Imitazione

SÃO PAULO (esse ainda falta) – Nem é preciso dizer quem imitou quem. Afinal, a trapizonga amarela, pelo que sei, é de 1967. E o Malzoni apareceu antes, em 1964, dando origem, depois, ao Puma-DKW.

Atualização: OK, eu aceito o argumento. A Ferrari é de 1964, não de 1967. Mas o Malzoni surgiu meses antes!

Não passa a Ferrari, pois, de uma imitação barata. Piorada, claro.

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anisio
anisio
16 anos atrás

Caros amigos, As corridas fizeram o contato Rino/Anísio. Felismente! Tudo começou na corrida -1963-Araraquara. Eu de 1093 eq. Willys. No fim, nos boxes Vemag, Rino me recebeu convidando para visitar sua fazenda de “protótipos”. Sonho! A fome com a vontade de comer.
Deixei a Willys pela Vemag. Tenente Lettry +Marinho =protótipo fiber. Aí iniciei. Convidei, ( )para fazer molde,laminar e montar o 1°carro ainda de chapa made Malzoni. Resultado? Montaram a LuMiMaRi, Luiz Rob. Milton-Marinho-Rino. Porta aberta p/ protótipo fiber-glass Eq.Vemag motor (3 cil 2 T ) 90hp

Nasce GT Malzoni pista e rua. Equipe
Marinho-Scuracchio-Lameirão-Anisio
Dalpont , foto na fabrica, vide Obvio!

Fecha Vemag, VW compra,Lettry na Lumimari,Rino construindo na fazenda plataforma VW encurtada,
muda-se LUMIMARI para PUMA, cria-se componentes racing e Lettry solicita acertar carroceria GT malzoni

Anísio propõe coordenar alterações na fabrica-Pres. Wilson, visando + harminia, + conforto respeitando o sucesso do GT e a criação do Rino e
sem dúvida olhando o que os mestres italianos haviam lançados, como por ex. a Ferrari 275 “bem de rua” do geito que eu via para conquistar maior mercado, assim como o Rino também via com o seu inspirador Marcelo Gandini pela Bertone na maravilhosa Lamborguini

Saibam : Sempre trabalhei por diletantismo com o Rino, numa convivência de “brothers” em ampla amizade e respeito até o seu falecimento não chegado ao meu conhecimento talvez por ter eu assumido a total responsabilidade com a equipe Hollywood de 1970 /77

Terminando a considerada eficiente minha informação quero que vcs. considerem o Design um espaço onde convivem os olhos e as mãos.
Desenho e Escultura. Traço no papel que aceita tudo e os dedos no tridimencional que percebe a Forma criando sua beleza, encontrando sua justificativa. — anísio —

Clauke (Claudio Pesc
Clauke (Claudio Pesc
16 anos atrás

Respondendo ao Antonio Stricagnolo, não li o site Obvio mas é mais do que óbvio que quem desenhava ali era o Anísio e já na passagem do Malzone III de alumínio para fibra. O Rino era um empreendedor e o Anísio um artista que continuou criando outros carros(no Puma VW, o Rino pediu ajuda pro Anísio na hora do sufoco).
Clauke

Felipe Nicoliello
Felipe Nicoliello
16 anos atrás

Concordo com o Clauke que o design do Puma GT DKW tem um ar mais leve, inspirando velocidade. A obra realizada inicialmente por Rino Malzoni nasceu com o Malzoni I, II e III, sendo todos de chapa e com um design mais longe da GTO. Qdo foi convidado a projetar e fabricar um carro leve e rápido, nasceu o Malzoni GT em 1964, com linhas inspiradas nas Ferrari, que por sua vez era a tendência do estilo europeu de esportivo. O Anísio entra nessa história, como colaborador da Puma e com seu estilo de grande design, com pequenas alterações, suavizou ainda mais as linhas do Malzoni, sofisticando o carro para entrar no mercado de esportivos de luxo, pq até então, os Malzoni era dirigido mais ao povo ligado em corridas. E em 1966, a Lumimari, nome da fabrica dos Malzoni, troca de nome para Puma Veículos e Motores Ltda., nome sugerido por Jorge Lettry, e assim nasce o Puma GT, um dos melhores e mais belos esportivos brasileiros. Lógico que depois teve outros igualmente importantes como o Puma GT (VW) desenhado tb por Rino Malzoni e inspirado no Lamborghini Miura, mas essa inspiração ficou só na curva da carroceria junto ao vidro lateral, pq já coloquei meu GTE ao lado de um Lamborghini e as semelhanças param por aí, pq o GTE trouxe traços do Puma DKW. Abs. Felipe Nicoliello

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Atenção! Sugiro ler no site Obvio sobre titularidade dos carros comentados aqui.O DKW Malzoni e o Puma VW são obras do Rino Malzoni.Ao Anisio coube transformar um Malzoni em Puma DKW,incluindo o molde.

