Surf

SÃO PAULO (belo tubo) – Leio no InterpressMotor que a Volkswagen está colocando no mercado a linha “Surf”, Parati e Saveiro.

Diz o cara da VW que a montadora “foi à praia ouvir os consumidores para saber o que eles queriam”. Quiseram esses dois aí embaixo.

Nos anos 80, a VW lançou o Passat Surf. Tinha frisos pretos nos vidros, acabamento simples, rodas grafite, era para o público jovem que ia à praia. Como esse aí embaixo (que está com rodas de Variant II e lanternas do pisca brancas, charme de época).

Sou mais o Passat Surf que esses dois novos.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
12 anos atrás

Parece muito o que meu pai teve, Surf, branco, faróis quadrados…Só que o dele tinha calotas de Passat Plus. Meu pai afirma que era um excelente carro

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

ola,tenho um pasat surf ano 80 ,e gostaria de saber se alguem sabe sobre detalhes do carro como emblema surf entre outros abc..!!!

David
David
14 anos atrás

A Volkswagen é sinonimo de confiabilidade e qualidade há anos em todo o mundo. Quem fala mal de carro da VW não conhece nada de carro. É melhor falar sobre a novela das oito !

anmoraes
15 anos atrás

adoro passat con prei hoje um surf 80 vou restaurar mas vou mudar de cor

Jaison
Jaison
15 anos atrás

Como têm gente recalcada contra a Volks hein?
Devem ter comido poeira de algum VW Ap.

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Alfacorse,

Apenas quis enfatizar o Surf ser uma versão normal de linha, pois é muito comum classificarem como série especial (provavelmente por não ter uma sigla comum como LS, TS, etc.). De acordo com publicação da época, apresentando o “novo” Passat Surf, ainda modelo 78 com outros faróis e pára-choques (Auto Esporte, não me recordo agora o número), a intenção da VW era mesmo fazer uma versão de entrada, com produção normal, até mesmo porque ela eliminou as versões básica e L, cabendo ao Surf essa função.

Quanto ao TL, não é incomum que as publicações errem e a maioria das revistas recentes fazem isso com frequência (ou então apresentam carros em estado ruim de conservação). Até a Classic Show (apesar da sua excelente qualidade) já deu suas escorregadas, como anunciar um Passat 4M como sendo “Passat 4 Marchas” (dói só de lembrar). Não acho que seja um pecado mortal (duvido que eu mesmo não tenha publicado diversos erros no meu site), mas também creio que o mais indicado seja não passar pra frente esses erros conhecidos.

Sugiro uma visita ao site do TL Clube que indiquei abaixo, na área de sócios. Há alguns TL Personalizado nas galerias, incluindo o do próprio autor do site (veja na galeria 01), que pesquisa há anos sobre o modelo. E como falei, há o próprio catálogo de peças de época da VW que classifica o modelo com esse nome.

Abraços,

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Só continuando a observação do amigo, usei o “especial” como termo genérico de diferenciada, não falei série especial e limitada ou muito menos série comemorativa, aí sim caracterizando algo.
Sem contar que às vezes uma série especial pode ser definida por tempo de produção e não unidades produzidas, sem contar que existem casos de séries especiais que viraram definitivas no mercado(temos o caso recente da Ecosport Freestyle)……
Sinceramente não arriscaria categorizar em qual dos casos situa-se a intenção da VW no momento do lançamento da Surf.
Quanto ao TL Sport se é oficial ou não…..o fato é que já vi em mais de 1 publicação tal denominação, creio que a que vc citou seja a do Rogério Ferraresi, pessoalmente tenho boa impressão de seu trabalho…

Roger
Roger
16 anos atrás

Volkswagen é um lixo no Brasil, só carro velho, motor velho, maquiagem safada ano após ano…….tem de ser muito trouxa pra comprar gol, parati, saveiro, etc.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

A Volks quer sair do Brasil? Para ter a cara de pau de dizer o povo ainda quer Parati e Saveiro, a pergunta deve ter consistido em mostrar um álbum de carros velhos e perguntar qual daqueles carros alguém queria, com as fotos dos dois no meio.

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Nada tenho a falar do Passat Surf, além de cair no óbvio de que era um excelente carro mesmo sendo um modelo espartano. Tinha qualidades de sobra pra se sobrepor a falta de alguns equipamentos como o relógio do painel ou um esguicho elétrico do pára-brisas. Eu ficaria feliz se encontrasse um Surf 78 pra se juntar às outras “crianças”.

Só uma observação: o Passat Surf NÃO é série especial. Lembrando que foi produzido entre 78 e 82 e teve boas vendas (estão aí os blogueiros que já se manifestaram com lembranças de Passat Surf na família, que não me deixam mentir).

