Dacar cancelado

595 (até o fim) – Pela primeira vez na história o Dacar foi cancelado. A falta de segurança na Mauritânia e ameaças à competição fizeram com que os organizadores resolvessem suspender a prova, que começaria amanhã.

Imaginem o tamanho do prejuízo para todos: pilotos, equipes, patrocinadores, TVs, tudo.

Uma medida tão extrema deve ter sido escorada em razões muito sérias. Aguardemos os desdobramentos.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gian
Gian
16 anos atrás

O novo boato, que vi agora no site do ClicRBS, é que o Rali vai ser realizado na América do Sul ainda no final deste ano

Flávio Imperial
Flávio Imperial
16 anos atrás

Meus caros,

Em Portugal o desalento é grande. Como um comentador referiu, não se entende como na havia Plano B. Mais do que isso, vários pilotos puseram a hipótese de fazer as etapas até Marrocos e depois voltar a Lisboa, o que sempre daria uma prova de 12/13 dias. Também já houve um caso no Dakar, não me lembro por causa de que país, em que foi feita uma enorma ponte aérea.
Quanto a prejuízos… nem dá para imaginar. Investimentos das prefeituras locais por onde passava o rally em Portugal, do próprio Governo Central, dos botecos que esperavam uma multidão à volta das etapas portuguesas. E o pior: o esforço dos concorrentes, sobretudo os privados. Por vezes, não um ano de preparação, mas sim dois ou mais. Passsou agora na TV daqui um privado que montou equipa com 9 carros e camiões. Cerca de 1,5 milhões de dólares. E agora?
Já se fala tb em prova noutro continente. América do Sul, China, Índia,,,, mas, sinceramente, cheira-me que por trás de tudo isto e para além da óbvia razão de segurança está o lobbying francês a querer voltar a chamar a si a partida e mais valias desta prova, que espero seja imorredoira.
Neste momento, parece que já há alguns acordos quanto a indemnizações.
Abraço a todos os blogueiros

ODEIO O GALVÃO
ODEIO O GALVÃO
16 anos atrás

Só PODIA ser xará do mala!
Ae galvao. mó ignorante vc nessas da segurança no sertões. não conhece nada do riscado, ações voluntarias, projetos sociais, atendimento médico comunitaria, fomento da economia nas cidades e alegria nos vilarejos. É outro Brasil, e acha que a Organizadora, sendo de quem é vai dar mole pra Ricardo Teixeira? Se liga. Galvão, filma eu!

Ric del Moro
Ric del Moro
16 anos atrás

A Africa nao tem mesmo jeito, o continente onde as civilizaçoes mais antigas surgiram, nada de progredir, sempre tem varias guerras,ditadores,um golpe atras do outro.Vejam o Kenia, era relativamente calmo, aí um babaka tenta dar um golpe e saem nas ruas dementes com facões para matar os adversarios.O pior é que o Brasil está caminhando mais para Africa que primeiro mundo.Vide PCC, MST etc…etc…

GUSTAVO GIROTI
GUSTAVO GIROTI
16 anos atrás

ahhh, a culpa é do Lula, se o avião que não brecou a culpa foi dele, imagina achar uma ligaçãozinha com a Mauritânia e seus muçulmanos….moleza!

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Os habitantes que morreriam na passagem do rali agradecem. GRAÇAS A DEUS ESSE RALI NÃO VAI ACONTECER!!!!!!!!!!!!
Ano passado mandei um e-mail para o Kléver Kolberg, e ele me disse que o rali levava comida e atendimento médico para os habitantes pobres.
MORAL DA HISTÓRIA: nós damos comida e em troca matamos alguns de vcs, combinado????
É por isso que esse rali não acontece em outro lugar!!!!!!!

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Prova de Rally mais famoso do mundo cancelado por suposta ameaça de terrorismo.
Este tipo atitude por parte dos organizadores do evento só faz fortalecer cada vez mais o terrorismo.
Quem acha que jogar bombas em inocentes, suicidas que vão para o paraíso das mil virgens “ischalá sei lá”. Não param para pensar que isso não vai mudar em nada no cenário político mundial. O diálogo é muito melhor do que partir para uma guerra cega. Verdade!
Mas como dialogar com terroristas???
O esporte mundial já começou mal com esta notícia.
Espero que o mundo muçulmano que respeito como qualquer outro povo, seja a bola da vez.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Sertões 2008, a prova mais importante no pais mais seguro do mundo.
O Brasil sendo o tal pela segurança, ah ah ah ah.
essa foi uma grande sacada que logo será usada pelo presidente da CBF para a Copa 2014.
O Brasil, alternativa para segurança,
essa é muito boa, ah ah ah ah

Stirling Moss
Stirling Moss
16 anos atrás

Nossa! a coisa é feia mesmo, mas já era esperado que um dia aconteceria.É melhor os meninos brincarem noutro quintal porque é briga de cachorro grande.

