Os arquivos de Robertão (3)
SÃO PAULO (oggi si mangia bene) – Quem disse que Puma só corria na Superclassic? Nada… Nos anos 70, especialmente, eles também arrepiavam por aí.
Mais uma dos arquivos do Ferraz. Contem tudo!
SÃO PAULO (oggi si mangia bene) – Quem disse que Puma só corria na Superclassic? Nada… Nos anos 70, especialmente, eles também arrepiavam por aí.
Mais uma dos arquivos do Ferraz. Contem tudo!
Águia,
Por acaso você era um dos pilotos de SP que vieram correr aqui no Rio de Malzoni, lá no final dos anos 60? Vi o carro numa garagem no Leblon, perto de uma loja que tinha uma grande pista de autorama.
Puma,,ano 1967,,-Equipe Kinko,, .,Eu participei com Puma VW 1600 .vermelho dos 1000 Kms de Brasilia 1968,.- circuito de rua..em dupla com Stanley Ostrower . Nesta prova sómente dois Pumas VW 1600 cc correram O meu e o do Marcelo de Campos. que era um Espartano portanto mais leve..Eu tenho uma foto do meu Puma VW e gostaria de envia-la para publicação.. – para qual emal deverei enviar a foto ? Luiz Evandro águia
Cesar,
O Puma em questão é do Ribas. Ele é o único que eu tenho notícia que tem um Espartano original.
Quanto ao Puma #63 , que pertenceu ao Luis Felipe, não era Espartano e sim um de rua com carroceria modificada. E o carro foi vendido ao Arthur Bragantini antes do Felipe ir para a Inglaterra correr de Formula Ford.
Há uns2 anos estava à venda no Mecado Livre o Puma no qual morreu o piloto mineiro Marcelo Campos.
ola amigo eu recem adquiri a puma supostamente espartana do ribas mas a muitas contradições sobre se é legitima ou montada se alguem puder me ajudar nessa empreitada mus contatos [email protected] whatsapp 24-999478584
o puma e lindo mas que diabo e aquela coisa ali na frente do piloto
que se levanta do capo em forma de cunha como dira colin o chapman seria que katso aquilo ali? io pergunto porque qui a gente em Maranello deixou de fazer ISSO EM 63
Vicente e Joaquim:
É esta mesma feita pra corridas como a da foto. Deve ter sido do Gama Cruz, até porque não existem tantas assim. O terreno é do Ribas, agora o que é dele, do Maurício ou do Péricles não sei. Aliás, o Maurício é o novo presidente do Puma Club. Lá no meu fotolog (www.fotolog.com/berlineta) hoje tem uma foto do local e se procurar nos favoritos, o Big publicou uma foto do mesmo lugar no fotolog dele.
ola amigo eu recem adquiri a puma supostamente espartana do ribas mas a muitas contradições sobre se é legitima ou montada se alguem puder me ajudar nessa empreitada mus contatos [email protected] whatsapp 24-999478584
Os carburadores não seriam dos solex 40, modelo PII (corpo duplo) ???
Cesar,
São os carros da coleção do Maurício e do Péricles, atual Presidente do Puma Clube do RJ.
A carroceria que descrevi na mensagem anterior é a das raras versões de competição, a aque a Puma denominava Espartano, em que a fibra era mais fina e a tampa do motor diferente para dar um melhor acesso aos carburadores Weber duplos. Se for mesmo um Espartano, eles sabem o que têm nas mãos…..
Sempre achei o Puma um dos mais belos esportivos já fabricados, o que sempre faltou vindo de “fábrica” era potência do motor, rapidamente resolvida nas oficinas de preparação da época. Lindo!
César Costa e Vicente,
Hummm…Puma com essa configuração de carroceria, será que não é aquele que pertenceu ao Luis Felipe Gama Cruzz, no qual fez uma parceria com o Eduardo Souza Ramos, lá por 71?
Sei não, sei, não… a conferir.
Se andavam ou não,não sei.Mas que eram lindos eram.
Vicente:
Pô! Aí você me pegou. Tem t anto Puma lá que não lebro do vidro traseiro. Mas acho que é assim como descreveu…
Cesar,
Por acaso o carro a que você se refere tem esse capô alto e entradas de ar, iguais ao da foto? Por acaso a tampa do motor é um pouco rebaixada e o vidro traseiro mais inclinado, quero dizer, mais em pé?
Não deve ser o mesmo, mas tem uma bichinho desses repousando num terreno da av. Sernambetiba, aqui no Rio
Caro veloz,
Partilho também do seu entusiasmo pelos Puma de competição. Só relembrando, a fábrica nunca teve equipe oficial. O carro da foto corria com apoio semi-oficial, sendo que a Comercial MM (de Milton Masteguin), era a speed shop mais requisitada para preparação. Outro grande preparador de Pumas, logo ali no início, era o afamado Marinho (Puma #35 de Paulo Gomes e Sérgio Louzada). Mas o primeiro a estrear nas pistas brasileiras foi o Puma da Equipe baiana AF, nos 500 Km de Salvador de 1968. Outros que estrearam em 69, os de Marcelo Campos (Carbel) e o de Luis Evandro Águia (Kinko). Daí, de 70 em diante os Puma proliferaram em nossas pistas. Numa prova em Interlagos, em 71, chegaram a listar 14 Pumas num grid. Curiosamente, os Pumas apareceram pouco no RJ, de 68 a 70.
