O que mais, Saulo?

32114 (mas não vai dar) – Mencionei dia desses o abacaxi literário que resolvi trazer na mala, “Código da Vida”, do jurista Saulo Ramos.

O livro é ruim, como disse. Entre outras bobagens, o autor se vale do recurso infanto-juvenil de criar um personagem (“Gervásio”, que ele diz existir) para colocar na boca de outros aquilo que ele pensa.

Não cheguei nem à metade, estou longe, ainda. Já havia ficado espantado ao descobrir que foi Saulo Ramos quem fez de Jânio Quadros governador e, consequentemente, presidente. E que por causa dele, então, houve a renúncia e o golpe de 64.

Foi ele também quem “criou” Mario Covas, garantiu a posse de José Sarney, escreveu metade da Constituição e derrubou Fernando Collor. É, sem dúvida, o personagem mais importante da história contemporânea do Brasil. Porque, nos últimos capítulos, além disso tudo, Saulo Ramos conta também que foi a primeira pessoa no mundo a se preocupar com a Amazônia e que salvou Fernando de Noronha da destruição. Só temos a agradecer ao Saulo Ramos.

Tenho até medo do que está por vir. Teria Saulo Ramos escalado o Pelé para a Copa de 70? Seria ele o criador do “Fantástico”? Ou consultor de Joãosinho Trinta? Guru do Bernardinho? Treinador da Daiane? Diretor de “Tropa de Elite”?

Será que devolvem meu dinheiro, se eu for à livraria?

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael Mesquita
Raphael Mesquita
16 anos atrás

Seria ele, junto com Fábio Junior, o pai de todas as crianças nascidas no Brasil desde 1950 … também ?

Lionel de Campos Jor
Lionel de Campos Jor
16 anos atrás

Saulo Ramos foi um imbecil seu maior crime foi tirar o Collor …prefiro o SR (Souza Rmos) pelos menos Êle faz uma coisa úil vende carros…e ajudou apor o carro Red Bul da Formula 1 andando pelas ruas de São Paulo…enquanto que o outro SR deu um prejuijode 200 anos para os brasileiros…

Vanessa
Vanessa
16 anos atrás

Caramba,Flávio,eu queria ler este livro mas depois dessa,não vou comprar,vou pedir emprestado.
Desconfio que a livraria não vai devolver seu dinheiro.

Pereira
Pereira
16 anos atrás

Oxente. Ave César

eu
eu
16 anos atrás

Saulo Ramos e Jorge Serpa foram sempre próximos ao poder, não se pode negar isso. Começaram na ditadura e continuaram até nossos tempos sem o menor problema.
É um personagem da nossa história, o livro pode ser ruim e puxar a sardinha para o lado do autor, mas não se deve ignorar os episódios que o mesmo descreve.
Não li o livro, mas ele não deve ter colocado nem metade do que participou.
Ironias de uns tolinhos puxa sacos do blogueiro e que insistem em ignorar a nossa história não retiram o valor histórico do personagem. Não gosto do mesmo, sempre o achei um lobbysta da pior espécie, mas ignorá-lo é dar milho para bode.
O que se deve perguntar é como esses personagens podem existir? E existem até hoje.
De nada adianta descrer do livro, é tudo verdade e pior ainda, não contou tudo.

FÁBIO SANTOS
FÁBIO SANTOS
16 anos atrás

Flavio,

foi ele quem indicou pessoalmente ao Jean Todt a contratar o Schumacher para a Ferrari. E disse para o Alonso voltar este ano para a Renault.
E se não me engano disse:
Pô Massa vê se pilota direito este ano e chega de aparecer no Panico! Senão voce vai virar o Barrichello II.

Dú
16 anos atrás

Comentário do Fabio lá em baixo:
/Gomes, não pare de ler não.
Como eu não vou ler, estou gostando do seu resumo.
Só um sofre e os outros dão risada./
Disse tudo. Esse sr é mais um dos articulados. Dizem que tem uma parte que fou pego dirigindo falando ao celular deu um mané no policial. Isto no final dos anos anos………….80!

Galvão
Galvão
16 anos atrás

O Saulo Ramos foi uma pessao importante no brasil durante um longo período, não entendi a ironia. O brasil tem muito pouca gente que fez a diferença durante muito tempo pela desimportância da grande maioria durante o mesmo período. Em terra de cego …

Stirling Moss
Stirling Moss
16 anos atrás

Bom, FG parabéns pela sua paciência,afinal é bom saber como pensa um filho da mãe. Acho que vou ler também.

