Perguntar não ofende

SÃO PAULO (parabéns, filhote!) – Fechando o dia, é bom lembrar que neste fim de semana temos corridas de F-3, Pick Up Racing, Copa Clio, Brasileiro de Marcas e Trofeo Maserati em Interlagos. Isso uma semana depois do acidente que matou Rafael Sperafico.

Tivemos treinos hoje.

Gostaria imensamente de saber se a barreira de pneus onde Sperafico bateu foi recomposta, reconstruída, vistoriada, inspecionada. Ou se apenas empilharam os pneus ali e vamos que vamos.

Alguém foi olhar aquele negócio de perto?

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Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Alguem por aí já pensou quem define a colocação ou não de pneus na frente de guard-rais próximos?
Será que algum energúmeno pensa que a administração do autódromo tem influencia sobre essa determinação?
Pensem: a SPTuris administra o ESPAÇO PÚBLICO, um bem de todos os paulistanos, paulistas e brasileiros.
Alguem aí já ouviu falar da FPA? Ou da CBA? Ou da FIA?
Saibam que são esses os órgão habilitados a cuidar desse assunto.
A quem interessa essa polemica, esse jogo de empurra-empurra?
Ao orgão público que serve a todos, ou aos orgãos citados que SE SERVEM de todos?
Não percamos o foco.
Um piloto morreu.
Cabe a quem de direito e de fato atuar.
Mas como cobrar uma solução técnica, se nem mesmo crash-tests são efetuados?
E essa balela ridícula de “homologar chassis, motores, campeonatos, pistas e equipamentos de segurança”?
Esses orgãos tupiniquins, constituídos por amadores sabem a diferença entre um paquímetro e um parquímetro?
Entre um ensaio de tração e ensaio de escola de samba?
E o precinho camarada que cobram pelas tais “homologações técnicas”?
E aquela grana preta que rola por escaninhos do poder absoluto?
De novo: Não percamos o foco.
Alguem morreu.
E pagava pra correr, e muito caro.
Quem ganha dinheiro com isso está vivo, encastelado nos gabinetes.

Ninguém liga
Ninguém liga
16 anos atrás

So para lembrar!

Estranho as reações das pessoas quando se fala em morte…
Se morre uma pessoa no esporte todos choram, e as pessoas que morrem dia a dia no trânsito no Brasil? Ninguém liga essa que é a verdade.
Por muito menos velocidade nos cruzamentos esse tipo de batida é normal em 90 graus acontecer, morrem pessoas todos os dias e ninguém liga.

Ninguém se lembra disso, passei por varios sites e ninguém se lembrou disso, lamentável, mas é a pura verdade, se a pessoa é famosa parece que ela vale mais …

Normal isso aqui no Brasil…

aturo mezario
aturo mezario
16 anos atrás

Me parece que quem saiu com o carro melhor no fim das contas foi o Kovalien, porque maclaren e mac laren ja dizia Emerson desde quando saiu da lotus e voltou a ,treinar o Santos, agora so ele pode confirmar que maclaren e maclaren e me parece que sim pelo historico da marca, fundada por Bruce Maclaren NO ANO QUE OS BEATLES LANCARAM RUBER SOUL

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

O acidente do Sperafico tem de ser tratado como os acidentes aéreos: investigar à exaustão suas causas e consequências e combatê-las totalmente, seja melhorando os carros, as pistas, os muros e também os pilotos, muitas vezes grossos e irresponsáveis.

sergio
sergio
16 anos atrás

Como piloto de moto, considero a curva do café realmente PERIGOSA…….. É uma curva de alta velocidade, onde nossas motos contornam a mais de 220Km/h (sim, as motos são muito mais rápidas em retas do que carros) e o muro é colado na pista……. Acontece que esta curva, por ser quase uma reta, não é um ponto comum de acidentes……… É fácil contorná-la…… Mas digo a todos, se porventura acontecer algo no contorno da curva, e o piloto cair lá, não precisa nem chamar o resgate, manda a ambulância direto…… Os tombos do ano passado lá todos foram graves……. Os pilotos Baratinha e Pepito se machucaram lá no café…… E tem mais……. Segurança não é estanque…….. É um processo interminável de evolução…… Não há pista no mundo que não possa ser melhorada……. até por que os carros e motos vem evoluindo vertiginosamente…….. O que é seguro hoje, amanhã não atenderá os quesitos de segurança……. Mas convenhamos, Interlagos mesmo com o problema de segurança da curva do café e da segunda perna do S do Senna (este sim é perigoso!), ainda é o autódromo mais seguro do Brasil……. Quem corre em Cascavel, Campo Grande, Londrina, Guaporé bem sabe do que estou falando……… O acidente da STOCK foi uma triste fatalidade, mas como todas as desgraças do mundo, mesmo as fatalidades tem que servir de exemplo para que sejam feitas melhorias…… O esporte a motor nunca foi um esporte plenamente seguro, mas é obrigação dos organizadores e pilotos lutar com unhas e dentes para que seja o mais seguro possível…………

