Tira asa, mete tempo

SÃO PAULO (São Paulo vai parar e não vai demorar) – Passei o dia no trânsito, andando de DKW com amigos alemães, e depois explico. Mas o sumiço foi por uma boa causa.

Vamos recuperar o tempo perdido, então, começando com o último dia de testes da F-1 em Jerez.

De slicks, Vettel levou a Toro Rosso à glória de fechar o ano com o melhor tempo. Kubica e Rosberg, segundo e terceiro, também fizeram suas melhores voltas com pneus lisos. Schumacher foi o quarto, igualmente com slicks.

Mas há um detalhe nada irrelevante: o aposentado andou com a configuração aerodinâmica de 2009, 25% menos de “downforce”. O que é, de novo, um assombro. E a foto que encerra a temporada é legal demais: uma Ferrari de slicks. Nada como um pneu de verdade.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
16 anos atrás

25% menos downforce não aumenta a velocidade nas retas?? ou estou errado…

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

é impressionante a inveja que as peripecias do schummi causa a alguns(ou seria algumas,viuvetes?)o cara não pode entrar em um carro que os cars tentam diminuir,o cara ta la consagrado e aposentado ajudando a sua equipe,voces querem saber de tempos e resultados?peguem os recordes do cara e queimem a mufa tentando remar contra a mare!o cara é genio e ponto final!veio aki brincar de karte e deu um show de talento e profissionalismo!e esse tempo é forte sim pois a configuraçao 2009 tem 30% menos de downforce.quem nao gostar vai chorar no morumbi!

acarloz
acarloz
16 anos atrás

Tira 25% de downforce de todo mundo e a verdade se reestabelece.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Demorou pra voltarem com os slicks…

Será que a Toro Rosso repete o bom desempenho na próxima temporada?

Lucas Vieira
Lucas Vieira
16 anos atrás

Aonde foi dito que o xucruta usou 25% ou x% a menos de downforce? O estranho é que na versão paga da Autosport inglesa e do F1-Live também com Visa (dinheiro bem gasto) não li nada disso. Depois acham ruim quando as do Senna aparecem por aqui.

Bianchini (o verdade
Bianchini (o verdade
16 anos atrás

É impressionante o talento desse alemão! É o tipo de piloto que não adiantaria por para correr no WTCC, com aquele regulamento de lastros para os primeiros colocados, ele seria campeão antecipado mesmo usndo o lastro máximo a temporada toda!
Agora é que se percebe a falta que o tedesco faz, com esses pitís de Alonso & cia. O alemão era bom mesmo!

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Romeu:
Nada mais a dizer a respeito. Fica muito redundante.
O tedesco é o que é. Simples assim.
Foi (está sendo) um casamento perfeito)
Só espero sinceramente que a redução da downforce e os pneus slick, realmente propicíe as tão esperadas ultrapassagens utilizando o vacuo.

aturo mezario'na el
aturo mezario'na el
16 anos atrás

reparem que a ferrari do aposentado pelo inss da alemanha e vermelho metalico ou estou precisando de oculos

Renato Rolim
Renato Rolim
16 anos atrás
Renato Rolim
Renato Rolim
16 anos atrás
Mais do mesmo
Mais do mesmo
16 anos atrás

Acho que o Massa está com a razão: slicks não é garantia de ultrapassagens. Enquanto os carros não conseguirem andar no vácuo nada acontecerá.

^v^
^v^
16 anos atrás

E o Maffa estava no *porta malas* do Punto durante a filmagem do comercial da Fiat!

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Assinale a opcao mais adequada para essa antena ridicula:

1) Para-raio?
2) Carro de controle-remoto comandado pelo baixinho frances?
3) A Ferrari se sentiu traida no caso da espionagem e isso eh um chifre?
4) Protesto contra o cristianismo, entao colocaram uma cruz invertida?
5) Espada do Excalibur?
6) Antena de Trolebus para uma Formula 1 Ecologica contra uso de motores a combustao? O tal do Tilke disse que instala os fios ao longo da pista.

Marcão Umuarama
Marcão Umuarama
16 anos atrás

será que esse alemom é o Schumi e o DKV é o 96?