Wilson
Wilson
16 anos atrás

O Saulo, que também era o Ramos da Souza Ramos, SR para os íntimos (percebem a suspeita semelhança de iniciais? Gênio, gênio…), foi quem deu a idéia para o Erasmo de deixar que a sua dupla com aquele tal de Roberto se chamasse Roberto e Erasmo Carlos. Assim o nome de Erasmo apareceria sempre por inteiro, ao contrário do seu parceiro, que desta feita pouco sucesso obteve em sua pífia carreira.

Filipe Amaral
Filipe Amaral
16 anos atrás

Não sei se vc já leu FG, mas o livro “O monge e o executivo” é muito bom.

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Segundo a Wikipedia, Saulo Ramos é membro da Academia Ribeirãopretana de Letras! Não existe nada mais importante no mundo que um Ribeirãopretano. Pelo menos para eles.

Lionel de Campos Jor
Lionel de Campos Jor
16 anos atrás

O droga falei errado ..postei na noticia anterior..mas não faz mal repito ..Estou TENTANDO FAZER VOCÊS JOVENS LEITORES A APRENDER A JULGAR O CERTO DO ERRADO…Esse charope do Saulo só fez cagada pois o Janio que foi o maior PINGUÇO e cagão da estória foi Êle que aumentou o Valor das Multas de Transito igualando a Europa e EUA só que lá o dinheiro retorna em beneficio da população aqui retorna …para êles proprio como mostrou no SBT Diretores de transito viajando na Suiça com a Familia com dinheiro dos DETRANS….Mario Covas também não fez nada só desviou…TIROU O COLLOR se não fosse o Collor estariamos andando de chevete gol quadrado santana quadrado del rey que eramos obrigados a pagar uns $50,000 não tinhamos DVD nem video cassete. nem celular e se não tivesse saido poderiamos estar andando de BMW com pouco uso 3 ou 4 anos por $5.000 reais e Ferraris usadas por $30.000 AGORA EU PERGUNTO SE TIVESSE os 30 seria melhor comprar a Ferrari ou um Corsa COM ESSE IMPOSTO ABSURDO DO LULA ???? Gomes não perca mais tempo lendo esse IMBECIL QUE DEU UM ATRAZO DE 100 anos aos BRASILEIROS …é mais ÚTIL MOSTRAR COMO ESTão os paises do primeiro mundo e cobrar dos governos atuais medidas iguais cobrar do lula do serra e do kassab POR EXEMPLO NOS EUA UMA FERRARI DE 1 MILHAO PAGA $14,00 reais de IPVA AQUI ???? VOVES SABEM MELHOR QUE EU….

Danilo Albergaria
Danilo Albergaria
16 anos atrás

Olha, pelo título ele decifra o genoma do homem no epílogo.

edu@RDO
edu@RDO
16 anos atrás

E no 7º dia, Saulo Ramos descansou!

Joli
Joli
16 anos atrás

Gomes, no terceiro parágrafo você diz que está longe da metade do livro.
No quarto parágrafo você já está nos últimos capítulos.
Ou seja, o livro acaba antes da metade…
Se você não conseguir ter seu dinheiro de volta, tente pegar ao menos a metade.

Luiz Rocha
Luiz Rocha
16 anos atrás

Flávio, por que você não confessa e diz que está malhando o Saulo Ramos porque ele é de direita (reacionário de uma figa, diriam seus kamaradas do Partidão) e você é o último dos comunas? Ficaria menos deselegante isso em vez de disfarçar uma crítica ideológica sua em crítica literária. Não li o livro. Provavelmente não vou ler. Mas sei que a sua crítica vem da raiva que você tem do capitalismo. Se fosse o Lula ou o Roberto Freire que tivesse escrito ipsis literis o mesmo livro você elogiaria. Verdade seja dita.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Sem comentários.

Anônimo
Anônimo
16 anos atrás

Não li o livro, mas acredito que o Saulo Ramos tenha sido tão influente quanto foi o Jorge Serpa Filho.

wilson
wilson
16 anos atrás

é o SAULEST GUMP!