Clauke (Claudio Pesc
Clauke (Claudio Pesc
16 anos atrás

Estou meio atrasado, mas me parece que está discussão é meio bôba. Todo artista quando começa copia os Grandes Mestres, Michelangelo, Da Vince etc. No design automobilístico o cara vai se inspirar no Pninfarina e na Ferrari, claro! Foi o que fez o Anísio e o fez com muita propriedade e talento pois o GT Malzoni tem personalidade própria e de 65 para cá (estreiou no Recife em 14 de março de 1965 com Marinho) não vi GT de pequena série mais bonito que ele. A Ferrari GTB é pesada de linhas ao contrário do Malzoni-Puma que é leve e mesmo parado parece que está a mais de 100 por hora. O Puma VW parece-se mais com a GTB e com a GTO do que ele. Parabéns para o Anísio Campos por esta obra de arte! Acho inclusive que o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) deveria adquirir um exemplar para o seu acervo de obras.
Clauke

Sergio Andrade
Sergio Andrade
16 anos atrás

Acho que estamos diante de um caso de espionagem, DKW x Ferrari, semelhante ao vivido nos dias atuais entre Ferrari e Mclaren.
Muito interessante!!!!
Abraços a todos

Mefistófeles
Mefistófeles
16 anos atrás

Ainspiração do Malzoni veio da Ferrari 250 GTO de 1962, quase 30 foram produzidas e cada uma diferente da outra, pois vários Studios de Design faziam as carroceria, a mais rara das 250 GTO (Gran Turismo Omologato) é a BreadVan, só existe uma

Mario Bauer
Mario Bauer
16 anos atrás

Me explica uma coisa: Por que brasileiro insiste tanto em bater o pé, tipo “nos somos alguem no mundo”, em vez de finalmente tomar jeito e REALMENTE se tornar na nação que há decadas promete ser, mas, sejamos sinceros, jamais foi…? E pelo andara da carruagem, jamias será…

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Pra começo de conversa eles lá fora nem sabiam e nem sabem que a gente existe aqui,muito menos aonde estamos.Pra cada trapizonga feita aqui podemos citar a fonte de inspiração:
Uirapuru-Jensey Healey
Hofestetter-Alfa Sud Boomerang
Mini Dacon-Premio de designer de uma universidade americana.
Puma VW-Lamborghini Miura
Onça-Mustang
Furia/Bianco-Mac Laren M6 GT
Que eu me lembro agora.

alex franco
alex franco
16 anos atrás

e não é que a imitação ficou melhor que o “original” da-lhe FERRARI

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Beleza!!
Enganos são cometidos e podem ser corrigidos.
De qualquer forma, este desenho da 275 é uma consequencia de todos os desenhos das 250, cuja evolução vinha sendo aprimorada desde os anos 50.

Mas os nossos pequeninos GT’S de tração dianteira e dois tempos são lindos, verdadeiras obras de arte sem a menor sombra de dúvida!!!
:-)))

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Pois é, Jonny, não sei porque , quando batí o olho nessas fotos da 250 eu lembrei imediatamente do Capeta…

Jonny'O
16 anos atrás

Agora forçou a barra!
Eu acho que não tem nada há ver ,nos anos 60 os esportivos eram todos assim , as diferenças estavam justamente nas poucas curvas sensuais de cada carro ,como diz nosso Comendadore.
A 275 foi um sucesso de vendas uma ferrari incorpada e servia perfeitamente para os amantes da 250 GTO ,essa exclusiva demais.

Pé de Chumbo,
É facil encontrar fotos do Capeta da Willis ,no site Obvio por exmplo,tem uma materia muito legal sobre o carro, que alias acho muito parecido com um prototipo Ferrari de 62 feito pelo Bertone.

Eric
Eric
16 anos atrás

250 GTO 1962…Gran Turismo Omologatto…..
E$$$$$$$$Petacular!!!!!!!
12 Cilindros e 6 Webers 38 mm com 300cv.

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
16 anos atrás

Isso tudo sem falar que a 275 foi inspirada na 250 GTO de 1962, essa sim a mãe de todos.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Flavio, hahaha…
Pronto, sua brincadeira foi boa, mas esta Ferrari foi lançada em 1964, como já foi dito aqui pelo Petrolhead.
Tá certo que voce não goste ou não conheça carros antigos que não sejam VW, Audi, DKW ou Lada, mas dizer que o carro foi lançado em 1967 sem sequer confirmar a veracidade do fato…?
Me perdoe, mas pisaste na bola, principalmente porque podem aparecer pessoas por aqui que não conheçam a historia e acreditem no que voce escreveu.
:-))

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Alguém aí tem uma foto do Willys “Capeta”???

Lucca
Lucca
16 anos atrás

Quero uma febre amarela dessas prá mim!

Ô coisa mais linda, hein?!

Petrolhead
Petrolhead
16 anos atrás

A piada foi boa. Restabelecer a verdade também é bom. A Ferrari 275 foi produzida de 1964 a 1968.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Taí, já naquele tempo tinha um Stepney infiltrado nas hostes do Malzoni… vai ver por isso foi contratado pela Ferrari e aplicou tempos depois a mesma tática com a “scuderia” do cavalinho…

Se bem que até para copiar tem de ter talento…

Marcelo D
Marcelo D
16 anos atrás

Neste caso, uma imitação bem cara!

Eric
Eric
16 anos atrás

KCT…..parece mesmo!!!!!!Principalmente a frente.
Processso de plágio no Montezemolo!!!!!