Varig, Varig, Varig

SÃO PAULO (bom demais) – Dia desses fiquei meio amuado com a nova pintura dos aviões da Varig, agora sob gestão da GOL, e mandei a frase de efeito, qualquer coisa sobre a Varig não ser mais a Varig.

Pois fui a Porto Alegre e de lá voltei de Varig. Me lembrou a velha Varig, sim. Comidinha com estilo, lencinho perfumado, aquele inconfundível perfume, nada de fila, comissários e pessoal de terra atenciosos…

A comida, a propósito, um grande barato: cozinha brasileira. Na ida, pratinho com tutu de feijão, uma rodela de linguiça e arroz. De sobremesa, doce de abóbora com coco. Na volta, bobó de camarão. Tudo pequenininho, mas saboroso e honestíssimo.

E os talheres são coloridos. Colher verde, faca amarela, garfo azul. Estou gostando de ver.

Duro foi ter de pousar em Cumbica por causa da chuva. Pista molhada em Congonhas ninguém quer.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

E antes que me esqueça:
Pousei muito em CHG com chuva forte…Não tem problema não. O acidente da TAM foi uma soma de erros, e não um único.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Aquele “alguém aí em baixo” que citou Caravelles e afins, sou eu. E entre as muitas licenças que possuo, está, com muito orgulho, a de comandante de DC-3…

Fernando Honda
Fernando Honda
16 anos atrás

Bom, como ex-funcionário VARIG, posso falar que fico contente com o ressurgimento da companhia que vesti a camisa com muita garra. Só vale esclarecer que ESSA Varig que está voando é outra. Só restou o nome. A “Viação Aérea Rio-Grandense” continua sem operação e empanturrada de dívidas, inclusive com minha empresa. Foi criada a VRG Linhas Aéreas que herdou os aviões, rotas, passageiros e programas Smiles. Claro que a Gol quer resgatar um pouco do que era a Varig antiga, mas acho que falta muita coisa. Como um amigo disse aí embaixo sobre roubalheira e má administração na empresa, digo que presenciei muita gente com muita garra e amor por essa empresa, que infelizmente algumas maçãs podres fizeram acabar. É uma pena,.pois nasci dentro dessa empresa e realizei o sonho de trabalhar nela…

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Underline:

Mando novamente o link e recomendo aos amigos..

http://apolo11.com/cometa_73p.php?posic=dat_20071212-100838.inc

---
---
16 anos atrás

Reginaldo Nat Rock,
Tem algo errado ( é apolo ou apollo? ) no site citado p/ vc ou eu estou errando algo? Não “linka”.

Aeon
Aeon
16 anos atrás

As pessoas pensam que aquele lanchinho de bordo sai de graça. É claro que já esta embutido no preço da passagem e como foi dito abaixo é mais caro que um jantar a dois.

ROGERIO BORGES
ROGERIO BORGES
16 anos atrás

VIU? PRECIPITOU, SE FERROU!!!

eric
eric
16 anos atrás

Como mando fotos para aí????
A propósito FG,parabéns pela resposta abaixo…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Verdade. Só usaram no dia em que caiu o avião da TAM.

Jó, Jó…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Manoel, desculpe nossa incompetência. Passe o número de sua conta que vamos devolver tudo que você pagou pelo serviço.

Kako
Kako
16 anos atrás

A Nova Varig pode manter o serviço de antigamente. Mas vão haver pessoas dispostas a pagar mais por isso? Tenho minhas dúvidas.

Curtia sim as comidas da antiga Varig, nas raras vezes que andei de avião quando menor – era artigo de luxo. Mas prefiro um vôo de menor custo – pagar 100 reais a mais para um bom lanche no ar? Com isso pago um excelente jantar para dois.

Em um vôo internacional, aí sim, acho o atendimento de bordo essencial. Mas para vôos de 2 a 3 horas? Dispenso.

alexandre lopes
alexandre lopes
16 anos atrás

FG, dias atrás ou anos atrás ???

