No fim, 13

SÃO PAULO (e tome água!) – Apenas 13 carros chegaram ao final dos 1.000 Km de Interlagos, ou GP Cidade de São Paulo. Ganhou um Lamborghini. Largaram 26, pelo que eu soube.

Falando com quem foi a Interlagos sábado, “melancólico” foi o adjetivo mais usado. Alguém aqui foi, viu, ficou sabendo? Ah, e no dia seguinte, domingo, dia também conhecido como “ontem”, aconteceria um emocionante “track day” promovido pela FASP. Por 400 pratas qualquer um poderia levar seu carro de rua a Interlagos para dar umas voltas.

Aconteceu? Alguém foi? Alguém viu?

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Victor
Victor
16 anos atrás

Meu caro tom,
Você falou e falou e conseguiu apenas encher o saco.
É sempre a mesma papagaiada, precisa apoio.
O cinema nacional é uma vergonha. Os caras tomam a grana do governo, isto é, de nós e nem precisam bilheteria.
Por isso, pouco se importaram com a pirateada de Tropa de Elite.
Essa é a nossa história, sempre precisamos de apoio, coisa de aleijados mentais.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

O fusca neste final de semana em Interlagos é do Nilson Cintra, de Campo Grande-MS, com seu filho Beto de 2o piloto. Dois feras, que já ganharam de tudo por lá. E tenho a honra de ter o Nilson como meu padrinho nas pistas. O meu fusca, que já disputou freiadas com esse dele aí – e perdeu quase todas, já que o aprendiz nunca chega perto do mestre – está encostado aqui em Sao Paulo : nao tem categoria para andar com ele. c´est la vie.
Bem, espero contar com a ajuda do Beto também para ajudar a acertar o meu brinquedo novo, que logo logo aparece por aqui.

Nilson e Beto, grande abraço!

Tom
Tom
16 anos atrás

Caros,

Um dia, o cinema nacional foi execrado! Hoje, bem melhor, tem boas produções e público. Conta com investimentos pesados, do setor público (leia-se Petrobras), e algum apoio do setor privado. E um “Tropa de Elite” leva mais gente ao cinema do que muitas produções internacionais. Páre pra pensar.

A música brasileira, de qualquer gênero, nunca foi muito bem aceita. Na década de 80, por exemplo, executava-se, nas rádios, três músicas em inglês (normalmente lixo americano) para uma nacional. A Bossa Nova nunca foi bem vista no início, pelo público em geral, e até por alguns músicos e letristas. Hoje, as rádios tocam três músicas brasileiras para uma (01) “americana”. Temos um dos melhores times do mundo: músicos, letristas, arranjadores, produtores musicais. É só pesquisar ou perguntar para quem é do meio artístico-musical. A música brasileira vende, ainda, mais no exterior que aqui dentro de casa. Enfim é um sucesso internacional. Embora a pirataria (discutível questão) venha abalando o mercado no mundo todo. Como diz Eric Clapton “…por volta do final desta década creio ser improvável que qualquer uma das atuais gravadoras ainda esteja no negócio”. Já pensou ?

O automobilismo nacional teve seu tempo de glamour e amadorismo, diga-se a verdade. Mas também sempre teve “heróis”, que com poucos recursos fizeram muito pelo automobilismo brasileiro. Melhorou muito, cresceu em interesse de forma geral, pelo trabalho de Emerson, Piquet, Moreno, Senna, entre outros. O Brasil tem três campeões mundiais de kart: Guga Ribas (1986), Gastão Fráguas (1995) e Ruben Carrapatoso (1998). E um campeão mundial de kart indoor: o carioca Rodrigo Faulhaber.

