Lá como cá

SÃO PAULO (triste) – Assisti às primeiras duas horas das 24 Horas de Daytona. Notei que as imensas arquibancadas estavam tomadas por moscas. Ninguém assistindo. Lembrei imediatamente das Mil Milhas aqui em interlagos, a da Le Mans Series.

O que está acontecendo com as corridas, com os grandes eventos da velocidade? Caramba, estamos falando das 24 Horas de Daytona!

Algo vai mal.

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Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

O Veloz HP está certo. Virou tudo uma mesmice. Desde os carros até os pilotos. É tudo igual. Viu um viu todos. Em relação aos pilotos, são raros os de personalidade digna de nota. Parecem mais uma bando de débeis mentais que, por acaso, sabem guiar e tiveram a sorte de nascer em berço de ouro.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

PIor que a falta de público foi aguentar o locutor e o comentarista do Canal Speed, com aquelas traduções gerundísitcas. Continuo me perguntando como um canal de automobilismo contrata uns caras que não entendem nadado assunto. Aliás, tem um pior que os dois sim! Aquele infeliz que transmite as corridas argentinas….

Eric
Eric
16 anos atrás

VELOZ…..
COMO SEMPRE IMPECÁVEL!!!!!

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
16 anos atrás

O texto do HP é sensacional mesmo, mas eu ainda acredito que as causas para o esvaziamento do automobilismo estão mais fora das pistas do que dentro delas.
Abs

Jonny'O
16 anos atrás

Caramba o Veloz H2 disse tudo ,não mudo uma virgula .
E vamos falar a verdade ,os carros que correm nas 24h de Daytona atualmente são horriveis ,esteticamente os piores da historia .

claudio
claudio
16 anos atrás

Quem gosta de automobilismo vai em qualquer lugar assistir ao vivo e não se importa se vai passar na tv e se tem cinco pessoas ou mil.A F1 já foi laboratório ,hoje os carros não tem nada com os nossos do dia-a-dia ,as montadoras não precisam de queimar dinheiro na pista ,pois o simulador ultra moderno faz serviço completo e até treina piloto novato .Os eventos ainda existem porque velhos tradicionais peitam e chamam a responsa pra eles ,aí as coisas acontecem .

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Muito obrigado, Lacombe, Kinguy e Fernando, por suas palavras.
Creio que nós, que tivemos a benção de ter vivido em outra época do automobilismo mundial, temos obrigação de contá-la nesse blog. É uma forma de informar e alertar à nova geração para que reflitam, analisem e não caiam em lorotas mentirosas da mídia, que transformam a todos em “Maria vai com as outras”, sem discernimento para perceber o quanto está sendo enganado por ela.
Muito obrigado e um grande abraço a todos.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

Esta de parabéns VELOZ-HP, um texto rico que bate naquilo que todos nós fãs do automobilismo sentimos hoje em dia. Eu, particularmente, adorava o campeonato de Esporte-Protótipos com os Mirage, Porsche 917, Ferrari 512M e 312, Matra-Simca 660/ 670/ 680, as AlfaRomeo 33T3, os Abarth,…enfim, todas aquelas “máquinas” e até a fórmula-1 dos anos 70/80 muito disputadas em suas provas, onde não sabíamos quem iria vencer um GP tal a qualidade e quantidade de bons valores e máquinas de diferentes formatos e motores…que saudades daquele tempo…..

Kinguy
Kinguy
16 anos atrás

Mil perdões FG, comentário sobre seu post; nenhum. Mas para Veloz-HP sim.
Cara… voce tinha que ter uma coluna semanal nos moldes da War-Mup e Gran-Prix entre outros neste site. Nestes tempos bicudos do automobilismo em grande marasmo, o melhor mesmo é ler do que assistir aos eventos.
Permita-me incluir nos seus já abastados comentários sobre F-1 anos 70-80 etc…, aquela tentativa excepcional da Tyrrel em fabricar o carro de seis rodas, com quatro na frente e esterçantes. Aquilo não foi proibido, só não deu certo. Que audacioso e inovador era esse esporte naqueles tempos não?