Abraços!

Manoel Ferrazzo
Manoel Ferrazzo
16 anos atrás

Entrei aqui apenas para fazer um “protesto”. Já a um bom tempo venho notando que o grandepremio.com.br coloca suas notícias no ar muitas horas depois de outros portais já terem-no feito (estadão, bbcbrasil, terra, globo, etc). Esse “warmup” é uma farsa. Alega ser o responsável por “abastecer” a imprensa naconal com notícias sobre a F1, mas está sempre na rabeira…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

É…

aquela VARIG , Viação Aérea Rio-Grandense, já foi pro saco. Hoje em dia é apenas a casca. A cauda é azul, mas a estrela é laranja.
Tanto é, que o Centro de Treinamento da ilha do governador, que era da VARIG, não é mais.
Os pedidos de compra de aeronaves , são feitos via Gol ( saem de seattle com matrícula PR-G….. e viram depois aqui no Brasil, PR-V…..), os tripulantes são todos ex-Gol ( os pilotos, a bem dizer, “obrigados” em se transferir)……

Esse serviço, que antigamente era o mais chinfrim, hoje em dia é considerado Premium. E esse vai ser o nicho de mercado explorado pela Gol, para justificar a compra da LOGOMARCA Varig, e não da tradição, e do passado Varig, esse que todos conhecem.

Pelo menos a marca Varig permanece viva……

Eles só tem de acelerar um pouco a velocidade da fila dos pilotos que tão indo pro 767……muito lenta!! ahaha

Abraço.

calloni
calloni
16 anos atrás

Ue… nao sabia que voo vindo do Uruguai pousava em Congonhas mais… ou vc veio de POA?
abs

Helio
Helio
16 anos atrás

errata
o pessoal a que me refiro É da gestão da empresa..

bom e pelo que o Flavio falou a comida está de primeira. corredor X

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

É fato Zé Maria.
Voce, assim como eu e um punhado de matuzas, tinhamos como programa quase obrigatório, ir tomar um café depois da meia noite em Congonhas e ficavamos jogando conversa fora, esperando as decolagens la no terraço, onde aproveitavamos para , também namorar as corajosas que ousavam ir junto…era divertido e muito “instrutivo”…

Hoje?, faz-me rir; quando tenho que ir até lá, não vejo a hora de cair fora.
Abração

Helio
Helio
16 anos atrás

Corredor X, sempre voei de Varig desde 1982. O pessoal da Gol a que me refiro não é da gestão da empresa e não dos comissários, atendentes e pilotos. estes são do mesmo nível. Mas o pessoal da gestão da Gol dá de 10 a zero na velha Varig. Não é a toa que quebraram feio . Quanto a cultura da barrinha de cereal nas ponte aéreas eu nunca me incomodei, pois prefiro voar em avião novo e sem defeitos comendo barrinha de cereal do que pagar mais caro, voar em avião sucateado e comer aquela comida de porcaria. a comida de avião sempre é ruim mesmo quando é boa. .

vitão
vitão
16 anos atrás

Vamos ao que interessa: como foi passar com toda a tralha do digno #96 (o carro que tem plataforma, grig girl, etc) na alfandega? ( Lembra da musica da Blitz :quero passar um weekend com você; quando o quarda parava a dupla? ta vindo de onde tá indo pra onde? o que tem na bolsa? ) além dos pistões novos, bielas e distribuidor o que vc trouxe?

Corredor X
Corredor X
16 anos atrás

Helio, com todo o respeito, mas sua opinião é equivocada. A Gol tem pessoal bem qualificado pois quase todos são ex-Varig ou Transbasil – já estavam treinados no tipo de equipamento que ela opera (Boeing). Você infelizmente deu azar de voar na Varig já sucateada e decadente, roubada que foi pelos inúmeras má-administrações. Nos bons tempos, executivos de todo o mundo exigiam viajar para o Brasil via Varig – era a melhor opção, em termos de serviços, pontualidade, equipamento e segurança. Tomara que a cultura da barrinha de cereal (da Gol) não se imponha à Nova Varig.

