Tesouros escondidos (2)
MONTEVIDÉU (e os ventos uivantes) – Tem de brinquedo e tem de verdade, também. Viajar pelo Brasil é bom por isso, uma surpresa em cada canto. Na Serra Gaúcha, de onde já saí, inocentes portões de inocentes galpões ocultam preciosidades inimagináveis.
Recomendo a visita no site abaixo, lá tem um link ouça o seu ronco, aproveitem!
http://www.cargapesada.com.br/edicoesanteriores/edicao122/fnm.asp
Acabei de ver um em Porto Alegre rodando perfeitamente com mecanica original( famoso chorão) e 2 eixos dianteiros direcionais!! Se passar de novo amanha pego a placa ou tiro uma foto .
Aprendi mais sobre dirigir um
Fenemê com Marcao, o homem certo na hora certa! afinal digigir Fêneme é bem cultural imaterial e o Marcao devia ser´´tombado´´pelo estado hehe!
Achava que era lenda essa´´liturgia´´toda pra dirigir esses latones!!
Fã desse dino desde as viagens de assis pra Sao Paulo pela Raposo Tavares, viagens feitas sempre a bordo de uma Rural Whillys e Ford, o velho teve 12 delas. eram 10 horas em pista simples cheia dessas [xxxxx!] pra desespero do meu Velho e eu adorando o desfile!!
Abraço a todos
é incrivel como eles aguentam o tranco, aqui na minha cidade tem muitos ainda trabalhando dia e noite transportando conteineres vazios para o Porto.
Deve ser o museu de Canela. Tem um museu ótimo em Gramado também.
Realmente era de meter medo esse Fenemê, a cara dele, com aquela grade, remete a um verdadeiro monstro querendo te engolir vivo.
Mas eram realmente uma fortaleza esses caminhões.
O corcel GT naquela cor verde, é simplesmente maravilhoso
São do Rodrigo daqui de Canela, não são da Ulbra.
Aqui em minha cidade, São Fidélis – RJ, têm um FNM que até hoje trabalha diariamente transportando tijolos uma reliquia pertence ao Sr. Chiquinho Pandino
Marcelo D, eu tb tinha muitos pesadelos com esse bicho e com os Scania-Vabis.
Eles eram extremamente barulhentos, e vc disse tudo, assustava qualquer criança.
Cresci com esse trauma, rsrsrsrsrsrs.
Eu também gostei do corcelzinho… coisa linda do pai.
Um dos 2 na frente do FNM é o Malzoni azul da foto junto ao Audi.Foi de proposito ou por descuido sair só um pedaço na foto?
Seguinte a receiota federal aqui de Mato Grosso do Sul esta vendendo um desses. ANDANDO. o leilão é dia 13.12
Meu pai trabalhou na fábrica nacional de motores Fenemê.
Foi o primeiro emprego dele.
O Brasil já foi muito melhor.
Esse FNM é do Rodrigo ?
Muito legal o Fenemê. Mas o azul seria uma Alfa Giullia?
Gostei mesmo é daquele Corcel GT verde.
Simplesmente MARAVILHOSO!!!
Legal também a narrativa do Marcão Umuarama sobre a maneira de cambiar o grandão!!
O cara precisava ser um polvo, para conseguir usar as duas alavancas e ainda cuidar do volante, tudo ao mesmo tempo!
Ao contrário do que disseram aí embaixo, do medo que tinham do referido por causa do barulho do motor, eu adorava ver esses bichões e sentir o cheiro do escapamento, que por incrível que pareça, era diferente dos Mercedes e Scania-Vabis, não sei por que?
Não se esqueçam também da preciosidade que aparece lá no fundo à direita: Ford Corcel XP ano 72, simplesmente INTEIRAÇO!!!
Com certeza deve ser no Museu da ULBRA, esses caras são fenomenais!!
Boa tarde.
Zé Maria
É a ponta do iceberg… o Rodrigo tem mais raridades aí nesta garagem…
Nossa, levei até um susto…
Quantos anos sem ver um Fenemê!
Nesse estado impecável então…
Esse cara pode pedir o quanto quizer no “brinquedo”, porquê igual a esse: NÃO EZXISTE !!!
como sue proprio apelido lembra, suas qualidades de identificador de carros beiram a de um camelo…aquilo é uma IMORTAL ALFA ROMEO GIULIA SUPER, um carro lendário nas pistas brasileiras. Mais RESPEITO!!!!!
Me lembro bem desses caminhões FNM, que naquela época se falava “FêNêMê”. Eram fabricados aqui pertinho de Petrópolis, na estatal Fábrica Nacional de Motores, a mesma que fabricou o JK, em Xerém, a terra do Zeca Pagodinho.
é na ULBRA?
É realmente uma preciosidade este FNM (Fenemê), posso falar por q
Desculpe, mas posso falar por já ter dirigido por uns dois anos este bicho, uma alavanca de câmbio em baixo, e outra de reduzida em cima (ao lado do volante), você troca de marcha cruzando elas ex;
1ª reduzida
1ª simples
2ª reduzida
2ª simples e assim por diante, lembrando que para levar as marchas cruzada, é necessário engatar as duas alavancas ao mesmo tempo, a caixa de câmbio é seca (não sincronizada), e o engate tem que ser feito no tempo do giro do motor, se não tiver no giro certo, não adiante embreagem (inclusive a embreagem é mais para sair e parar, pois motorista de Fenemê que se preze, não usa embreagem). Pena não se fabricar mais este JOÃO BOBO (apelido, por que tudo que coloca em cima indiferente do peso ele leva).
Caraca, tá inteiraço esse FNM… parece que compraram zero e nunca ou pouco rodaram com ele… coisa linda, afinal, pela idade, eu sempre vi eles já bastante judiados em São Paulo…
Qdo eu era criança, eu tinha pesadelos com esse caminhão… Sempre ele era um monstro que queria me atropelar… Também, com aquele barulho do motor, que criança não se assusta?
Tás falando pelo lendário e fonte de apelidos, FNM, ou pelo rabo do caixote logo a frente, FG??? rsrsrs