Deu em nada

SÃO PAULO (surpresa) – A FIA não puniu a Renault na reunião do Conselho Mundial hoje em Mônaco. Estou lendo o e-mail com calma, que acabou de chegar. Já volto com detalhes.

Atualização

Bem, aos detalhes, que não são muitos. A Renault foi considerada culpada de violar o artigo 151c, o mesmo da McLaren, mas não foi punida, como acontecera com a McLaren no primeiro julgamento.

A diferença essencial é que na época a Ferrari recorreu e conseguiu que o time de Ron Dennis fosse punido no apelo. O que não vai acontecer agora porque a McLaren não vai recorrer de nada.

Explica-se: o time se retratou ontem através do texto que segue abaixo na íntegra, em inglês, dada a preguiça e a falta de tempo para traduzir. Mas que diz, em resumo, que as acusações à Renault foram exageradas e cheias de informações erradas. Vejam:

PRESS RELEASE ON BEHALF OF VODAFONE McLAREN MERCEDES

The FIA has asked us to correct certain factual errors contained in a press briefing given on our behalf by one journalist concerning Renault F1 and we are pleased to do so. The corrections are as follows.

In our briefing, we stated that there were 18 witness statements from Renault employees admitting that they had viewed McLaren confidential information.

To the extent that this implied that 18 different Renault employees admitted viewing McLaren confidential information it was inaccurate. 13 Renault F1 employees provided 18 witness statements and 9 of them have so far admitted they viewed and discussed the confidential technical information belonging to McLaren.

We stated that the confidential information on computer disks was uploaded onto 11 Renault computers.

This is not accurate. Mr Mackereth copied information onto 11 computer disks. The information on these 11 computer disks was uploaded by Renault IT staff in September 2006 onto Renault’s T: drive and then transferred by Mr Mackereth to his personal home directory stored on Renault’s network server. A back up copy of the material on Mr Mackereth’s personal directory was made onto an unknown number of Renault’s back up servers/tapes.

Our briefing could have been interpreted as suggesting that the Renault employees who admitted sight of McLaren Confidential Information all viewed it on computer screens.

Only Mr Mackereth and Mr Hardie admit viewing McLaren Confidential Information on Mr Mackereth’s computer. The other seven employees who have admitted seeing McLaren Confidential Information admit seeing it in the form of computer print outs or hard copy documents.

We said that the information on the 11 computer disks taken by Mr Mackereth included 780 individual drawings.

This was an error. The information taken by Mr Mackereth on floppy disks, in hard copy form and by email amounts to 762 pages when printed out. The 11 computer disks included 18 individual technical drawings. Mr Mackereth also admits that he took hard copy drawings of McLaren’s dampers.

We said that the McLaren information amounted to the “entire technical blueprint of the 2006 and 2007 McLaren car”.

This requires clarification. The position is that, the McLaren drawings plus the information in a confidential MP4 – 22A Specification document taken by Mr Mackereth constitute a technical definition of the fundamental layout of the 2007 McLaren car and the technical details of its innovative and performance enhancing systems.

We are pleased to assist the FIA in making the above clear in advance of tomorrow’s hearing.

Isso posto, a McLaren é que corre, agora, o risco de ser processada pela Renault por calúnia, injúria, difamação e por causar gastrite em quem não devia.

Encerra-se o caso, pois. E abre-se a porta, definitivamente, para Alonso assinar com sua ex-equipe e ser anunciado, ao lado de Nelsinho Piquet, para 2008. Heikki Kovalainen, que não tem treinado pela Renault, vai para a McLaren.

Será assim.

Abaixo, só para não deixar um post desse tamanho sem imagem nenhuma, a sala onde aconteceu a reunião do Conselho Mundial, cheia de gente engravatada.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
McLaren
McLaren
16 anos atrás

Seria espantoso se a FIA punisse a Renault, ai sim seria a notícia do ano.

deodato filho
deodato filho
16 anos atrás

E o mundo vai se transformando numa enorme Brasília.

The book is on the t
The book is on the t
16 anos atrás

“I hate to say I told so”

Gomes
Gomes
16 anos atrás

E ninguém é obrigado a ler este blog.

rossa
rossa
16 anos atrás

Acho q. trocaram as fotos. A foto é da reunião Da FASP, extinguindo a Super Classic.

CCAA
CCAA
16 anos atrás

Olha gente, o Gomes não aceita críticas, foi só falar da não tradução que o cara ficou bravinho!! Mas, acho que estamos no Brasil, se não quizer crítica não coloque nada em ingles, poque, que eu saiba, ninguem é obrigado a saber linguas estrangeiras.

Patrick não Depaille
Patrick não Depaille
16 anos atrás

Tem uma bandeira do Brasil lá no fundo?