E o “TL Sport” é uma denominação totalmente errada divulgada sem critério por uma publicação recente. Essa série chama-se “TL Personalizado”, como consta inclusive no catálogo de peças da época (e se não me engano é citado – sim, apenas citado e sem fotos – também com esse nome em uma Quatro Rodas de 73 ou 74).

O site TL Clube (www.tlclube.com) tem mais informações sobre este raro modelo. ;-)

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Pra quem comparou raridade: Surf x Lm, não tem nada a ver…….tanto na época como na questão: linha x especial.
O Passat Surf foi precursor(de sucesso digamos, porque se tirar do baú achamos o TL Sport…) no nicho muito abordado pela VW, que era o de versões especiais ou diferenciadas para o público jovem de menor poder aquisitivo, tal e qual o Flash anos mais tarde……se bem que nesse caso bem melhor porque tinha a mecânica 1.8
abraços

JM.Rodriguez
JM.Rodriguez
16 anos atrás

O visual da VW já cansou, eles estão inventando outras coisas só para gastar peças pois a linha vai mudadar em 2008. Como sou fã da mecânica da VW não me importa muito o visual, pois sempre foi meio feio desde o zé do caixão. Os carros da VW não foram feitos para serem bonitos e sim para serem duráveis, acredito. Quanto ao Passat a nota é 10.

jose
jose
16 anos atrás

Quem consegue achar isso bonito?Façam o favor coloquem óculos de grau ou venham para o presente ,deixem o passado e seus horrores para trás.

Armando Junior
Armando Junior
16 anos atrás

Caro gomes o PASSAT realmente é lindo mas essa nova linha SURF da VOLKS é pra lá de legal adoraria ter um PARATI desses na minha garagem.

Afonsinho
Afonsinho
16 anos atrás

Excelente blog, Sr. Gomes. Acho que a linha gol/ Parati/ Saveiro já está fazendo hora extra.

Aham
Aham
16 anos atrás

Existiu Corcel Hobby sim…

Eric
Eric
16 anos atrás

Lindo Surf!!!!!O passat é logico…..quem conhece o LM ?E eu acho que é mais raro.

Rogério Tranjan
Rogério Tranjan
16 anos atrás

Caro Flávio,
como diria a minha avó, você não dá ponto sem nó.
Abraços
Rogério Tranjan – KG # 12

Rogerio Caires
Rogerio Caires
16 anos atrás

Carrinhos feios esse, hein…

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Ah, tem esse daqui tambem ó:

http://digus.com.br/dforum/viewtopic
.php?t=17625&sid=360a97503aeebc
422d649b7903a0d1a3

Além desse:

http://digus.com.br/dforum/
viewtopic.php?t=29418

Aliás esse ultimo está a venda…

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Passat TS nao achei Moreno… mas Passat Pointer, tem um zerado aqui em Brasília:
http://s3tcar.com.br/forums3tcar/
viewtopic.php?t=16538&sid=e5e
46c66e31bc931383669cb21a343f5

URL cortada pra nao zoar a formataçao…

Falous!

jugger
jugger
16 anos atrás

A Volks matou a família Gol com esta ‘geração 4’, de todas a mais feia… saudade dos gol’s ‘quadradinhos’ até 1992…

Roberto-Cerrolargo
Roberto-Cerrolargo
16 anos atrás

Surf 79, branco, tive um desses, 4×1, bura do TS, tojo, com platinado(ainda sabem oque é isso?). 1.5,não andava muito não… Mas com certeza marcou época…

Daniel Sanchez
Daniel Sanchez
16 anos atrás

Talvez uma das últimas Paratis. A Space Fox matou a prima.

alexandre
alexandre
16 anos atrás

passat surf cinza carrara, alcool comprado em 22 fevereiro de 1981 ……….simples, guentava tudo……….ficamos com ele ate 1998…nunca deu “”pane””…..chegamos a 255.000km….maravilha de carro………e quanto a saveiro e parati, não achei nada

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Tive um PASSAT SURF 81,álcool,cinza carrara,mas me lembroque o primeiro SURF foi em 78 ainda com farois redondos,na época meuvizinho teve um verde musgo c/ interior xadrez.Ele não era uma versão esportiva como os SURF de hj e sim uma versão básica,com frisos e parachoques preto fosco,sendoque as versões 78 e 79 tinham interior em veludo xadrez e 81 foi o ultimo ano!

MSM
MSM
16 anos atrás

Essa linha Surf já existiu na Parati e Saveiro. Sempre quis ter uma Parati, mas depois que a Spacefox foi lançada, teria uma na garagem.

MArcelo Giacomin
MArcelo Giacomin
16 anos atrás

Como eu adoro os Passats … esse eu não conhecia. Já ouviram falar no Passat GTI??? Li uma vez que foram feitos acho que 10 unidades para os diretores da VW na época … vou achar o link e mandar para o Gomes.

