No comments (2)


Eu já estive aí, mas não lembro quando, nem onde é. Será que existe ainda? O Fissore é igual ao meu… Foto, de novo, enviada pelo vemagueiro Celso Santoro.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charlene
Charlene
11 anos atrás

É o Mirante Belvedere aqui em Petrópolis! Era um restaurante. Estão pensando em restaurá-lo.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

O pessoal tá precisando de uma terapia ou uma pescaria…povinho stressado sô…eu moro em SBC a 33 anos e sei que o parque do Pedroso fica do lado oposto a SCSul…mas nem por isso deixa de ser na cidade distrito de SCSul..que aliás foi outra brincadeira que só quem é do abc sabe…dizer que Sto André é destrito de SCSul…quase Maúa..(ficam irritadinhos também)….o teleférico está abandonado mesmo com a revitalização do parque..e a pista de kart está lá……vamos ter um pouco de bom humor pq se formos levar a vida a ferro e fogo a coisa vai ficar feia…aahh claro que a foto em qustão também ñ é no parque do Pedroso…fica sim no RJ…já onde eu ñ sei.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
16 anos atrás

Nossa!!! Falaram de Santo André!!!
Moro em São Bernardo do Campo, e fui várias vezes na infância ao Parque do Pedroso. O teleférico era sensacional mas, sabem como é, né. O parque estava abandonado, foi rodeado de favelas (a região é area de manancial) e a segurança era crítica. Recentemente a prefeitura deu uma reurbanizada no parque, ficou bacana até, mas o teleférico ficou às traças. Ainda dá para ver o pouco que não foi saqueado pelos habitantes da região. Quanto à pista te Kart, virou história também….

Joao Luiz
Joao Luiz
Reply to  Danilo Gaidarji
7 anos atrás

Sto André é destrito de SCSul…????quase Maúa.????
Sto André faz divisa com Sao Bernardo e tbm com São Caetano e Maúa,
O Pque do Pedroso fica logo após o Jardim Seleta indo pela Estrada do Montanhão ou pela Avenida Capitao Mario Toledo de Camargo ,a Av. do Estadio Bruno Daniel.
A propósito a pista de Kart tbm não existe mais,

Dú
16 anos atrás

Tarsis, realmente o Eduardo tem razão. Nos anos 90, correndo de kart na categoria cirrose, digo, senior, fui pra Sampa comprar pneus, e meu sogro falou. Vem pra cá e te mostro uma pista de kart. Batemos uma pizza na Central e vrum Perimetral e Dom Pedro até perto do teleférico, uma loucura, existe ainda? Agora, a pista era o projeto de autorama, mas que depois a moçada agitou umas provas ali no carrefour. A CBA na época, nem aí com a coisa, pois a FASP ganhava muito com as provas de Kart no Interior !!!!! O Rogério, pode publicar o mapa da região! Rogério, perdeu uma noitada que sarava qualquer gripe!

Nowhere Man
Nowhere Man
16 anos atrás

Uma vez o Niemeyer estacionou o Alfa Romeu – que ele ganhou da FIAT – neste lugar e teve a inspiração para fazer o Museu de Niterói, reforçando sua fama de genial.

Quando restaurarem este luagar, muitas pessoas tomarão consciência disto. Mas quem terá sido o arquiteto desta obra?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Nunca entrei em terras cariocas ou fluminenses, mas de ver o vídeo já deu vontade de, se um dia ir a Petrópolis, dar uma paradinha para espiar o local… vai que tem outra morena como a do vídeo para se juntar à paisagem e dando bola, hehehehehe…

Mas é impressionante como se perdem inúmeras oportunidades de ganhar um trocado neste país e se trata com descaso monumentos e pontos históricos. Imagina esse local reformulado e na ativa? Voltaria a “bombar”, como diz a molecada, com toda a certeza… além do mais, é um baita refúgio para descanso, aquela espairecida e esticada de pés que faz bem à mente.

Mas estamos no Brasil… tsc, tsc, tsc… uma pena…

Eduardo Prado
16 anos atrás

Tarsis,

Onde voce vive? Com certeza nao deve ser no ABC!!

Sao Caetano que fazia parte de Santo André, nao o Contrário.

