A “Scuderia Ferrari” existia sim na decada de 30, tanto que mandou para o Brasil para participar do Grande Prêmio da Cidade do Rio de Janeiro (Gavea|) dois carros Alfa Romeo C38 , um deles para Carlo Pintacuda que venceu em 37 e 38.
Não é Mônaco, pois o REX ali atraz tinha calado grande demais para o porto do principado e que só recebia e ainda recebe embarcações pequenas. Os caminhões são Alfa Romeo e o amarelo e preto são as cores da Scuderia.
A razão do vermelho na equipe Ferrari, vem dos mesmos anos 30 quando a FIA da época determinou cores para identificar os carros pelos paises. Assim, vermelho para Itália, azul França, prata ou branco para alemanha, verde escuro com uma faixa amarela no centro para a Inglaterra e o Brasil, amarelo com uma faixa verde no centro (vejam os carros da Equipe Willis). Essa resolução da Fia estava desenhada num quadro na sede antiga do Automóvel Clube Paulista na Brigadeiro Luiz António. A Ferrari continuou usando o vermelho, a Lotus antes do tabagismo no automobilismo também usou as cores oficiais, a Ligie também e a própria Bugatti (a empresa era francesa) usa o azul até hoje.
Outra curiosidade é a do filme autobiográfico do diretor italiano Felinni, “Amacord” ( eu me lembro) quando o navio REX passa pelo litoral de Rimini a cidade natal do diretor e que a mesma cidade fazia parte do circuíto das Mil Milhas Italianas. Abraços
Humberto Corradi
16 anos atrás
Os caminhões estão embarcando rumo a Nova York, para a Copa Vanderbilt de 1936. O navio da foto se chama REX e levou Nuvolari para correr.
Não sei se voltaram no mesmo, pois, a bagagem de Nuvolari veio mais pesada com o troféu de vencedor!
Valeu
Conde
16 anos atrás
É isso mesmo Fábio . A história é emoção mesmo .Um abraço
Fabio Taccari
16 anos atrás
Augusto
è uma historia bem conhecida
O piloto “As” italiano que usava o “Cavalinho Rampante” era o Maggiore Francesco Baracca e morreu voando mas ironicamente( tinha abatido uma pancada de aviões inimigos) com um tiro na testa em 1918 ,por um soldado entricheirado .Pilotava seu biplano Spad XII na primeira guerra mundial.
Sua mãe entregou o simbolo para o Enzo Ferrari que o colocou sobre o amarelo da cidade de Modena.Isto em 1923.Emoção desde o começo…
Augusto
16 anos atrás
Duvido que essa foto seja da decada de 30, pelo motivo de que a ferrari foi criada em 47, e que o cavalo foi usado por um piloto da Segunda Guerra. Mas e uma bela foto!
sérgio barros
16 anos atrás
Aliás, observando melhor, parece até charme o reflexo verde dos pára-brisas.
sérgio barros
16 anos atrás
E confirmam que a cor oficial da Ferrari é amarelo, cor de Modena, apesar do vermelho ser o mais famoso.
Fabio Taccari
16 anos atrás
S.A. Scuderia Ferrari 1936 .
Vanderbilt Cup (sei apenas ,como uma das primeiras corridas do mundo)EUA?
As simpáicas “cargueirinhas” ( para transporte de valores…)são três
Alfa Romeu 500 Racing Car.
Incrivel , onde fosse necessário ,os fieis “Cavallinos Rampante” estariam lá defendendo seu dono…
3=6
16 anos atrás
parece que sao 3 isotta fraschini.
Márcio
16 anos atrás
Sim, o Flávio está certo. Década de 30, época em que a Ferrari ainda corria com os carros da Alfa Romeo. Vejam:
Mas essa aí hein seu Flávio Gomes, está dura de matar!!!
Não tem foto de carro de competição, que é o que nós gostamos, não tem propaganda da época, não tem foto do lado de cá do porto e nem o nome do barquinho pra verificar nos registros de embarcações.
Quero ver alguém matar…
Caca
16 anos atrás
Esses caminhões são da década de 50, tem até réplica em escala 1:43 da Exoto.
E o GP é Mônaco, certeza.
Jucabala
16 anos atrás
Flavio, vou temandar em jpeg alta e baixa resolução pois photoshop não gera CDR, ok ?? Grato pelo retorno…
abçs
Gomes
16 anos atrás
Juca, mande para meu e-mail, [email protected]. Mande em jpg e também em cdr, para fazer adesivos. Mas não esqueça do jpg para eu poder visualizar.
Milton
16 anos atrás
Década de 30, de navio?
Pode ser Também o famoso GP de Trípoli, disputado na Líbia…
jucabala
16 anos atrás
Oi Gomes.terminei seu desenho do urubu veloz, que vc queria para adesivar, fiz no Photoshop com resolução para imprimir em até mais ou menos um metro largura x altura sem perder qualidade ( 120 dpis ), o desenho original é bem rústico mas tentei preservar ao máximo, até porque a imagem em seu blog está bem pequena e estoura ao ampliar, fica difícil ver alguns detalhes e copiar, espero que goste, fica de agradecimento pela sua dedicação ao blog e também porque sou um artista plástico tarado por gravuras e adesivos automotivos retrô, aí não resisti. Só não sei como te mandar, está com mais de 2 megas.
Fico no aguardo…
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás
Show de bola , imagino o acervo dos caras .
MS
16 anos atrás
A marca Ferrari, sim, completou 60 anos. Mas a Scuderia Ferrari do comendador Enzo foi criada bem antes para correr com carros Alfa Romeo. Acho que em 1925.