Rubem R. Gonzalez
Rubem R. Gonzalez
16 anos atrás

Flávio, continue lendo o livro, não desista agora!!! se é auto biografia deve chegar na parte aonde o SR mais se destacou em Brasília: seu lado etílico, gambá perde por dez corpos de desvantagem. Como bebia o camarada!!!! acho inclusive que ele tentou acabar com o uisque no Brasil, só não conseguiu porque ao invés de usar sua “maestria” como jurista e criar uma lei de proibição, ele tentou beber todo o uisque que existia no país, não sei se o SR era tudo isso não… mas temos que dar a mão a palmatória…. QUE FIGADO!!!!!!!

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
16 anos atrás

Tom Hanks leu a biografia do Saulo para se inspirar ao atuar no filme Forrest Gump.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

FG, IRRETOCÁVEL!!
Precisa mais??

Diego
Diego
16 anos atrás

Será que foi ele que colocou o FHC, o pior presidente da história do Brasil, no poder? E por 8 anos?

Saulo Ramos
Saulo Ramos
16 anos atrás

Sr. Flavio Gomes, mais respeito com a minha pessoa. O livro traz histórias verídicas, e já estou escrevendo o segundo livro, que enviarei quando estiver pronto a você meu querido. Abraços. Seu amigo Saulo Ramos.

P.S. Muito obrigado pela publicidade do livro aqui no blogger, já está contratado para a divulgação do próximo livro.

Marcelo Alves de Cas
Marcelo Alves de Cas
16 anos atrás

Flávio Gomes, como faço para comprar seu livro??.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

Então foi ele quem criou os fantoches do nosso Congresso Nacional e todas as suas falcatruas??

Rafael Lucas
Rafael Lucas
16 anos atrás

Ele é o Chuck Norris

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Agora seu comentário foi um pouco melhor, Gomes, atendo-se ao livro que lê e deixando as burras generalizações de lado. Até porque Kafka já estava mandando mensagens do além reclamando do que você disse naquele outro post.

Mas não ignoro sua crítica ao livro. Pensei em comprá-lo para presentear um ex-Juiz criminal Português que conheci em Lisboa, para onde me mudarei em breve. Afinal, seria interessante a leitura de uma obra escrita por um dos maiores criminalistas de um País que é, afinal de contas, irmão de Portugal. Até para comparar a realidade jurídica de cá com a de lá. Mas desisti de compara o livro. Vou pensar em outra coisa. Desta vez me convenceste.

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Melhor do que ele só o Chuck Norris!

Silvio Sanchez
Silvio Sanchez
16 anos atrás

Senhores,

Pre-julguem o que quiserem.. Este eh o defeito do ser humano.. Mas com certeza, do Dr. SR de bobo nao tem nada.. A julgar pelo valor dos pareceres que ele elabora ate para todas as correntes de politicos existentes (ate aqueles que este site apoia, ne)!! Abs SLS PS: entro em um blog de automobilismo para divertir-me.. Se o nobre proprietario dele comecar a imiscuir-se em politica, vou preferir ver os comentarios automobilisticos da Miriam Leitao.. Acho que ela vai ser menos parcial.. RSRS

MV
MV
16 anos atrás

Este saulo, é o pseudônimo do presidente da prateada,

criou e derrubou governos, comoveu o pais com grandes herois, alguns náturais outros indutrializados . ai vai.

Unica empresa do pais que se preocupa com ecologia ,

concorda Gomes.

walter
walter
16 anos atrás

Li o livro e posso falar mais do que os que não leram.
É ruim demais.
Mas vale a pena ler.
Para os advogados, é mais interessante do que para os não-advogados, seja por causa da linguagem, seja por causa dos assuntos preponderantemente jurídicos.
Pior do que a presunção do autor (uma grife dele) é a possibilidade de que algumas histórias sejam inventadas ou editadas a ponto de virarem ficção.
Mesmo assim, vale a pena ler. Leitores que tenham espírito crítico vão aproveitar muito dessa descrição da história recente do Brasil.

Jbchaves
Jbchaves
16 anos atrás

Acho que o SR é um fodão…e claro, projetista da Honda….

jose
jose
16 anos atrás

Quando o cara é “jurista”cuidado,essa gente é sempre duvidosa e perigosa.

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Quem indicou essa bomba? Ao menos da pra rir um pouco. Fora a dor de ter pago por isso….