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Falar mais o que de Ferrari e Schumacher?
Como diria o nobre colega “oriundi” Veloce HP: La lotta contínua! La lotta contínua!
E acrescento: Forza Ferrari!
PS. Flavio, e essa história de passear de DKW com amigos alemães?
Conta aí, vai.

Mariana
Mariana
16 anos atrás

Um detalhe!!!
Acompanho a F1 desde os meus 11 anos de idade, tive o prazer se ver Gilles Villeneuve, Prost, Mansell e Piquet na TV no começo da carreira.

Agora vem vcs menininhos…falar que Schumacher não é tudo isso, menos, ele ia encarar qualquer piloto em qualque época. Ia ser um troca de títulos…so que ele pe pé quente né…rsrsrs

Fazer o que!

Acompanho a F1 bem antes de 1950.

Alguém aí já ouviu falar em Tázio Nuvolari?

E nas Motos alguém sabe de esporte a motor?

Bjss

Mariana
Mariana
16 anos atrás

Hendrix…vai me dizer que vc nunca usou antena na cabeça, rsrs

Ele so esta passando informações do carro para a equipe nos boxes hendrix, ele não vai correr em 2008, calma, rsrs
Se vc acompanhou a F1 no começo dos anos 80, vc vai saber em qual ano começou essa “era” de eletronica na F1…se informe na net, vc e muitos vão se assustar,já tinha pc de monte nos boxes, não chora vai…rsrs

Agora vc vem com volante de isso e aquilo, jogo de video-game, menos…

Olha!!!

Vai assistir jogo de bocha no bar em 2008…

bjss

LUIZ MARCELLO
LUIZ MARCELLO
16 anos atrás

É o grande herdeiro do Senna. O cara que trabalha duro, não pensa em mais nada, totalmente focado, um obscecado.
Gomes, arquve muito bem aquela coluna sobre a revelação do campeonato em que mencionava o Vettel., pode se tornar premonitória. Esse menino impressiona.

Mariana
Mariana
16 anos atrás

Gostei da cor da “barata”
A anteninha serve para passar “dados” do cerebro do carro para a equipe, tinha que ser o Schummy mesmo nessa hora…(esta ajudando a equipe, todos sabem e ele faz isso com grande prazer)

Se o Alan Prost fazia isso na época do Senna, pq o Shummy não pode fazer agora?
A diferença é que o Senna ficava na “boa” de férias em Angra e Prost ficava “ralando” para acertar o carro…um dos motivos do Prost sair da Mclaren!
Shummy é “parte ” da Ferrari, sem brigas na equipe…Kimi, Massa e Schumacher se respeitam entre eles, não tem brigas na Ferrari, Schummy voltou so para ajudar…

Na Mclaren não é assim, uma briga de egos, aff

E o último campeão da Mclaren, pq não aparece para ajudar a equipe?
Sei… eu vi na TV,ele não é bobo né, apareceu como celebridade em uma corrida no final da temporada, esta certo o Mikka.

Tem parte de Schumacher na Ferrari quando receber a bandeirada em 2008…

hendrix
hendrix
16 anos atrás

q antena maluca é essa? ( a preta, acima da camera da tv, sob a entrada de ar do motor)
gps, mp3, rastreamento p diminuir o seguro em caso de roubo?

Aperece Senista!!!
Aperece Senista!!!
16 anos atrás

O Gomes é :
LINDOOOOOOOO!!!
UM FANFARRÃO !!!
Mas que vcs Senista vão ter que ATURAR ele como fãn do Schummy para sempre… isso vcs vão ter.

AMEI ESSE BLOG!!!

Cheguei agora, meu nick

Mariana_Schumaquete

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Será que estão voltando com os velhos tempos da fórmula 1 em que os carros eram conduzidos no braço.
Os carros dos anos 70 tinham vários tipos de configurações e era melhor a FIA deixar a criatividade das equipes reinarem para fazerem carros mais diferentes e incentivar a famosa cópia de carenagens. Colin Chapman fazia isso. Criou o carro-asa e depois todo o mundo copiou.
E ainda condenam a Mclaren.

