Ao mestre, com carinho

CONCEPT TREE (regou, cresceu) – Fui aluno de Serginho Groisman, no início dos anos 80. Hoje, meio sem querer, soube que ele estreou na Globo em 1982, fazendo uma reportagem para o “Fantástico”. O entrevistado? Christian Fittipaldi…

Bem, a gente sempre precisa de um gancho automobilístico aqui, não? Está dado. Na verdade, lembrei do Serginho quando vi a hora agora no relógio. Tarde pra cacete, altas horas, e esse é o nome do programa dele.

Serginho é um grande cara. Lembro dele na Gazeta, na Cultura (para quem quer saber como era o “Matéria Prima”, clique aqui, ou aqui, numa festa de aniversário do programa no ginásio do Ibirapuera, depois veja todos os vídeos; era outro papo), e depois no SBT.

Na Globo, como todos que acabam por lá, pasteurizou-se. Noto que luta bravamente para manter de pé a ponte com o passado, mas como fazê-lo quando alguém escala um big brother para seu programa, ou um ator adolescente babaca, ou uma dessas celebridades musicais como Ivete Sangalo, ou Sandy, ou Júnior?

Ninguém faz milagre.

Na Cultura, Serginho fazia. Milagres bons, de um santo bom. É um grande mestre, ainda. Apesar da Globo, coitado.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Zanine Caldas F
José Zanine Caldas F
16 anos atrás

Caro Flávio,
Muito bom mesmo falar do Serginho, como você diz, ele rebola e muito pra deixar esse programa pasteurizado ” Altas horas” com alguma indentidade do programa que tinah na gazeta e eu não perdia nos finais de tarde….depois na cultura também…..mas na globo????
ainda mais receber as coisas que vc citou e outras mais..urgh…..so ó serginho mesmo…
Abraços Flávio
ah Feliz Ano Novo!

Gabriel
Gabriel
16 anos atrás

Meu sonho era ir no programa dele no SBT com uam camisa verde para aparecer as imagens do telão na minha camisa HAHAHAHA
pois é, o tempo passa, ele tá cheio de cabelos brancos que têm a decência de não esconder, e eu nem cogito a hipótese de ir neste suposto programa dessa suposta emissora que se encontra hoje, com seus entrevistados sorumbáticos.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

Dia desses ví uma chamada para o “Altas Horas” onde seriam entrevistadas algumas duplas da música sertaneja. Encabeçando a lista, a pior delas: Bruno e Marrone, imagino o que o Serginho deve ter sentido ao ter que engolir esse pessoal…

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Ricardo,a juventude nao esta no corpo,e sim na mente…e o serginho mesmo se tiver com 100 anos,sera sempre jovem,amigo…nao concordo que ele tenta parecer o que nao é..quanto ele estar na globo,pelo menos ele é visto por mais gente..e mesmo levando artistas “populares”,ele nem de longe lembra os pavorosos gugu e faustão.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

O Serginho virou um Faustão teen e menos idiota.

E ainda rende cenas divertidas como essa:

http://www.youtube.com/watch?v=koVtsZPUYWk

http://www.youtube.com/watch?v=vvXr6AqfgZY&feature=related

Paul
Paul
16 anos atrás

Concordo com tudo, menos com o adjetivo “coitado”. Serginho – a quem tenho em alta conta – fez apenas uma escolha profissional, nada mais. E altamente rentável. Que lide com os proverbiais “ossos do ofício”.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Tudo tem um preço… assim foi com o faustão que tinha o perdidos na noite na record e band e hoje é o que se vê…

com o groisman, pode ser que ele também tenha sido seduzido por trabalhar na globo, como quase todos que foram e se deram mal, como os ex-MTV, o Jô que vivia reclamando dos atrasos de 10-20 ou 30 min no SBT mas não reclama do programa dele na globo ser quase corujão, e por aí vai.

só sei que a grade da globo está muito, muito fraca, e sem conteúdo.

e qualquer um tem o direito de viver sua vida como quiser, mas acho que ele também abusa do direito de querer ser tiozão querendo pagar de gatinho, com camiseta por cima de outra e coisas típicas de adolescente.
fora que aquela banda que toca no programa acha que são ótimas, que tocam mais que Deus.