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Tradução Babel Fish:
LIBERAÇÃO de IMPRENSA EM NOME DE VODAFONE McLAREN MERCEDES O FIA perguntou-nos que para corrigir determinados erros factual contidos em uma instrução da imprensa dada em nosso interesse por um journalist a respeito de Renault F1 e nós estão satisfeitos para fazer assim. As correções são como segue. Em nossa instrução, nós indicamos que havia 18 indicações da testemunha dos empregados de Renault que admitem que tinham visto a informação confidential de McLaren. Até ao ponto em que isto implicou que 18 empregados diferentes de Renault admitiram a informação confidential de McLaren da visão era inaccurate. 13 empregados de Renault F1 forneceram 18 indicações da testemunha e 9 delas admitiram assim distante que viram e discutiram a informação técnica confidential que pertence a McLaren. Nós indicamos que a informação confidential em discos do computador uploaded em 11 computadores de Renault. Isto não é exato. O Sr. Mackereth copí a informação em 11 discos do computador. A informação nestes 11 discos do computador uploaded pela equipe de funcionários de Renault em setembro 2006 em T de Renault: movimentação e transferido então pelo Sr. Mackereth a seu diretório home pessoal armazenado no usuário da rede de Renault. Uma cópia alternativa do material no diretório pessoal do Sr. Mackereth foi feita em um número desconhecido de servers/tapes alternativo de Renault. Nossa instrução poderia ter sido interpretada como sugerindo isso os empregados de Renault que admitiram a vista da informação confidential de McLaren a viram toda em telas de computador. Somente o Sr. Mackereth e o Sr. Hardie admitem a informação confidential de McLaren da visão no computador do Sr. Mackereth. Outros sete empregados que admitiram ver a informação confidential de McLaren admitem vê-la no formulário de saídas da cópia do computador ou de originais da cópia dura. Nós dissemos que a informação nos 11 discos do computador feitos exame pelo Sr. Mackereth incluiu 780 desenhos individuais. Este era um erro. A informação feita exame pelo Sr. Mackereth em discos flexíveis, no formulário da cópia dura e por quantidades do email a 762 páginas quando printed-out. Os 11 discos do computador incluíram 18 desenhos técnicos individuais. O Sr. Mackereth admite também que fêz exame de desenhos da cópia dura de amortecedores de McLaren. Nós dissemos que a informação de McLaren atingiu “o blueprint técnico inteiro do carro 2006 e 2007 de McLaren”. Isto requer o esclarecimento. A posição é aquela, os desenhos de McLaren mais a informação em um MP4 confidential – o original da especificação 22A feito exame pelo Sr. Mackereth constitui uma definição técnica da disposição fundamental do carro 2007 de McLaren e dos detalhes técnicos de seus inovativo e desempenho que realçam sistemas. Nós somos satisfeitos ajudar ao FIA em fazer o espaço livre acima adiantado do hearing tomorrow’s.

Thiago Macedo
Thiago Macedo
16 anos atrás

Justo! O carro da Renault não andou nada…

hendrix
hendrix
16 anos atrás

acho q o sr mosley teve um estágio no senado brasileiro

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Tem de calabresa?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Bom, nada muito diferente do que se esperava… pela foto, a diferença é que trocaram a pizza por um buffet de saladas (ou seria algo relativo ao Natal ali no meio da “Mesa Quadrada, F-1 Debate”, como diria o grande Roberto Avallone, interrogação)…

E tudo caminha célere para 2008, como tem de ser…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Quanto você me paga pelo serviço de tradução? Quanto à sua segunda pergunta, muito pertinente num post sobre a Renault, devolvo: você é hare-krishna?

Gomes
Gomes
16 anos atrás

O CCAA está com ótimos preços.

junior
junior
16 anos atrás

Acho melhor nao colocar texto em Inglês é um deserviço, outra coisa, Gomes você é Chavista???

Fabridney
Fabridney
16 anos atrás

Bom, tá definido então. Renault e Alonso em 2008 + x anos. Agora, que patrocínio irá desembarcar na Renault ano que vem? Telefonica + Marca + BBVA? Equipe Movistar Renault ING? É aguardar.

Frederico Maia
Frederico Maia
16 anos atrás

Só faltava esta etapa, agora é só aguadar o anuncioo do Alonso na Renault.

Acir
Acir
16 anos atrás

Colocar esse texto em ingles foi para acabar……. sem comentários..

Conde
Conde
16 anos atrás

Salinha discreta , não ?

paulo
paulo
16 anos atrás

e viva alonso.

---
---
16 anos atrás

Olhem só o piso do salão. Isso é o que se chama de tapetão.

Hugo
Hugo
16 anos atrás

Parece que o ano que vem promete. Nelsinho e Kovalainen tendo as chances que vão ter…vamos ver no que vai dar. Abraço.

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

Boa tarde galera…e vergonhoso…+ ja esperava por isso…a Ferrari anda de assoalho irregular…planta um flagrante ridiculo de doc velhos…com isso junto com a Fia rouba no tapetao …os canecos da Mercedes…que foi …multada…roubada… perseguida…punida…descaradamente …e com a Renault …nao ha punicao alguma…que palhacada virou a f 1 …eu se fosse a Mercedes …sairia da f 1 na hora …isto nao e esporte serio nem Honesto…viva Stewart… Couthard … Hill e outros …que denunciarao esta palhacada !

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Bonito este salão hein!