Isso aí…abs.
Gomes,a comercial MM não era Concessionária DKW que preparava carros da marca?È verdade q ela pertencia á um famoso piloto que ganhou esta concessão da DKW?
Lindão, o Puma!!!
Apesar do linguajar meio tipo assim arquibancada em dia de rebaixamento do Timão, não vou apagar seu comentário. Em vez disso, aproveito a deixa para informar que não há luto algum. Verdade, coloco em média 10 notas por dia no blog. Às vezes mais, às vezes menos. Depende do meu tempo. Hoje não tive tanto tempo assim. E minha vida, naturalmente, não se resume ao blog. Devagar com o andor, pois. Esse tipo de cobrança soa visceralmente contra a natureza de um blog.
%!@$&@#Gomes! Antigamente vc atuaçlizava mais a bagaça aqui! Curto pra kct o blog e vc parece q tá de luto por causas desse fdp da FASP! Deixa eles se fuderem pra lá, pq seu maior patrimonio (seus leitores e fãs, seus Dekas e sua Lusa) estão bem e em alta!
Abraço!
Eu tive as Quatro Rodas com as reportagens das provas de Estreantes e Novatos e do Festival do Ronco, onde despontou um tal de Ingo Hoffmann. Mas, não sei não hein… por que não achar que essa foto é das Mil Milhas de 1970, com Fredy Giorgi / Angi Munhoz correndo com o Puma da Comercial MM?
Aos Mestres Joa e Veloz HP:
Porque não trazer esses tempos de volta?
O que ou quem nos impede?
Carros lindos, pilotos em início de carreira, paixões juvenis se transformando em tentativas loucas…
Ficamos medrosos? Covardes? Velhos?
Creio que não…
Nossos desejos e de centenas de pilotos frustados manifestam-se nessa garotada que acelera seus carros em linha reta por absoluta falta de visão.
E por uma outra turma que tuna suas carangas como fazíamos, agora via Internet.
Qual a diferença?
Aqueles tres pedaizinhos permanecem ali, só esperando a ação de um maluco qualquer, igualzinho a qualquer um de nós.
Se o Mestre Joaquim falou , eu acredito :)
Se não estou enganada a Puma tinha equipe oficial nos anos 70. Mas famoso mesmo, eram os Kit Puma de Veneno, equipamentos de performance desenvolvidos pela própria Puma.
Grande Joaquim “Sabe Tudo”, essa era a Puma do dentista. A cor era de um verde bem vivo com o número 48 em branco contornado por um filete vermelho. O mega-adesivo da MM já denunciava que a usina berrava alto.
Foi para mim a mais bela Puma que já ví correr em Interlagos.
A propósito, essa foto é do contorno da Curva do Laranja, quase na saida dela rumo ao S.
Notem os farois de milha “Tremendão” da Cibié e o espelho retrovisor “Racing” com pedestal e tudo. Aí, ainda estava pintado de preto fosco, depois foi pintado na cor do carro.
Essas rodas Scorro talsa 8″ atrás e 6″ na frente calçadas com os pneus Pirelli Cinturato HD eram lindas. Aliás, pena que no dia dessa foto estava chovendo e a caranga já está meio-suja. Nos dias de Sol era um brilho só, pois o dentista era “enjoado”, além de um ótimo piloto.
Grandes tempos que eu não esquecerei jamais, e o Joaquim CPU-IBM menos ainda.
Meu caro Eu,
Sem alusões meu caro, refiro-me ao corpanzil do José Martins. Qualquer outra interpretação é mera especulação!
Eu, hein…?
De que volume estaria falando nosso blogueiro?
gostei mesmo do “volume do tanque de combustivel”.
lembro do nome deste dentista.
acho que o puma era verde.
depois colocou uns farois auxiliares maiores .
o carro era bonito.
flavio
voce disse ter recebido toneladas de fotos e que vai publicar APENAS 10.
sacanagem. tem alguma de VW 1600 ,ze do caixão, prata, equipe MM
Gomes, pra falar a verdade, estou até com raiva de ver isso, sabia? Não me conformo com o fim da SuperClassic…mas isso já é assunto de outro post
Joaquim!!!
Como vc cosequiu ver o “volume” do cara?!
Originalmente, este Puma pertencia a Angi Munhoz e Freddy Giorgi. Depois foi vendido para o “dentista voador”, José Martins que praticamente venceu todas as provas de Estreantes e Novatos que participou, lá por 72. Na foto, pelo “volume” do piloto, creio ser o robusto José Martins.
E mais não digo…