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
16 anos atrás

VELOZ HP, tomei a liberdade de postar teu texto lá no Fórum AUTORACING, num tópico sobre a ROLEX 24 H of Daytona, entra lá e dá uma olhada: http://www.autoracing.com.br/forum/index.php?showtopic=47176&st=60

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Obrigado, Lacombe.
Só completando com mais alguns exemplos do que falei abaixo, para o pessoal mais novo que frequenta por aqui, vejam só o que havia nos anos 60 e 70 na F1 :
A Honda entrou na categoria com um chassis adaptado a um motor V-12 transversal, isso mesmo, transversal com os escapamentos saindo por cima e por baixo da usina formando 4 bocas enormes na traseira. A BRM respondeu com um motor H-16, isso mesmo, 16 cilindros em “H” formando por 2 V-8 unidos. A Lotus responde com um carro de tração nas 4 rodas cujo formato foi o embrião da fabulosa Lotus 72. Antes dela, porém, já havia a Lotus Turbina que usva uma turbina de helicóptero e tracionava nas 4 rodas. O embrião desse carro foi o mesmo que gerou a Lotus Turbina para Indianápolis que o grande Jim Clark pilotaria em 1968, só que ele morreu um mes antes em Hockenhein (deve estar escrito errado). Nos protótipos Jim Hall com o seu Chaparral criava os aerofólios. Anos depois criou o carro asa cujo protótipo tinha um motor 2 tempos de motocicleta atrás acionando dois exaustores que sugavam o ar embaixo do carro, conceito que o Gordon Murrey usou na Brabham Alfa Romeo e que o Lauda adorou, mas os concorrentes cobertos de poeira e pedras lançadas pelo exaustor não, e a FIA o proibiu. A Renault respondeu a isso tudo lançando na F1 o motor turbo, que já fazia enorme sucesso nos protótipos e a F-Indy já os usava desde os anos 40 com a Offenhauser. A Lotus então, lança um carro com 2 chassis, que, somado ao efeito solo, fazia o carro correr sobre trilhos imaginários. A Brabham junto à BMW vem com um motor turbo de apenas 4 cil., cujos blocos eram os usados pelos taxistas de toda a Alemanha pois, a BMW descobriu que um bloco standart, mas com alta kilometragem, era mais resistente que um bloco recém fundido para aguentar as enormes potências e pressões de um motor turbo. Quase 1500 HP em apenas 1500 cc, não é brincadeira. Antes dela descobrir a têmpera exata para esses blocos. ela chamava todos proprietários de BMW de 4 cil. com mais de 200 mil Km rodados para trocar de motor gratuitamente na fábrica. Os taxistas eram a maioria, claro. A Ferrari tentava diminuir as explosões de seus motores injetando água nos cilindros, o mesmo recurso que os aviões da 2a. Guerra tinham para ganhar mais potência nos mergulhos. Junto a isso tudo A McLarem lança o revolucionário chassis em fibra de carbono, criação do Barnard, que mudou todo o conceito de projeto dos carros tornando-os até, mais seguros. Havia a guerra motor turbo de 1.5cc versus motor aspirado 3.0cc, que depois foi para 3.5cc mas, não tinha jeito, contra potência só mudando as regras do jogo como fez a FIA e então, tudo começou a piorar gradativamente a partir de 1988 onde só dois carros, e da mesma equipe, ganharam sozinhos quase todas as corridas do campeonato, só não ganharam uma em 15 ou 16 corridas.
Aí então, eu vi o fim de uma era gloriosa chegando ao fim. Nunca mais teríamos o que já tínhamos tido, um espetáculo de primeira grandeza no mundo dos motores. Os carros foram ficando cada vêz mais parecidos uns com os outros a ponto de que hoje, se você pintá-los todos de branco, não saberá quem é quem por alí. Além de serem todos horrorosos, sejam pintados na cor que for.
Antes tinham também carros horríveis como o March Star-Treck do Peterson, o Arrows Deus me Livre do Patrese, as Alfas do Giombelli e Andreti, enfim, carros horrendos comparados aos seus rivais na época, mas, lindos de morrer comparados às tranqueiras alares de hoje.
Nos protótipos não foi diferente a história, só demorou 12 anos a mais para acontecer, para mim. A Indy suicidou-se quando se dividiu, formando duas categorias que juntas, não dão menos da metade do que era naos gloriosos anos 50/60/70/80 e metade dos 90 quando era para mim, mais apaixonante até do que a F1.
Enfim, hoje temos um festival de mesmice, e pior, mesmice de mediocridade, de repetição de velhos erros, de um holocausto espiritual do automobilismo que, temo, não tenha mais volta.
Não é por acaso que as corridas de clássicos do tipo da Supesclassic em São Paulo fazem tanto sucesso pelo mundo afora. Não é por acaso que, se você parar hoje em frente a uma livraria ou banca de jornais e revistas, verá que existem mais, bem mais publicações de carros clássicos do que de modernos. Por que será ?
A resposta a essa pergunta creio que se encontra dentro do coração de quem, como nós por aqui, amamos de verdade aquela máquina motorizada maravilhosa e seus intrépidos pilotos alucinados, nós mesmos.