João Kohl
João Kohl
16 anos atrás

É da condição humana querer sentir adrenalina em todo esporte radical, seja vendo ou vivenciando. Desde milénios atrás, nós sempre gostamos de uma boa briga, antigamente era na mão com uma faca; hoje é no braço com um volante. O risco era mais alto que hoje, mas ainda esta lá. De vez em quando a fatalidade nos fará lembrar que ele é real. Devemos trabalhar para que o risco sempre diminua, como tem ocorrido, mas se um dia deixar de existir, vai-se embora a adrenalina e o tesão pelo esporte.

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Só para colocar mais gasolina na fogueira. A nossa paixão é ver essas máquinas andando à toda, no máximo, fazer uma curva ” no gás “, sentir o cheiro de gasolina no ar, ver um piloto contornando uma curva no limite da aderência…ninguém quer ver uma pessoa, um ser humano morrer em uma pista de corrida, mas peraí pessoal, quem aqui já não sentiu um ttesããoooo, um frio na barriga, o coração quase sair pela boca, após fazer algo que quase deu meerdhaa!?!? Não é isso que também nos atrai? A paixão pelo perigoso, pelo proibido??? É claro também que temos que brigar por melhores condições de segurança em tudo na vida, agora achar que só o autodromo é perigoso, então não pode ter competição em Tarumã, Campo Grande, Jacarepaguá…

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Tsc tsc tsc… esse povo tem cada uma hein!! o acidente foi grave, o cara morreu… mas foi fatalidade.. nao tem q mudar traçado ou barreiras etc… podem mudar a vontade.. uma hora vai morrer alguem em outro lugar.. e la vao mudar de novo.. enfim..nao adianta.. o fato é.. qts corridas ja tiveram em interlagos? Qts pilotos morreram? ja provou ser seguro e pronto! nao é pq alguem teve um pudar azar de bater de um jeito, voltar e ser acertado exatamente do jeito mais grave q o circuito é inseguro!
Abrs!

Eric
Eric
16 anos atrás

Eu acho que estão falando demais de tudo isso…..acontece em qualquer lugar!!!Exemplo: a saida do Sol é perigosa????Ano passado a Porsche Cup estava andando depois do treino da F1 e aconteceu uma %!$&#porrada,um 911 bateu em T em outro,só que na traseira que imediatamente arrancou o boxer e quase jogou ele lá no setor G(subiu no ar uns 6 metros fácil).Agora,e se pega na porta e não atrás da roda?Era mais um que iria ser vitima.Os 911 estão saindo daquele ponto a quantos km/h???160…170…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Duro é ver alguns pegando o exemplo da Motovelocidade, e colocar ali uma chicane.

peraí né…..se for culpar a curva do café pela infausta morte do Rafael , então deveríamos transformar a parabolica em monza, numa esquina a 90 graus, as curvas de indianápolis em faixas exclusivas para ônibus, e por aí vai….

Foi o que bem disseram aqui: Por mais que insista na segurança, existirão pontos que podem causar um novo acidente, e que irão rediscutir o posicionamento da barreira de pneus, muro recuado, etc e tal.

alex franco
alex franco
16 anos atrás

pergunto !!! quantos pilotos morreram naquela curva?? pelo que eu sei esse foi o primeiro acidente fatal … triste por sinal pois mais um jovem se foi … bom se for por chicane em todo ponto do autodromo que tiver um acidente fatal vai ter circuito que sera só chicane sendo assim é melhor todos serem uma linha reta que com certeza tambem vai morrer piloto … tem que melhorar simm tem que ter mais segurança simm mais se modificar tudo vai perder a graça da coisa … todo esporte tem o seu risco alguns pagam com a vida

abraços

Carlos Afonso
Carlos Afonso
16 anos atrás

Gosto do Blig do Gomes.Todo dia passo por aqui.Na Bahia, todos sabem, não temos essa pressa toda de sermos os primeiros.Às vezes , as primeiras notícias são incompletas e muitas vezes erradas.

