FD10
SÃO PAULO (planos sempre há) – Recebo e-mail do Ricardo Divila dos mais alvissareiros. Ele está arrumando a bagunça em casa, imaginem o que vai sair!
Reproduzo:
Foto da primeira versao do FD10, ainda com bico baixo… e provavelmente uma das primeiras interações do bargeboard. Estou dando uma limpeza em casa e devo encontrar algumas moscas vermelhas a mais, no momento só folhas com dados de túnel de vento…
Abraços, Ricardo
Vai mandando, mestre!
Pois é, na verdade era F10 mesmo, para o ano seguinte mudou a regra de chassi (fundo plano, proibição do carro asa), e assim todo mundo teve que projetar novos carros. O Panda esclareceu tudo no seu blog.
No Blog do Pandini está tudo explicado, seria esse o FD10 mesmo.
cristiano ruivo, quando os caras lançam um carro, já desenhavam outro…
pode até ser que o desenvolvam (como foi o caso do f-8, que teve as versões f-8C; F-8D) mas mesmo estes poderiam ser chamados de f-9, f-10
esse f-10 mencionado poderia ser tambpem um f-9B, f-9C, e enfim f-10!
entendeu?
Marcelo Teles, mas não foi isso que ele quis dizer no post com “ainda com o bico baixo”? Alguém sabe mais desse FD10 então, se não é o F9? Imagino se o F9 andou meia dúzia de provas, não foi completamente desenvolvido, achei que seria meio improvável já ter um FD10.
Aliás, o Divila não devia escrever um livro, e sim uma enciclopédia!!!
Com motor mabushi deve andar bem…
Vou lançar uma idéia aos internautas “divillianos”…como seria um carro da Copersucar Fittipaldi em 2008? Mandem os desenhos pro gomes
abç a todos e um ótimo ano
guilherme corrêa
Sensacional!!!! Este Maluco do Divila deve ser o Brasileiro envolvido com automobilismo que mais passaportes tem. E horas de vôo? É o cara.
Qual a escala da bagaça?
Legal demais… o carro tinha as linhas muito limpas… como tantos outros tambem sou um apaixonado pela historia da Fittipaldi F1…. acho que o Divvilla deveria escrever um livro e nos brindar com esta historia
O Divila precisa, ou melhor DEVE, colocar tudo isso em livro!!!
O tamanho desse modelo parece ser similar aos carrinhos de autorama… pelo menos, tá parecendo!
Sensacional Flávio, pede para o mestre Divila mandar mais (vc sabe como sou fanático pela equipe brasileira…)
Cristiano, o F9 tinha bico bem quadrado e curto, bem diferente deste projeto aí.
Esse carro ddevia ter um “pitch” bem ruinzinho, com esse defletor formando uma corrente de ar ali
Qual era a escala do modelo testado? Era o Tunel da Embraer?
(ouvindo Space Truckin – Deep Purple).
Seria uma radicalização do efeito solo: aquelas aletas na asa dianteira levariam o máximo de fluxo de ar para o assoalho. Haja suspensão para aguentar tamanha pressão!!! Legal saber que no Brasil tem muitas cabeças desenvolvendo idéias diferentes, procurando evolução de conceitos. Chega de só copiar, vamos desenvolver (pena que a equipe Fittipaldi não sobreviveu…).
Será que não é o F9, que foi lançado no meio de 1982? Nunca chegou a correr um F10, e mesmo o F9 só correu poucas provas, antes da equipe acabar.
Notem a traseira, com a carenagem cobrindo os braços da suspensão e a caixa de câmbio. Parece bastante com a malfadada Lotus88, o carro de “chassi” duplo….
FD10?? De que ano é esse projeto??? Em que ano iria pra pista?
O carro parece lindo demais…achei bem semelhante à Ferrari 126C, de 1981.
Isso foi uma das coisas mais legais que eu vi nesse blog! Essas coisas são sensacionais! A historia desse projeto eh fantastica!
Caramba… carro bonito! achei até mais bonito que o que foi pra pista!
Flávio,
aproveita e vê com o Divilla se ele tem alguma coisa do Fittipaldi de seis rodas, pois pelo que sei, eles chegaram a fazer o projeto do carro, acho que com aquele projetista “X”, caso o Tyrrel de seis rodas se mostrasse o caminho a ser seguido.
Simplesmente fantástico!
ver essas peças, utilizadas em um F1 brasileiro é motivo de orgulho.
pena que não foi dado o valor para o nosso F1 nacional