Papo com Max
SÃO PAULO (não volta mais) – Quinta-feira, no boteco que frequento, encontrei o Max Wilson. Correndo na Austrália há sete anos, está de férias no Brasil. Lá, participa da V8 Supercars pela Ford. Não quer nem saber de correr aqui, claro. Fixou residência, a categoria é popular e tem forte presença da Ford e da GM (pela Holden, sua marca em terras australianas), o país é espetacular.
Batendo papo, lembrei (como todos se lembram) da prova do ITC em Interlagos que o Max disputou em 1996. O ITC foi uma tentativa do Bernie Ecclestone de acabar com o DTM. Max andou com uma Alfa 155 como essa da foto abaixo. Largou lá atrás, na chuva, e chegou em segundo numa das baterias. Há um ótimo relato aqui, de Carlos de Paula, sobre aquela corrida.
“Foi muito importante para a minha carreira”, disse o Max, mais de 11 anos depois. De fato, embora ele tenha tentado dar sequência a sua trajetória em monopostos, foi nos carros de turismo que se encontrou.
Belo sujeito, o Max. Prometeu mandar notícias aos blogueiros (sim, ele lê o blog) neste ano. Vamos aguardar.
Falando do ITC, eu estive naquela corrida, a trabalho. Alguém aqui foi a Interlagos? Foi uma prova única, isolada, mas marcante. Os carros eram demais.
Vou falar uma coisa a todos os blogueiros: to muito feliz de saber que não era eu o unico que amava essas provas do DTM/ITC. Alias, era td muito bom: os pegas, as maquinas, as pancas, a narração do Edgard Mello Filho…
Foi a categoria que me fez ter o amor que eu tenho, hoje, por carros de turismo. Se não fossem essas corridas, provavelmente seria mais um tapado que só gosta de Stock e F1… mas por essas e outras que eu gosto hj de TUDO que se move com emoção pelos autodromos do mundo.
Pena que não exista mais.E MAIS PENA AINDA pq eu não pude ir no autodromo nesse dia…
O que nos resta, enfim, é procurar os videos no youtube, e tentar matar um pko dessa saudade.
A propósito: tem gente que usa as Alfa 155 DTM dessa epoca pra correr subida d montanha até hj, na Italia…
Estive lá e foi maravilhoso!
Fiz um belo vídeo. Inclusive, para sorte de poucos, dei algumas voltas com uma Alfa que era Safety/Medical Car, pilotada pelo Helio Castro Neves, também documentado em vídeo. Fantástico!
ta ai gente.pra curtir um pouco
http://www.youtube.com/watch?v=ABsHFggSLwA
O Kart do Max Wilson em 1990 ou 1991 era preparado pelo mesmo mecanico do meu,o saudoso Augusto”pé de chumbo”
O véio brabo….
eu fui e tenho filmagens dessa corrida. o zonta tbm correu esse dia e teve um desfile em homengem ao emerson. lindo dia chuvoso em interlagos.
Estive naquele dia em Interlagos e achei a corrida excelente. Como o FG disse, algo único e diferente para nós naquela época. Eu trabalhava na Mercedes-Benz na época e, claro, fui apoiar a famosas série C. Lembro até de uma em especial, que tinha um desenho no capô que dava a impressão de ele estar rasgado com o motor a vista. Linda.
E os roncos…
Curioso o 7º colocado na segunda bateria:
7. Bernd Maylander, Mercedes
Hoje piloto oficial do Pace Car na F1!
A MELHOR PROVA QUE ASSISTI EM INTERLAGOS DESDE QUE FOI REFORMADO.
No antigo foi MARCAS em 1985.
E pra quem gosta de supermáquinas de turismo, aqui vai talvez a maior de todas, que nunca chegou a correr. http://foruns.autoportal.iol.pt/posts/list/3084.page
Galera só pra esclarecer. A Alfa era AWD assim como a Opel, e esses carros não eram os mesmos que haviam corrido o DTM nos anos anteriores. Eram a evolução destes.
O ITC tinha carros tecnologicamente mais evoluídos, com altíssimo nível de tecnologia embarcada, e também mais caros. Foi isso que inclusive matou a categoria, porque, no final dessa última temporada, a Mercedes resolveu se retirar para focar na F1. A Alfa e a Opel ficariam sozinhas.
