De novo a Volkswagen
SÃO PAULO (balão de ensaio) – Rafael Prete pescou a notícia na “Gazeta Mercantil”, que reproduzo sem maiores esperanças:
A multinacional Volkswagen, quarta maior fabricante de carros do mundo, pode lançar em breve sua própria equipe de Fórmula 1. A montadora, que é regularmente ligada a rumores sobre uma possívele ntrada na principal modalidade do automobilismo mundial, anunciou a contratação do ex-piloto alemão Hans-Joachim Stuck para o cargo de representante de corridas. Stuck, que disputou 74 GPs na década de 1970, é figura freqüente no paddock da F-1, o que fez aumentarem as especulações sobre o interesse da VW pela categoria. Em sua nova função, o alemão irá supervisionar a produção de carros de corrida e trabalhará no desenvolvimento estratégico de novas oportunidades esportivas para as marcas do grupo. É possível até que seja firmada uma parceria com a equipe Toro Rosso, que já disputa o Mundial (terminou a temporada deste ano na sétima posição) e tem em seu site oficial um link para a página da fabricante. Atualmente, a Volks participa apenas de categorias pouco badaladas, como a Fórmula 3 européia e a Fórmula Truck.
achei bem legal o seu post. dá uma olhada aqui… http://www.muiloko.com.br/ref5
É bom que ensaiem mesmo, e ensaiem muito, antes de entrar da F-1. Senão, vira uma Toyota.
Puxa, o boato surgiu por causa de uma contratação?
Como a Volks poderia entrar na F1 sem mexer na regra dos motores?
Ou ela iria apresentar um motor desenvolvido no final de 2006, como todos os outros times?
Ela contratou o Stuck. e isso não significa nada, apenas que o cara vai trabalhar para eles.
A Audi gasta uma boa grana em competições e deixa claro que quer apenas participar de competições próximas aos carros de rua.
Audi = Volkwagen, então nem tem o que discutir, né?
o que eu gostaria de ver mesmo é a Porsche na F1
Ah, e para provocar o Milton e o Romeu, a melhor marca da VW para a F-1 chama-se LAMBORGHINI .
Tremei infiéis !
tira essa de Audi na F1 ,a Porsche não colocaria nunca ,pois eles é que dão a palavra final no grupo VW .É como se a Fiat colocar Alfa Romeo ao invéz de Ferrari ,se ligam.
Bem, dizem ate que a VW vai lancar um “novo Fusca” , um carro com motor trazeiro de baixo custo e tera uma nova geracao de carros com motor central em uma plataforma compatilhada com o Porsche Boxer e um novo Audi( PS: a Porsche Cayenne compartilha a plataforma com o VW Tuareg) .
A VW na F1 eh um sonho de muita gente, tem que ver com que marca VW, Audi, Bentley, etc… mas a VW nunca foi muito de gastar dinheiro em categorias formula TOP … e ainda mais os planos de introduzir motores diesel na F1 adiado ( AUDI usa diesel em Le Mans e na ALMS) , fica dificil acreditar nisto…
Essa notícia já foi aventada sei lá quantas vezes !!!!
Duvido !!!! ainda mais agora, que o tio max congelou o desenvolvimento de motores (uma besteira sem tamanho na minha opinião) como eles iriam fazer ? torcer para acertarem o motor logo de primeira ? eita regrazinha besta, tio max muito ajudaria se não atrapalhasse !!!!
além do mais o vitão tb pegou outro ponto interessante, os alemães metaleiros são um porre, quando um amigo meu trabalhou na Volke, que desenvolve toda a parte de design da VW pois o estúdio da VW mesmo é minusculo e quem pega na massa mesmo é a Volke, era um deus nos acuda todo ano na renovação do visto de trabalho, porque sempre reclamavam que estavam dando emprego a um brasileiro e não a um alemão , mas o Varkus (chefão) gosta da brasileirada e atualmente banca uma galera de brasucas por lá.
Mas voltando a vaca fria, depois dessa histórinha toda, é que na cabeça dessa gente VW e F1 são coisas que não se misturam e dificilmente esse “plano” vai adiante.
Audi F1 (no lugar da Toyota) e Williams-Seat com Alonsito no volante!
O Phaeton e o Touareg são carros populares, popularíssimos…
Quanto a esporte de elite, acho uma tremenda besteira.
Toyota, Honda e Renault são marcas populares e nos últimos anos estiveram quase tão presentes quanto a Ferrari e Mercedes.
Se a Volkswagen fosse entrar como Audi em alguma categoria monoposto, iria para alguma categoria americana, onde eles estão tentando estabelecer a marca.
A Fórmula 1 tem um alcance mais extenso, mais interessante para vender a marca volkswagen mesmo.
como dizia um falecido amigo meu: só se for com motor 1.6 a ar, carburador simples…
du-vi-de-ó-dó!!!!!!
poderia ser a audi
Audi investe – http://z001.ig.com.br/ig/58/14/913038/blig/bligdogomes/2007_11.html#post_19014144
“Podem tirar suas quatro argolinhas da chuva”
Já escrevi antes e repito : duvido que a VW participe de esportes de elite, porque faz carros populares. Diversas iniciativas “eletizadas” da marca (como o protótipo W12) foram sumariamente podadas pelo conselho (atropelando o Piëch) , que tem um representante do sindicato metaleiro ( o famoso “pelegão”) e mais 2 políticos do governo da Baviera. A justificativa é simples : como vão pagar salários astronomicos para engenheiros e pilotos? como fica o bonus de natal dos metaleiros? Faz uns anos li uma entrevista (revista Car) do metaleiro-palpiteiro em que ele disse claramente que prefere dinheiro no bolso dos operários (pobrezinhos) do que no de astros sulamericanos (pintou um preconceito também) . Talvez a compra pela Porsche, e a necessidade de penetrar no mercado asiático justifique, mas duvido que a base sindical permita. Nem se fosse para usar a marca Audi.
acho que é mais pelo marketing e lucro nos contratos, e porque já viu renault, honda, toyota e agora gm entrando, devem ter feito contas e…..
por isso seguraram a participação da Audi mundo afora para ano que vem.
Essa história – ou estória – é requentada. Já chegou a ser ventilada esta parceria com a Red Bull na Fórmula 1 em razão, principalmente, da ligação das duas marcas. Basta lembrar que os autríacos patrocinam a Volks no Paris-Dakar, patrocinaram a Skoda no Wrc e algumas outras parecerias.
O logo da VW aparece no site da Toro Rosso porque ela usa caminhões da marca para transportar seus equipamentos…
E a F1 continua mendigando atrás da Audi, implorando pela atenção de alguma nova montadora de tradição no automobilismo. Ultimamente só estão conseguindo enganar à Índia, Spyker, Super Aguri… Tá feio o negócio deles…
acho bem plausível… a red bull vai patrocinar alguns carros com motor vw na f3 euroseries… pode haver uma contra-partida no futuro.
Gomes, no comments sobre a A1GP? Vc acha que vem para o brasil mesmo?
abs e parabéns pelo blog.
Correrão com a bandeira Audi!