Lembra?

SÃO PAULO (muito bom) – Em dias de efeverscência entre ligas e CBA, a lembrança da Espron, categoria criada por Nelson Piquet e sua liga, a LIA (Liga Independente de Automobilismo). Fez até preliminar da F-1 em São Paulo. A foto é de Bruno Terena. A LIA acabou, acho que para não prejudicar o Nelsinho, e a Espron, também. Quem se lembra dessa corrida de Interlagos?

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSE ALEXANDRE RODRIGUES
JOSE ALEXANDRE RODRIGUES
5 anos atrás

Nelson largou 22°, eu larguei 27° e ganhei a corrida (#23), passei o Nelson na terceira volta… meu nome, Zé Alexandre

Deoclécio
Deoclécio
Reply to  JOSE ALEXANDRE RODRIGUES
5 anos atrás

José Alexandre , eu era rato de autódromo , já vi ocorridas sua , inclusive uma em que vc liderava e nas ultimas curvas a caixa de marcha quebrou ! Vc mandava bem !

Deoclécio
Deoclécio
Reply to  Deoclécio
5 anos atrás

Eu ficava no box da equipe do Cefas , Ricardo Etienic corria tbm !

philippe
philippe
13 anos atrás

eu assistia,e voltae meia o nelson aparecia em reportagens falando que era uma categoria acessivel equem corresse teria uma boa base pra correr em categorias maiores
pena que ninguem investiu depois dele,ai acabou,

philippe
philippe
13 anos atrás

em SP eu nao vi,mas a espron era quase uma regional aqui em brasilia,lembro que por cusado nelson e dos filhos atraia publico,eram bem competitivas as corridas,os carros eram bem barulhentos,e no fim das corridas os boxes eram liberados pra quem quizesse ver os carros,nelsinho e geraldo correram,e nelsao tbm antes deles,mas depois que seus filhos sairam acategoria foi so entrando em decadencia,acabou,e os carros que sibraram asveses correm com os de turismo daqui,e sao 4 carros de espron contra um monte de turismo,e mesmo as turismo daqui tbm ta bem fraquinha,nao tem publico e ta numa decadencia
niguem cuida doautomobilismo brasiliense

marcio
marcio
16 anos atrás

Os carros eram feios, mas no tempo de volta andavam mais que os stock´s

ROGERIO BORGES
ROGERIO BORGES
16 anos atrás

O PIQUET CORREU NUM MACLAREN F-1 NUMA CATEGORIA CHAMADA BPR, ASSISTI A ESSA CORRIDA EM BRASILIA. HAVIAM FERRARIS F-40, CORVETTES, PORSCHES E MACLARENS F-1.

Sérgio Balbino
16 anos atrás

Pessoal, calma lá…

Esta corrida exibição foi em 1998, minha primeira vez vendo a F1 in loco. o Piquet largou realmente em último e tinha apostado com os demais pilotos que, se não ganha-se, pagaria almoço em uma churrascaria para todo mundo.

Tinha carro para cacete e na terceira ou quarta volta, ele já era terceiro colocado. Estava em segundo, faltando acho que umas cinco voltas quando rodou sozinho na juñção, no mesmo ponto que Senna rodara em 1994. Caiu para oitavo e mesmo assim chegou em terceiro.

Como lembro de tudo isto? Tenho filmado em VHS! Estava no setor G, bem na placa dos 100m no final da reta oposta…

Mané
Mané
16 anos atrás

Apesar do carro ser simples, as corridas eram legais e cheias de competição.
Que bom seria que existissem mais Esprons nas pistas.

Gustavo Leme
Gustavo Leme
16 anos atrás

Este era um para ter na garagem, onde será que andam ?

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

ESPRON era algo como ESporte PROtótipo Nacional. O intuito era ser uma categoria monomarca barata, não para competir em outras categorias, e talvez por isso não fosse muito evoluído tecnicamente, nem tinha alta performance. Mas teve o seu papel. O Piquet fez uma corrida inteira com um reporter no banco do passageiro, perdia 1,5 s por volta, tomou o maior pau, mas era para promover a categoria.
Lembro que nos anos 90 o Piquet promoveu umas corridas de Endurance no Brasil, chegou a tirar as 1000 Milhas de SP, deve ser disso que estão falando aí embaixo.

piquet pinhais
piquet pinhais
16 anos atrás

Alguem lembra de uma corrida que o Piquet correu em Curitiba no autodromo de Pinhais, com um carro mclaren? não lembro o ano, só sei que foi logo depois que ele se aposentou, ou depois que o Senna morreu. Lembro também que o carro tinha uma camera onboard, e aparecia ele pisando na embreagem, freio e acelerador ao mesmo tempo…. na época eu era adolescente e até pensei: Que m*&* é essa que ele ta fazendo nos pedais? porque ele nao anda direito? hoje eu sei que o que ele fazia era punta taco.

mas e ai, alguem tem esse video?