Marcello Moreno
Marcello Moreno
16 anos atrás

Já coloquei um post sobre isso antes e vou insistir: se não dá pra fazer nada melhor, então coloca uma chicane lá. Vai ficar uma %!$&# Melhor do que morrer mais alguém lá… Chega de brincar com a sorte.

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Fatalidades acontecem em qualquer lugar.

Infelizmente aconteceu com o RS.

Só acho que as relargadas tem que ser dadas mais proximas a linha de chegada do circuito e não logo após a junção.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Depois do acidente de Domingo ,acho melhor a turma que organiza as corridas refletirem um pouco sobre o local das relargadas ,talvez fosse melhor estas serem executadas na reta oposta .

rob
rob
16 anos atrás

Flavio, vc como jornalista poderia enviar algum email, ou ligar para as pessoas do meio, perguntando sobre a barreira de pneus
E nao perguntar no seu propio blog se ela foi retirada de la..
Vc nao me para ‘imensamente’ interessado nao.

Roberto Santos
Roberto Santos
16 anos atrás

Caro ´Flávio,

Treinei hoje a tarde pela Copa Renault Clio e na 1a volta fiz questão de verificar a barreira de pneus, que foi totalmente recomposta e coberta com a manta.

Abçs.

Roberto Santos

Ripax
Ripax
16 anos atrás

A solução é aumentar a área de escape recuando a arquibancada. Não sei se é possível, se não for que se mude o traçado um pouco. Algo precisa ser feito, pois se acontecer algo deste tipo novamente naquele mesmo ponto a pista vai ficar marcada e isso é muito ruim.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
16 anos atrás

Caro Flavio,
Ontem estive no autódromo, e ainda inconformado com o acidente de domingo, fiz questão de ir até o local das colisões.
A barreira de pneus está lá, de pé, totalmente refeita, prontinha para tomar porrada. Não a aumentaram, nem a diminuíram: apenas recolocaram os pneus no lugar, colocaram a manta na frente, e assim vamos para outra…
O que mais me chamou a atenção no local foram as marcas no asfalto, causadas pelo acidente: uma cavada no asfalto no instante posterior ao choque do Russo no Sperafico, um breve espaço sem marcas, depois os riscos efetuados pela frente do carro do Russo, até a parada do carro, perto da entrada dos boxes. Cicatrizes que o tempo irá apagar, mas não nos fará esquecer.

Mudando um pouco de assunto, se soubesse que você queria trazer um carrinho de onde você estava, te emprestaria a minha mala!!!

Um abraço,

Danilo

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Caro Antonio, excelente seu comentário, porém sobre o acidente Alonso/Webber, no Grande Prêmio do Brasil de F-1, na verdade, o acidente ocorreu após o carro pilotado por Mark Webber, um Jaguar ter escapado no começo da curva do Café, provavelmente devido à chuva que começava a cair sobre o autodromo, fazendo-o se espatifar contra o referido muro. Consequentemente, com o forte impacto o Jaguar atravessou a pista, parando do outro lado da pista, porém ficando detritos na pista ( carenagem, rodas e afins ), sendo sinalizados prontamente pelos comissários de pista. Ocorre que o Príncipe Marrento Don Fernandito Alonso das Astúrias, ignorou a sinalização ( atitude irresponsável, diga-se de passagem ), e sentou o pé no acelerador, atropelando uma das rodas do Jaguar que tinha ficado na pista ( fiquei sabendo que essa roda foi parar lá no Cingapura ) e indo o piloto espanhol e sua caranga também de encontro com o muro, e o piloto tendo de ser levado ao hospital. Vale notar que o acidente de Webber nada se pode fazer, o piloto foi traído pela condição da pista, porém o segundo acidente ocorreu por pura falta de prudência do piloto, que desobedeceu a sinalização e poderia ter morrido ou provocado a morte de alguém, fato este que também ocorre na Stock Car em maior ou menor grau.

Fernando Passos
16 anos atrás

Engraçado, procurei por muito tempo por um lugar que falasse de automóveis, motores, automobilismo e algumas variedades de forma interessante, inteligente e descontraída. Encontrei e estou muito contente com o Blig do Gomes e o Warmup.

Ambos veículos de comunicação acima citados, dos quais o prezado Flávio Gomes faz parte, não têm “papas nas línguas” nem rabo preso com as entidades que gerenciam o automobilismo e, quando necessário, criticam tais entidades quando estas são incompetentes, imparciais ou relapsas.