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

O DÚ matou a pau. Também acredito que o SERTÕES vai ser apartir de agora a prova da ELITE MUNDIAL. Que eu me lembre, já se faz algum tempo que existe esta ladainha de segurança X terrorismo, sendo que já até explodiram um caminhão de apoio de uma equipe lusitana a algum tempo atrás.
Só sinto pelos pilotos e equipes que se planejam durante um ano inteiro e agora ficam a ver areia, e nós torcedores que esperamos e muito por esta prova e temos que ficar a ver navios. E VIVA O SERTÕES 2008!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Helio
Helio
16 anos atrás

A Africa é tão grande , porque não pensaram nisso antes ?

antonio
antonio
16 anos atrás

Esta Al Quaeda conseguiu o que eu achava impossível : me fez querer que os muçulmanos se danem e até vou torcer por Israel no conflito contra eles . Mais ainda : vou torcer pro Bush pôr pra quebrar na luta contra estes fdp …

Lionel de Campos Jor
Lionel de Campos Jor
16 anos atrás

DEixa Eu dar uma esplicaçãozinha sobre Saulo Ramos…EM POUQUISSIMOS CASOS ATIROU CERTO a maioria ERROU e ERROU FEIO…Janio foi o MAIOR COVARDE E PINGUSSO DA ESTÓRIA Mario Covas também ajudou à tirar Collor que graças a Êle temos telefone carros modernos dvds e computadores….só ficou 2 anos e deu um avanço enorme para o País aí o PT fez a cabeça dos povo e dos jovens e tiraram Êle se não fosse Êle estariamos andando de gol quadrado Santana quadrado Del Rey Corcel Chevete ……Só sobrou a Amazonia que na realidade não fez nada por que o Governo ganha muito dinheiro DEIXANDO QUE DESTRUAM A AMAZONIA…..ENFIM ESSE CARA SÓ prejudicou o País….

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Melhor para o Rali dos Sertões, Rali dos Faraós e outros, afinal sem o Dakar, os patrocinadores precisarão de outras provas para compensar o investimento…

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Senhores, os problemas na Mauritânia já estão acontecendo há alguns meses. Inclusive uma família de franceses foi assassinada quando fazia um tipo de pequinique no deserto.

Realmente é terrível saber que terroristas estão acabando com uma das mais tradicionais corridas do mundo.

Daniel Pereira Frazã
Daniel Pereira Frazã
16 anos atrás

Pelo menos o Rali Dacar nos deixará uma certeza este ano: nenhum piloto ou navegador morrerá durante a disputa… o que já é um alento depois das trágicas perdas da competição nos últimos anos. Uma tragédia a menos e um mundo pontuado por guerras, fome, e outros comportamentos menos nobres do ser humano.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
16 anos atrás

FG,
Se é que o Luciano Brandão está certo sobre a sua localização, é uma boa dica. Aproveite e dê uma parada (1 ou 2 dias são suficientes) em Naples. Praias bonitas (para o padrão local, lógico), cidade tranquila (especialmente a região de Punta Gorda), preços camaradas (pois está fóra do circuito turístico) e SEM hispânicos!!!!
É um dos poucos lugares, nesta região do norte, que eu moraria (apesar de já ter sido obrigado a morar lá perto…).
Boas férias.
Uma boa tarde a todos
Marcelo Foresti

sergio
sergio
16 anos atrás

desvia o rally nao passa pela maurtania que sempre tem problemas , Mas aproveitar aqui e desejar ao Flavio Gomes um feliz ano novo e parabens pelo blog legal hoje estou muito bem mais informado sobre carros velhos e dkw do estava em 1966 quando a tigresa usava unhas negras e olhos cor de mel e o tempo passou hoje ela esta usando botox mas os dkw e karman guias estao ai , assim com minha velha ferrari 81 amarela sem capota , incolones que nem Mohamedi Ali, grande abraco e feliz ano de 2008 ao FG e a todos bolgueiros que curtem carros de corridas.

alexandre
alexandre
16 anos atrás

…interessante…..já pensou esse povo todo vir p brasil fazer o rally dos sertoes? (fico aguardando o berro dos cabeça pequena!!!!)