MSM
MSM
16 anos atrás

Só faltou dizer que ele aconselhou o Criador para formar o mundo a semelhança dele, SR.

roberto nasser
roberto nasser
16 anos atrás

fg, pelo direito de discordar.
li o livro. soberbamente bem escrito, articulado, linguagem escorreita, sem agredir o vernáculo nem se esconder no juridiquês. há tempos não havia literatura nacional tão bem tecida.
permita-me palpitar como assistente de fatos e fenômenos políticos. pelo que sei, conheço e presenciei, o livro do saulo tem coragem de dar nome e descrever os bois. personagem marcante, o bernardo cabral é um pouco mais que o descrito. e fatos aparentemente assustadores como a ausência de uma advocacia geral da união, pode parecer patético, mas inexistia e foi desenhada por ele. não creio que alguém com a bagagem jurídica – que obriga às naturais cautelas – corresse o risco de cair no terreno da invencionice ou da alevosia. biografia é coisa que gente bem sucedida, e no ocaso da vida, como no caso, leva a sério.
de-lhe o merecido crédito literário, aprecie a trama – apesar das trapalhadas temporais – e aproveite o depoimento sobre a história.
admiração de sempre, nasser

Milton
Milton
16 anos atrás

desconfio que o tal do livro, das 2, 1: ou sugeriu para Que fosse feita a Auto Union, ou deu a dica para o Sr. Milton Senna de que o Ayrton tinha talento pra pilotagem….

Adriano Silva
Adriano Silva
16 anos atrás

Forrest Gump perdeu feio. Dá-lhe Sauleta!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Foi o Saulo Ramos quem ensinou o Chuck Norris a lutar.

Herik
Herik
16 anos atrás

Ele é parente do Galvão Bueno?

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Parece que todos os presidentes da república eram simples fantoches. Quem mandava mesmo era Saulo Ramos.

vitão
vitão
16 anos atrás

o SR parece aquele personagem , o turista de 11/9, que um amigo fez uma montagem no WTC , com o Boieng vindo por trás. Ele era brasileiro e virou celebridade, foi no Jô, etc. Depois fizeram uma outra ontagem com ele em várias situações, como no acidente do Titanic, etc. Até parece a piada em que o marido , morrendo, fala para a esposa sobre os vários infortúnios da vida e ela sempre presente, até que ele fala : “puxa, que azar danado você me deu” .
Gosto do Morty’s , e do Ruth’s Chris Babercue House .

Emerson
Emerson
16 anos atrás

Nos últimos capítulos, a julgar pelo andar da carruagem, o autor certamente revelará que foi advogado da serpente, livrando-a do fogo do inferno, comutando sua pena ao mero rastejamento eterno. Dirá que conciliou Adão e Eva após o imbróglio da maçã, garantindo assim a nossa existência, conforme as escrituras. Revelará ainda que efetuou a revisão jurídica das tábuas da Lei, entregues a Moisés pelo próprio Pai Celeste. Depois (ou antes) disso impetrou a medida cautelar que garantiu a abertura do Mar Vermelho. “Soprou” para Júlio César a frase “Alea Jacta Est”, que não comprometeria o Imperador em nada. Dançando conforme a valsa, defendeu Brutus e seus asseclas. Após merecidas férias, convenceu a Napoleão de que, mesmo sendo anão, poderia dominar o mundo. Depois veio para o Brasil com a família Real e o resto já foi contado.

Engate
Engate
16 anos atrás

Leiam a entrevista de José Dirceu na revista Piauí, abrindo o jogo.

Konrad von Swalwagne
Konrad von Swalwagne
16 anos atrás

Sem entrar em uma discussão dos méritos do livro, que eu não li, é estranho que o autor desse blog esteja reclamando do recurso “infanto-juvenil” de se criar um alter-ego, considerando-se que tantos autores consagrados (o primeiro que me vem à mente é Fernando Sabino em “O Encontro Marcado”) já usaram esse recurso anteriormente. Eu diria que infantil é esse hábito de se esconder a destinação de sua viagem pequeno-burguesa brasileira com a família para não ter que confessar que toda a sua pose de revolucionário comunista é só isso, uma mera pose.

Celso
Celso
16 anos atrás

Comprei o “Boto do Reino”, será que me devolvem o dinheiro?

Luciano Brandão
Luciano Brandão
16 anos atrás

Não vai dar mesmo para ir? Daytona deve ser muito legal.

João Pi
João Pi
16 anos atrás

Ué, se você nem chegou a metade do livro, como sabe o que está escrito nos últimos capítulos do livro? Até agora eu não entendi este seu ataque gratuito ao Saulo…