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Caro Gomes,

Vou fazer uma pergunta retórica: Por que a sua categoria (a do #96) é tão boa? Carros diferentes, pilotos habilidosos, sem ajuda eletrônica, ultrapassagens, carros quebrados, piloto que cansa no meio da prova e perde concentração, etc. etc. Isto é corrida de automóvel. Hoje a grande preocupação da mídia é a velocidade final do carro, a velocidade que este mesmo carro faz uma curva, a quantidade e qualidade dos componentes eletrônicos entre outras perfumarias. Numa corrida de automóveis o público quer ver ultrapassagens, carros bonitos e variados, pilotos habilidosos de verdade e não um autorama sem graça onde quem larga primeiro invariávelmente ganha a prova. E é isso que se vê em todas as grandes categorias do automobilismo (incluo aí a IRL, Champ Car, Fórmula 1, campeonato de marcar, até mesmo de rally).
Por isso eu gosto dessas corridas com carros antigos, são sinceras, ou seja, o melhor braço irá ganhar ou ainda o melhor acerto do carro, considerando que eles são diferentes entre si.
Estas palavras são de um entusiasta de corridas, mas absolutamente desiludido com as carreiras atuais.
um abração.

sergio
sergio
16 anos atrás

Enquanto o Bernie- “não vendo a mãe por que ela já morreu”- não conseguir estragular, um campeonato legal de se ver é a DTM.
O WRC também é muito legal, principalmente pela habilidade e pelo saco roxo de alguns de fazerem tudo aquilo, sem “area de escape”. Os caras são demais…..

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
16 anos atrás

Perfeito o comentário do VELOZ HP! Concordo em genrero, número e grau!

Francisco
Francisco
16 anos atrás

Vc fala sobre as arquibancadas vazias como se não soubesse dos motivos…assim acontece no mundo inteiro, o interêsse sobre estas carreras é pequeno e restrito as pessoas como nós que gostamos do assunto. Eu fico embaixo de sol e chuva há mais de 40 anos para ver estas corridas e a cada ano que passa as coisas pioram mais.

Helio
Helio
16 anos atrás

o automibilismo nos EUA está polarizado para a Nascar, A IRL também está com pouco público. Hoje não há mais espaço para amadorismo. o Evento tem que ser sucesso esportivo e econômico.

Rafael Mello
Rafael Mello
16 anos atrás

E o que esse comentário sem nexo algum tem a ver com o tópico postado pelo Gomes?!

Nossa senhora, tem nego que frequenta aqui que não tem a menor noção mesmo…

Nico
Nico
16 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=nob-4VtoKBY

Depois do fim do esporte (GP Japão 1990, quando Senna abalroou a Ferrari de Prost), a F1 renasceu em 1994, sem fila de INPS (Prost, Mansell, Piquet) e atingiu o ápice em 1995 nesta corrida.

Notem as manobras Dick Vigarista do Damon Hill:

Logo após a largada;
Aos 3 min de filme quando ele causa o sexto abalroamento em 30 provas: Monaco 94 (em Häkkinen), Adelaide 94 (em Schumacher), Inglaterra e Itália 95 (em Schumacher), Nürburgring 95 (em Alesi) e Aida 95 (em Irvine); 20% de abalroamentos por largada!!!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Mesmice. Creio que o que esteja desgraçando o automobilismo no mundo é a mesmice. A informatização e a agudização das diferenças mínimas de tempo e a busca por milésimos de segundo, tornou todos os projetos iguais, todos os pilotos iguais e todas as formas de desempenho iguais.
Antes vía-se um Ford GT-40 V8 disputando contra uma Ferrari V-12, e os dois lutavam contra um Porsche 917 12-flat refrigerado a ar. Carros diferentes, sons diferentes, formas diferentes, pilotagens diferentes, enfim, havia uma enorme diferença na engenharia aplicada a cada carro.
Antigamente provas como 24 hs de Daytona, Le Mans, 1000 Km de Nurburgring, de Monza, de Brands Hatch, atraiam um público até maior do que a F1, e a F1 naqueles tempos era maravilhosa pois tinha os mesmos princípios de variedade mecânica e engenharia aplicada que os protótipos.
Para quem puder consultar em livros esses dados comparativos entre público de corridas de Protótipos x F1, ficará surpreendido com o resultado. Eu já fiz isso, tenho muitos livros, tanto de uma como de outra categoria, e os protótipos ganhavam de longe a preferência da maioria do público, tanto europeu quanto norteamericano. Nem o absurdo e enorme aparato apelativo de mídia e propaganda da F1 conseguiu superar isso até o final dos anos 80. Aí entraram as manobras sujas dos capangas do Eclestone, Balestre, Mosley & demais cachorros, e tudo virou o lixo monótono e repleto de mesmice de hoje.
Tudo por dinheiro, que idiotas nas arquibancadas e em casa na TV, sustentam via audiência, comprando produtos anunciados por patrocinadores, roupas, revistas e até, falando a respeito da “grande” corrida de domingo.
Infeliz mundo canalha esse das corridas de automóveis de hoje.
Quando digo que a F1 acabou para mim a quase 20 anos, muitos se surpreendem, não acreditam, mas, eles não conhecem a história e nem viveram os melhores anos dela. Com as corridas de protótipos digo o mesmo, só que elas acabaram para mim a menos tempo, 10 anos.
Graças a Deus, minha biblioteca e videoteca salvam a minha sanidade mental sobre essas categorias.

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
16 anos atrás

Antigamente o automobilismo era mais forte porque não existia tanta concorrência da industrria do entretenimento. Por exemplo, não existia:
video game
tv a cabo
dvd
shopping center
internet
Ou seja, ficar em casa num domingo à tarde era bem mais chato do que é hoje. Fazer o que? Futebol ou para quem gosta de carros e motos como nós, dar um pulo até Interlagos e ver os carros passando. Parava fácil e perto do autódromo, não tinha muito trânsito, nem a violência de hoje e nem aquela legiaão de miseráveis tentando tirar vantagem da gente.
Fora que eu acho que a gente trabalha muito mais hohe em dia e o final de semana não é mais para curtir, é para se recuperar das merdas da semana.

Abs

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Os eventos automobilisticos (acho que os esportes em geral) viraram puro comércio. Se o cara não for bom de bolso não pode frequentar, daí é isso que se vê…

fabianohonda
fabianohonda
16 anos atrás

ah tenho alguma fotos ai nesse meu site,,,,,,,

fabianohonda
fabianohonda
16 anos atrás

os ingressos do rolex estao em torno de 50 dolares o que aqui ninguem paga mesmo, eu so fui porque ganhei o convite, nao estou dizendo que nao vale a pena mesmo porque eh muito diferente porque voce assisti a uma prova dessas com pouco publico eles abrem uma porta la na grade do lado da largada e todo mundo tem acesso aos carros e pilotos, mais nao tinha tao pouca gente assim eh que a arquibancada que eh muito grande, outro detalhe bem engracado 15 minutos antes da corrida comecar eles anunciam no alto falante para que as pessoas voltem para a arquibanca, e para minha surpresa todo mundo volta……enfim se pensarmos direito 50 paus vale sim, porque voce encontra com os pilotos(no meu caso estava com com a familia de Derek Bell que ao cheguar no hotel e comecei assitir ao speedchannel eh que me dei conta que o cara e muito famoso) entra na pista (que eh muito inclinada) senta naquele gramado maravilhoso (so nao pode ir aonde eles escrevem na grama) ve os carros e ainda ve um show de civilizacao…

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Quem tem saco pra ficar vendo 24 horas de uma corrida sem graça?
Põe na tua cabeça que nunca vai voltar a ser como era nos anos 60 cara!
Simples assim…
Agora é corrida curta, 30 minutos, uma hora que faz sucesso! Até a F1 é chata, e tem menos de duas horas!
Automobilismo já era…, resta poucas corridas e uns poucos bobões (eu me incluo) que ainda acreditam que vai melhorar, que oderia ser melhor e que alguma hora, vai ter uma corrida espetacular.
Mas já era…, acabou, virou passatempo de gente rica.

valerio paiva
valerio paiva
16 anos atrás

De todas que vi, as corridas de longa duração nos EUA nunca tem muito publico, é um eventoi muito seleto. Só algumas corridas da ALMS e da Grand Am que vi tinham gente quando eram rodadas duplas com a CART ou IRL. O povo lá gosta mesmo de Nascar…