Helio
Helio
16 anos atrás

As melhores Cias que já voei foram Lan e Air France. Acho que Varig, AA, United, Delta e Aerolineas estão niveladas por baixo.

Helio
Helio
16 anos atrás

Pra mim a velha Varig era um porcaria. sempre foi. espero que a nova sob o comando da Gol seja melhor e pelo que voce falou melhorou muito. Voei há dois anos pela velha Varig para NY e as telas estavam quebradas. Vou pra Buenos Aires no fim do ano pela Nova Varig e espero me surpreender. o preço estava mais em conta do que a propria Gol e Tam.

O pessoal da Gol é muito mais competente que o velho pessoal da Varig.

Paulo Gomes
Paulo Gomes
16 anos atrás

Na Ponte aérea SP/RJ é servido um mini salgado e um copo de refrigerante

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Reginaldo Nat Rock, para satisfazer sua curiosidade e a nossa também!!
Sou capaz de apostar que o fera foi visitar alguns “desarmaderos” em terras do sul, em busca de brinquedos novos!!
Se for isso mesmo, sorte dele, quisera eu ter uma oportunidade como essa!!
com relação à aviação, faço coro aos demais: Saudades dos velhos tempos, com a “prainha” de Congonhas, as facilidades de acesso aos hangares das empresas e por aí vai. Hoje em dia, chegou muito perto já vem um cara de “12 com cano serrado” te intimando e tudo mais!!
Será que é desse jeito que eles pretendem incentivar o pessoal a ingressar na carreira!!
Boa tarde.
Zé Maria

Augusto Freire
Augusto Freire
16 anos atrás

Constelation da Panair, início da década de 60.
Rio – Brasília, três horas de vôo.
Lembro-me do carpete em losangos preto e branco.
E dos cubos de açucar, servidos para adoçar o café com leite.
Para um guri de 6 anos, uma lembrança para toda a vida.
Alguém aí falou em Caravelle.Também voei de Caravelle, Panair do Brasil.
Ah, outros tempos aqueles, o tempo da Panair.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

É a velha e boa Viação Aérea Rio Grandense.

sergio
sergio
16 anos atrás

Dia desses minha viagem pra Caxias do Sul teve q ser por Porto Alegre…e me colocaram num voo da Varig, e foi agradavel surpresa, bem na linha do vc informa.
Essa semana, voltando de Caxias, o voo teve q ser por Porto Alegre, por essa coisa chamada gol…que desastre…o voo original de 18:30 saiu a 1:30 do dia seguinte, 3 hs em cumbica e 4 da manha em Congonhas…a gol é uma vergonha.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

E já que estamos falando de voar, deem uma olhada no link abaixo e se programem para essa sexta feira.
É muito bonito de ver e as crianças vão adorar…

http://apolo11.com/cometa_73p.php? posic=dat_20071212-100838.inc

quebrado para não estragar o layout.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Acho incrível acharem a VARIG um modelo. Modelo de que? De gastança, de roubo, de cabide de emprego?
Se fosse modelo não teria quebrado.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

O que a mídia e a imprenssa marron não fazem na cabeça de um povo hein…….nunca se usou CGH em dias de chuva…..façam-me um favor …..calem-se.

gustavo
gustavo
16 anos atrás

pena que a varig ainda não deu as asas por aqui em são luís – ma. ainda tem o estande dela no aeroporto daqui.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

O que é comida honesta?

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Varig sempre foi referencia em qualquer lugar do mundo.
Espero que a Gol não estrague isso, nivelando por baixo.
Alguém aí falou em Caravelle, Dart Herald, Samurai, Eletra, e eu vou mais para tras…DC 3, Scandia ,
Tempo charmoso onde a vida corria mais lenta e a educação era parte integrante do dia a dia de todos.

