Enigma by Ford

SÃO PAULO (e chega de enigmas!) – O terceiro enigma do dia foi enviado por Marcvs Avrelivs, de Roma. “Que Ford é esse?”, pergunta.

Corcel que não é.

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R/T
R/T
16 anos atrás

De qualquer forma, gosto desse carro chamado P68 / 3L, disse a um amigo tambem entusiasta, que, se tivesse meios (leia se financeiros) mandaria fazer uma réplica dele em cima do chassi do GT40 réplica que a Americar faz

R/T
R/T
16 anos atrás

Grato pela atenção e empenho, Veloz

Usualmente quando meu primo vai ai pra SP ele vai e volta, afinal é pertinho né, S. Sebastião de Sp são 200 km, ele foi na Recar outro dia, mostrei a ele a foto da tua 750 no site deles e ele disse que a viu lá (na Recar, digo)

Assim que tiver novidade te aviso, e assim que rolar o resturo forte, externo, te mando as fotos

Abraço !

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Meu caro amigo veloz HP,
O projetista do carro era o Len Bailey (não, não sei o nome da mulher dele, infelizmente), o mesmo do GT-40. Mas aqui o Bailey foi infeliz: seu desenho provocava uma tremenda downforce na frente e sustentação (lift) na traseira, resultando numa crônica instabilidade direcional do carro nas retas. Daí a utilização deste enorme aerofólio sobre as rodas traseiras. Mesmo assim o carro era uma josta, o que provocou a recusa de John Surtees em pilotá-lo. Mas emprincipio, era um carro interessante. Chassi monocoque em alumínio, suspensões independentes vindas de um Fórmula Um, motor Cosworth 3 litros. Praticamente um F-Um biposto e carenado, mas que infelizmente não funcionou.

Aquele abraço,

machinist
machinist
16 anos atrás

Esse Ford já apareceu aqui no blog do Gomes. Só que a foto era colorida e o carro estava correndo (ou desfilando) em um evento na Inglaterra, se não me engano.

Edu Constantino
Edu Constantino
16 anos atrás

é carro do corredor ‘X” irmão do speed racer

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Maravilha, R/T.
Fico realmente feliz por você e por todos nós, motociclistas de coração & alma.
Quanto ao manual de serviço e o manual da própria moto, o Zézé da Recar aqui em São Paulo, tem todos eles montados em brochuras com xerox colorido de alta resolução. Creio que ele tem também o catálogo de cores de todas elas e de todos os anos, apesar de que a pintura das motos de lá, são feitas por um artista amigo dele.
Entre no site da loja e veja a lista completa de todo esse material. Eles mandam tudo pelo correio, via sedex, você nem precisa sair de casa.
http://www.recar.com.br.
Se der algum “páu”, entre no site da loja via :
http://www.motosclassicas70.com.br pois ele é um dos patrocinadores e no alto da página aparece em destaque a loja dele.
Caso você venha para São Paulo não deixe de me avisar pois conheço todo mundo e posso te ajudar muito nesses assuntos motociclísticos. E nem pense em gastar dinheiro com hotel, minha casa está às suas ordens pelo tempo que quiser.
Parabéns pela CB-500 e continue acelerando.
Grande abraço

Harry
Harry
16 anos atrás

O farol que uma ferrari Dino.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Essa foto já pintou no meu blog e a galera não demorou pra acertar que máquina era…

Allan
Allan
16 anos atrás

Mataram tudo, né! P-68 com um T-70 atrás… Síntese do Fordão que não conseguiu substituir o GT-40… Obrigado, amigos!
Quanto ao aerofólio, tenho algumas fotos de provas que ele participou sem o adereço. Provavelmente ele deveria ter MUITOS problemas de sustentação na traseira, pois este aerofolio se assemelhava demais aos do Chaparral de 4 anos antes… Após 1969 os prototipos já estavam usando adereços mais bem elaborados. Além do efeito, provavelmente o peso se tornava importante atrás…

R/T
R/T
16 anos atrás

Veloz

A CB500 Four ta saindo, meu primo (dono da loja e oficina de motos) tá mexendo nela aos poucos, ele está com uma CB72 tambem, mas a prioridade é a Four, mesmo

A cor está errada, e ela está com rodas de liga da época, aquelas de 5 pontas, creio que se não são scorro, são italianas, mas pelo estado geral dela e pelo que foi pago, está bom demais pra restauro, possivelmente vai ser pintada de Candy Gold, cor disponivel no catalogo dela (1972, K1, série CB500-2*********) já consegui o “parts list” em PDF, creio que ele vai tentar conseguir o service manual / set up manual ai em SP na Gen.

