, e além de ser 2 litros, 16 válvulas com os conhecidos comandos variáveis, e rende absurdos 220 cavalos, e DAQUELE jeito louco que só os VTi são capazes (aspirado).
Inclusive, lembrando agora, no Velozes e Furiosos I, a japinha dá uns peguinhas com um S2000 rosa.
Este motor, além do S2000 (roadster da Honda) também equipa o Prelude, que também pode ser encontrado no Brasil com motor 2.2 L porém sem a preparação para performance.
Por isso eu disse de pegar o 2.0 e colocar pistões/bielas do 2.2 L, o que pode fazer chegar a 250 cv – estamos falando de um motor 4 cilindros aspirado !
Se quiser aumentar ainda mais a brincadeira, o maior expert de Honda que conheço aqui em SP é o Bruno Herrera, e no site dele tem um monte de VTi super preparados com Turbo, Supercharger ou Rotrix.
Daí…. claro, pensei num desses no lugar do motor de Corolla que vem equipando os Lotus desde 1990, com 130 cv nos Elise, 190 cv no Exige normal e 220 cv supercharger no Exige R, o que prá mim é pouco pelo carro que são (além de terem motor central e tração traseira).
Um dia na oficina do Mario Helio Sanctos, popularmente conhecido pelo nome de guerra Shirley, especializada em carroças germânicas da marca Porsche, ficamos a tentar descobrir quem seriam o gajos dessa foto e não conseguimos.
Só se socorrendo dos matuzas mesmo…
Sérgio Barros, o motor do Civic VTi é 1.6 16V com duplo comando e não 2.0 como dito.
Abraços!
Bom, falaram tudo, mas apenas digo que estas Lotus me lembraram o Elise ano 1990, targa -série especial Gold Leaf – que estava para vender mês passado na Box 9, na av. roberto marinho, por módicos 150 mil reais…… mas se eu tivesse, pagava (e também trocaria o motorzinho toyota VVTi 1.8 pelo honda VTi 2.0 aumentado para 2.2 L)
Esses campeonatos dos Anos 70 valem ser revisitados.
É pena que haja tão pouco material fotográfico, mas ali houve a grande virada do automobilismo brasileiro.
A vinda de protótipos de verdade, de monopostos de verdade, fizeram uma revolução.
E Interlagos também era pista de verdade.
Alguns podem pensar nisso como saudosismo. Outros podem ver que essa foi uma história que deu certo, cujos acertos e erros seriam boa lição para o automobilismo de hoje.
Esse campeonato de F3 não revelou nada nem ninguém que virasse algo no automobilismo: era uma safra desafortunada. Mas que coisa linda uma Lotus Gold Leaf, mesmo sendo F3.
Zé Maria,
Só lembrando que o Salvatti morreu em Tarumã numa prova do Torneio de F-2, no final de 71 e não neste de F-3, realizado no inicio do mesmo ano.
Abs.
Gostei foi da imagem da curva da ferradura.Bons tempos.
Aproveito para solicitar um destaque para a prova em Interlagos na década de 70 que correu Lella Lombardi.Foi 500 km ?
Foto maravilhosa! Mais afastada e dá pra ver todo cenário. Uma beleza mesmo
valeu
Essa perua Galaxie/Ambulancia pertencia a própria Ford do Brasil.
Prestava serviços na fabrica em São Bernardo.
Em 2004 estava a venda no Encontro de Carros Antigos de Aguas e Lindóia, em mau estado, com bastante ferrugem.
Foi comprada, recuperada e hoje pertence a um colecionador de Sampa.
Errata: meu tio é o cara do lado direito, prestem atenção na sacada do segundo sobrado a esquerd, ao gurda sol no terceiro piso bem em frente, e o cuidaddo com a segurança , (fardos de feno)
Bela imagem, duas Lotus 59 do works team e o Tecno do Salvatti, falecido logo depois na etapa em Tarumã, no final da reta de chegada, quando seu carro passou por baixo do guard rail!!
Ele era uma grande esperança dos italianos, assim como Ignazio Giunti, morto no comêço daquele ano durante os 1000 km de Buenos Aires.
Boa Noite.
Zé Maria
Mario Sanctos e sua RD350 amarela e preta, mande uma foto que o FG publica.
Como diz o Flavio, INTERNA EU !!!
Este é o Mário Hélio dos Sanctos. Ae FG, tá na hora de jogar umas fotos do Mário de rd, tz, e tudo que se tenha direito. Esse tem história para contar!
Fórmula 2, pelos carros… 71, seria o ano???
I Torneio Brasileiro de F-3, Interlagos, 1971, terceira etapa.
Dave Walker na pole (Lotus 59B), no meio Giovanni Salvatti, Tecno e mais embaixo, Tony Trimmer, Lotus 59B.
Alguém percebeu o milico de nossas décadas perdidas em primeiro plano e “FIRESTONE – o pneu dos campeões”.
Corrigindo…
As Lotus estão com as cores do Gold Leaf Team Lotus.
A foto é de uma das 3 etapas corridas em Interlagos do I Torneio Brasileiro de Fórmula 3, em janeiro de 1971. Na primeira fila, duas Lotus oficiais, com a pintura da John Player Special; na pole acho que é o Dave Walker… No meio, um Tecno.
F.Ford torneio BUA? /70?
Pô Gomes, te mandei umas fotos de uma perua Galaxie funerária e vc nem deu bola!rrss Agora me vem com esas ambulância quase inidentificável!rrss