Abraços

Marcello Moreno
Marcello Moreno
16 anos atrás

Bonito mesmo era o Passat TS, dos antigos, quatro faróis na frente, aquela faixa preta na lateral, volante com três raios e uns reloginhos maneiros. Ninguém tem uma foto de um desses para o deleite desse humilde internauta? rsrs. abraços…

Marcog
16 anos atrás

Que legal… o 1o Passat do meu pai foi um Surf, cinza gelo… (ou cinza-táxi, como chamavam)…

Wellington Moura da
Wellington Moura da
16 anos atrás

Quanto ao Gol. Apesar dos pesares, ainda é o melhor dos piores: celta, uno, palio, ka, etc perdem feio. Um dos melhores câmbios, até hoje, e um dos melhores conjuntos motor + cambio, mesmo na versão mil. Pra quem reclama do acabamento (que é péssimo), o Palio é muito pior e o Celta parece que vai desmontar quando você encosta. Como disse, dos piores ele ainda é o melhor. O que pesa realmente é o custo do seguro, o que na verdade, acaba sendo balanceado pelo custo de manutenção (muito mais barato que nos outros). Pena que a Volks parece que quer matá-lo.

Marcello Strauch
Marcello Strauch
16 anos atrás

O primeiro Passat surf foi de 78 e não de 80

Herik
Herik
16 anos atrás

Havia um Corcel Hobby sim. Lembro que os para-choques eram preto fosco, não tinha qualquer friso… resumindo, um pé-de-boi.

clebio sete lagoas
clebio sete lagoas
16 anos atrás

será que os consumidores queriam parachoques pretos?

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Passat sempre traz belas recordações, mesmo para mim que não curto V W como um todo, mas alguns modelos em especial, como o Passat Pointer última séria e Santana Evidence, Gol GT e Variant II.

Quanto as vendas do Gol, na verdade acho que é bem mais na questão das frotas, porque já ouvi várias vezes amigos chocados com orçamentos de seguros para Gol aqui em São Paulo na faixa de R$ 2.500 a R$ 3.000,00 – caros como um Golf ou Audi A3 – muito, ainda mais para um veícullo adorado pelos ladrões e péssimo de acabamento e alguns problemas irritantes que a V W nunca arruma.

Dú
16 anos atrás

Tive um Chevete Surf, isto mesmo, Chevete surf. Tanta massa plástica na lateral que o apelidamos de surf. Mas com o Chevy, fui a Maresias qdo. haviam 2 casas na orla, Ilha Bela e depois o troquei, pasmem, por uma CB 125 S zerada. Isto em 1979. Culpa do Santo Google, que era vivo na época.

Tinha Corcel II Hobb
Tinha Corcel II Hobb
16 anos atrás

Do Best Cars: “Em março de 1980 era lançado o Corcel II Hobby, mais uma opção de versão numa linha bastante diversificada. Tinha acabamento despojado, mas com apelo jovem e esportivo — por exemplo, eliminava os cromados de frisos e pára-choques. Trazia alguns acessórios do GT e era uma opção mais barata a este.”

Apelo jovem no Corcel II … Será que tiraram o pára-brisa bifocal?

Rafael
Rafael
16 anos atrás

É tudo uma questão de gosto. Sempre gostei de VW e continuo gostando, tenho um Polo Sedan e não tenho o que reclamar do carro. A nova Parati é muito bonita, e para mim, a melhor pick-up pequena vai ser sempre a Saveiro (pode lançar Montana, Strada, etc… Saveiro é Saveiro).

Jota
Jota
16 anos atrás

A direção da vw do Brasil ainda vai conseguir a façanha de quebrar a fabrica aqui. Faz anos que não fabricam nada bom. Cada ideia uma pior que a outra. Como o Veloz comentou, o dia que o povo abrir os olhos e parar de comprar Gol e Saveiro, tchau VW do Brasil.

Focastro
Focastro
16 anos atrás

Olá,

aproveitando a discussão sobre venda de carro. Alguém sabe para onde são vendidos esses Gols?
Eu acho que essa história de gol ser o carro mais vendido tem alguma mutreta. Eu ando de carro todo dia no Rio de Janeiro entre a zona norte e a zona sul e garanto: não existe gol zero no Rio (

