Respeito é bom

SÃO PAULO (e todos gostam) – Há quem ache Ron Dennis um nojo. Arrogante, prepotente, metido a besta, antipático, autoritário.

Mas não se pode negar competência ao dono da McLaren, que comprou uma equipe há três décadas e manteve nela o nome de seu fundador, talvez por admirar pilotos e empreendedores de verdade. E a transformou numa organização vencedora e milionária.

Ron passou por maus bocados neste ano. Apareceu chorando na TV. Muita gente disse que eram lágrimas de crocodilo. Falso, hipócrita.

Quem sou eu para julgar o caráter de quem quer que seja… Apenas acho que Dennis merece todo o respeito de quem gosta de automobilismo. E as fotos abaixo, enviadas pelo Humberto Corradi, são daquelas que só fazem aumentar a admiração pelo sujeito.

As imagens são de Monza, 1968. O mecânico magrinho, com as mãos sujas de graxa, se chamava Ron Dennis. Não são muitos os que têm um passado para se lembrar com orgulho.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JMBNeto
JMBNeto
16 anos atrás

Realmente o comentário do Júnior é ótimo. hehehehehehehehe

Franco
Franco
16 anos atrás

´´se chamava Ron Dennis´´
não se chama mais???

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Alguem reparouque os pneus Goodyear desta época na F1 eram identicos aos radiais G800 muito vendidos nos anos 70?

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
16 anos atrás

Roberto a questão da gasolina não é, definitivamente, uma lenda urbana. É fato, aconteceu. O responsável pela mistura é o meca chefe já que na época não existiam as “zilhares” de funções de hoje. O responsável por isso era o Ron Dennis. Se você pesquisar provavelmente descobrirá inclusive que a mania de organização e a intolerância com erros de Ron Dennis tem a ver com esse episódio e que ele também interrompeu uma entrevista quando questionado a respeito desse caso. É isso. Abraço.

anonimo
anonimo
16 anos atrás

gomes vc é Mclaren desde criançinha, para de puxar saco de Ron Dennis por favor, q coisa feia, até Ayrton Senna já comentou q o cara é marrento!! AFF…..

rogerio lessa
rogerio lessa
16 anos atrás

Bom Sacana esse Ron Dennis!
Escroto!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

O cara ralou muito, isso é inegável.

Roberto Zimmerman
Roberto Zimmerman
16 anos atrás

Ele manteve o nome McLaren por dinheiro. Pra não ficar sem a grana dos direitos de TV por alguns anos e a posição no conselho da FOCA, no auge da guerra FISA-FOCA, exatamente quando ele assumiu a McLaren. A intenção inicial era comprar o time e chama-lo de Project Four. E a compra foi feita com incentivo, inclusive em dinheiro da Phillip Morris, que estava insatisfeita com a administração do Teddy Mayer.

E a história da gasolina do Jack Brabham é daquelas lendas urbanas tão repetidas que parece que já está virando verdade. Infelizmente…

Nardo77
Nardo77
16 anos atrás

Legal… Muito legal!!!

do amaral
do amaral
16 anos atrás

li num livro sobre a equipe brabham, quem conta é o próprio, não foi erro de cálculo de combustível, foi q o motor ficou com a regulagem rica de combustível, q tinha sido usada no warmup – de manhã cedo, mais frio – e esqueceram de reverter para menos rico. jack percebeu isso durante a corrida, e arriscou tentar vencer mesmo assim. como sabemos não deu, por pouco.
e no livro não se menciona quem era o responsável pela regulagem.

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
16 anos atrás

Muito embora o passado de Ron Dennis seja muito digno ele faz questão de escondê-lo como se haver sido meca fosse algum crime e a graxa das mãos fosse sangue. Hoje ninguém mais se atreve a perguntar até porque muitos dos jornalistas que viram Ron Dennis como Meca já pegaram o elevador, mas ele interrompeu algumas entrevistas quando se perguntava do seu passado e do GP da Inglaterra em 70 quando ele calculou mal a gasolina do BT 33 do velho Jack Brabham que perdeu a corrida porque cruzou a linha de chegada em Brands no “cheiro”. Valor é claro que Ron Dennis tem, mas os “valores” que o norteiam hoje é que são questionáveis. Mas as fotos são ótimas do BT 26 Ford e o modelito do cara de bermuda é o seguinte…

Souza
Souza
16 anos atrás

Brasileiro só dá valor aos outros quando eles estão na merrrda. se ele está com as mão sujas de graxa ele é íntegro. agora se o cara está em posição superior de executivo ele é um safado

estas fotos pra mim não dizem nada.

e daí ?

Ricardo Cesar
Ricardo Cesar
16 anos atrás

kkkkkkkkk, vocês viram o comentário do Júnior, morri de ri aqui….

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Se alguém tiver acesso, imprimam as fotos e vá até o Ron Denis pedir para autografa-las.

Ele vai colocar os seguranças e os pit-bulls atras de você.

O cara esconde mais o passado que a Xuxa.

Era para se orgulhar, mas ele não pensa assim.

Cada louco com a sua mania!