O Parque do Pedroso fica do lado oposto a sao caetano, às margens da Represa Billings!!! Nao tem nada haver o que voce falou!!

Realmente tem uma construcao parecida com esta por lá, bem como um teleférico. Faz anos que nao passo por lá, mas sei que o lugar esta degradado.
A pista de kart também nao sei mais se funciona.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Zé Rodrigo,

muito bacana o seu vídeo, sempre passo por lá, mas, sempre já tarde, quando já não há mais luz, e vc acabou matando minha curiosidade, vou ver se da proxima vez volto mais cedo para apreciar a vista.
outra coisa o hungaro que vc falou que cuidava da lanchonete do belvedere ele era um dos donos da casa do alemão ou da pavelka ? me lembro de um sujeito assim na pavelka quando ainda era bem pé sujo, logo na entrada de petrópolis (onde ainda é), sendo que logo ao lado se encontra a casa do alemão.

Me lembro do cara ser carrancudo e ter brigas homéricas com a mulher dele enquanto eramos atendidos hehehe ficavamos ali com cara de pastel enquanto rolava o arranca rabo, depois que ele morreu a mulher e a filha dele assumiram o negócio, deram um “verniz” na loja e hoje eles tem mais duas filiais uma na cidade em frente a colombo e outra no leblon, porque quem já comeu os sanduíches de lá… hummm… putz deu até fome agora hehehe

abs

André Buriti
16 anos atrás

Parei lá uma vez descendo a serra, o lugar é muito bonito e tem uma vista fantástica, pena que abandonaram o local.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Acho que o projeto é do Niemeyer. Depois de deixou de ser restaurante, ficou um bom tempo como um posto da Polícia Rodoviária Federal. Agora só resta o esqueleto. Caso similar é o monumento Rodoviário, no topo da Serra das Araras, também entregue aos mosquitos…

Squa
Squa
16 anos atrás

O Oscar Niemeyer copiou esta construção no Museu de Arte Contemporânea em Niterói, certeza…

Saloma
Saloma
16 anos atrás

Já tinha respondido ao Celso onde fica esse disco mais conhecido como Belvedere – na divisão das serras, uma que vai para o Quitandinha e outra para o Binguem. Meu primo, quando estava ativo o restaurante/lanchonete, foi um dos últimos arredatarios do local com mais sócios. E tem historias esse disco. Sempre era uma desculpa para testar as baratas, na serra…tipo “vamos dar uma esticada até o Belvedere”…uma das vezes que por ali fui com meu primo (estava amaciando o motor da Deka), se bem recordo estávamos mais ou menos onde está o Fissore parado, com o capot aberto; disse ele: entra no carro que vamos acelerar serra abaixo…tinha passado dois JKs de fábrica, bem me lembro eram de cor vermelha, foi atrás e se embolou com os caras. Eram Bravo e Baroni descendo a serra e lascando o pau…
Tem histórias esse disco (continua por lá, largado) e muita mais essas serras, é isso…

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Isso é no parque do Pedroso em Sto André…quando a cidade fazia parte de SCSul e tinha lugares bem arrumados para se ir passear….aaahhh tinha uma pista de kart lá também….

Franklin
Franklin
16 anos atrás

essa foto é de um antigo restaurante na serra de petropolis, meu pai dizia q o interior dele todo girava dando oportunidade de todos curtirem a paisagem. Ele ainda esta lá, no meio da serra, mas esta todo abandonado e destruido
abraço

fabao
fabao
16 anos atrás

aí embaixo escreveram para o Gomes: “Por sua e exclusiva causa os Jogos Mundiais de Verão acabaram” (!!!) hahaha… acabaram é??? nem notei.
(certamente a audiência era enorme !!!)

