Pequetitas uruguaias (8)

MONTEVIDÉU (Agora era fatal/Que o faz-de-conta terminasse assim/Pra lá deste quintal/Era uma noite que não tem mais fim) – O último e o primeiro. Para quem não sabe do que estou falando, o preto é um DKW F102. Que vem a ser o último modelo da marca, motor 1.200 cc, descontinuado assim que a Volkswagen fechou a compra da Auto Union e reativou a… Audi (uma das quatro argolas, para quem não sabe; depois acabou incorporando as outras três em seu próprio logotipo).

O verde, pois, é o Audi 80. Que vem a ser o primeiro dos Audi pós-Guerra. É o mesmo carro, idêntico ao F102, só que usa motor quatro-tempos desenvolvido pela Mercedes-Benz alguns anos antes (quando a VW comprou a Auto Union da Mercedes, levou de troco um monte de projetos em andamento).

Esse preto, segundo o dono da oficina, que o atende (ao carro, não sei se ao proprietário) desde que ele saiu de Ingolstadt, lá por 1965, tem 1.300.000 km rodados. Não, não coloquei zeros a mais. Um milhão e trezentos mil. Com o mesmo virabrequim. Mas já teve de trocar pistões algumas vezes.

Meu sonho de consumo, um F102. “Tengo más cinco”, disse o dono da oficina. Não acreditei piamente nele. Mas deve ter, mesmo. Ou, pelo menos, sabe onde tem.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Teles
Marcelo Teles
16 anos atrás

Bah!! F102!!! Que carro!!

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

http://www.mercadolibre.com.uy vejam os carros e os preços no mercado livre uruguaio!

Troski
Troski
16 anos atrás

Já li uns 50 anos de revistas de automóveis, vi e xeretei carros por gosto e hobi, mas desses borrachas nao tinha registro!!
Cara, que belo pais esse! da até vontade de montar´´um aparelho´´ por lá.

Jonny'O
16 anos atrás

Lindo !!
Gomes ,você abriu o capô deles?
Vai que um deles tem o V6 !!!
Parece que tem uns dez pelo mundão a fora.

---
---
16 anos atrás

Podiam ter poupado o 102 desse brake-light e os bancos dianteiros de outro carro. Mas o bichinho é valente mesmo. Conheco outro país que tambem tem muitos rodando ainda, mas todos já Audi.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

Gomes, lembra do F102 que te mandei, que estava a venda no Mercado Livre ? Era dai do Sul, da fronteira, o cara acabou vendendo abaixo do que ele queria (ele queria 9 mil, lembra ?)

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Gomes diz:
“Não acreditei piamente nele”.

Para mim, voce ficou foi é com inveja dele.

Pode confessar.

Henrique
Henrique
16 anos atrás

Mentira, isso não passa de um Rossé do Caixon, estan te inganando meu Velho…….

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Boa tarde, Fla.
E não é que o danadinho está na terra de Mario Benedetti, Obdúlio Varella e Tabaré Vasquez? hehe.
Gosto do Uruguai.
E pelos seus relatos, não mudou muita coisa.
Que bom!

Fla, estou vendo que estás ouvindo João e Maria, um clássico de nossa MPB, obra-prima de Chico Buarque e Sivuca, como bem salientou um amigo por um dos últimos posts.

Mas lendo o seu texto, quando tu falas sobre o último e o primeiro, não pude deixar de lembrar da grande Angela Rô Rô, em parceria com Ana Terra, e a marcante música Amor, Meu Grande Amor.

Sempre que faço uma jam com os amigos e esta música entra no setlist, trato de lhe dar uma roupagem bem blueseira. Às vezes levo-a com a Fender Stratocaster; em outras ocasiões com a boa e velha Gibson Les Paul.
Musicão, sem dúvidas!

Fácil adivinhar o que vou ouvir agora, não é mesmo?!

Grande abraço e ótima viagem.

Nick B.
(PS: Percebestes o linguajar gaúcho que dei ao texto? hehe. É só para ambientá-lo ao clima que você está vivendo nos últimos dias).

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Sensacional!!!
E a lanterma traseira lembra demais a do nosso Ze do Caixão/Variant/TL…

:-)))

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Já está virando covardia… pequeno Uruguai, grandes descobertas…

JM.Rodriguez
JM.Rodriguez
16 anos atrás

Nunca tinha visto esses carros. E olha que leio a revista 4rodas desde 1979. Nem imagino como são. Mas pelo vista são raros. Parabéns.

Herik
Herik
16 anos atrás

Acho que a esposa de certo jornalista deve estar passando por uns calafrios agora.
O Gomes está passeando por esse paraíso e não deve ser nada fácil resistir à tentação de torrar muitos cobres por lá. Segura a onda senão o rolo de macarrão pode cantar na volta.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Agora chega !!!!

Me fala onde você está que eu largo tudo pego uma Cegonha e vou ai buscar os carros. O butim nós dividimos depois e na fronteira nos viramos !

DKW 102 e AUDI 80 !!!!

Quero ver pessoalmente.