FABRIZIO SALINA
FABRIZIO SALINA
16 anos atrás

Cada vez acredito mais naquelas estatísticas que apontam que a maioria dos brasileiros não compreendem o que lêem.
Será que não percebem que o post apenas quer dizer que os “rótulos”, os “estereótipos” são muito reducionistas para captar a dimensão de uma personalidade? Será que não percebem, que ao lado do “monstro de Woking” existe o cara que, literalmente, pôs a mão na massa? O paradoxo talvez seja a maior constante do ser humano…

João Kohl
João Kohl
16 anos atrás

Putz!!! O Alan Bandeira Preta reparou bem. Será que era permitido um aerofólio flexível ao contrário de hoje? Reparem na foto, pois há um cabo ligando-o a peça como uma alavanca basculante de vitrô. Quanto a gostar ou não de um cara como o Ron Dennis deixo para os bambis, admiração não condiz com apreciar, pois admirei o feito do Shumi que conquistou tantos títulos, mas o acompanhei desde o começo e não aprecei nunca suas manobras escusas, que são várias.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

“Entre os tubarões, aja como um tubarão.”

Ninguém chama o Frank Williams de antipático porque ele está preso a aquela cadeira de rodas e sua cara parece de cera.
Mas reza a lenda que o cara é um demônio para negociar. E deu tchau para o Damon Hill sem pestanejar em vez de pagar um bom salário a ele.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Êéééé… Colin Chapman..o desbravador e introdutor das asas. Esses cabos que apoiavam as asas, eram de uma fragilidade impressionante. Tem videos aos montes no Tube, mostrando acidentes cômicos e sérios também, qdo as asas, literalmente voavam…

Qto ao cidadão britânico, clicado como meca, não há muito a dizer. É britanico pô! se julgam ainda o “império onde o sol nunca se põe”. Faz parte da natureza deles.

De qq forma, não se pode negar a competência, gostando ou não do dito cujo.

J. carlos
J. carlos
16 anos atrás

Rs.rs… To rindo do comentário do Junior !! Sorry !!

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

brigadão Roberto!

jucabala
jucabala
16 anos atrás

o fato de ele ser, incontestavelmente, um grande profssional não quer dizer que hoje ele é bom caráter, o poder costuma mudar bastante os conceitos de quem o recebe, vide políticos e magistrados…

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

É, só sobraram ele e o tio Frank…..
Concordo com o Flávio, mas que na época foi estranha aquela “negociação” de compra da Mc Laren foi…. + a phillip morris, o pai do andrea de cesaris, até sobrar para o chico serra….. não lembro exatamente os detalhes, mas sei não….

Ana
Ana
16 anos atrás

Acho que a questão abordada neste post não foi bem justificar as lágrimas dele por ter sido mecânico, aliás a questão das lágirmas foi apenas citada e não justificada. O que ele se tornou hoje, por mais arrogante que ele seja, não apaga seu passado, e nunca vi ele tendo nenhum tipo de atitude que desse a entender que ele tivesse vergonha do seu passado. ele é arrogante e prepotente? Claro que é, também não simpatoso com ele. mas ainda sim um vencedor.

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Alan,

Aquele cabo era mesmo para regular a inclinação da asa – tirar nas retas e aproximando-se para as curvas, aumentar o ângulo. Após um,a série de acidentes a FIA regulamentou as asas, fixando-as.

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Uma pergunta! Na ultima foto o aerofólio tem uma especie de cabo de aço que corre até um duto… isso tinha alguma ligação com a aceleração do carro pra na reta, onde é maior, tirar um pouco de asa?
Abraços

gustavo giroti
gustavo giroti
16 anos atrás

a partir do momento que esse senhor tenta ersconder ao máximo seu passado para só mostrar o yuppie que é hoje, cai duzentos milhões de pontos no meu conceito

óóó, ele chorou, deve ser vir tanto quanto o bernie vir a chorar, vc acredita?

imagino se algum sem terra chorar numa (das milhares) reintegrações de posse, daria salvo conduto para ele roubar uns 100 milhõés de dólares (alias multa ainda NÃO paga pela equipe LADRA mclaren)

um SUJO isso sim, e olha que eu não falo do mecanico e sim do homem do terninho!

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Talvez, para ter sucesso no meio da F1 a pessoa tenha que ser desse jeito…
O Eddie Jordan era gente boa, e se deu mal, o Ron Dennis, dizem que é do jeito que é, e tem a melhor equipe da F1 por décadas…
Mas bem legal ver essas fotos, saber que o cara já colocou a mão na graxa, não é só um empresário cheio da grana que decidiu se meter no meio das corridas

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Quando o Gomes começou falando de arrogante, prepotente, metido a besta, antipático, autoritário, eu achei que era auto-biografico!!!!

edu@RDO
edu@RDO
16 anos atrás

Todos tendem a admirar os vencedores, independentemente do que eles façam para vencer. Vide Schumacher. Particularmente acho um nojo!

João Kohl
João Kohl
16 anos atrás

Tende-se a admirar todo vencedor. Ron Dennis é um vencedor, mesmo neste ano quando sentiu-se humilhado pelo processo na FIA, apareceu como todo inglês, impassível, até mesmo quando foi a lágrima, sim, no singular, pois não deve ter tido mais que uma lágrima, sinceramente nem essa eu vi. Não concordo com as tramas ilegítimas do esporte nos bastidores da F1, mas como chefe de equipe grande, não chegou lá passando a mão só na cabeça das pessoas, passou com certeza a mão em outras partes também.

Becken
Becken
16 anos atrás

Flávio,

Finalmente alguém para pôr o Ron Dennis no lugar que ao qual ele pertence de verdade, um dos maiores vencedores da história da Formula 1.

Parabéns!