Ferrari flex

SÃO PAULO (coisa horrível) – Apresentada em Detroit a primeira Ferrari movida a álcool e gasolina. Flex, que nem Palio e Celta.

Blergh. Para mim, misturado com gasolina, só óleo dois tempos.

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reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Rodrigo Ferreira:
A gororóba vendida por aqui, é sim, de baixissima qualidade. Tanto é verdade que a Petrobras tem dificuldade em colocar os excedentes no mercado internacional, em razão da baixa octagem. A adição do anidro, melhora um pouco essa deficiencia. Como é proibido adicionar tetra sei-lá-o que, na formula, (cancerigeno e poluidor) sobrou essa porcaria que temos que consumir.
A premium, por outro lado, possui na sua formulação, uma mágica quimica que resolve boa parte do problema energético, sendo considerada uma gasolina excelente. Em minha opinião não é gasolina mas sim, uma formulação quimica de boa qualidade.
Para sua informação, do preço médio na bomba, a METADE ou pouco menos, são impostos.
Por essa razão financeira, um bando de aventureiros, fabricou gasolina no fundo do quintal, com qualquer coisa que pegasse fogo, adicionava um tantinho de tolueno, ou de xileno, e resolvia boa parte dos problemas energéticos e assim, se conseguia enganar boa parte dos consumidores, até o carro quebrar; é lógico.
E muita gente ficou milionaria com essa industrialização. Já pensou? quase $1,20 por litro de sonegação fiscal?
Foi só o governo do estado de são paulo, passar a controlar a venda do alcool anidro, obrigando o tingimento na origem (usinas), e o problema praticamente acabou.
Como é que sei disso ? eu trabalho na área.
E, NÃO sou milionario.
Na Argentina não sei porque vc teve problemas, salvo se, seu carro, ‘sentiu’ a falta do alcool na mistura e a premium, conseguiu reverter.
Abraço

Josenildo Henrique d
Josenildo Henrique d
16 anos atrás

Sr. Rodolfo Ferreira o veículo flex lhe permite usar apenas gasolina se lhe convem mais também da a liberdade de escolha a todos os usuários. Quanto aos comentários da Flavio Gomes é no mínimo deplorável falar de motores dois tempos nos dias de hoje, motores tecnicamente ineficientes do ponto de vista térmico e extremamente poluentes. Quanto a quebra de paradigmas de que veículos de competição devem ser movidos a gasolina a AUDI mostrou em que é possível ter um veiculo diesel vencedor e o automobilismo de monopostos nos EUA a muito utiliza álcool combustível em seus tanques. E viva a Ferrari Flex e quem sabe em um futuro próximo teremos F1 Flex movida a etanol brasileiro.

francisco bittencour
francisco bittencour
16 anos atrás

aqui no norte está virando moda isso, mas prá mim a realidade é que alcool é para beber. diesel para lavar peças, gaz para cozinhar e gasolina para motores. Nada pode reverter esta realidade.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
16 anos atrás

Reginaldo, o que você quer dizer “de baixíssima qualidade”? Imagino que você esteja se referindo às adulteradas pelos postos inescrupulosos, pois a nossa gasolina nada deve às de outros países. A Podium citada pelo amigo abaixo tem altíssima octanagem, acima que a maioria das gasolinas no mundo. Tenho um carro antigo que fica com ela por meses no tanque e quando ligo o carro ele pega de “estalo”. Fui para a Argentina com ele etive problemas com a gasolina comum de lá. Abasteci em um posto da Petrobras Argentina com a Podium e o problema desapareceu.

Petrolhead
Petrolhead
16 anos atrás

O Brasil é responsável por aproximadamente 1% das vendas totais da Ferrari. Elas funcionam bem com gasolina Podium.

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

So queria saber se as Ferraris que vem cá pra terrinha, são tropicalizadas para aceitar a gororóba que nos impingem. 75% de gasolina (de baixissima qualidade) + 25% de AEAC (alcool etílico anidro carburante).
Pelo teor da matéria, parece que não estão nem aí pras Ferraris vendidas por aqui.

