Stock, 1979
SÃO PAULO (tem corrida aqui domingo) – E já que estamos desenterrando, que tal esta foto da Stock em 1979, em Jacarepaguá? É o Opala cuja réplica apareceu alguns posts atrás.
Foto enviada pelo Paulo Cezar Custódio, do Rio.
SÃO PAULO (tem corrida aqui domingo) – E já que estamos desenterrando, que tal esta foto da Stock em 1979, em Jacarepaguá? É o Opala cuja réplica apareceu alguns posts atrás.
Foto enviada pelo Paulo Cezar Custódio, do Rio.
Desculpem, no comentário acima, eu quis dizer que vi uma foto de um opala de competição da década de 70!
A Telefunken não existe mais. Foi comprada pela Gradiente. Vi há algum tempo num site, acho que era do Opala Clube de Curitiba, se não estou enganado, de um Opala de competição da década de 70, que tinha o patrocínio da Nissei, uma indústria que fabricava rádios e auto-rádios, Alguém de lembra dessa empresa?
grande disputa de dois mestres do automobilismo,Paulo Gomes e Affonso Giaffone. Affonso foi campeo no ano anterior(78) div.1 classe c,e Paulao (79) stock-car
Lembro dessa época do Boesel varando noite com uma Caravan com o motor do opala de corrida saindo de Curitiba e indo até a divisa PR/SP para amaciar o motor para corrida.
Os pneus cinturato da Pirelli era passados no torno para tirar o onbro arredondado e ficar com mais área de grip pra corrida.
A tocada do Paulão era linda e agressiva da %!@$&@#
opalão é o bixo um dia vo ter um 6cc
com capota de vinil x]]
o opalão tem a propaganda da TELEFUNKEN ainda existe essa marca????
abraços
esta equipe do giaffone tinha um seg carro pilotado pelo zeca que era todo avacalhado mas o cara tinha uma tocada para mim melhor que a do irmao afonso
numa destas corridas tinha um opala branco azul e vemelho de um piloto de goiania que capotou na minha frente e foi um baita sufoco pra tirar este cara do carro,alcoolpra todo lado e a um motorzim eletrico zoando e ameacando soltar centelha
mas apesar de tudoeramos felizes e nao sabiamos
Paulão!! Quando piá de calças curtas, óculos de grau e botas ortopédicas, meu pai tinha na garagem um pôster do Paulão com o Maverick Mercantil-Finasa. Posteriormente, fui grande fã de todos os Opalas e Omegas Pilotados pelo Mestre Paulão. Por ocasião do meu TCC, pude ouvir da boca do Mestre Zamponi algumas histórias divertidíssimas sobre o melhor PILOTO (assim mesmo, tudo em maiúsculas) de Turismo desse país ( o Ingo é mais acerto de carro perfeito, o Paulão era na raça mesmo, um Peterson tupiniquim). Obrigado pelo post, FG!!!
Foi nessa corrida que o Paulão ganhou com a velha “manha” sacana dele. Ele liderou a corrida toda com o Giaffone na cola. Na penúltima volta ele sente que o combustivel estava acabando. O que faz, então ? Cruza a linha de chegada na penúltima volta acenando como se tivesse ganho a corrida e tira o pé do acelerador. O Giaffone pensando que a prova tinha acabado, faz o mesmo. E foram assim, o Paulão com o carro rateando e acenando, o Giaffone com o carro afinado e desfilando. Quando contornam a Curva da Vitória o Paulão dá a última “balançada” no carro e “pesca” a últimas gotas de álcool que restavam e cruza em primeiro a linha de chegada com sua equipe vibrando e a equipe do Giaffone berrando e xingando Deus & o mundo.
Grande Paulão, esse é dos meus.
Detalhe…..o opala 26 tem placa….
Jose Carlos,
Eu estava na arquibancada, ali no final, na freada da Sul. Boesel foi muito ingênuo….
eu fui mais de 10 anos comissario do posto 13 que certamente de onde saiu esta foto.os motores do bezerra eram melhores que o do paulao e outros mas o braco do 22 era melhor
viajei agora numa nave 28 anos atraz
jose carlos
alias alguem tem as fotos da final deste campeonato onde na ultima corrida o paulao duela e poe o opala do boesel pra fora no final da reta???
se alguem tiver envia pro fg.fizemos o relatorio do toto e encrencou pro 22
A entortada da corroceria na curva deixa tudo muito vintage…
FG,
Grande foto. Eu estava na torre, com a minha equipe de cronometragem, a Tempus, utilizando cronometro e célula foto-elétrica da Omega. Nós dividíamos o equipamento com o Ciro Bauman ( de SP ).
Abraços,
Marco Antonio.
O FG nesta semana tá de provocação…
Vamos lá, Jacarepaguá, 1979, primeiro ano da Stock Car, Na frente Paulão Gomes, na cola Afonso Giaffone Jr. (um dos pilotos mais azarados que conheci. Páreo duro para o Chris Amon, mas deixa pra lá…). Neste ano os carros eram quase Divisão Um, permitindo somente o uso de um carburador duplo Weber 44, comando pouca coisa mais bravo e acerto de taxa. A álcool, deveria debitar coisa de uns 220 HP. Câmbio de quatro marchas, suspensão e freios de série e nada de blocante. Rodas 14×7 nas quatro, pneus radiais. O que escorregava era uma grandeza, se é que eu me lembro de alguma coisa.
Tempos em que o nome Stock Car (carros de estoque ou de série) fazia todo sentido. Hoje, quem sabe, poderia ser mudado para Stock Bubble.
Grande foto, Fla.
Opalões na pista, opalões nos boxes, Jacarepaguá no auge, mundão de gente acompanhando e uma propaganda da brahma quando a mesma ainda nem pensava nessas peças publicitárias babacas que vigoram hoje em dia.
Tempo bom….
Abraços.
Nick B.
(ouvindo Buddy Guy, Rememberin’ Stevie, uma arrepiante homenagem ao bluesman Stevie Ray Vaughan, guitarrista da pesada).
Guitarra, para sempre guitarra!!!
Flavio, tenho uma duvida! Por acaso em 1979 a categoria não era divisão 1 categoria “A”. Puxando pela memória acho que só depois passou a ser chamada de Stock car.
Bom, pelo menos a Stock dessa época era bem stock mesmo….
Nada de bolhas multimarcas e multicoloridas cobrindo um frankestein mecânico.
:D
Obrigado Luiz
Gomes, acho que você vai gostar muito dessa! A Warner Brothers liberou as primeiras foto do novo “Speed Racer”, e também o trailer do filme. Segue o link:
http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/12/post-em-off-primeiras-fotos-e-trailer.html – Fotos e Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=JRgukqVgIEE&eurl=http://blogf1grandprix.blogspot.com – Trailer
Grande abraço!
Gustavo Coelho
interlagos 79 com narracao do luciano do valle nesse video aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=NA9TGIWs4To
Sim Ricardo, o de trás é o Giaffone (Afonso)
Desculpe postar aqui, mas que coluna mais escrota a do R. Leme.
Além de grandes barbaridades, falar que a sotck reúne (exceto IRL e F1) a maior quantidade de pilotos de nível, é tirar sarro da nossa cara. O que falar da Le Mans Series, do DTM, do WTCC…
O da frente é o Paulao…e o de traz ??? Giafonne ???
Pois é, os anos passaram e agora precisamos de uma réplica do autódromo também.