CBA rides again

SÃO PAULO (tristeza não tem fim) – Recebo e-mail do Rennan Lobo, do Rio, com as últimas do embate CBA x LINEA, a liga que ousou fazer uma prova de kart no Rio para a ira do suntuoso presidente da confederação.

Vejam a que ponto chegamos:

Hoje os pilotos filiados à CBA que participaram da Copa Outback Rio – Biland começaram a receber as punições. Por mais incrível que pareça, elas são de 180 dias!!!!

Informo alguns pontos que devem ser observados na hipótese de optarem por recorrer da punição administrativa imposta.

1 – Deve recorrer ao STJD já que se trata de um ato administrativo da CBA.

2 – Deve recolher as custas no valor de aproximadamente R$ 2.700,00, ou seja, é um pagamento que não retorna para o recorrente, mesmo que seja acolhida.

3 – Deve pedir o efeito suspensivo devido a grave lesão que o recorrente estará sujeito se não for suspensa a punição até que seja definitivamente decidido na justiça desportiva. Artº 9 XII combinado com Art. 147 CBJD Art 111 A imposição de sanções de suspensão (…) pelas entidades desportivas com o objetivo de manter a ordem desportiva somente serão aplicadas APÓS DECISÃO definitiva da justiça desportiva, logo cabe o efeito
suspensivo.

4 – O Art. 217 III da Constituição da República prescreve tratamento diferenciado do particante profissional do não- profissional. Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados: III – o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não-profissional;

5 – As penas se devidas devem ser proporcionais a conduta. Art. 170 da penas I-advertência, II-multa (não vale para não- profissional, poucos sabem e pagam) IV-suspensão (quarta na lista). Além disso existem os atenuantes do art. 180, não ter sofrido punição nos últimos 2 anos e ter confessado, ainda mais que não estão presentes nenhum dos agravantes.

6 – Além disso tudo você deve pedir alternadamente a substituição da suspensão por outra medida menos rigorosa e além disso ela deverá ser de 50% em face de você ser não profissional (MENCIONE SEMPRE ISSO NO RECURSO) art 182 CBJD

Em tempo: não há previsão dentro do Código Brasileiro de Justiça Desportiva para suspensão ou qualquer outro tipo de punição para atleta filiado a uma determinada entidade a participar de eventos de outra entidade não “alinhada”.

Boa sorte a todos!

Rennan Lobo (Piloto punido pela Faerj em 2007)

Pergunta do blogueiro: será que o presidente da CBA não se envergonha, intimamente, dessas coisas?

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zeca
zeca
16 anos atrás

mais um coroné que manda numa confederação (?) de qualquer coisa do esporte brasileiro.

não é o primeiro, não é o único e infelizmente não será o último.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

E pilantra tem vergonha? Nunca.

Zé Duarte
Zé Duarte
16 anos atrás

Na verdade nobre “.”, no Brasil é obrigatório que se entre primeiro na instância administrativa quando se trata de justiça desportiva (pois é… está na Constituição por causa de pressão da bancada da bola…)

Paulo Custodio
Paulo Custodio
16 anos atrás

Galera, antes de mais nada não estou defendendo a CBA, tb não vou entrar no mérito dos valores de custas, etc…

O Fato concreto é que aqui no Rio em 2007 só havia um campeonato oficial sob a tutela da FAERJ/CBA, que foi realizado no Kartódromo de Guapimirim… A tal liga realizou corridas consideradas piratas(não-oficiais) na Barra da Tijuca com a participação de de pilotos FEDERADOS.
Minha pergunta: não é função da FAERJ/CBA fiscalizar a realização de provas piratas? Se essa for a responsabilidade dela, ela agiu dentro de suas responsabilidades.

O fim do kart aqui no Rio não tem um único culpado, são Pilotos, Kartódromos, FAERJ/CBA, preparadores…

A FAERJ/CBA não faz nada pelo Kart no Rio! Cobra um dinheiro de inscrição e não dá retorno algum ao piloto. Cobra ao organizador do evento para levar a sua equipe para inspeções técnicas, direção de prova… Nos eventos não há uma fiscalização séria quanto regras desportivas… apenas para se dar um exemplo, já vi provas supervisionadas pela CBA em que pilotos de Kart antes de ir para a pista, passavam bebendo cerveja. Isso não seria funçao também da FAERJ/CBA fiscalizar?????

