Mais Oscar

BELO HORIZONTE (Mercearia do Lili: conheçam) – Uma história deliciosa sobre Niemeyer me foi contada pelo grande Zé Rodrix, miniaturista-fotógrafo-antigomobilista do Rio, que tentarei reproduzir.

Alguns anos atrás, não muitos, a Fiat encomendou o projeto de um novo prédio a Oscar, que o fez, entregou, e ficou esperando. Passado algum tempo, a Fiat entra em contato e avisa que infelizmente os planos de fazer o tal prédio haviam sido cancelados, mas queriam, claro, pagar pelo projeto.

Niemeyer, que nunca ligou muito para dinheiro, disse que deixassem para lá, tudo bem, não queria receber nada. A Fiat insistiu, insistiu, até que, sem conseguir convencer o arquiteto a receber, ofereceu um carro. É só escolher, o carro que quiser.

Se não liga para dinheiro, imagine para carro. Niemeyer declinou, disse que não se incomodassem, mas a Fiat insistiu, insistiu, até que descobriu que Oscar tivera um Alfa Romeo 2300, aquele brasileiro. E a montadora resolveu dar um presente a ele.

Por meses, saiu à caça de peças originais zeradas da Alfa 2300, em todas as revendas do país. E conseguiu montar um carro zero quilômetro, anos depois de ele já ter saído de linha. O chassi foi numerado, um número acima do último fabricado. E Niemeyer recebeu sua Alfa zero.

Diz a lenda que emprestou a um amigo, e ninguém sabe direito onde está esse carro. Seria um achado e tanto. Se alguém puder confirmar a história (não que eu duvide de Zé Rodrix; mas sempre pode aparecer um cabra neste blog que, sei lá, trabalha na Fiat, ou trabalhou, e pode ter mais detalhes), qualquer relato é bem-vindo.

Aproveitando o ensejo, tem mais uma ótima entrevista com Niemeyer no blog do Paulo Henrique Amorim.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
eric
eric
16 anos atrás

Jota,acredito em você.O Passat eu acertei hein!!!!!Dizem que o Diplomata Collectors tem mod 93….acredita???

Jota
Jota
16 anos atrás

Eric,

eu tenho uma edição da Rev. Oficina Mecânica, onde afirma que exitem 2 fusca 88, veja:

Revista Oficina Mecânica – n.° 62, pág. 12

Fuscas – 2 fabricados em 1988

1600 Zé do Caixão – 1 fabricado em 1972

TL – 85 fabricados em 1976

Karmann Ghia TC – 183 fabricados em 1976

Brasília – 1.767 fabricados em 1982

Passat – 19 unidades fabricadas em 1989

eric
eric
16 anos atrás

Jota…o Fusca 1986/1987 foi um dos ultimos se não o ultimo a ser montado e na verdade ele nem foi”ultima serie”e sim um carro normal de linha porém na mesma cor dos “ultima”.Foi registrado no detran como 86/87 só porque ficou largado em SBC na fabrica quase um ano…

Eric
Eric
16 anos atrás

sobre os fuscas, não é 87 mas sim 88… dizem que a VW montou 2 em 88…. eu acho que se existem, devem ser 86, vendidos “zero km” em 88. Pois se lembro bem, cada umas das 850 autorizadas vw receberam uma unidade da série especial.

Paulo Trigueiro
Paulo Trigueiro
16 anos atrás

excelente historia!!
blog de responsa.

Luciano, o Basso
Luciano, o Basso
16 anos atrás

Eu moro ao lado dessa revenda Fiat na General Polidoro. Tem cara de estar nesse ponto à décadas…

eric
eric
16 anos atrás

Ave quanta história hein….igual a do 147 chassi 00001 que a Fiat trocou por dois tempra 0km para recuperar o 1º 147….ou melhor….em 1989 foram fabricados 19 Passat pointer FATO REAL….o pai do meu amigo era chefe de produção.Tipo o Fusca 1987….erro de registro do detran…

joão
joão
16 anos atrás

lili é doidimais!

ed diogo
ed diogo
16 anos atrás

Mercearia do Lili e otima, pena que estou fora de BH ,sou amigo do Dias trabalhamos juntos na antiga GM Terex

Junior
Junior
16 anos atrás

Ixi agora entendi tudo, pelo que li o Oscar é Chavista….

Bozena
Bozena
16 anos atrás

Lá em Pato Branco, tem uma história de uma Alfa 2300, daí.

jota
jota
16 anos atrás

primeiro foi o SP2 conversível homologado pela VW do Brasil. Agora a Alfa 2300 do Oscar. Daqui a pouco vai ser os 2 fusca 88 que a vw montou com restos de peças, ou os 20 Passat GTI com 2.0 do Gol GTI) montados para os funcionários do alto escalão da VW. Ou os 15 Opalas 74 com motor 350 do Camaro. Tá começando a ficar sem credibilidade….