Talvez por isso alguns venham aqui neste blog, comentar absurdos e jogar suas frustrações do dia-a-dia no Blig do Gomes.

Não tenho as mesmas idéias políticas do Flávio Gomes, não sou amigo dele, muito menos o conheço, porém respeito as opiniões dele e, se eu não estiver contente, mudo de Blog, de Site, de jornal, de TV, enfim, caço o que me interessa em outro lugar qualquer que o tenha.

Mas acho extremamente frustrante ver uma pessoa invadir este espaço para ter “chiliques” e escrever besteiras e absurdos sobre o Blig e o Warmup!

Fica aqui meu repúdio a tal atitude, pois os incomodados que se mudem. A crítica é valida para o crescimento, já os “chiliques’ são negativos.

Atenciosamente,

Fernando.

P.S.: Flávio, desculpe-me mas se me perguntar para responder de bate-pronto quais os patrocinadores do Warmup e do Blig, não saberei responder, pois vou atrás das notícias e do que me interessa, e não das irrelevâncias que aparecem à minha frente. Valeu!

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Vamos ao que o post se destina:
Por partes:
– O acidente foi culpa dos piloto?
Parece claro que a resposta é não, pois seu carro foi tocado, fato comum em corridas, mais ainda na SC e mais ainda na SCL.
– O acidente foi culpa carro?
Apesar do carro não ser uma unanimidade a respeito de segurança, muito pelo contrário, no acidente em questão – a famosa colisão em T – nenhum carro normal resistiria a um impacto tão violento.
– O acidente foi culpa da pista?
Não sou um especialista para tecer uma tese aqui, mas que, evidentemente, o efeito catapulta, dos pneus foi fundamental na devolução do carro à pista, isto é incontestável. A F1 aprovou o sistema, mas mesmo nesta categoria já ocorreu um grave acidente no local (Alonso x Weber), onde os pneus também devolveram o Renault à pista para ser colidido de forma muito perigosa pela Willians de Weber.
Minha conclusão final: o local deve ser revisto com urgência, sob pena de nosso melhor autódromo começar a receber restrições referentes a segurança, já que com relação a conforto, espaço, transito, a F1 já reclama a beça.

Marco Moreira
Marco Moreira
16 anos atrás

Realmente, se não está satisfeito, dá o fora! Vai blogar no site dos “Marinho”s da vida…

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Esse tal Manoel tem tempo livre sobrando, hein?

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Opa, cacete, estadão, bbcbrasil, terra, globo dão as noticias ontem. então qualquer cidadão inteligente que constate isso vai visitar os sites do estadão, bbcbrasil, terra, globo, do que ficar comentando aqui… tô errado?

Manoel Ferrazzo
Manoel Ferrazzo
16 anos atrás

RESPONDENDO AO HUMILDE FG… (não adianta apagar)

Não é bem a mim que você deve devolver $$$…

Eu aliás, como todos os demais visitantes do site e do blig, PAGO PELO SERVIÇO sim senhor!

OU SERÁ QUE O “warmup” NÃO VENDE PUBLICIDADE?! Será que vocês estão nos fazendo algum favor, é isso?!

Evidentemente toda publicidade só existe em decorrência de notoriedade – leia-se dos acessos dos visitantes, ora bolas!

Mas é assim, veja bem: da mesma forma que eu notei, muitos também já devem ter percebido a defasagem do serviço que é prestado. Só faltam os anunciantes (?)…

AGORA, JÁ QUE TENS O REI NA BARRIGA, deveria se antecipar e “devolver tudo que se pagou pelo serviço”, pois TENHO CERTEZA QUE VOCÊ DEVE POSSUIR O N° DA CONTA BANCÁRIA DOS SEUS ANUNCIANTES.

———————————————-
msgs anteriores:

enviado por: Manoel Ferrazzo

Entrei aqui apenas para fazer um \\”protesto\\”. Já a um bom tempo venho notando que o grandepremio.com.br coloca suas notícias no ar muitas horas depois de outros portais já terem-no feito (estadão, bbcbrasil, terra, globo, etc). Esse \\”warmup\\” é uma farsa. Alega ser o responsável por \\”abastecer\\” a imprensa naconal com notícias sobre a F1, mas está sempre na rabeira…
Em: 13/12/2007 15:32:33

respondido por: Gomes

Manoel, desculpe nossa incompetência. Passe o número de sua conta que vamos devolver tudo que você pagou pelo serviço.
Em: 13/12/2007 16:25:19