Tentaram atrair a Audi, que na época vinha dividindo com a BMW o cenário dos campeonatos de superturismo pela Europa, mas a coisa não vingou justamente pelos custos.
A Alfa Romeo optou por focar no superturismo. Após, o DTM voltou à tona com a atual fórmula de chassis tubular e motor V8 com tração traseira, com a participação de Opel, Mercedes e Audi.
Acho que os 155 eram FWD, os Mercedes RWD e os Calibra AWD
Eu tava lá…corridaça…melhor que muitas de F1!!! O Max Wilson deu um show na chuva…papou o Nanini (ex-F1) facinho, mas pena que a chuva passou e acho que o carro dele tava bem acertado pra chuva e aí o Nanini conseguiu recuperar a primeira posição e ganhou.
O playboy bração do Cristian Fittipaldi também correu, só que com uma Mercedes preta. Na época a galera de Mercedes e Calibra reclamava que Interlagos favorecia os carros da Alfa por causa da tração nas 4 rodas. Realmente as Alfas deram um pau feio nas Mercedes e Calibras. Foi show de bola!!!
para quem viu pela TV, narração e/ou comentários de Edgard de Mello Filho, vibrante, com a tocada do pequeno grande MAX! Vai demorar o novo autódromo de Interlagos ver uma corrida tão boa quanto foi aquela.
Trabalhei nesta corrida, como comissário de pista no posto do bico do pato.
Foi sensacional, como os os outros companheiros de trabalho disseram, não tinha frescura como na F-1, tirei muita foto dos carros, entrei nos boxes, ganhei uma camiseta da AMG Mercedes, feita pela Hugo Boss que hoje já não serve mais, é o peso (Kg) do tempo, tenho até hoje o colete e o uniforme (azul) utilizados pelos comissários.
A corrida foi excelente, muitas ultrapassagens, acidentes.
Lembro-me que logo no início da primeira bateria, teve um pancão na saída do laranjinha e entrada do pinherinho, com uma alfa vermelha que quase caiu barranco abaixo, só foi salva pela placa de propaganda que tinha junto ao guard rail.
O Max Wilson, realmente deu um show de pilotagem.
Aqueles carros eram demais, andavam muito mesmo, o barulho do motor era lindo, assim como as reduções de marcha.
Para mim foi um fim de semana perfeito em Interlagos.
Tenho muitas fotos desse fim de semana, pretendo digitaliza-las em breve. Quando conseguir prometo compartilhar com o pessoal do blog.
Abraços
Paulo
Ricardo e R/T, video da prova na rede dos blog especializados no assunto…vi e gostei, na largada, homenagem a Emerson Fitipaldi pela Mercedes e pegas e saídas de pista. Vídeo curto mais dá idéia do que foi comentado.
Desculpem-me a errata…ITCC….International Touring Car Championship…
Foi assistindo as essas corridas que me apaixonei pelas ALFA…..e quando vieram ao Brasil fui conferir de perto….foi fantástico….A categoria veio como ITCC (International Car Championship)..que usava os mesmos carros do DTM…O piloto Max Wilson, correu com uma ALFA ROMEO 155(oficial sim) Branca patrocinada pela BOSH….o citado piloto do Calibra chama-se Manuel Reuter…..e Bern Schnnaider foi campeão daquele ano…se lembro de tudo não sei….só sei q foi assim….
Estive na arquibancada nessa corrida, que foi a penúltima, a última foi em Suzuka, e onde a Zakspeed colocou um Calibra todo de fibra de carbono. Em Interlagos foi show do Max, quando ele passou liderando a arquibancada veio abaixo.
E para o alinhamento da primeira prova, o Manuel Reuter, com o Calibra Cliff e que foi campeão nesse ano, veio a toda, depois freou e reduziu 3 marchas, o mortorzão de 500 cavalos urrando… ODEIA o Ecclestone, que acabou com essa categoria maravilhosa!