Mário Buzian
16 anos atrás

FG,

Realmente houve um Corcel II Hobby,lançado em 1980,com motorização 1.4 a gasolina,e 1.6 a álcool,trazia estofamento xadrez branco (somente na série 80/81),rodas do modelo L pintadas de preto,coma suspensão, os sobrearos e volante do modelo GT,e só,era um L com alguns adereços,mas que podia ter até ter câmbio de 5 marchas,pinura metálica,vidros verdes,ar condicionado,teto solar,faróis de milha…Aí ele encostava em preço no LDO…Saiu de linha em 1982,sem o sucesso de vendas esperado.
Quanto ao Passat,esse durou mais,do primeiro 1978 (meu pais teve um,amarelo,e tenho até hoje o chaveiro que vinha nele,com uma prancha de surf de metal),com o famoso estofamento xadrtez e para-choques pretos,bem básico.Depois vieram os modelos 79 a 81,sempre com duas portas,e parabrisa degradée verde (os outros vidros eram brancos,térmico traseiro como opcional),mas com acabamento semelhante aos LS,porém sem algumas coisinhas (relógio de horas,forros de portas de vinil,e ausência de ar quernte e ventilação forçada no modelo básico,e os famosos logotipos Surf no painel e tampa traseira)…
Mas como já foi dito,essas atuais “séries especiais” da VW tem todas a mesma cara,só muda os adesivos…
Saudades dos tempos do Bizorrão,Fusca Série Love e Especial (84/85)do Passat 3M,Surf,Sport,Plus;dos Gol Copa 82,dos Voyage e Parati Plus 83/84/86,inclusive das Kombi Luxo com duas tonalidades…
Há tempos eles esqueceram de dar um diferencial,alma e charme ao pessoal….

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Senhor Leandro da LADA Inc.? Entregou bonito….

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

meu irmao teve uma Parati Surf ano 95.
Um certo dia, o carro estava estacionado no lugar de sempre. No outro dia, nao estava mais.

Problema da Volks eh o seguro. Uma facada!!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

O único VW nacional de motor dianteiro que já gostei é o Passat. No entanto, por um lado a VW acertou na época ao fazer uma versão mais espartana, visando os consumidores jovens e menos capitalizados que não tinham acesso ao seu topo de linha da época. No entanto, se o incauto jovem resolvesse levar o nome do carro ao pé da letra e o usasse para transportar suas pranchas para a praia… em no máximo 15 meses a fraca proteção contra ferrugem do modelo teria transformado seu carro em uma peneira.
Quanto aos “novos” Surf, patéticos como todos os Gol e derivados (desde 1980 levando o desconforto e péssima ergonomia para as ruas brasileiras). Se me dessem um, venderia e compraria um carro de verdade.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Como ousas falar mal de um Surf? Informo o kamarada que o estofamento era de tecido (sei do que estou falando…), e o motor 1.5 com câmbio justinho é ótimo. O Dodge SE é anterior ao Surf. Não houve Corcel Hobby, mas sim Escort Hobby, bem depois. Chevette Júnior, desse acho que me lembro.

Senhor Leandro, lamento, mas o senhor entende de Lada. Para falar de Surf, como diriam os garotos da praia, és um paneleiro!

Saudações.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Olá R/T.
Ela está em 4o. com tendência a 5o. pode acreditar. Esse 2o. é mera ficção mercadológica pois ela o tem em vendas somente pelo Gol.
Um dia o povo se cansará desse carro e aí, bláu, bláu, o chão já estará perto, pois as outras montadoras terão, tem, produtos muito melhores. E só questão de tempo e das outras montadoras montarem um sistema tão grande e abrangente de rede de consessionárias como a VW tem.
Abraços.

Eduardo Maniche
Eduardo Maniche
16 anos atrás

Mas é logico que o Passat é melhor que os atuais… a Volkswagen desaprendeu a fazer carros… essa é minha opinião!

R/T
R/T
16 anos atrás

Veloz, caro Veloz, voce pisou na bola agora hein ?

A Volks não é e nem foi a quarta posição, é a segunda, atrás da Fiat

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Desculpem-me, mas lembrei que o Dodge SE tinha o câmbio de 3 marchas, porém, “no chão”.
Mesmo assim, grande porcaria…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem, amigos da Rede Gomes, boa noite.
Xíííí, lá vem a VW com suas idéias de giriko. Esse Passat Surf era horroroso. Bancos com forração plástica parecendo toalha de mesa de buteko, interior mais espartano que a Madre Tereza, motor 1.5 regulado “para economia”, enfim, uma afronta ao belíssimo carro que o Passat era.
O pior é que naquele tempo a VW tinha competência para mandar no mercado, e logo as outras montadoras a copiaram lançando o Cocel II Hobby, o Chevette Júnior e até, acreditem, a Chrysler com o Dodge SE e seus bancos de plástico e câmbio 3 marchas na coluna. Um horror geral.
Ainda bem que o povo logo percebeu o engôdo disso tudo e deixou de comprar essas tranqueiras.
Eis então que a VW no alto do seu 4o. lugar na tabela de classificação das montadoras daqui, resolve promover a volta dos que nunca deveriam ter vindo.
Essa é a VW de sempre, rumando célere para o 5o. ou 6o. lugar no campeonato. Realmente o chão é o limite para ela.
Quem te viu, quem te vê…