Nestas horas é que dou crédito ao wagner moura, que não tem nem quer ter vículo fixo com a globo, mesmo estando com tudo hoje. Este é macho e não se deixa levar pelo ego e babaquice dos que querem ser celebridades, atores, atrizes, modelos, apresentadores….
argh!

acho que por isso tenho saído tanto e descoberto coisas incríveis na cidades, porque a TV e a globo especialmente estão muito ruins.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Serginho é um sujeito pelo menos que tenta fazer algo decente na Globo, ao contrário da maioria. Nos anos 90, eu assistia ao Programa Livre nas tardes da semana. Um programa, como não é feito mais e que possibilitou alguns “milagres” como você mesmo citou: freqüentemente iam lá tocar gente de calibre, como Legião Urbana, Nenhum de nós, Engenheiros do Havaí e até – pasmem – as estrelas internacionais do Smasching Pumpkins.

Coisas dessa qualidade simplesmente não existem mais.

rafael jorgens
rafael jorgens
16 anos atrás

Gostava do mp. No sbt era light, mas tinha camisa de venus cantando my way.
Grato.

MSM
MSM
16 anos atrás

Acompanhava o Groisman no tempo da TVE aqui no Rio, programa muito bom, alta qualidade. Depois foi para o SBT, onde teve mais recursos e conseguia manter a qualidade. Quando foi para a “Poderosa” desmoronou tudo, a qualidade do programa, o péssimo horário, até o modo de apresentar do Groisman já cansou. Mesmo assim ainda consegue alguns milagres, por ex. as edições de aniversários: em 2006 no Memorial do Ibirabuera onde cantaram, Pitty, Maria Rita e Rita Lee e em 2007 na Concha Acústica de Salvador.
É incrível como esses apresentadores que aparecem e depois vão para a “Poderosa” caem de qualidade ou somem de vez. Outro que já devia se aposentar é o Faustão, que tinha um dos melhores programas da TV (Perdidos na Noite na Band) e depois que foi para a “Poderosa” se apagou. A coisa mais insurportável é ouvir aqueles discursos falsos sobre a maioria das pessoas que aparecem no palco, acho impossível que todos que aparecem ali sejam tão fantásticos e que mereçam ser bajulados com aquelas mentiras.
A regra da “Poderosa” é: está fazendo sucesso, tirando audiência, vamos contratar e dar um programa qualquer só para passar um tempo. Só falta comprar os direitos de exibição do %!$&#pau da Record, onde ganha disparado na audiência nos horários que são exibidos.

felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

o altas horas é tão chato q nem a mãe dele assiste

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Altas horas de sono…Eta programa chato! Serginho deve estar faturando alto, porque senão dava o fora.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Eu sei, não fui eu quem comparou, foi o Massa. Declarou o que não devia, e logo teve que desdizer, com o rabo entre as pernas.

Vanessa
Vanessa
16 anos atrás

O Serginho não é tão coitado assim,ele foi pra Globo por vontade própria.E eu até gosto do programa dele.
É um cara bacana,ele deve ter mais audiência na madrugada da Globo do que teria no horário nobre da cultura.O programa pode não ter a mesma qualidade,mas tem um alcance maior e a Globo tem o eu padrão de “qualidade”(toda empresa tem suas normas).Quem vai pra lá tem que se enquadrar as normas da casa.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, eu via muito o Matéria Prima e, depois, o Programa Livre… aliás, no PL, eu tava no colegial técnico (outra coisa que não existe mais como era antigamente, até a primeira metade dos anos 90) e fizemos uma “excursão” aos estúdios do SBT ainda na Vila Guilherme… o entrevistado daquele dia? Ronald Golias, outro baluarte dos velhos tempos… melhor parar por aqui antes que eu me lembre de que eu e a nossa trupe ficamos zuando uma duplinha sertaneja que começava a querer fazer barulho: João Paulo e Daniel…