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Flavio, como o João disse, o carro provavelmente está se acabando em algum canto de uma oficina/garagem qualquer, se é que já não se acabou.
Seria interessante acha-lo, quem sabe um dia ele reaparece por ai.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Como bem disse o sobrinho (blog conhecido e RESPEITADO é outro departamento…) o ON, era chegado num Saab sim.
Como ele tem horror a avião, ia do Rio para a NovaCap, de Saab, enfrentando as estradas (????) .
O irônico é que era mais fácil se matar naquelas buraqueiras que de avião….Mas devia ser uma viagem emocionante , De Saab, sem mecas por perto e num carrinho de 10 HP….

Isso é bom demais da conta de fazer.

Eu era habituê em viagem maluca pelo Mato Grosso num fusca. Se quebrasse, tava ferrado…

Othon
Othon
16 anos atrás

Mercearia do Lili fica no Bairro Santo Antonio, na Rua Sao Joao Eveangelista,tem cada tira gosta de babar mesmo, e a cerveja e geladissima…Flavio, vc conseguiu fazer aquela reportagem sobre o Uno do Vinicius Pimentel ?

Chico Rulez!
16 anos atrás

Paulo: você provavelmente nunca morou aqui. É assim mesmo. Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que trabalha na Fiat. BH é cidade grande mas é uma roça… hehehehe

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz, só posso dizer uma coisa: caraca!

Aliás, ontem passou na TV Cultura a 2ª parte de um documentário sobre o ON, muito bom… grande figura… impressionante como as coisas fluiam fácil da sua mente…

Vai ver por isso que a FIAT se dedicou tanto para arrumar esse “mimo”…

Dú
16 anos atrás

O Andre definiu o blig! E quem deve saber mais desta 2300, seria o Giuseppe Marinelli, um italiano maluco, muito gente fina que trabalhava na Fiat. O conheci, e babava num Fiat 147 que ele, por diversão corria. O cara mandava legal.

André
André
16 anos atrás

Mas esse blog é muito bem frequentado!!! A gente esperando aparecer um funcionário da FIAT, aparece o sobrinho do homem!!!
Abraços.

joao niemeyer
joao niemeyer
16 anos atrás

F.G. ,a historia do Ze e verdadeira .Sou Sobrinho do Oscar e eu fui buscar este carro quando ficou pronto em uma loja da FIAT aqui no Rio na General Polidoro.Oque aconteceu, e que na epoca a FIAT produzia apenas o UNO eo Oscar preferia um carro maior.Pediu entao o Alfa ,imaginando que ia receber um bom carro revisado pela fabrica,mas para surpresa de todos resolveram montar um carro como Ze contou.O curioso e que no meio do caminho as importaçoes foram liberadas e como estava dando muito trabalho e ficando cara a brincadeira a FIAT ofereceu no lugar da 2300 uma 164 zero que na epoca era espetacular .,mas Oscar nao quis.
Depois usou o carro durante alguns anos,viajamos muito com ele para Brasilia ,S.Paulo ,BH Parana etc e nao sei oque a FIAT fez naquele motor que era um canhao.Este carro rodou pelo menos uns 100.000 Km na mao do Oscar .Depois começou a ficar dificil manter ocarro ,peças e a lataria que apodrecia com facilidade e entao deu para um amigo.Mas o carro ja estava bem ruizinho.Foi uma pena perde-lo.
Voce esta certo quando disse que Oscar nao liga para dinheiro,mas enganado em rlaçao aos automoveis .Me lembro quando era garoto ele tinha um Alfa Zagato ,depois me lembro de 2 Saabs como os que voce gosta,(vivia furando os pistoes)

nos 70 um Dodge Dart coupe e depois esta Alfa .Mais recentemente um pouco antes de completar 100 anos me pediu para tentar achar para ele um Mustang Fast Back dos anos 70

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Essa Alfa deve valer uma nota hoje! Não q eu também ligue pra dinheiro, mas é uma mosca branca.

Souza
Souza
16 anos atrás

Niemayer é um gênio brasileiro, assim como Senna e Pelé.

Paulo
Paulo
16 anos atrás

Que bobagem, BH tem 2 milhões e meio de habitantes, se você estivesse falando de Betim tudo bem, agora BH???

Chico Rulez!
16 anos atrás

FG, eu não sei sobre essa história. Mas como morador de BH, eu tenho uma dica. Pare qualquer pessoa na rua. Ela vai conhecer pelo menos alguma pessoa que trabalhe na Fiat (se ela própria não trabalhar lá). Aí é só esclarecer sua dúvida.

Belorizontino
Belorizontino
16 anos atrás

Gomes, onde é a merceria do Lili?Pode falar ai pra gente?Estou de BH e não conheço

MIneiro Geente Boa
MIneiro Geente Boa
16 anos atrás

Bom … como um bom (bom não, excelente) mineiro e uma pessoa que mora cerca de 40 km da fábrica da Fiat em Betim desde 1971, posso afirmar com toda clareza e sem nenhuma modestia, que sobre a historia do Alfa Romep para o Oscar, Nie… … … Não tenho nada a declarar por que nem sabia dessa historia.

Falou FG … pegadinha às 03:37 da manhã após uma balada fraga.