Contudo, o automobilismo brasileiro cresceu, mas está ainda em desenvolvimento. A Stock Car é a principal categoria até o momento, mas seu público não chega nem aos pés daquela turma que acompanha, ‘in loco’, a Nascar norte-americana. A Stock Car Brasileira, no entanto, é muito mais desenvolvida tecnologicamente que a Nascar, mas lá eles têm algumas ferramentas importantes: marketing, imprensa verdadeiramente especializada e um público apaixonado por automóveis e automobilismo. A GT3, que começou apenas no segundo semestre de 2007 no Brasil, é um grande sucesso. Basta acompanhar, nos sites especializados, o número de carros já disponíveis para a temporada de 2008.

Enfim, ainda carecemos de apoio, de marketing e de uma imprensa que valorize eventos esportivos nacionais e regionais. Que divulgue não apenas por se tratar de determinada competição que é transmitida ao vivo por uma grande emissora de TV. O público presente nas corridas de Stock Car sempre foi muito bom. Décadas atrás, cerca de 30 mil pessoas compareciam a Interlagos, com chuva ou com sol, para ver os “Opalas”. Hoje, com TV e tudo, segue a normalidade. A GT3, como disse, um sucesso, não leva nem a metade disso aos autódromos. E não é por falta de marketing ou divulgação ou paixão pelo esporte. É de se pensar.

Provas regionais, então, são realizadas com muito esforço, abnegação, coragem e muito pouco incentivo. Sites especializados, às vezes, são conduzidos também por gente competente, abnegada e que coloca todo esforço possível em prol do automobilismo nacional. Alguns outros, ditos ‘de esporte’, preferem divulgar o “tamanho da camisa do jogador do ‘tiltil'”, dos Estados Unidos, que ninguém nem sabe, nem viu, a citar alguma coisa referente ao nosso esporte a motor, que nos deu, pelo menos, OITO títulos mundiais na Fórmula 1. É de se pensar.

E então entra em cena a turma do Raul Seixas que, pra fazer “Sucesso”, “tem que reclamar”.

Milton
Milton
16 anos atrás

Bom, eu estava lá(era um dos poucos 15 ou 20 q eram arquibancada…)…o trator andou muito, muito msm…o citado fusca realmente roubou a cena enquanto estava na pista… mas me chamaram a atenção os protótipos andando… não os aldee, mas outros que apareceram para andar no diluvio, como um que veio de joinvile e estava usando motor BMW 6 cil. turbo…

Realmente o aguaceiro tava de lascar, e pegou muita gente de surpresa….(eu q o diga, de bermuda naquele frio…)

Como evento, realmente estava fraco… mas para quem gosta de corrida, ver o ranca rabo entre o trator e o azulzinho tridente foi bacana… considerando que o veículo laranja só ganhou na amarela q rolou por conta de uma panca na entrada do S do senna e a perda da roda pelo maserati…

O q lasca , somente, é a falta de interesse da federação em fazer de uma prova como essa, algo mais atraente.

Abraços

Danilo
Danilo
16 anos atrás

Caro Flavio,

Como dito abaixo, não havia mais do que 20 pessoas na arquibancada assistindo. Sábado chuvoso, sem divulgação, e ainda mais, COBRANDO 10 pilas para a entrada… já viu, né…
Daqui uns dias, vão cobrar mais pelas inscrições, para poderem pagar o público para ir assistir…Xi… Esqueci que os caras só arrecadam… É. Não tem jeito mesmo. Cada corrida que passa, está pior.
Mas, como sempre, toda corrida tem algo bom de se ver, e o mais interessante, e gostaria muito de parabenizar aos pilotos, foi que um Fusca (isso mesmo, um FUSCA!!!), enquanto esteve na pista, era um dos carros mais rápidos com aquele aguaceiro, superando com folga os concorrentes de sua categoria (um Puma e um Corsa), da Categoria II (três Omegas) e inclusive, alguns Aldee Spyder (esse nome de Spyder Race é ridículo. Para mim, foi, é e sempre será Aldee Spyder – obra criada pelo bom Almir Donato).
Foi muito bom ver isso. Dá gosto de ver que carros com orçamentos bem menores podem fazer estrago ainda!!!!