Mas as poucas vezes que vi o Altas Horas, gostei, apesar de concordar que não é mais a mesma coisa… afinal, os tempos e o público são outros…

fabio
fabio
16 anos atrás

Serginho é o cara

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Nunca gostei dos programas dele, pra falar bem a verdade detestava, o altas horas então foi pra fechar com chave de ouro, uma porcaria de programa, com convidados de conteudo zero e perguntas sem conteudo nenhum… a TV é muito instrutiva, é só eu ligar ela que vou para o quarto ler um livro!!!

rodrigo
rodrigo
16 anos atrás

realmente, o MP era fora de série… programa livre era tão bom que, apesar de ter mudado de horário umas 2.727 vezes, ainda dava audiência…

quanto à comparação do amigo entre as atitudes de rubens e felipe, as situações eram totalmente diferentes… na áustria, foi um capricho (pra usar uma palavra publicável) da ferrari… no brasil, era uma necessidade..

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Fala, garoto!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Desculpe, mas não é assim mesmo. O Groisman decide quem vai para o programa dele, ele tem amizade com a Sangalo, com os pagodeiros, os populares. Pode ver, o pessoal sempre agradece ao apoio que ele dá.
Ele aprendeu a assumir essa postura popular no SBT, nos anos do Programa Livre.

Sua participação importante, vejo, é o programa “Ação”, da própria Globo, mas ninguém assiste por causa do horário. É um programa de cunho social muito interessante.

Mas o Altas Horas, que provou para a Globo que madrugada pode dar audiência, é totalmente dirigido por ele. Não me venham culpar a Globo, a não ser considerando que ele faz parte da Globo. Ele está onde quer, fazendo o que quer.

Eu sou meio jovem, mas lembro do Matéria Prima, da abertura, do formato. Lembro que tinha menos secundarista e mais universitário, com outro nível. Eu era bem pequeno mesmo.

Depois, no Programa Livre, o formato atual, com celebridades e gente mais jovem no público, aflorou, e era ótimo no início, péssimo no final.

Groisman deve gostar de automobilismo, pois ele sempre leva ao programa pilotos nacionais.
Foi no Altas Horas que Massa afirmou que se a Ferrari desse a mesma ordem pra ele que deu pra Rubens na Áustria/2002, ele não obedeceria e desligaria o rádio.

Não vi isso acontecer em Interlagos.

Marcelo deAraújo Cou
Marcelo deAraújo Cou
16 anos atrás

Penso que ele não está lá obrigado. Pode sair no momento em que quiser, se fica é porque tem algo de bom. Caso nosso bravo Groisman não tenha peito para largar o dindin da Globo e encarar novos projetos, talvez o certo é concluir que ele esteja à altura do programa (e dos convidados).

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
O Matéria Prima era um bom programa, considerando a época que foi apresentado. Respeito bastante o Groismann, mas acho que ele tem se esforçado um pouco alem da conta para parecer o que já não é: jovem.
[ ]´s

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Era super fã do PROGRAMA LIVRE no SBT, passei muitas tardes assistindo… agora esse programa dele na Globo é chato demais.

Claudio Lacet
Claudio Lacet
16 anos atrás

Apesar de obrigado a seguir o padrão globo de besteirol, o Serginho ainda consegue fazer do Altas Horas um dos poucos bons programas da emissora. Pena ser num horário de tão pouca audiência.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Tropecei com ele no aeroporto de Salvador logo após sua estréia na Globo e fiz uns comentários na linha do que vc escreveu a respeito da “venus”. Ele torceu o nariz e encerrou o papo.
Não gostou da critica que fiz.
Na Cultura eu gostava de assistir seu programa. Minha filha participava com alguma frequencia e era interessante as abordagens com os jovens.
Na ‘redegrobo’ ninguém merece….
Fica claro que é outro que se rendeu ao ouro.
Ele apresenta um outro programa de cunho social acho que aos domingos , ou sábado, bem cedo onde consegue manter (mais ou menos) aquele estilo diferente.

E assim vamos indo, cada vez tendo tudo muito mais pasteurizado…

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

FG, comentei na semana passada com um amigo, quando eu ligo no Altas Horas ou tem um especial de Axé, Sertanejo ou Pagode e sempre uma estrela Global, o cara é gente boa, mas o programa não é mais feito para o público da Cultura. Abraço.