Valeu

R?T
R?T
16 anos atrás

Ford 3L ou P68, sucessor do GT40, correu sem grandes resultados

Paulo Franco
16 anos atrás

Tenho uma miniatura Matchbox dele que comprei moleque ainda, mas sem o aerofólio.
E realmente é o carro-protótipo de corrida mais bonito que já vi.
E agora eu entendi tudo…
Quer dizer que o bichinho era instável…
Mais que é lindo, isso é.
Paulo Franco

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Na minha opinião, um dos mais belos carros de corrida já feitos. Lá atrás tem outro, a Lola T-70.
Esse Ford não teve sucesso nas pistas na sua época. Pelo que lí a respeito, o motor Cosworth V-8 derivado da F1 não se entendia com o chassis. Mas que era bonito, era. A côr desse carro é vermelha e a faixa central dourada. O círculo do numeral é branco e os números em preto. Rodas polidas com o miolo em dourado arrematavam brilhantemente a obra de arte.
Quem tiver ou quiser consultar a revista inglesa Motor Sport de março ou abril de 2007, verá uma cobertura completa histórica e fotográfica desse maravilhoso carro. Ele saiu na capa, então, é facil identificar o número e o mês dela pelo site da revista, caso queiram comprá-la.
Como estou no escritório agora, não é possivel informá-los, mas, se alguém se interessar poderei detalhar à noite, em casa.
Mas o Caique, se passar por aqui, saberá tudo de côr e salteado, sem dúvida. O Joaquim então, deve saber até o nome da mulher do projetista da caranga. Vamos aguardá-los.
Abraço à todos.

Mefistófeles
Mefistófeles
16 anos atrás

Ford Group 6

Daniel Sanchez
Daniel Sanchez
16 anos atrás

Excetuando o aerofólio, espetacular!

Eric
Eric
16 anos atrás

Tem razão Renato….mas parece muito com os 917,hein?

Marcelo Costa
Marcelo Costa
16 anos atrás

Problemas aerodinâmicos? Pelo menos nesse carro com o aerofólio atrás, pelo jeito mais atrapalhava que ajudava…
Mas que o bicho é lindo, isso não tem dúvida. peguei umas fotos a cores no google.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Meu Deus! Que carro lindo!

renato pastro
renato pastro
16 anos atrás

o “branquinho” ali atrás é um Lola T 70

Garcez
Garcez
16 anos atrás

Flávio, queria saber se você sabe o que rola sobre o evento Interlagos Racing Festival previsto para esse ano. Ao que parece seria a versão atualizada do Clássicos de Competição que aconteceu ano passado. Naquela ocasião tive a oportunidade de participar do Rally de Regularidade na pista. Como não sou um abastado Jornalista com hobby à Nabucodonosor (rsrsrsrs), tinha a expectativa de participar desse evento em 2008, mais tá com cara que não irá rolar…

Agradeço qualquer informação à respeito.

Sucesso – o Blog é muito bom!

Marco Garcez

vitão
vitão
16 anos atrás

KCT! fui no banheiro e na volta já mataram tudo aqui! tenho bastante material desse carro, e pelo o que li os problemas dele estão ligados a falta de desenvolvimento, porque a Ford cortou o dinheiro. A instabilidade está ligada a problemas aerodinâmicos; com um pouco de trabalho ele seria um bom carro, mas a ciência do ar era quase magia negra na época. Acho que foram construídos 3, um foi destrido em acidente, e o remanescente esteve no festival de Goodwood a 2 anos. É considerado o carro de corrida mais bonito .

Eric
Eric
16 anos atrás

Acho que o problema maior dele é o branquinho ali atrás…..é um 917 correto???

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
16 anos atrás

Protótipo Ford 3000, de 1968. Era o carro que Jim Clark deveria estar pilotando nos 1.000 km da BOAC em Brands Hatch, em 7/4/68. Ao invés disso, por questões de patrocínio, ele teve que correr com o Lotus Fórmula-2 em Hockenheim naquele dia….

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
16 anos atrás

Ford F3L (Ford Three Liter) ou P-68. Primeiro carro a utilizar o motor Ford Cosworth craido para a F1. Com a mudança do regulamento FIA os GT40 big blocks e os MkIV ficaram fora do novo regulamento (até 5 litros). Estreou nos 1000 km BOAC em Brands em 68 pela equipe de Allan Mann e um dos pilotos foi Frank Gardner. O carro não foi bem fez umas poucas provas e depois virou spyder e ficou roxo (provavelmente de vergonha) ao ganhar um motor 7 litros ford para Mario Andretti dispoutar a Can Am. O carro foi rebatizado como Honker teve o patrocínio do Paul Newman e numa entrevista à revista Motor Sport Andretti disse que foi o pior carro que ele já guiou

Jonny'O
16 anos atrás

O Steve McQueen já matou a charada , o Ford P68 ou F3L apesar de ser esteticamente maravilhoso foi um grande fracasso nas pistas , tudo era muito logico no projeto ,pois o novo regulamento para os prototipos onde a cilindrada seria de no maximo 3.0 era claro que a Ford já tinha em mãos teoricamente o melhor motor ,o Cosworth V8 .
Mas o P68 não funcionou , era instavel demais .

Steve McQueen
Steve McQueen
16 anos atrás

Ford P68

Ciro
Ciro
16 anos atrás

Ford Grp 7.