O pilotos, preparadores e katódromos ficam em eterna briga sobre onde correr… Uns acham que na Barra é melhor pela proximidade de suas casas, outros acham que Guapimirim tem a melhor pista. Ficam nessa e nunca se entendem! O resultado é que em 2006 tivemos 2 campeonatos oficiais, um na Barra e outro em Guapi.. um piloto que corria em um, acabava não correndo no outro… com isso os grid ficavam vazios nos 2 campeonatos…. Em 2007 tivemos como oficial só o de Guapimirim e na Barra aconteciam corridas “Piratas” realizadas pela tal liga… o problema se repetiu… estamos caminhando para o mesmo problema este ano!

Acho que o problema é que sempre há muitos interesses envolvidos… ninguém está nem aí para o esporte… A FAERJ/CBA só quer saber das inscrições, os kartódromos sempre puxando a sardinha para o seu lado, preparadores idem, pilotos alimentando essa porcaria toda…

Enquanto não mudar a mentalidade dessa gente toda, esse cenário nunca vai mudar… sempre vão viver com um kartismo fraco e cada dia mais desaparecendo na história….

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Eu posso ser otimista demais, mas acredito piamente que ainda vamos assistir ao fim da GERAÇÃO DAS VELHAS RAPOSAS.
Não por ações moralizadoras, pois para essas as VELHAS RAPOSAS sempre têm subterfúgios, mas pela lei maior, a da natureza.

Simples, um dia eles morrem…

Abçs.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

No livro “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol, aquela rainha gorda e louca bradava, sob qualquer frase ou motivo:
– Cortem-lhe as cabeças !!!
Era o retrato frio de ser despótico, destituído de razão e inebriado pelo poder absoluto, que corrompe absolutamente.
Não é de hoje que a humanidade se revolta contra o jugo dos ditadores.
Está na hora de reescrever a história.
Contem com a Formula 500 para tal. Nada nem ninguem nos impedirá de exercer direitos natos de cidadãos brasileiros.
Principalmente rainhas gordas e loucas, inebriadas de poder como essa de Lewis Carrol.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Apaguei os comentários do blogueiro [.] porque ele se excedeu no palavreado. Se ele quiser colocar suas idéias aqui, à vontade — como sempre. Mas é bom maneirar na dose. Compreendo as críticas e a revolta, mas sair xingando todo mundo é o primeiro passo para perder a razão. Deixem que eu xingo por vocês. Com classe.

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16 anos atrás

Caro Zé Duarte !
Bem observado ! O valor pretendido é ilegal.
E mais: Esqueçam a STJD.
Partam direto para a justiça comum !

Zé Duarte
Zé Duarte
16 anos atrás

Entrem com Mandado de Segurança alegando inconstitucionalidade da cobrança desse valor escorchante (2.700 reais? pqp!)… muitos julgados recentes do STJ e STF estão destruindo cobrança de valores para recursos administrativos, e até mesmo arrolamento de bens… primeiro entrem com pedido normal no STJD pedindo justiça gratuita ou mesmo sem pagar… se negarem, entrem com MS…

ODENIR MONTEIRO
ODENIR MONTEIRO
16 anos atrás

Os pilotos da kart (indy) e da IRL são proibidos de correr na formula 1( FIA )? É por isso que não da pra investir em automobilismo aqui no Brasil, agente fica na mão desses faz nada (sou proprietario da pista improvisada do RIO a dez anos)

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Já falei há um tempo minha idéia sobre a Classic:

Esqueçam os autódromos e regras da FASP e comecem a buscar cidades no interior para a realização de provas em rua.

Há diversas cidades pedindo esmola para o governo estadual e essa é uma ótima possibilidade de lucro para prefeituras.

Vocês, querendo ou não, tem chance de buscar alguma coisa na ESPN Brasil para transmitir.

Vocês poderiam vender espaços publicitários de empresas locais, além das que passarão na ESPN. Ou seja, isso dá lucro sim!!

Há diversas cidades com boas avenidas para a realização de provas com segurança. Seria uma volta ao passado, na época das corridas em circuitos de rua.