Um abraço,

Bruno Medina
Bruno Medina
16 anos atrás

A iniciativa dos track days e muito boa porque da espaco para pessoas normais , terem uma diversão sadia e segura . Acredito que esse um dos grandes trunfos do track day alem de que possibilita a pessoa a entender melhor os limite de seus carros e seus proprios limites . No rio de janeiro é um evento relativamente comum e mesmo sem grande divulgacao tem alcancado bons numeros de participantes e de publico .Em curitiba tambem vemos essa feliz manisfestação do esporte .
Devemos batalhar para mostrar que o track day e uma diversão sadia e interessante para todos os amantes do esporte a motor ou nao .Levantar a bandeira do automobilismo no brasil que anda sendo tao pisoteada é necessario muito empenho de todos que amam esse esporte para continuaram vivos com nossa paixão

umberto
umberto
16 anos atrás

Ops.: “instrução” e “viável”. MaRdita pressa. rsrs

umberto
umberto
16 anos atrás

Marcelim,
Infelizmente não há demanda/cultura automobilista aqui no Brasil para abertura diária , infelizmente . Já a despesa para a realização séria , com resgate, intrução a novatos(sou instrutor) e a paramentação toda necessária leva o custo a ser viavél para um grupo de pelo menos 90 carros x 300 reais. No RJ (infelizmente em breve sem pista) consegue-se (aluguel menor) fazer-se com 50 carros x 200 reais. Curitiba tem feito ao custo de 150 reais
(ou perto disto). Viu o vídeo?

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

qutrocentos dinheiros?

Porque não abrem a pista todos os dias, por uma quantidade menor, como acontecem com Nurburgring?

umberto
umberto
16 anos atrás

O Track day foi embaixo de um dilúvio segundo me informaram, mas, mesmo assim foi melhor que ficar em casa assistindo Faustão(argh) né?

Tem um vídeo aqui (assistam que vale a pena) do TD de dia 21/12/2007

http://www.youtube.com/watch?v=QvXOt7nmcHE

walter
walter
16 anos atrás

No blog http://viniciusnunesfotografo.blogspot.com/ tem fotos e informações muito interessantes. Vale a pena ver o fusca que correu: lindo.
Nada a favor da cartolagem.
Menos ainda a favor da imprensa (inclusive de internet) que boicota os eventos.
Não se esqueçam: StockCar não existe em muitos jornais. Mas no dia em que faleceu o Speraficco foi capa de tudo quanto é lugar.
Os meios de comunicação (especialmente INTERNET) podem romper o bloqueio da grande imprensa, mas nem tentam.
Tamos mal de cartolas e de cobertura jornalística.

STRACERI
STRACERI
16 anos atrás

OLHA, QUANTO AO GP SAO PAULO EU NAO SEI, MAS O TRACK DAY FOI O MELHOR QUE JA PARTICIPEI ATE HOJE!!!MUITA CHUVA, MUITAS RODADAS, ALGUMA BATIDAS E O DIA INTEIRO PARA MOER OS PNEUS…VALEU OS 400 DINHEIROS!!!!

Eric
Eric
16 anos atrás

Trabalho na concorrencia,porém o que lindo aquele trator é brincadeira!!!´
E o ronco abafado….

José Antonio
José Antonio
16 anos atrás

Concordo com o Angelo, Admiro o trabalho do FG, mas quanto ao automobilismo regional o Grande Premio é omisso, só fala da Superclassic mesmo assim de forma superficial.
Talvez mais informações das corridas e menos fofocas da F1 seria melhor.