Diego Plana Robert
Diego Plana Robert
16 anos atrás

Flávio
Não consegui puxar a foto do Zero Hora de Quarta, na contra-capa, um Lada, modificado “limusine”… vale a pena o lembrete.
Pode ser que alguém já tenha comentado.
Abraço
Diego

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

O Belvedere é um local que eu sempre tenho vontade de parar quando volto de Petrópolis, mas como fecharam o acesso e eu não conheço muito bem o nível de segurança por lá, acabo ficando só na vontade…

Um belo lugar e que deveria mesmo ser revitalizado. Uma reinauguração com um encontro de antigos não seria má idéia, hein? Petrópolis tem belos carros antigos e certamente muitos outros subiriam a serra pra participar.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Quanto a segurança, este é um problema vergonhoso, mas que não é impeditivo. Se o governo, ou quem é responsavel pela area, simplesmente tratasse de sua recuperação, a mais simp0les possivel, eu garanto que iriam aparecer vendedores autonomos que iriam melhorar as condições do local, pelo menos enquanto o sol estivesse alto, durante o dia.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Muito obrigado a todos que elogiaram o meu video. Aquilo foi uma brincadeira que fiz, mas o assunto é sério.

Nosso pais é cheio de obras e locais super interessantes que são simplesmente abandonados porque ninguem assume, porque ninguem quer gastar dinheiro naquilo, preferem desviar a grana para os proprios bolsos.

Um outro belo exemplo é o mirante que existe na descida da Serra das Araras, Rio – Sampa, que tinha um grande painel pintado pelo Portinari.

De fato existe um problema ali no Belvedere da Rio – Petropolis, que é o retorno para Petropolis. Hoje, quem quiser ir para Petropolis de lá tem de descer a serra para depois subir tudo de novo.

Quando o Belvedere era usado, a ponte que antecede el era em mão dupla, e logo antes desta ponte existe um retorno para a serra de subida.

A questão hoje é só a vontade politica, porque uma pequena estrada de retorno pode ser construida, ligando o estacionamento da área com a serra de subida.

Quanto a segurança, este é um problema vergonhoso, mas q

Dú
16 anos atrás

Me liguei onde fica, passei batido voltando de um Hollywood Motocross de Petrópolis, todo mundo triste pelo acidente do Yltinho. Pô, aqui em Sampa temos tbm um tipo assim, na Serra Velha, a casa da Marquesa ou o motel do Pedro, sei lá, mas sempre quando descia de moto e de menor, reparava na vista, e depois ainda levei meus amolantes filhos lá comerem milho. Agora, o vídeo do Zé é alucinante. Mais um louco. O Vicente disse tudo, o cara mandou legal. Reginaldo, além do Simca, EU VÍ, o Brambilla em Interlagos de Maverick 4cc, primeiro com acompanhante engantado ré, e depois no maior capote entre a 1 e 2. Agora, o maior barato, é estar trampando para adiantar o carnaval e escutando Trajano e FG na Eldorado. De rolar !!!

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Aproveitando o embalo saudosista, (o belvedere é mais um ícone que cedo ou tarde, também se vai). País sem memória é a pior coisa que pode acontecer.

Enfim, aproveitando o gancho da última ‘retorvisor’ que fala do teste de resistencia do Gordini, alguém aí se lembra que a Simca fez algo igual com um ‘Simca Tufão’ mas percorrendo ida e volta sem parar a Belém Brasília, até superar os 120mil Km ??e que foi muito pouco divulgado à época?

Belair
Belair
16 anos atrás

Desculpem, é batalhar, não atalhar.

Belair
Belair
16 anos atrás

Pois é, pois é. Batalhar,brigar,recuperar,restaurar,arrendar,equipar,botar p/ funcionar,se orgulhar.
E aí , quantos assaltos o (in)feliz proprietário aguentaria até abandonar o local de novo? Brasil,sil,sil….

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Como comentado abaixo, é o Belvedere, na serra de Petrópolis. Quando era criança, era parada obrigatória em todos os passeios que fazíamos nos finais de semana. Houve uma época que, embora estivesse desativado, o local era bem cuisado. Creio que problemas como assaltos e a dificuldade de retorno para Petrópolis (é necessário descer toda a serra e retornar pouco antes do pedágio) acabaram com o local. Petrópolis, através das políticas equivocadas que foram adotadas durante anos está seguindo o mesmo caminho. Há pouco tempo, ainda era consiuderada cidade dormitório para aqueles que trabalham no Rio de Janeiro, hoje, nem isso, já que o transporte devido à péssima administração feita pela CPTrans ficou imensamente dificultado. A solu~ção encontrada por muitos foi mudar definitivamente para o Rio.