Eu fui, trabalhei como comissário de pista no posto de sinalização da curva do mergulho. Uma prova que me lembro bem até hoje. Carros fantásticos, corrida maravilhosa. Lembro que era a última etapa da categoria, pois já tinha sido decretada sua morte. Os caras das equipes eram super gente boa, deixavam a gente entrar no boxes para ver os caros, tirar fotos, até dentro dos carros entramos depois da corrida. Não tinham aquela frescura da F1, só faltou alguém ligar os carros para nós e deixar dar uma volta!
eu fui nessa corrida tbem…se nao me falha a memoria, o Franchitti ganhou a 1 bateria e o Fisichella ganhou a 2a bateria….Tony correu num Calibra , Christian correu numa Mercedes marrom…lembro bem dessa corrida, tenho ate hj a credencial dela guardada em casa…
Eu assisti as 2 baterias, que na verdade eram 2 corridas no mesmo dia; as concessionárias Chevrolet distribuíram os ingressos. Foi a última etapa do último campeonato do ITC e o campeão guiava o Calibra preto com patrocínio da Cliff, mas não era o JJ Letho. Caía o maior pé d´água e os caras viravam mais rápido que a pole da Stock no seco. O Max realmente deu um show; diziam que o motor dele tinha 100cv menos do que as Alfas de ponta.
Aquela corrida em Interlagos O Max correu com uma Alfa pau velho se não me engano o carro era da temporada anterior, quando choveu ele mostrou o que é bota, foi uma corrida duca, veio de trás andando de lado, disputando freiada uma corrida linda.
Os carros Opel que vieram a Interlagos faziam parte da DTM.
Eu fui e o christian correu com uma Meca marrom que homenageava o tio. O Tony estava num calibra com patrocinadores brasileiros. Bela corrida.
Essa prova foi a que o Cristian Fittipaldi correu?
Pq se for, eu fui e até filmei boa parte desta corrida. Preciso achar por onde a fita desta.
Abraços
Sempre vejo o Max correndo de V8 australiano. E o cara tá certo, trocar Austrália por Brasil jamais. Lá é MUITO melhor, ainda mais entre Commodores e Falcons haha.
Eram fantasticos esses carros, 2.5 V¨6 que giravam a mais de 12 mil rpm, 500 a 600 cavalos, altissima tecnologia, cambio do Opel de 1996 foi desenvolvido pela Williams, era demais mesmo, os caras trocavam de motor e cambio em 20 minutos entre as baterias, acho que hoje se a FIA não fosse tão pau mandada do bernie, uma ctageoria nesse jeito faria sucesso e poderia eventualmente, brilhar mais que a F1 em alguns locais
Imaginem A4, Série 3, Alfs 159, Opel Vectra, Classe C, e outros com esse nivel de tecnologia, 600 cavalos 1100 kg, lindas carrocerias, faria sucesso
ricardo
se possivel “sobe” esse video pro YT cara, garanto que muitos gostariam de assistir
Adorava esses carros… Tinha um Opel Calibra preto, patrocinado por uma empresa chamada “Cliff”, e pilotada pelo JJ Lehto. Nossa, aprendi a gostar dessas categorias de turismo quando vi esse carro na TV…
E a Super V8 Australiana é transmitida pelo Canal Speed… Muito boa mesmo…
Abraços e bom fim de semana
Essa prova foi fantástica.
Pude ver aquela piloto alemã Ellen Lore ( não sei se é assim que se escreve ????) bem de perto.
Os carros eram maravilhosos mas tinha uma mercedes de um piloto alemão que se chamava Alexander Graal se não me engano, que era a mais bela de todas, ela estilizava um rasgo na lataria da mercedes na metade do capô e deixava parte do motor amostra ( claro que era tudo pintado ) mas o efeito parecia que a lataria havia sido “rasgada pela metade “deixando parte do motor a mostra.
Tenho a revista oficial até hoje guardada em algum lugar, vou procurá-la.
O Cristian e o Toni Kanaan também correram nesta prova, o Toni com um opel calibra não oficial , no final da prova consegui entrar na pista e chegar até o carro dele que ficou parado na entrada dos boxes….
Foi muito legal ver esta corrida aqui no Brasil
flavio, eu trabalhei de fiscal de pista no s do senna, foi umas das provas que nunca vou esquecer na vida.
tenho fotos e o video da prova gravado em vhs que foi trasnmitido pela sportv.
tinha até uma mulher correndo a ellen lohr não se é este o nome e ela conseguiu bater com o companheiro de equipe na minha frente.
detalhe: os dois estavam em ultimos na prova.