Calma  senista...(co
Calma senista...(co
16 anos atrás

Defensores del Rubin ?????????????????????????
Vc ta perdendo seu tempo ainda??????????????????????

Torce para a “FAMILIA” NELSON PIQUET….Como sempre a Rede Globo diz: FAMILIA DO VOLEI, DO BASQUETE, Etc…
TORCE PARA A FAMILIA PIQUET!!! Bom pelo jeito tem gente que vai torcer contar, tudo bem, rsrsrs

SO SOBROU ELA NA F1, E CHEGOU PARA GANHAR!!!

Coitadas das viúvas…

Beijos a todos!!!

LINDO !!!
LINDO !!!
16 anos atrás

Calma VIÚVAS!!! (Eu sei Gomes,vc odeia que chamem elas de “viúvas” e tc com letra Maiúscula”, mas elas não param de CHORAR!!!). Mas Gomes o que uma fãn do Schumacher pode fazer???
Eu AMEI A FOTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Sabe a raiva “delas” Gomes? Tem um novo nome na F1…Nelsinho Piquet( quem acompanha automobilismo sabe, Nelsinho vem para GANHAR).

O sobrinho do Senna vai tomar um “PAU” do Piquezinho na pista!!!

E todos sabem disso, pode perceber que ninguém fala no assunto…

Beijos a todos…

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
16 anos atrás

Nossa…competindo com pilotos mais experientes…Schumacher não chegou nem perto do primeiro lugar…Passeou pela brita e tudo…e ninguém diz nada. Senhor Flávio Gomes, cadê aquela pesquisa ridícula sobre como seria o desempenho de Schumacher…??? O senhor é um fanfarrão, senhor 96. Ainda vem com esse pequeno detalhe de acerto aerodinâmico…Nunca vi o senhor defender o Barrichello com esses pequenos detalhes…

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Sobre a antena: se não me engano é um tubo de Pitot para medir a velocidade do ar naquela posição. Geralmente existe um medidor desses no bico do carro também.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Marcelim ,

o que vc acha pior ? uma Ferrari na brita ou uma Williams no muro ?

e só mais uma detalhe , o carro não está na brita !! ele só pisou com uma roda na terra , mais o carro está na pista

qto a essa antena , horrenda !! gostaria de saber o pq da utilização dela em testes !! só a partir desse ano , que começei a reparar na existencia delas ! sobre a calota , eu acho bacana !!

qto ao alemão , no coments , simplesmente o maior de todos os tempos !! segundo o site da Autosport , as configurações prá 2009 reduzem o downforce em 30%

o tempo dele realmente é um assombro !! ainda mais se levarmos em consideração o tempo do ]Hamilton com Mclaren configuração 2008 de ontem

Herik
Herik
16 anos atrás

Se tirasse essa antena, essa câmera e horrendas calotas ficaria um show. Que bom ver um F1 – ainda mais uma Ferrari – com os slicks.
Sobre o Schumacher… dizer o quê mais sobre o melhor de todos!? Pobres daqueles que estão desde 92 procurando argumentos para desmerecer o cara. Ele deu show e essa turma não aproveitou.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

E que diabos de antena horrenda é essa? Parece um obelisco preto sobre o carro…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

É, configuração aerodinâmica e pneus de 2009 e o carro na brita, hahaha.

E essas calotas também serão banidas em 2009 ou ninguém dá a mínima para elas?

Marcos Rosa
Marcos Rosa
16 anos atrás

O cara anda mesmo. Não tenho mais como negar,

masssss menoss Flávio, menoss, bem menoss…

abração

Herbert Linge
Herbert Linge
16 anos atrás

Por falar em amigos alema~es, dois engenheiros teutônicos da Konrad ficaram vários minutos admirando e comentando a respeito do # 96 no parque fechado durante a última.
Louros, Impecáveis, de pasta preta e manga curta, ficaram maravilhados com o que viram, e só tiveram olhos para o Deca…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Só não gosto dessas calotas. Não aguento ver carro de calota nas ruas agora vou ter que aguentar na F1?

Abraço!

Dú
16 anos atrás

Simplesmente, Schumacher. E a coletânea de dados by /ANTENINHA/