Caçando estrelas

SÃO PAULO (pensam que é só aqui?) – Nosso blogueiro-notável Ricardo Divila manda a foto e o texto. Antes dele, observação minha: não parece o Caçador de Estrelas do Votnamis?

É um F-Ford, exemplar único, o Prowess, construído e pilotado pelo Hugo Spowers (o mesmo que correu com um F-3 com o slogan “Pare de fumar”). Era uma figurinha… Foi com ele que fui para o meu primeiro salto com cordão elástico, em Oxford, pulando da ponta de uma lança de guindaste de 50 m num estacionamento. Isso ao redor de 1983…

Ele era membro do Oxford Dangerous Sports Club, que fazia coisas do gênero, ou saltar em deltaplanos em crateras de vulcão, ou surfe em mar muito bravo fantasiado de Papai Noel ou sereia, ou descer o Monte Bianco dentro de um piano de cauda, um sofá e um elefante empalhado…

O dia terminou mal, pois na sua vez de saltar, ele calculou o comprimento do elástico errado, e ao invés de parar a alguns metros do asfalto, bateu quebrando um braço, duas pernas, várias costelas. Hilário hoje, mas na época preocupou…

Na próxima corrida em que apareceu, em convalescença, foi uma figurinha de cair na gargalhada, inteiramente envolvido em gesso, com o braço na ponta de um suporte ancorado no gesso em torno do busto… abraços, RD

Doces loucuras dos loucos anos 80, é tudo que posso dizer… Mais sobre os doidos de Oxford, em pdf, aqui.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Córdova
José Córdova
16 anos atrás

Trata-se de chassi Van Diemen de FFord. Com desses fui campeão mundial de FFord em 1988…

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Parece um calango… Projetou isso e depois foi pra Honda…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Frase de Obelix em Asterix entre os bretões:
-Esses bretões são todos loucos!

Mané
Mané
16 anos atrás

Teve um fórmula 2 projetado, se não me engano, pelo Frank Costin e que foi pilotado pelo Pedro Rodriguez..
O carro usava uma bolha parecida com a de um caça. O nome era Protos ou alguma coisa assim. Final dos anos 60.

prperalta
prperalta
16 anos atrás

Nada a ver com o Caçador de Estrelas, isso deve ter no máximo 2000cc e é um Fórmula (ou pretende ser) o Caçador tinha motor Corvette de 5500cc, e não era um Formula, e além disso o piloto sentava à frente do eixo dianteiro, tanto que o Bica comprou uma Kombi para ir se acostumando com essa possição de guiar.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Isso aí parece mais um daqueles carros de Bonneville do que um F-Ford.
Mas aqui em Interlagos já tivemos coisa mais bizarra ainda, o “Caçador de Estralas.”
Particularmente eu acho muito legal essas experiências, independentemente dos resultados práticos delas.

Luis
Luis
16 anos atrás

Bem legal esse monoposto. Gostaria de saber qual o efeito dessa carenagem no desempenho, se comparado com a carenagem original. Em um chute, diria que a carenagem integral praticamente acabou com a turbulência (costumeira) dos carros tipo Fórmula na área do cockpit (ficou só a cabeça de fora) e tb deve ter ajudado a reduzir a turbulência na região das rodas, pois a carenagem mais larga e em formato de cunha deve ter retirado um pouco da pressão exercida pelo ar ali. Será que o Divila concordaria?

Jonny'O
16 anos atrás

Nunca tinha visto este monoposto ,é incrivel ,diferente ,não chega a ser feio.
Acho que parece ser uma versão moderna do Fry de 1959 ,um F2 que disputou corrida na F1.

Jonny’O

Eric
Eric
16 anos atrás

Parece aqueles carrinhos que competem para ver quem bebe menos combustível.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Os ingleses e seu peculiar senso de humor…..a matéria parece ilustrar um mundo misturado entre Mont Python e esportes radicais. Não queriam ser os mais loucos apenas, queriam parecer os mais pirados para não deixarem nem uma sobra de dúvida. Muito legal, interessante – retrato de uma época – e muito perigoso também…..esses homens são a vertente mais divertida dos sportsman que corriam com seus pequenos MG’s nos aeródromos pós-guerra, que caçavam raposas em seus garbosos cavalos, que viam o mundo por cima com seus vistosos balões (A rolls-royce criou um carro-balão para um ou outro nababo da época)…etc, etc.