PERCH PROFSNO (quase no fim) – David Richards jogou a toalha e afirmou que a Prodrive é inviável. O 12º time da F-1 foi concebido a partir da possibilidade de comprar chassi e motor de alguém, algo que algumas equipes, como a Williams, vetaram.
Assim, o Mundial continua com seus 22 gatos pingados no grid. E por muito tempo, ao que parece.
Assim como não tenho opinião formada sobre a questão do monopólio dos pneus, não sei bem o que acho dessa história de um time poder comprar equipamento no supermercado do vizinho. Conceitualmente, a F-1 é composta por quem faz seus próprios carros. Mas isso mudou muito de alguns anos para cá, com a invasão das montadoras.
Sabe o que eu acho? Sei lá.
Nos anso antigos qualquer um com grana podia comprar (ou até alugar) um chassi e motores e correr. As garagens nasceram assim (como Williams, McLaren e Ferrari).
O que não pode é deixar essa possibilidade se tonar brecha para alguém ganhar muito dinheiro a troco de NADA para o automobilismo em si, o que me parece ser esse o caso…
é falar oq?
se o grid apresentar 24 carro é muito, 21 é ridículo, 20 a f1 acabou.
afinal camarada(embora não seja), pra vc oq é automobilismo?????
nada está bom pra ti……….
feliz 2008!
Eu sou a favor do mercadão na F1. Os grids da fórmula 1 “romântica e cheia de ultrapassagens” eram recheados de carrros comprados (BRM, March). DEixa o pessoal comprar e quem tem industria propria poderá desenvolver melhor.
E se pode ter competição (mais fornecedores) de combustível, lubrificante, fibra de carbono, aqmortecedores, freios, motor… por que não pode mais de um fornecedor de pneus??? Acho isto um monópolio burro
O problema é que o Richards queria comprar chassi da Mclaren.
Começar por cima. A Willians então teria que enfretar 4 Mcs em vez de duas.
O Richards podia contornar o problema comprando os chassi da Willians, aí o Frank talvez não ficasse contra…e seria uma boa maneira de redimir a Willians e criar Prodrive f1 num patamar melhor que a Toyota (que talvez um dia chegue a ter motor campeão como a Honda já teve. )
O grande lance é: cada equipe construir seu próprio chassi, eles poderiam ate criar um teto para gastos, (só não sei como controlariam), mas o interressante é cada um mostrar sua capacidade , seu desenvolvimento, este lance de venda de chassis não seria interessante , imagine um rico das arábias iria lá e compraria um carro igual ferrari monta uma equipe e vencer , ele como outros poderiam ter petróleo no bolso mas não teriam gasolina nas veias é isso que me fascina na F1.
Esse Richards é outro brincalhão. Queria era ganhar muito dinheiro com essa história da Prodrive. Mas como impediram e ele não teve competência de arrumar patrocinadores, arrumar mecânicos, equipe técnica ,etc. já está tirando a equipe da pista.
Sou a favor de um fornecedor de pneus, todas as categorias no mundo correm com um fornecedor, porque a F1 teria mais de um. Quanto a compra de chassi , não concordo, pois as equipes tem que ser construídas com seus próprios projetos, mesmo que não dê certo.
Veja a Toyota, equipe de fábrica, mas que não dá certo desde que começou. Se o dono, os mecânicos, os técnicos, os pilotos tiverem competência e vontade de realizar um bom trabalho, a equipe pode fazer um bom campeonato.
É uma questão muito complicada. São muitas variáveis envolvidas.
Só penso o seguinte: se hoje há comércio de motores, por que não de outras partes, como chassis e câmbios? Estes dois, por exemplo, têm características decisivas para um carro.
Bom, se fosse pra vir UMA BAITA DUMA equipe e comprar chassis ali, cambio aqui, motor acolá e formar uma equipe forte, pra brigar pra ganhar é uma coisa, pelo “bem do esporte” e competitividade, seria bom que fosse permitido isso, mas como era mais uma só pra fazer número e pataquadas… Hasta la vista, vai competir na GP2 que lá que o povo tá ganhando dinheiro, a Arden todo ano tem “donos” novos.
O pior dessa história toda, é o fato do Richards ter tirado a oportunidade de outra equipe entrar. Já pensou ver a volta do Paul Stodart com a Minardi?Sendo ou não sendo a última do grid, o que vale pra mim é a história na categoria.
Certo! CAmpeonato de construtores tem que ser pra quem constrói carros e ponto!
Eu penso que seria perfeitamente viável transformar a F1 num mercadão. O mercado de automóveis já não funciona assim há anos? A Ford vendia Escorts com motor AP, a Fiat vende Stilos com motor de Corsa, na Europa o novo Ka terá a alma e o coração do Fiat 500… no mundo em que vivemos hoje, qual o problema em alguém correr num McLaren, com motor Toyota e cambio Renault, se o pacote for competitivo?
O que não entendo, é como entrávamos pelos buracos da curva 3, moleques e fugindo da PM, quando a indústria automobilistica produzia 300 mil carros / ano, e investiam pesado no Brasil e na F1. Putz, o conceito comprou levou não funcionou na indy / irl. Alguém aqui já comprou um pneu Bridi, por equipar a F1? Agora, Michelin sei que muitos deixaram de comprar. Me lembro da BRM, trocentos carros no grid……