Doug
Doug
16 anos atrás

verdade ou não, razões politicas ou não, parabens aos organizadores do Rali, por colocar a segurança em primeiro lugar, coisa tão incomum nos dias de hoje, tanto verdade que o FG com todos ou grande maioria que leram a notica pensaram primeiro no financeiro depois na segurança, um verdadeiro mal implantado por esse capitalismo insano ,quem sem percebemos nos toma conta e nos faz parecer tão comum esse 1º Dinheiro, Lucros 2º O resto

Marcos°
Marcos°
16 anos atrás

inicia na 75 e termina na Highway 595

Andrea Momesso
Andrea Momesso
16 anos atrás

E ai Kamarada foi levar os filhos para conhecer o Mickey ou este era um sonho seu??????Mande lembranças para o ratinho mais famoso do mundo

Zé da Cruz
Zé da Cruz
16 anos atrás

Aqui em Lisboa está tudo em estado de choque. O Dakar morreu. Para mim os franceses da ASO não fizeram tudo o que era possível. Uma organização deste calibre, tem que ter um plano B para qualquer eventualidade. Vamos por uma alternativa em estudo, que tal um Lisboa-Moscovo-Lisboa, em offroad?

Márcio Montechese
Márcio Montechese
16 anos atrás

Na hora pensei nos Sertões, como o Dú citou abaixo. Como já tem pilotos de ponta do exterior participando, e a imagem tem sido boa, deve ser uma ótima oportunidade para as equipes de fora virem pra cá. Pra mim vai ser ótimo, por que o Rally sempre passa aqui perto eu vou ver todo ano.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Caraca, que bizarro!

Só dá para dizer isso…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
16 anos atrás

Fala Xará! Adiciona meu blog ai tb… http://www.flaviogomes.com.br .
Abração!

Carlos Martins
Carlos Martins
16 anos atrás

Fiquei decepcionado.
Estava louco aguardando o início da competição. Mas considerando as ameaças diretas, o assassinato de quatro turistas franceses e experiências anteriores (lembram-se daquele piloto que morreu depois de passar com o caminhão em cima de uma mina terrestre), acho que fizeram bem.
Sertões vai “bombar’ esse ano.

Mickey
Mickey
16 anos atrás

Mais conhecida como Palmetto

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

O Dacar sempre é lembrado como um dos ralis mais desafiantes do mundo e também tem o incomodo apelido de Rali da Morte. Entre festejos comemorativos das etapas e do final, não raro são as lembranças póstumas. Os que sempre foram contra agora comemoram. Porém, creio que há uma enorme diferença em se acidentar gravemente, fazendo o que gosta, do que ser surpreendido por grupos que se utilizarão politcamente da situação para demonstrações extremistas ou barganhas. E tenho certeza que ninguém participa do Dacar, mesmo com todas as dificuldades, pensando que vai morrer. A questão é que agora sim, em razão das ameaças existentes e reais, eles largariam com a chance de ser uma vítima involuntária. Pelo menos é o que penso da situação.

Marcelo Alves de Cas
Marcelo Alves de Cas
16 anos atrás

Como faço para comprar seu livro?

Dú
16 anos atrás

Fonte limpa, de quem ia embarcar Sampa-Lisboa hj. a noite. O bicho pegou legal, tanto que equipes, pilotos, borracheiros, ambulantes e convidados já estão regressando para suas origens. Qual o valor do estrago?

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

Concordo plenamente com o cancelamento se não se é oferecido segurança a todos os participantes da prova, sejam indiretos ou diretos. E qto. aos “terroristas” do Ricardo devemos nos lembrar que os EUA já praticaram terrorismo (com ajuda da mídia) desde a década de 1960.

Marcos
Marcos
16 anos atrás

ué, começaria na Mauritânia? Achei q eles iam partir de Lisboa de novo, como fizeram no ano passado. ALguém pode explicar, por favor? não seria mais fácil cancelar as etapas que oferecem risco ou mudar a rota?

