Turiscar, mais um sonho

MONTEVIDÉU (por aqui tem) – Domingo, ao passar por São Leopoldo, vi a fábrica desativada da Turiscar. A primeira a fazer trailers de qualidade inatacável no Brasil.

Me deu a mesma sensação, quando vi a fábrica, que tenho quando passo pela Gurgel. Ou pela Vemag. Ou pela Karmann-Ghia, que embora ainda funcione, faz de tudo, menos aquilo que fazia quando nasceu.

Incrível coincidência, recebo e-mail do Mário Buzian, blogueiro assíduo, cujo sogro foi o criador da empresa. Buzian acaba de criar um blog sobre a história da Turiscar. Merece longa visita, e longos comentários.

Viajar de trailer sempre foi meu sonho. Nunca viajei.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio
claudio
8 anos atrás

As leis mudaram, mas ao tentar fazer a conta, para ver se compensa comprar um trailer a sair viajando, acabei chegando a seguinte conlcusão, fica mais caro viajar de trailer, ou de motor homer, isto porque os camping no Brasil são mais caros, cobram diária pelo trailer, e muitas vezes a falta condiçoes para recebe-los. A solução seria os governos de cada Estado Criarem áreas de camping e para receber trailer, em todos os Estados, sem isto o Brasil vai continuar andando para tras na questão do turismo.

Ivo
Ivo
14 anos atrás

Olá Flavio
Sou de Novo Hamburgo, sempre olhei com prazerosos olhos a fab. da Turiscar… acabei comprando agora em 2009 um karmanguia 640 apenas por detalhes mesmos, tipo largura etc. etc. . .Em relação aos campings, não os conhecia anteriormente ao fato da carteira E, mas certamente este desinteresse em melhorias ou mesmo manutenção inadequada deve-se ao fato da baixa movimentação de trailistas, assim tbm como em postos de gasolina não vemos nenhum investimento neste sentido, lógico, não existe quase procura por um trailer sendo puxado e querer passar uma noite na beira da estrada…quanto a carteira E de certa forma o trailer realmente é mais complicado de rebocar, eu sei disso, pois me considero um ótimo motorista, além de ter meus dias de pista em kart etc… além de sempre ter rebocado para Sta Catarina meu barco a Vela e numca ter passado por apertos na estrada, mesmo assim, acredito ter sido exagerado o caso da carteira E, o qual, se formos considerar os testes para fazé-la, não servem como exemplo para o trailer, tanto que, como eu não tenho a carteira E solicitei a um conhecido motorista de carreta de uma conhecida companhia que viaja semanalmente entre RS e SP e o brasil todo para me fazer este favor e na viagem aconteceu o pendulo e quase o cara foi com tudo para o mato o trailer e a Toyta CD 2009….então para finalizar, se fosse para dar segurançapara aos treilistas deveria ter sido criado um cursinho especial com uma apresentação de um documento junto com a carteira normal, mas não obrigar as pessoas a aguardarem 2 ou 3 anos para fazer os testes e poderem fazer os seus passeios e curtirem a natureza.
Acho isto uma falta de QUALIDADE politica em nosso pais assim como é normal em diversas àreas….INFELIZMENTE!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

É uma pena essa falta de incentivo para uma prática tão saudável.
Alugar um Trailer e atravessar o país com custo baixo, melhorando diversos aspectos culturais e econômicos daqui…
Além de ser uma delícia, claro.

Mas no momento que tinha que incentivar, colocando nas leis de trânsito facilidades para a prática, tomaram o caminho oposto…

Pior mesmo foram os donos de Campers, aqueles trailer que ficam em caçambas de picapes (tinha modelo até para Pampa) que simplesmente foi proibido, e quem ainda roda ou é ilegal o faz milagre.

Deram a desculpa que o equipamento elimina o parachoque original (mesmo tendo outro no lugar).

Se querem saber mais sobre tudo isso, acessem o site http://www.macamp.com.br , é bem completo e fala bastante sobre as campers, a Safari, e outros.

adriano
adriano
16 anos atrás

pode até ter tido lobby dos hoteleiros, mas o que mata o trailer e o motorhome é a falta de infraestrutura nos campings. Já fui em campings ótimos no Brasil, mas não lembro de ter visto ponto para eletricidade dos veículos, espaço para esvaziar os tanques de água suja (e de m.erda), ou mesmo banheiros razoavelmente limpos, situação completamente diferente da Europa (Alemanha principalmente – os campings da Rep Checa e Hungria que visitei não eram tão bons assim). Foi uma delícia o mês que passei na Europa de Motorhome, durante a copa de 2006. recomendo e ainda tenho como plano comprar um.