Estou curioso para saber quais novidades nosso intrepido blogueiro vai apresentar. Ir até Montevidéu, ficando 2 dias só para fotografar uns carrinhos meio raros parece-me um pouco demais…

noone
noone
16 anos atrás

ainda me lembro quando em vcp tinhamos vôos jal, swissair, air france, alitália, avianca, lufthansa, klm, panam, tap, lap, terminando meados dos 80 com os flying tigers, cargueiros charmosos no melhor estilo “air america”, sempre atrasados, predecessores dos fedex tão padronizados, previsíveis e pontuais. naqueles tempos, a cabeceira da pista, curtindo landing e arrived das naves, me lembro do orgulho que sentiamos por saber que dentre todas, o melhor serviço de bordo era o da varig, da nossa varig. e aquelas aerogatas radiantes, em seus uniformes azuis, desfilando pelo salão……lindas….

Rodm
Rodm
16 anos atrás

É sempre bom um serviço diferenciado a bordo, pilotos competentes (qdo pousa, não se sente o impacto). É uma pena que uma empresa que era referência no setor tenha sido tão mal administrada.

Agora, tem empresas por aí que fazem de tudo para chamar a atenção. Vai que a moda pega por aqui:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/
0,,MUL213169-5602,00.html

URL cortada, ‘as usual’

Conde
Conde
16 anos atrás

E mesmo chegando de viagem tem post fresquinho . Obrigado FG !
Um bom dia a todos .

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, para quem não viaja de avião, só mesmo assim para saber que tudo aparentemente continua como dantes… comida, atendimento, um leve charme… quem foi rei nunca perde a majestade, como diria o outro…

Mas duas horas de avião até Porto Alegre não concorrem com as 17 horas de Itapemirim que eu encaro quando vou, porque do avião não tenho o prazer de acordar ao amanhecer, o ônibus recém entrado no Rio Grande do Sul, olhar para o lado direito e ver aquelas fazendas com plantações verdinhas geometricamente bem desenhadas, com uma casinha ao fundo e umas vaquinhas no pasto, e olhar para a esquerda e ver aquele mar quase invadindo a pista, aquela imensidão de água indo ao longe…

De avião, lá de cima, é tudo muito rápido, nem dá tempo, hehehehe…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Meu maior desgosto “aéreo” foi não ter voado de Varig nos seus bons tempos. Quando a empresa foi para o buraco, fiquei sinceramente magoado.

Mas gostei quando vi a nova pintura. Pelo menos esse nome emblemático não tinha desaparecido. É ótimo saber que não é só a pintura que é boa, por dentro também é. Pode não ser exatamente como a velha Varig, mas se ao menos lembrar, já está bom.

Abraços!

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

Concordo com FG. A Varig atual lembra muito a antiga no seu atendimento, ao contrário da última leva de companhias aéreas, que só falta arremessar as barrinhas de cereal de longe…

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Só tem véio neste blog, gente! Saudades do Electra? Alguém aqui já voou de Caravelle ou Samurai? Ou de BAC-111 e Dart Herald ?
Eu já…..Eheheheheheh…Sabem o que dividia a cabine dos pilotos e dos passageiros no Caravelle? Uma simples cortina! Bons tempos, aqueles….

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
16 anos atrás

Gomes,
Deve ser uma alegria pra quem mora em Moema chegar em SP e descobrir que o avião vai pousar em Cumbica por conta da chuva.
Não bastasse o cansativo da viagem, ainda ter que atravessar a cidade para chegar em casa é pra acabar com qualquer um.
Parabéns pela disposição de ainda soltar uma nota no blog, apesar do cansaço.
Legal essa tua avaliação da Varig. Também guardo ótimas lembranças da Varig antiga, principalmente do tempo em que fazia ponte aérea e tinha o prazer de voar de Electra.
Quando tive permissão de um comandante para fazer praticamente o vôo todo SP/RJ dentro da cabine, foi um dos meus vôos inesquecíveis.
Naquele tempo eu não tinha medo de voar…