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Que história é essa de jogos mundiais de Verão que acabaram???

alcindo teixeira
alcindo teixeira
16 anos atrás

é a prova viva do abandono e descaso q vive petrópolis,

Jason
Jason
16 anos atrás

É o famoso Belvedere do Grinfo.

O mais impressionante é que, mesmo com o acesso fechado por um guard rail, isso aí vive cheio de gente. São motoristas e suas famílias, namoradas etc que dão uma paradinha para contemplar a paisagem.
Acho que um vendedor de picolé e refrigerante ficaria rico se botasse uma carrocinha no pedaço.

Sempre faço fotos de carros aí, depois dos testes.

Imagino que o Concer fique preocupado com a entrada e saída do Belvedere, que é bem no meio de uma curva fechada da Rio-Petrópolis.

Marcao Fioretti
Marcao Fioretti
16 anos atrás

Fala Ze Rodrigo!!!
Muito legal seu video e sua intencao de recuperar o local. Vai fundo e no dia da inalguracao vc avisa que a gente lota de carro antigo la!!!!
Abs

Marco Ribeiro
Marco Ribeiro
16 anos atrás

Olá Flavio. Sempre acompanho os “causos” do seu blog, entretanto, essa é a 1ª vez que comento algo.
Fora os mandatários da CBA (e eu agora) alguém mais já te chamou de chato? Por sua e exclusiva causa os Jogos Mundiais de Verão acabaram. Como ficaremos nós? Espero que tenha a sensatez para rever sua posição e, em público, assumir seu erro.
Muito obrigado pelo espaço para o desabafo.
Marco Ribeiro

Manoel
Manoel
16 anos atrás

Que legal o vídeo do Zé Rodrigo!
Lugar lindo.
Zé, de olho na mina do rapaz, né, danadinho?
E ela não deixa por menos!
É isso aí cara!

Maurice
Maurice
16 anos atrás

Ao José Rodrigo,

Antes de mais nada, quero agradecer o filme que você disponibilizou no You Tube.

Você mesmo diz no filme a respeito de várias obras abandonadas. Esta, por exemplo, seria uma obra linda de se recuperar. Não sei quem foi, ou é, o dono. Seria um ponto turistico fantástico. Até mesmo para um restauante, que, crei, ser a intenção inicial. Por que não se fazer um?
Moro muito longe daí (Florianópolis) mas eu seria um dos interessados.

Saudações

Helio
Helio
16 anos atrás

É o Belvedere ,na subida descida da serra de Petrópolis ! Está abandonado há décadas. É tipo um mirante e já serviu de lanchonete na década de 50.
tem um filme tipo anos rebeldes que mostra .

Senise
Senise
16 anos atrás

Acho que esse local aparece no final do filme Proibido Proibir. De qualquer forma, auentou minha vontade de ir a Petrópolis!

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Esse menino Zé Rodrigo, cabra bom que só a gota serena.. mata a cobra e mostra o pau. Êta conhecimento da moléstia.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Que coincidência esta foto aparecer aqui. Este é o Belvedere da Rio-Petropolis. Fiz um filme outro dia lá.

Clica aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=-jbHgZNxZ14

Hoje o lugar está abandonado, e o acesso pata o estacionamento está bloqueado. Apesar disto, em fins de semana de tempo bom o lugar fica cheio de gente, e gente de todas as idades. Ontem mesmo eu estive com um jornalista amigo, que é de Petropolis, para convence-lo a iniciar uma campanha para a recuperação do local, mesmo que seja apenas um ponto de parada.
Nos tempos que ele funcionava havia uma lanchonete simples em seu interior, operada por um hungaro que era um dos donos da famosa Casa do Alemão de Petropolis.
O lugar é lindo e a vista lá de cima é simplesmente estonteante. A construção ainda existe e é de facil recuperação. Vejam no meu filme.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Ainda existe, mas creio que em péssimo estado de conservação. O nome do local em questão, eu não lembro…

Armando
Armando
16 anos atrás

Nossa .. parece o disco voador de Juiz de Fora…..

Jayme
Jayme
16 anos atrás

Serra das Araras, ou Rio-Petropolis?