Resumindo, apesar das sacanagens da FASP e CBA, vocês têm a faca e o queijo nas mãos. Basta só cortar!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Seria cômico se não fosse trágico. Quanto aos tomates, não gostei da idéia. Prefiro arremessar ovos podres e mamonas, combinam mais com os elementos perniciosos em questão.

Juliano
Juliano
16 anos atrás

A Constituição encontra-se no topo do nosso ordenamento jurídico. Todas as demais leis (obviedade) encontram-se abaixo dela, ou seja, devem ser compatíveis com a Carta Magna brasileira. Se qualquer artigo contido no Código de Justiça Desportiva for contrário às premissas da Constituição, este artigo é inconstitucional, tornando-se nulos todos os atos praticados em seu nome.

Mario
Mario
16 anos atrás

Flavio,

ladrão e corrupto não tem vergonha na cara, infelizmente o esporte nesse país está na mão desses lacaios da roubalheira

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Pelo jeito “apareceu a margarida”. Já comentei aqui que constituição é uma coisa (genérica) e leis e regulamentos são outra coisa (específica).
Pelo menos agora sabemos que existe um Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Não conheço o dito cujo, mas tenho certeza que, se este Código for injusto, tambem existem leis para mudá-lo, ampliá-lo, etc. Aos interessados: mãos a obra e acionem aqueles deputados e senadores para que tirem a bunda da cadeira e trabalhem. Pelo menos faça-os saber que é para isso que eles são pagos.
[ ]´s

Rodrigo Romão
16 anos atrás

Mas não é inconstitucional? Eu sei que parecerá simples demais, mas não dá pra por a CBA no pau? Já que os caras sentam em cima de tudo quanto é piloto, que tirem o último sumo dessa administração aí.

Marcos Gomes
Marcos Gomes
16 anos atrás

Lei é lei em qualquer lugar. Quando foram se filiar, já sabiam que não poderiam participar de corridas clandestinas. Bem feito, assim aprende.

Roberto Marcs Lima
Roberto Marcs Lima
16 anos atrás

Caríssimos, tal ato é flagrantemente ilegal, e fer frontalmente a Constituição, por isso pasivel de anulação junto ao judiciário. alias o que deveria ser fetito por todos atngidos…
abraço

vitão
vitão
16 anos atrás

Para o Petrus : como diria o nosso advogado-piloto, pode jogar tomate à votade, desde que você tire ele de dentro da lata……mas que dá vontade de jogar a lata inteira, la’isso dá.

Dú
16 anos atrás

Nem Lí, mas vou falar; O Alexandre Caravana Guelman, como ATUAL presidente da CBM, que perdeu um filho ano passado em Carlos Barbosa, é um dos caras da frente nova do Esporte à Motor no Brasil. Deus que o proteja na Administração de uma nefasta Confederação, assim como dê coragem ao Alexandre de, pelas mostras que esta dando, fazer voltar o Motociclismo made in Brasil.

Italo-nordestino
Italo-nordestino
16 anos atrás

Perdoem a desinformação mas como ficou a história da mudança de regulamento da Superclassic? Ficou por aquilo mesmo, mexeram no brinquedo e os que brincam, pilotos e preparadores, nada fizeram? Ministério público, advogados caros, imprensa, nada pode com CBA e FASP? Ou será o velho comodismo típico dessa gente (nós) que habita o trópico? Reclamamos, reclamamos e nada fazemos? Que lixo…

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Será que é agressão jogar um tomate na cabeça do Adolf Scaglione e aproveitando o embalo uma tomatada no Herman Carpinelli, acho que eu seria mandando para algum campo de concentração por atacar o Terceiro Reich automotivo Brasileiro? aaaaaaaaaaaaaa que se dane tomate neles !!!!! Só isso que dá pra fazer mesmo.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Em tempo: o pior de tudo é essas pessoas, no caso do automobilismo pensarem e agirem como donos do esporte competição e também lazer, além de tomarem posse dos autódromos de forma velada.

Meses atrás ainda comentei que ouvia na época do surgimento da Granja Viana e Aldeia da Serra, em que os pilotos que participavam de provas nestas pistas – que as otoridades denominavam piratas – eram deixados na geladeira, no mínimo…. pelo jeito não mudou nada….
Pelo contrário, as autoridades públicas constituídas não veêm nem sonham com o que tem embaixo dos tapetes….

