Do baú do Divila
SÃO PAULO (hoje é fácil) – Antes dos túneis de vento e dos computadores que fazem tudo sozinho, era assim que nascia um carro de F-1. O desenho é do Ricardo Divila, que continua arrumando seus armários em casa e, a cada cinco minutos, descobre uma preciosidade dessas.
Aliás, já dei o ultimato: se o Ricardo estiver pensando em jogar alguma coisa fora, pode tirar o cavalinho da chuva. Arrume os armários e guarde tudo de novo!
Simplesmente inacreditável
Eu e o “Ingles” trabalhamos juntos nos idos de 67/68/69, depois nos separamos, ele ficou com carros e eu com aviões, e naquele tempo ja pensavamos em aerodinamica, fiquei 6 meses (em 69) trabalhando com o Fitti F4 no tunel de vento do CTA, as coisas não eram só na raça, a pesquisa cientifica ja existia pelo menos nas nossas cabeças.
ei ricardo, mande as fotos para mim…o endereço é [email protected]
Flávio,
Você pode homenagear o Divila.
Coloque algumas fotos dos Copersucar que enviei em um CD para você.
Hoje eu já tenho 1246 fotos diferentes de todos os modelos dos Fittipaldi.
E pensar que na minha faculdade(FATEC), a gente só aposenta a pranchetinha (A-4 mesmo…), os esquadros e os compassos, no meio do curso…e ainda assim tendo aulas simultâneamente com software… Sim, fazer elipse na mão e com essa perfeição é uma arte em sí.
Concordo com o Zé Henrique,
As vezes vendo alguns comentários aqui, até parece que a tecnologia atual é ruim… que bom mesmo seria ter a mesma tecnologia de 30 anos atrás… Lembrem-se que esse desenho, representa o que havia de mais moderno para a epoca!! Saudosismo sim, mas sem exageros!!
ola pessoal……….
modernismo, saudosismo……….nada a ver……são épocas diferentes.
computadores, tuneis de vento, são apenas ferramentas que agilizam o processo de projeto/construção, mas, o cerebro dos projetistas, ainda é que mandam………
abraços
Ao Victor:
90% dos Unos de velocidade não usam suspenção traseira. É tudo travado/maneado. Apenas acertos de alinhamento e nada mais.
Ah! Os saudosistas! Antigamente é que era bom, sem computadores gigabytinianos ou túneis de vento! Sair de Redley e calça Fiorucci… no entanto, hoje não vivem sem um notebook, um celular com câmera e um Corolla com ar-condicionado digital. Tenham o dó. Feliz 2008.
Flavio…. na boa, concordo que os caras trabalhavam,
mas vc dizer que os “computadores fazem tudo sozinho”…. po! e o cara que desenvolveu o software pro computador? deve ter ralado pra caramba!
se tivesse computador nos anos 70, 80 com certeza eles também iriam utilizar, tudo pra estar sempre um passo na frente das outras.
e a renault que vai fazer um simulador de vento? puts… isso é genial!!
alias, acho que eles não iriam anunciar que “vão desenvolver”, isso ja deve estar muito adiantado. é um passo bem grande na frente das outras.
OFFTOPIC:
Pessoal, alguém sabe me dizer como é o esquema da suspensão traseira dos Unos da F-uno?
Abraços!
Façamos um livro (mesmo que digital) para preservar todo esse tesouro do Divila.
É só me dar o endereço que eu passo por lá pegar toda a “papelada” pra digitalizar….
Taí um cara que gostaria de conhecer. O sujeito deve ter muitas ótimas histórias!
Gomes muito bons esses arquivos! uma pena que nunca cheguei a ver esses carros ao vivo…
aqui um vídeo interessante do Lauda no Youtube
http://br.youtube.com/watch?v=So5KMChu7r4&mode=related&search=
Meu Deus!
Que coisa linda! Deve ser o F9 ,com o tanque de combustivel mais curto e alto ,como era a Willians FW08 ,ou seja ,compacto ,era a arma dos aspirados contra os pesados turbo em 82 , maravilha!!
Quem me dera ,ajudar o Divilla a arrumar essas coizinhas ,puts ,ver os primeiros rabiscos do FD01 ou FD04 e as ideias do F1 brasileiro que nunca foram colocados em pratica ,coisas que só o Divilla tem na memoria .
Fantastico!!!!!
Material para ilustrar a grande historia sobre o engenheiro que construiu o primeiro F1 no Brasil. Ricardo Divila começe a separar para escrever um livro. Abraços
… desenhos criados no tempo em que o máximo era ter na prancheta um tecnígrafo Nestler.
PQP….
Isso é praticamente um pergaminho automobilistico…material nobre!
E os desenhos na base da régua+curva francesa…..
Cara, que F.ODA!!!!! (técnica FG de descrição sucinta e objetiva de algo que choca)
Abraço.
Eu tive o privilégio de ter aulas de desenho técnico, nos idos de 1995. Em plena era da informática, portanto. O AutoCad já era velho conhecido.
Commendatore,
Ainda tenho a minha Aristo Studio na embalagem original.
Perspectiva isométrica.
Coisa de Engenheiro, coisinha linda.
Anterior (bemmmm anterior) aos atuais modeladores de sólidos com equações boleanas (viajaram hein, laicos?) como Unigraphics, Catia e outras cositas más…
Pago o maior pau pra um material desses, dos tempos em que calculávamos – em régua de cálculo, antes das calculadoras !!!! – aquelas matrizes malucas, cheia de formulas com integrais e derivadas, um simples sistema de nós…
Na boa: Não tenho saudades, matemática nunca foi a minha, criatividade e senso crítico sim.
Por isso hoje, pro Formula 500 contratamos, eu e o Lucca Furquim, os melhores Engenheiros da FEI (bem onde eu e o Divila estudamos, quem diria…) circunstancialmente Bi-Campeões Mundiais de Baja SAE, e vice brasileiros de Formula SAE…
O mundo deu um trilhão de voltas, quase trabalhei na Fittipaldi, não realizei meu sonho de criança na época certa…
Que nada !!!
Esperei 25 anos pra voltar e agora voltei, bem aqui e cheio de t.e.s.ã.o. pra criar de novo…
Divila: Gostaria de ser patrono de uma molecada braba que está começando agora?
Sei que deve estar doidinho pra um merecido descanso mas…
Quer brincar de carrinho com a gente, malucos saídos do hospício?
Além da honra óbvia, prepare-se para meu assédio e puxa-saquismo (desta vez) plenamente justificado.
A propósito… Tem uma certa fábrica brasileiríssima, tupiniquim de verdade que adoraria tê-lo como Aspone… Um pitaco seu vale o céu dos pilotos para nós, pobres mortais.
Fala sério, e os caras hoje acham que trabalham pra caramba. Esses caras como o Divila, Chapman é que eram, ou melhor, são GÊNIOS, pois não precisam de máquinas para trabalhar, têm o cérebro, perspicácia e vontade de criar, trabalhar. FUORICLASSI.