Petrolhead
Petrolhead
16 anos atrás

Primeiro, o E85 nada tem a ver com flex. O carro é a álcool, e pronto. Assim como a gasolina brasileira tem adição de álcool, o álcool deles tem 15% de gasolina.
Segundo, concordo com o Bruno. A idéia é marketing, ou seja, mostrar que se preocupam com o planeta. Hoje, todo fabricante de carros tem que fazer isso para não ser chamado de monstro sociopata pelos ecochatos. Daí a última edição da revista Forza ter mostrado um estudo para um carro chamado Ferrari Ibrido(assim mesmo, sem h, em italiano). A Porsche já tem um projeto de Cayenne híbrido, e assim por diante. Além disso, daqui a alguns anos todos os fabricantes europeus terão que se adaptar a uma norma com meta máxima de poluição, considerada por uma média ponderada em sua linha de produtos. Fabricantes de superesportivos precisam fazer alguma coisa para não fechar as portas.
Terceiro, tanto faz o combustível. Se a Audi pode lançar o R8 a diesel, por que a Ferrari não pode ser movida a E85?

hendrix
hendrix
16 anos atrás

prezado flavio
num dos limites do ano passado, o apresentador falou de números de coeficiente de poluição dos carros, o ele afirmou q o alcool polui + q a gasolina
o senhor teria como publicar esses números?
grato

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Não sei em outros casos, mas pelo que li, o E85 na F430 aumenta em 10 cv de potência e o consumo ainda é menor. Is it Magic?

Mas essa moda de usar E85 em esportivos não é de agora. A sueca Koenigsseg (ôh, nome complicado!) com o CCX e o CCX/R já faz isso.

Mas, pra mim, elas estão mais preocupadas com o Marketing que podem gerar usando o E85 do que com o desempenho ou outras coisas.

vitão
vitão
16 anos atrás

acho que para os carros de alto desempenho, a solução vai ser etanol, na versão E85. Já imaginaram um Lamborghini híbidra? ia ficar com cara ( e som) de Corolla.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Não sendo o álcool nacional, produzido por cana queimada e cortada por bóias-frias em situação de trabalho deplorável, destruindo a terra e espantando a fauna, fermentado e destilado por usineiros que não pensam duas vezes em desabastecer o mercado em favor do açúcar, quando o valor da commodity sobe, e depois, quando quebram a cara, vão pedir crédito ao governo a juros subsidiados, e depois ainda conseguem anistia da dívida, e depois desabastecem o mercado de novo pra exportar açúcar, por mim, tudo bem!!!

Victor
Victor
16 anos atrás

Willians, a cana-de-açúcar não causa um grande dano ecológico. O que causa o dano ecológico é a queimada que os cultivadores de cana usam para limpar a plantação. Coisa que não tem nada a ver com a cana, já que com o mínimo de tecnologia essas queimadas já não são necessárias. Pode-se argumentar que é uma planta que consome muita água, mas água não chega a ser um grande problema no Brasil. Carros elétricos não são viáveis pois não há técnicas muito eficientes de armazenamento de energia, pelo menos por enquanto, e carros movidos por hidrogênio nunca darão certo, porque o processo para obter hidrogênio é caro e gasta uma energia enorme, o que tira a poluição dos carros e manda para as usinas de energia. Sem falar que para manter e armazenar hidrogênio líquido é preciso um cuidado enorme, coisa que só existe em país desenvolvido. Quero ver hidrôgênio líquido no meio do Piauí.

Victor
Victor
16 anos atrás

Ix, Eduardo, agora ficou feio o negócio ein…

Victor
Victor
16 anos atrás

Ui, fresca esse Flávio Gomes ein? Só gasolina “e dja boa, sinhô!!!”. Feito do petróleo da Venezuela ainda, para ser petróleo socialista! Para mim tanto faz o combustível, desde que ande bem e etc. Quem pode, pode, quem não pode abastece com álcool, que é mais barato.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
16 anos atrás

A Octanagem na Argentina é pelo método RON, diferente do Brasil que é pelo MON. Não se pode compará-las diretamente. É como se comparássemos a temperatura de 70°F com 60°C e dizer que a primeira é maior….

Eduardo Bettega
Eduardo Bettega
16 anos atrás

Então comece a abastecer seus carros na Argentina, pois a gasolina nacional já vem com 27% de alcool.