Rodrigo Ruiz
16 anos atrás

Bom, pra iniciar o ano automobilístico lá estava eu, um dos poucos fotógrafos presentes para registrar o início da Comemoração de mais um ano de SP, e pra variar, a comemoração foi só para os que estavam na pista, pq público não existiu.
Nunca vi tanta chuva numa corrida só. Com 1 hora e meia de prova minha câmera simplesmente travou e se recusou a trabalhar. Só voltou a funcionar depois de quase 1hora e meia “secando”.
As vezes me pergunto como esses loucos conseguem ver alguma coisa com essa chuva toda….

E pra quem não sabe, tb tinham 3 loucos da Super Classic, que conseguiram levar um Puma com poucas mudanças até o final da prova.
Informações e fotos…. tudo no meu site……

Abs

vitão
vitão
16 anos atrás

Eric, não eram problemas técnicos, a gente tava disfarçando, para fazer a corrida mais emocionante no final . Sabe como é, seria muito humilhante liderar todas as voltas, então deixamos a equipe co-irmã da fábrica de jegue de Modena sentir o gostinho (e parece que nem assim) .
Romeu, a Lambo ganha até embaixo do dilúvio (era o veículo preferido do Noé, pode pesquisar) . Eu não sabia que equino tinha medo da água (ou do banho que ia tomar, vai saber ) .

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Que tristeza! O Brasil é o único país do mundo que promove corridas secretas.
E com aquele mau tempo de ontem em Sampa, não poderia dar outra coisa: Passeio de trator em pleno autódromo José Carlos Pace!
Sorry, Vitão.

3=6
3=6
16 anos atrás

somente um” perdigueiro” para saber o que acontece no automobilismo nacional.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

No programa de rádio do Celso Miranda na RB, o presidente da FASP deu uma entrevista dizendo que a tal corrida estava sendo O MAIOR SUCESSO. Que o véio tá gagá, a gente já sabe. Mas essa foi demais.

Eric
Eric
16 anos atrás

Enquanto eu estava lá,a Maser estava 2 voltas na frente da Lambo….isso com umas 50 voltas pois a lambo teve vários problemas no inicio.

vitão
vitão
16 anos atrás

Macos, pergunta para a equipe co-irmã daquela fárica de jegues de Modena se não foi merecida…sorry Romeu e Milton, não podia passar em branco.

Eric
Eric
16 anos atrás

A Maserati perdeu uma roda também….é que eu nem vi,já tinha ido embora…..

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
16 anos atrás

Vitória merecida?!?!?!? Correr de Lamborghini contra Fusca, Spyder, Gol etc e tal, é fácil…. Boni e seu Lamborghini voltam a reeditar as fáceis vitórias da família Negrão e seu Audi TT.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

nem fazia idéia de que teria esse evento.
Acho que nem no site do Autodromo estava informando.

Eric
Eric
16 anos atrás

EU FUI!!!!
Na arquibancada eu contei umas 20 pessoas.Até no box tinham pouquissimas pessoas.
Lamentáveis alguns pontos,começando que tinha piloto correndo de macacão igual aqueles que alugam nos karts indoor.Capacetes tão antigos que uma pedrada bem dada abria o coco.
Uma pena,ainda mais porque o carro da nossa equipe quebrou uma manga de eixo e a roda voou.Eramos sérios candiddatos a levar a prova.
Agora o track day…..com aquela p….chuva acabei indo ver os Fuscas lá em SBC,que por sinal estava bem fraco também.

Angelo
Angelo
16 anos atrás

todo mundo criticou a organização da corrida, mas nenhum dos blogs, bligs ou sites de automobilismo deu a menor força. tv então, nem pensar. tava mais fácil a ITV vir aqui fazer a transmissão. com a palavra todos os blogueiros, bligeiros e outros mais que criticaram, mas deixaram a nós, interessados em corridas de 2, 3, 4 ou mais rodas, absolutamente sem saber o que aconteceu. condolências a todos vocês.

Angelo

vitão
vitão
16 anos atrás

ver eu não vi porque estou fora de SP, mas tenho certeza que a vitória foi merecida.