Rodolpho
Rodolpho
16 anos atrás

Nem vi Daytona, assisti primeiro ao filme 24 h. de Le Mans e depois pela centésima milionésima vez Grand Prix, na estréia la pelos idos de 68 entri na primeira seção e sai na última, repeti o feito por mais tres dias, ufa, e estou vivo até hoje e assistindo , só depois fui ver na Speed as 24 horas, um saco, os carros são iguais como na formula um, a transmissão terrível, o locutor é gago e mais perdido que o presidente da CBA, depois de babar comos Gulf 917 , não da, vou jogar Grand Prix Legends no PC
Um grande 2008 para todos

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Corrida de automobilismo ficou muito chato ultimamente, como os carros quase não quebram basta ver a largada e voltar no fim da corrida que vai ver quase a mesma coisa. Igual novela, vc assiti o primeiro capitulo e volta no ultimo, vão estar todos lá. Menos claro, o idiota que o autor resolveu matar. Igualzinho às corridas de hoje.

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
16 anos atrás

Qual a surpresa? Nunca as provas da ALMS tiveram pu’blico, assisti ao vivo as 24 hs de Daytona de 2001 e tinha menos gente que hoje, os americanos nao tomam conhecimento de categorias que nao sejam genuinas deles… Os bebuns que estao no infield estao tomando trago esperando as provas da NASCAR daqui a uma semana.

Rafael Poliszuk
16 anos atrás

Vou fazer um comentário ..Há muitos assessores e poucos JORNALISTAS .. sem notínia, ninguém sabe, ninguém viu .. pra vcs terem uma idéia, atuei nas pistas durante 12 anos … e em 2007 decidi dar um tempo .. não é que, do lado de fora, eu não soube nem mesmo a data da mil milhas brasileiras? INCRÍVEL !!!!! Por essa e tantas outras …… melhor não falar…

RENATO
RENATO
16 anos atrás

VAMOS A INTERLAGOS EM OUTUBRO!
VAMOS CONFECCIONAR FAIXAS EM PROTESTO AOS GRANDES DIRIGENTES QUE ESTÃO ACABANDO COM O AUTOMOBILISMO MUNDIAL EM NOME DO CAPITALISMO!
ONDE JÁ SE VIU UM EVENTO COMO A FORMULA UM, CONTAR COM MOTORES V8 DE 700 CAVALOS?
MEU PAI SEMPRE DISSE QUE NO TEMPO DELE, OS FORMULAS ERAM OS CARROS MAIS RAPIDOS (E POTENTES) DO MUNDO!!
QUAL A GRAÇA AGORA?
QUEREMOS TURBOS DE 1100 CAVALOS NOVAMENTE, RONCOS GRAVES E PILOTOS DE VERDADE! NADA DE FILHINHOS DE PAPAI MUNIDOS DE PATROCÍNIO!!!
AUTOMOBILISMO É COISA PARA MACHO, INDEPENDENTE DE FUTILIDADES COMERCIAIS E AMBIENTAIS!
PRECISO MORAR NOS EUA, ONDE TEM NASCAR, IRL E CHAMP CAR, TODAS COM MUITO MENOS FRESCURAS QUE A FORMULA UM.
CHAMP CAR ATÉ COM MOTOR TURBO (QUE SONHO)

EU SOU UM APAIXONADO POR FORMULA UM… AO MESMO TEMPO UM FRUSTRADO!
MINHA CATEGORIA FAVORITA VIROU UMA… UMA VIADAGEM!!
DESCULPEM O CAPS LOCK, MAS A REVOLTA É MUITO MAIOR QUE ESTAS LETRAS.

James
James
16 anos atrás

Éee, as coisas estão perdendo a graça… não é um dos melhores momentos da história do automobilismo… mas como num dá pra viver de passado né… o jeito é encarar a dura realidade.

carlos a torres
carlos a torres
16 anos atrás

Mas a pintura dos carros é maravilhosa.

Rafael Poliszuk
16 anos atrás

Flávio … as coisas não são mais como antes .. Tradição é uma palavra cada vez mais distante daquilo que costumáva-mos entender .. PORÉM !!!! EU SEI O QUE FALTA…. e o que falta, vou fazer acontecer até o final do ano aqui no Brasil. E vcs vão saber na hora certa, fiquem tranquilos…