Mário Buzian
16 anos atrás

Flávio Gomes,

Muito obrigado por ter colocado o link do meu blog no seu espaço,a sua divulgação e opinião tem muito valor,não só a mim,mas a todos que diariamente vêm até aqui para conferir as novidades…
Quero agradecer também a todos que visitaram o nosso espaço,e deixaram aqui as suas opiniões,quero guardá-las e repassá-las ao meu sogro,o Sr. Pedro Scheid,que está cada dia mais feliz com todo esse movimento de resgate da empresa que ele viu nascer,de um sonho…
Amigos,estive há pouco tempo atrás visitando as antigas instalações da Turiscar,e é realmente impressionante o que o descaso dos nossos governantes acabam fazendo numa empresa que tinha quase duzentos funcionários,no seu pico de produção…Um local enorme,tão caprichado quanto o seu idealizador,e que hoje só aguarda uma decisão judicial para virar poeira,num processo irreversível…
Estou na luta para que sejam revistas as categorias de habilitação,e com a minha inicitiva quero congraçar todos os amigos que possuem(ou que ainda vão possuir,com certeza)trailers,de qualquer marca ou modelo,a voltarmos a rodar com eles pelas ruas e estradas desse nosso gigantesco país…
Pode ser sonho,utopia,mas alguém pensou exatamente nesse assunto há exatos 44 anos atrás…E foi muito bem sucedido.
Quem sabe se a história não acabe se repetindo ???
Grande abraço a todos os amigos !!!

Mário Buzian – São Leopoldo/RS

Kako
Kako
16 anos atrás

Conheci essa fábrica, acampei na frente dela. Tínhamos um trailer Eldorado Sport, da Turiscar, que o mecânico não apertou direito os parafusos da roda e a mesma caiu perto de Porto Alegre. Fomos até a fábrica, muito bem atendidos, onde consertaram os danos na carroceria e na parte de gás (danificada pela roda) e constataram uma torção no chassi, de onde nos encaminharam para a Hahn do Brasil, que fazia o chassi para eles. Lá, um daqueles mestres velhinhos, que hoje são desprezados em fábrica, conseguiu alinhar o dito somente com maçarico e esquadro. Era criança e lembro bem disso tudo. Bons tempos.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Flávio, devia ter conhecido o museu do trem em São Leopoldo. É lindo!

Gustavo S.
Gustavo S.
16 anos atrás

Pois somos, pelo menos, dois leopoldenses visitantes freqüentes deste blog, então! Não comento muito, mas acompanho este blog todos os dias!

Francisco Luz
Francisco Luz
16 anos atrás

A fábrica da Turiscar fez parte do meu itinerário infantil de idas a Porto Alegre. Sair de Novo Hamburgo, passar pelos trailers, pelos caminhões da Mercedes um pouco antes, pelo fedor das fábricas de óleos e curtumes em Sapucaia e Esteio… Depois a praça do avião, em Canoas, e chegar em PoA para ir no Beira-Rio.

Hoje, metade destas fábricas ou foram abandonadas ou mudaram de nome, cresceram e se modificaram. E eu também, acho.

Mas nem tudo está perdido. Na saída de NH, mas na direção norte, existe uma mecânica de trailers que tem vários estacionados, ao lado de motorhomes, etc. É bem movimentada, e linda de se ver de cima. Não é uma turiscar, mas quase.

Latinoamericano
Latinoamericano
16 anos atrás

Flavio, eu como morador e nascido em São Leopoldo, fico muito feliz de ler seu post onde pelo menos fala da minha cidade.
Lembro quando eu era pequeno, a Turiscar era uma baita fabrica…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Viajar de Trailer é impossível. Na época do novo código de trânsito, em 1996, o lobby dos hoteleiros para se acabar com os Trailers foi muito grande.

Aqui no Brasil o pensamento é de explorar o turista, não de explorar o turismo.

Em qualquer lugar do mundo que você visitar, você aluga um trailer caso queira e atravessa o país a baixo custo.

Aqui no Brasil, encheram de regulamentos idiotas para se andar de trailer (incluindo carteira tipo “E”, que se leva 5 anos para tirar e te obriga a fazer aula de veículo articulado), proibiram os trailer de se colocar em caçamba de picape (com a desculpa esdrúxula que a picape fica se parachoque).

Ou seja, acabaram com os trailer no país, principalmente para luguel. Só pode ter quem tem carteira de carreta e espaço em casa sobrando para ficar 11 meses parado.

Uma vergonha, os hotéis não ganharam nem um cliente com essas regras estúpidas. O turismo precisa sim ocupar o espaço de mercado de custo mais baixo, senão o turista internacional com pouca grana vai pra outro país. Ele não vai simplesmente tirar dinheiro do nada para ficar em hotéis.

É apenas uma opção a menos, deixando o país menos badalado em turismo, e com isso os hotéis perdem, como todo o setor de turismo.

Deve-se estimular o turismo, não tentar sugar o sangue do turista, pois o turista não é obrigado a viajar.

É um péssimo pensamento, que impera no país.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

E tenho um colega que o pai possuía um trailer Karmann no quintal, abandonado. Fizemos uma faxina e virou o clubinho da molecada da rua, sensacional!

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Meu avô tinha um motorhome montado sobre um chassi de Chevrolet Brasil..
Escuto muitas histórias sobre as viagens dele por um Brasil que estava sendo montado. Um sonho, cada uma.