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Vamos atualizar as informações:

O Espron-BMW foi baseado no Próton cearense, projeto este do Pedro Virginio e do Alexandre Homci.

Ok, Piquet levou o carro para Brasilia onde foram feitas várias modificações pelo Cefas de Oliveira para receber os motores BMW, nascendo daí o Espron.

Piquet incentivou a criação de torneios em Brasilia (promovido pelo próprio Cefas) e São Paulo (aqui acho que era o Aldo Piedade). O Espron entrava na velha onda de chassi tubular, suspensão dianteira de VW, traseira independente, como os antigos protótipos nacionais (Heve, Snob´s Corvair, Patinho Feio, Amok, etc, etc…) mas numa versão revisitada.

Logo o carrinho estava nos grids das provas de endurance, o que levou o Cefas de Oliveira a projetar o segundo da série, este com entre eixos regulável, denominado Endurance.

O terceiro e último já foi o Evolution, lá por 2001. Na sequencia veio o Scorpoius, aqui uma evolução mais elaborada do Espron Evolution.

Por fim, em 2003, Cefas firmou uma parceria com as Faculadades Oswaldo Cruz e a Kira Racing para desenvolvimento do protótipo Scorpius. São aqueles amarelinhos que cansamos de ver vencendo corridas da categoria Força Livre paulista no campeonato de 2006.

Em linhas gerais, é isso aí…complementem o resto, por favor.

Gustavo Reis
Gustavo Reis
16 anos atrás

foi ridiculo. acho q teve umas 15 voltas …e o piquet ganhou com mais de meia volta de distancia

sassá posto 1
sassá posto 1
16 anos atrás

estava no s do senna de fiscal nesse dia os carros nunca tinham andado em interlagos nem para treino e o grid foi por sorteio.
foi um festival de batidas e rodadas e o piquet largou em ultimo mesmo e veio comendo todo mundo.

Gabriel
Gabriel
16 anos atrás

Quem era responsavel por alugar esses carros aqui em SP era a Alpie Escola de Pilotagem, Do Aldo Piedade, eles ainda mantem um batalhão de protótipos na sua oficina, ficou absoleto, não anda. Uma pena, o Nelson decepcionou, assim como os Fittipaldi´s arrotaram grosso e nada fizeram após suas aposentadorias, pelo automobilismo brasileiro, sem tirar o valor deles, claro.

Fireball
Fireball
16 anos atrás

E Kimball,

Veio passando todo mundo até levar uma enfiada do Zalex – piloto de Brasilia. Piquet tomou couro

*.*
*.*
16 anos atrás

O Espron branco que anda(va) no Paulista, se não bateu adoidado, apanhou muito. Estava parado na oficina do Ferreirinha. Segundo se conta, o chassi é baseado no Heve P5, com eixo dianteiro VW.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

TYem uma tranca dessas andando no paulista..com AP (ergh)….é feinho e pelo jeito ñ anda

Denisson
Denisson
16 anos atrás

Boa tarde a todos.
Como o Carlos Cintra falou em agosto do ano passado(e com muita propriedade por sinal)no site Grande Prêmio,a idéia partiu do Piquet juntamente com o Cearense Pedro Virgílio(o mesmo que projetou os atuais CTM 2000)de fazer uma categoria barata(onde chegava-se a usar o motor por 2 anos sem abri-lo) e com um grande potencial de marketing,afinal era o Piquet quem cuiadava de tudo.
Até mesmo dos motores 1.9 vindos da Alemanha.Essa foto foi da preliminar do Brasil de 1998.Tinham mais ou menos uns 30 carros no grid.Show de bola.
Essa categoria ainda teve uma sobrevida de uns 6 anos.Ainda tem várias carros desse espalhados pelo Brasil,onde o pessoal coloca para andar de endurance.

um abraço

Eric
Eric
16 anos atrás

Motores BMW iguais de 4 cilindros de 1.8 litro,correto?

Kimball
Kimball
16 anos atrás

Eu me lembro pq estava lá. Foi no GP Brasil de 1998. Piquet veio la de trás ultrapassando todo mundo!!

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

A Espron tinha corridas bem competitivas até. Mas os carros eram feios de doer.

Abraço