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Se fala em Constituição, mas a própria conduta que a entidade toma contradiz o bom senso e as leis.

Mas, o Flávio que me perdoe, tudo isso é previsível porque depois que o governo se aliou aos condenados da CPI do futebol, tudo é possível.
Pior: o nosso ministros dos esportes tem uma presença discreta, dando a impressão que não interfere em nada, e quem dá as cartas no esporte brasileiro é a CBF e o sr. Nuzman.
Fazem loteria para ajudar times de futebol falidos, enquanto a população não tem hospitais e muitas Santas-Casas estão falidas. E falamos de São Paulo, imagine no Nordeste, como Salvador (nem menciono sertão) onde praticamente não há atendimentos.

E agora temos a Copa, e entregamos a chave do cofre justo a quem…..
Se o orçamento para o Pan era 700 milhões e terminou em 3 bi, imagina a Copa, já que os CREA, depois da tragédia na Fonte Nova, já condenou praticamente todos os nossos estádios, com uma e outra exceção (não precisava tanto, porque para quem costuma assistir jogos percebe-se o perigo que é ir nestes locais).

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Como eu já coloquei em outro post,há mais de 40 anos a C.B.A. pratica essa política contra o automobilismo brasileiro. Será que algum dia isso vai acabar ? Duvido.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Qualquer um, com o mínimo de discernimento sequer tomaria a posição que a CBA tomou, e imaginar que até intimamente o ilustre comandatário dos destinos do automobilismo se envergonharia, não passa de um delírio numa tarde de verão.

Vergonha é o que tem sido feito com o nosso esporte preferido, vergonha é querer expandir os seus tentáculos para tudo que se propõe a ser novo, honesto e eficiente.

Se vergonha tivesse jamais ocuparia o posto que ocupa e que só o faz por que os seus pares alí o colocaram por interesses que sequer sonhamos quais sejam.

Por amor ao esporte certamente que não é, porque se assim o fosse trabalhariam em prol de seu desenvolvimento e expansão, exatamente o oposto do que fazem.

Hoje mesmo estava pensando que era muito melhor quando me limitava a acompanhar as corridas como mero espectador pois mantinha a impressão de que aquele amado esporte era feito, conduzido e praticado por heróis.

Hoje, participante mais ativo, percebo que me desiludi com ele, ou melhor com as pessoas que o conduzem, com a política vil, com pessoas tão baixas quanto ela.

Isso cansa e desestimula.

Sábado tem corrida em SP, com inscrição a R$ 5.000,00/carro e quer saber ? Estou fora, vou pegar minha filhota e ir para a Arqueria onde praticamos arco e flecha por que lá, solitariamente,me sentirei livre desse mal.

Enjoado de tudo.

Charles Henrique Sch
Charles Henrique Sch
16 anos atrás

De alguém que é apenas fã do automobilismo… Além do protesto nos blogs, neste no do Fabio, no do Capelli… Vocês tem feito algo a mais?

João Cesar
João Cesar
16 anos atrás

Bando de ladrões… R$ 2.700,00 para interpor um recurso ? Com esse dinheiro dá para dar entrada num kart e começar a correr.

Trovão
Trovão
16 anos atrás

CBA (ler em inglês)
Associação Brasileira de Corrupção

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
16 anos atrás

Vergonha!!! Esses canalhas da CBA não sabem o que é isso. Para fazer o que fizeram com o automobilismo brasileiro tem que ser mesmo muito sem vergonha…. Lembro-me até de uma prova internacional que um piloto correu aqui no Brasil e na hora do pódio tinha uma bandeira inglesa no local da do Brasil (se não me engano era o Mario Haberfeld). Tempos depois perguntaram a ele o porque daquilo, ele disse que a carteira internacional aqui era muito cara.

O pessoal da CBA e federações somente pensam em $$$$. Se os pilotos da Classic um dia correrem numa prova pirata, tomem cuidado, vocês não vão conseguir correr em mais nada.

Sejamos homens, organiza quem quer as provas, corre quem quer em uma ou outra categoria. Mas assim estimulariamos a criação de novas categorias não filiadas a CBA e eles assim não teriam como arrecadar o dinheiro deles…

Isso é coisa de gente safada.