Álias se um dia puder fazer isso, vale muito a pena, a gasolina lá é muito melhor, seus carros vão ganhar muita uma boa potencia.

Para comparação, as gasolinas premium no Brasil tem 88 octanas, as mais simples na Argentina tem 92 octanas.

MSM
MSM
16 anos atrás

Acho que o FG não gostou por ser uma Ferrari. Poderia ser qualquer superesportivo: Porsche, Lamborghini, Lotus etc. Fica realmente estranho ver esses e outras lendas andarem com combustível Flex, mas é o sinal dos tempos em que vivemos: nossas cidades poluídas e o auto preço do petróleo.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Pior só o mosquitoflex do Zé Simão que transmite dengue e febre amarela…

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
16 anos atrás

Eu quis dizer “…anda mal, nada mal e voa mal…”. Desculpem o deslize do dedo…

Luciano, o Basso
Luciano, o Basso
16 anos atrás

Papai Noel também não acredita em veículos a alcool.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f31701200806.htm
(só para assinantes da folha ou UOL)

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
16 anos atrás

Pra mim esse tal de carro flex é um tremendo “Pato”, aquele animal que anda mal, nama mal e voa mal….faz tudo mais ou menos. As montadoras, para conseguir fazer o carro passar nos testes de emissões, prejudicaram a dirigibilidade e o consumo (e muito!).
Pra mim já basta os 25% de álcool que a gasolina já tem, que é o maior teor que qualquer país do mundo!

edu
edu
16 anos atrás

os gringos ainda estão longe em matéria de combustíveis alternativos…

Lula
Lula
16 anos atrás

Horrível…

Willians
Willians
16 anos atrás

Uma Ferrari é, e será sempre, uma lendária Ferrari independentemente do líquido que coloque no seu tanque. Agora, bem que eles poderiam ter tirado o adesivo ‘bio fuel’ da Ferrari que aparece na foto da reportagem. Ficou horrível, parecendo aqueles carros comuns de test drive de consecionárias da Toyota. Outra coisa: Ferrari que se preza, ou é vermelha ou é amarela. Esse negócio de Ferrari cinza não tá com nada. Embora uma Ferrari é linda de qualquer cor, mesmo com um adesivo do Corola pregado nela. A Ferrari da foto, por exemplo, mesmo com o adesivo e sendo cinza, é simplesmente um espetáculo. Quanto ao tipo de combustível usado para mover esta máquina, tanto faz: gasolina, álcool, diesel, óleo de cozinha,… Última observação: o pessoal fala muito sobre o álcool ser um combustível ‘limpo’. O álcool é um combustível poluente (menos que a gasolina), produz CO2 e o cultivo da cana-de-açúcar causa um enorme dano ecológico. A solução para acabar com a polição dos automóveis será carro elétrico (desde que a eletricidade não venha de usinas térmicas) ou carros movidos á hidrogênio!

Julio
Julio
16 anos atrás

Esse comentário do Flávio infeliz.

Mas ele deve ter as razões dele e que somente ele deve entender.

Para mim pode ser movido a água de coco ou estrume de vaca desde que tenho um bom desempenho e não dê trabalho de manutenção em função disso.

3=6
3=6
16 anos atrás

é um caso de sinal “dos ” tempos e não sinal de “dois ” tempos.

Maurílio
Maurílio
16 anos atrás

Que comentário idiota. Lamentável.

ué?
ué?
16 anos atrás

Não entendi, Sr. Gomes…

Opinião é opinião, mas neste caso, trata-se de uma tecnologia nacional, com inúmeras vantagens para o meio-ambiente.

Como brasileiro considero essa ferrari flex uma vitória.

Abs e parabéns pelo blog.

Eric
Eric
16 anos atrás

Se a gasolina faz 3 km/l ,a etanol faz quanto???Claro que não é o ponto do consumo e sim autonomia.Abastecer a cada 30 mins???

Sam
Sam
16 anos atrás

Vc é muito Fresco.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Gosto dessa onda flex, porque além das vantagens relacionadas a combustíveis alternativos, preservação do meio ambiente e o escambau, me identifico por me sentir meio a álcool e meio a gasolina também, dependendo do momento…