Herik
16 anos atrás
Não pode ser década de 30. Ferrari não existia ainda. Tanto que em 2007 a marca completou 60 anos.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
A “Scuderia Ferrari” existia sim na decada de 30, tanto que mandou para o Brasil para participar do Grande Prêmio da Cidade do Rio de Janeiro (Gavea|) dois carros Alfa Romeo C38 , um deles para Carlo Pintacuda que venceu em 37 e 38.
Não é Mônaco, pois o REX ali atraz tinha calado grande demais para o porto do principado e que só recebia e ainda recebe embarcações pequenas. Os caminhões são Alfa Romeo e o amarelo e preto são as cores da Scuderia.
A razão do vermelho na equipe Ferrari, vem dos mesmos anos 30 quando a FIA da época determinou cores para identificar os carros pelos paises. Assim, vermelho para Itália, azul França, prata ou branco para alemanha, verde escuro com uma faixa amarela no centro para a Inglaterra e o Brasil, amarelo com uma faixa verde no centro (vejam os carros da Equipe Willis). Essa resolução da Fia estava desenhada num quadro na sede antiga do Automóvel Clube Paulista na Brigadeiro Luiz António. A Ferrari continuou usando o vermelho, a Lotus antes do tabagismo no automobilismo também usou as cores oficiais, a Ligie também e a própria Bugatti (a empresa era francesa) usa o azul até hoje.
Outra curiosidade é a do filme autobiográfico do diretor italiano Felinni, “Amacord” ( eu me lembro) quando o navio REX passa pelo litoral de Rimini a cidade natal do diretor e que a mesma cidade fazia parte do circuíto das Mil Milhas Italianas. Abraços
Os caminhões estão embarcando rumo a Nova York, para a Copa Vanderbilt de 1936. O navio da foto se chama REX e levou Nuvolari para correr.
Não sei se voltaram no mesmo, pois, a bagagem de Nuvolari veio mais pesada com o troféu de vencedor!
Valeu
É isso mesmo Fábio . A história é emoção mesmo .Um abraço
Augusto
è uma historia bem conhecida
O piloto “As” italiano que usava o “Cavalinho Rampante” era o Maggiore Francesco Baracca e morreu voando mas ironicamente( tinha abatido uma pancada de aviões inimigos) com um tiro na testa em 1918 ,por um soldado entricheirado .Pilotava seu biplano Spad XII na primeira guerra mundial.
Sua mãe entregou o simbolo para o Enzo Ferrari que o colocou sobre o amarelo da cidade de Modena.Isto em 1923.Emoção desde o começo…
Duvido que essa foto seja da decada de 30, pelo motivo de que a ferrari foi criada em 47, e que o cavalo foi usado por um piloto da Segunda Guerra. Mas e uma bela foto!
Aliás, observando melhor, parece até charme o reflexo verde dos pára-brisas.
E confirmam que a cor oficial da Ferrari é amarelo, cor de Modena, apesar do vermelho ser o mais famoso.
S.A. Scuderia Ferrari 1936 .
Vanderbilt Cup (sei apenas ,como uma das primeiras corridas do mundo)EUA?
As simpáicas “cargueirinhas” ( para transporte de valores…)são três
Alfa Romeu 500 Racing Car.
Incrivel , onde fosse necessário ,os fieis “Cavallinos Rampante” estariam lá defendendo seu dono…
parece que sao 3 isotta fraschini.
Sim, o Flávio está certo. Década de 30, época em que a Ferrari ainda corria com os carros da Alfa Romeo. Vejam:
http://www02.exoto.com/Cashier/index.asp?display=Catalog/Menu.asp
A propósito, que miniaturas maravilhosas!
Mas essa aí hein seu Flávio Gomes, está dura de matar!!!
Não tem foto de carro de competição, que é o que nós gostamos, não tem propaganda da época, não tem foto do lado de cá do porto e nem o nome do barquinho pra verificar nos registros de embarcações.
Quero ver alguém matar…
Esses caminhões são da década de 50, tem até réplica em escala 1:43 da Exoto.
E o GP é Mônaco, certeza.
Flavio, vou temandar em jpeg alta e baixa resolução pois photoshop não gera CDR, ok ?? Grato pelo retorno…
abçs
Juca, mande para meu e-mail, [email protected]. Mande em jpg e também em cdr, para fazer adesivos. Mas não esqueça do jpg para eu poder visualizar.
Década de 30, de navio?
Pode ser Também o famoso GP de Trípoli, disputado na Líbia…
Oi Gomes.terminei seu desenho do urubu veloz, que vc queria para adesivar, fiz no Photoshop com resolução para imprimir em até mais ou menos um metro largura x altura sem perder qualidade ( 120 dpis ), o desenho original é bem rústico mas tentei preservar ao máximo, até porque a imagem em seu blog está bem pequena e estoura ao ampliar, fica difícil ver alguns detalhes e copiar, espero que goste, fica de agradecimento pela sua dedicação ao blog e também porque sou um artista plástico tarado por gravuras e adesivos automotivos retrô, aí não resisti. Só não sei como te mandar, está com mais de 2 megas.
Fico no aguardo…
Show de bola , imagino o acervo dos caras .
A marca Ferrari, sim, completou 60 anos. Mas a Scuderia Ferrari do comendador Enzo foi criada bem antes para correr com carros Alfa Romeo. Acho que em 1925.
Não pode ser década de 30. Ferrari não existia ainda. Tanto que em 2007 a marca completou 60 anos.