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Sabe uma coisa que eu não entendo nos mulçumanos ( não estou falando da crença religiosa, que por mim cada um acredite no que quiser, até em papai noel, mula sem cabeça, e.t., politico honesto…..), mas como um povo que quer ter seu próprio lugar, ter respeito dos outros, vive matando, explodindo bombas, fazendo este terrorismo todo. Será que eles iriam gostar se nós ” cruzados, apostatas e infiéis “, como eles chamam os ocidentais, começarmos a matar, a estourar bombas debaixo dos pés deles, será que eles vão gostar???? Sei que o espaço é dedicado ao esporte motor, mas estou revoltado com o que eles conseguiram fazer com o Dacar e seus participantes e torcedores. Tá é faltando alguém começar a afrontar esses otários desmiolados. E fora os E.U.A. que para mim, só muda a embalagem.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Quem vai pagar o prejuízo? Mandem a conta para a família Bin Laden ou para qualquer outro que financia esses covardes. Recomendo uma visita a Key West, lugar maravilhoso e ponto mais ao sul dos EUA, perto da sua amada Cuba (cerca de 90 milhas). Nesse paraíso ainda existe a casa que pertenceu ao Ernest Hemingway – talvez lhe sirva de inspiração para o próximo livro.

fabianohonda
fabianohonda
16 anos atrás

ah tambem sei de uma Kombi pick-up que esta estacionada numa ruazinha bem pitoresca em Ft. lauderdale….quem sabe???? hein….

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Flávio,

É triste constatar que vivemos em um mundo onde meia dúzia de malucos/fanáticos dito o rumo do que acontece no mundo.

Squa
Squa
16 anos atrás

Pra aproveitar o tema, gostaria de citar em homenagem nossos grandes Klever Kolberg e André Azevedo, que não sei qtos anos atrás montaram cada um numa Teneré e enfiaram a cara no deserto. Olha de perto um Teneré hoje e fica imaginando…

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Ai, ai, as religiões…

Marcelo Arruda
Marcelo Arruda
16 anos atrás

Flavio Gomes, ainda está procurando um livro para ler?
O Infeliz acontecimento da suspensão do Dakar me lembrou de um textro (tristemente) excelente sobre terrorismo na Itália de Norberto Bobbio . Está dentro de uma Coletânea chamada “As Ideologias e o Poder em Crise”. Lançada no Brasil pela Editora UnB. Não sei se aí tem livraria com este livro, mais vale apena ler. Nem que seja para ver que nem todo jurista escreve mal…

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Mandou bem Dú.
Só que vão ter que dar uma mexidinha no roteiro para por mais “veneno” na parte mais dificil.
Mas que vai ter neguinho do mundo todo querendo participar, não há dúvidas.
De qq forma é lamentável o cancelamento…

Al Qaeda
Al Qaeda
16 anos atrás

Al Qaeda infelizmente manda no mundo de hj….

revelador
revelador
16 anos atrás

este mundo está perdido…..

The Fishman
The Fishman
16 anos atrás

Glub, glub, glub

fabiano
fabiano
16 anos atrás

Caro Gomes, por favor sinta-se em casa se quiser nos visitar aqui na minha pacata cidade (delray beach) e quem sabe eu te levo num barzinho onde a banda que toca la de vez em quando e toda transportada por uma Kombi com bastante estilo, e talvez ainda te leve pra ver uma outra em ft. Lauderdale que simplesmente um luxo.,,,,,me mande um e-mail que te passo o telefone,,,,valeu….

MSM
MSM
16 anos atrás

A situação em alguns países da África está muito perigosa. Os organizadores tomaram essa decisão por temerem um atentado, o que é perfeitamente possível, dada a importância do evento nesta época do ano.

beto
beto
16 anos atrás

Os europeus mandam um monte de ajuda para a áfrica para seus cidadão ficarem relativamente saudáveis para os terroristas os adotarem, e matar outros europeus. maravilha !

Victor
Victor
16 anos atrás

Olha eu não consigo entender o porquê da raiva da Al-Qaeda com a França, já que a França não participou (pelo o que eu saiba) nem do Afeganistão, nem do Iraque. Mas mesmo com motivo raiva, o que tem a ver o Rally com essas questões ?! Esse pessoal da Al-Qaeda quer lutar contra todos e acaba lutando apenas contra o próprio povo do Oriente Médio. Devia ter aulas com o PCC, que adora atacar em épocas importantes, como a eleição.

Rodrigo Borges
Rodrigo Borges
16 anos atrás

Gomes, por falar em terrorismo, você, que está aí na terra das ilusões, poderia me dizer se já tirou foto com o Mickey e se já abraçou o Pluto?

Luciano Brandão
Luciano Brandão
16 anos atrás

Aluga um v8 e continua pela 75, depois da 595, só para atravessar os everglades. é uma bela reta.