REVISTA NOVA, COLUNA NOVA

SÃO PAULO (longa vida) – Está chegando às bancas, em algumas semanas, a edição brasileira da “CAR Magazine”. Os mais assíduos nas bancas que vendem revistas importadas certamente conhecem. É talvez a mais importante da Inglaterra, criada em 1962. Tive o privilégio de ser convidado pelo editor Heymar Lopes Nunes para assinar uma coluna sobre F-1, uma honra. Claro, aceitei.

O número zero da CAR pode ser visto aqui, na íntegra. O Carsughi será meu colega de pena, o que também me alegra demais — voltar a trabalhar com o Claudio, com quem dividi os microfones da Pan entre 1994 e 2001.

Minha participação não vai se resumir à coluna. Pretendo fazer algumas matérias bem doidas. É um novo horizonte que se abre. E o que gosto de fazer, de verdade, é escrever, vocês sabem.

Que seja bem-vinda a CAR, num momento em que o mercado de automóveis no Brasil vive seu auge em produção e vendas. A “Car and Driver” também aportou por aqui no fim do ano passado e isso só faz aumentar as opções de quem gosta dessas coisas que andam e nos levam de lá pra cá.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gomes
Gomes
16 anos atrás

WRC, está sobrando um R em seu apelido-para-esconder-a-identidade.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Perdigotto, meu querido, continue visitando o bloguinho de araque. Cada clique seu reflete em minha conta bancária. Quanto à “4R”, escrevi por anos para a revista, onde tenho grandes amigos. Por fim, mau e mal são coisas diferentes. Agora vai dormir, neném, que é tarde.

Carlos Girotto
Carlos Girotto
16 anos atrás

não seja pretensioso meu caro. não vou deixar de ler uma revista inteira por conta de um %!$&#como vc. alias, errar ao digitar é normal, a palavra correta é preze. e não sou mau visto na minha profissão por conta de um errinho desses, (que vc comete aos montes), mas vc…
continue falando de carros velhos e poluidores no seu bloguinho de araque e implore votos… se vc fosse bom escreveria pra 4 rodas ha anos e tb trabalharia na rede globo de televisão. mas vc é frustado por não correr nem transmitir a stock car…
seu jornalistasinho de %!$&#

WRC
WRC
16 anos atrás

Gomes,

Para fazer matérias sobre carros é preciso entender do assunto, coisa que está fora da tua alçada. Vc tem tantos amigos, como Lemyr Matins, Bob Sharp, entre outros, entendedores da indústria automobilistíca e, pelo visto, o vasto conhecimento deles em nada foi aproveitado por ti.

Limite-se a falar sobre automobilismo mesmo, o que ainda consegue fazer bem.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Os testes estrangeiros são bem interessantes, bem escritos….os nacionais são áridos, sem emoção nenhuma, extremamente pragmáticos, não passando ao leitor nenhuma estímulo sensorial dos carros avaliados….muito superficial em suma os testes em solo nacional, sem sal. Mas a revista promete pelas grandes matérias inglesas.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Sensacional. Espero que vingue e que seja tão boa quanto a original. Sou leitor da inglesa os anos 80

Marcos Schwarz
Marcos Schwarz
16 anos atrás

olá !
espero que tenha um espaço para as motos tbm, sempre é bom mais um espaço.
parabéns e boa sorte nessa empreitada

Eric
Eric
16 anos atrás

Complementando o André,tem que ter a seção dos velhinhos com fotos detalhadas e afins….

Eric
Eric
16 anos atrás

Pô..ainda não li.
Mas acho que pedir para uma estagiaria de 18 anos traduzir revista de automóvel….não dá certo não.
Vitão,liga não….é melhor que a Lambo não entre no teste pois iria tomar um cacete do Dr Porsche mesmo.
A %!$&#da GT2,GT3 e afins é essa:
São PERFEITAS!!!!
Vai no mercado de manhã com a mulher dirigindo e se quiser a tarde você vai a Interlagos e vira com radiais uns 1.45 min. mins.hahahahahahahahha

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Sinceridade?
Não gostei, tem que melhorar muito para ficar razoável.
Parece que traduziram utilizando as ferramentas do Google.
Meu ingles é bem ruinzinho, mas esse povo não pode ser tão superficial assim.
Só se salva a capa né Romeu?

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Como disse lá embaixo, corroboro o que o Luciano e o Asterix disseram.
Abs.

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Acredito que eles não vêm para enterrar nenhuma concorrente. O nicho dos caras é mais estiloso e com outra pegada…mas esse numero zero está bem fraquinho e com traduções um pouco para lá de estranhas. Concordo com Asterix…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Tendo Flávio Gomes como colunista, já é indicativo de uma revista que pretende exibir qualidade em todas as páginas. Boa sorte na nova empreitada, com a minha experiência de test-driver (!?!?!) de milhares de revistas e reportagens sobre carros, pretendo ler com bastante cuidado essa boa nova do mercado editorial.

vitão
vitão
16 anos atrás

Eric, liga não , a torcida do jegue de Modena sempre distorce os fatos. Acontece que eles iam fazer uma foto tripla, com uma Gallardo, um GT-2 e o irmão mais novo do Fiat 147, mas sabe como é , a Gallardo é tão mais rápida que foi embora, saiu do foco, nem o obturador na velocidade de um gomesio de segundo (acreditem, é bem curtinho, igual a moto aí de cima) conseguiu registrar a Lambo desaparecendo no horizonte. Ah, a inveja, se não mata, cega ………

Asterix
Asterix
16 anos atrás

Flavio,

Recebi a numero zero em casa como cortesia. Sou leitor eventual da Car inglesa (faço rodizio com a Oktane) e assiduo da EVO magazine.

Achei a qualidade dos textos e da traducao das materias muito fracos. Erros de interpretacao do que os ingleses querem dizer. O conceito de driver’s car foi completamente distorcido na versao brasileira. Erros crassos nas materias (alguma coisa na linha de o motor V6 do porsche 911… alguma coisa nessa linha) nao sao toleraveis numa publicacao que leva o nome da revista mãe inglesa.

Todas as boas revistas inglesas (finada performance car e EVO como exemplo) sairam de gente da Car.

Confio no seu bom gosto e no seu senso critico dentro da revista.

Dê um puxão de orelha no povo lá. Aponte o que está errado. A revista que recebi era direcionada ao publico anunciante e de mídia. lamentavel que o projeto tenha saido daquela forma no numero zero.

Att.
Asterix

Romeu
Romeu
16 anos atrás

O Eric, uma revista dessa categoria só poderia ter dois carros de VERDADE na capa.
Estava esperando o que?
Aquele Caterpillar italiano?

Eric
Eric
16 anos atrás

Pelas paginas eletro-eletronicas aqui desse link,está show!!!!!
Vamos aguardar!!!!
Pô Vitão….o nº 0 é uma Ferrari na capa!!!!!!
Versus o melhor esportivo do mundo!!!!!!

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Vamos ver no que dá. Li a Car and Driver e não achei boa não. Não gosto de revista de carro com tendências cômicas em suas páginas. A 4Rodas fez isso certa vez e ficou horrível.

Também não gosto de ver matérias de super-carros estampando as páginas. Gosto de ver é reportagem (e um montão) de carros que sei que poderei comprar (não, não tô pensando pequeno; sou realista).

Vide o exemplo da F-1 Racing: matérias publicadas lá fora e traduzidas de modo meio truncado para o português. Aliás, reparem que toda matéria feita por um estrangeiro, quando é traduzida para o português, parece que perde em conteúdo. Pode ser só impressão minha, sei lá…

Abs.

Eric
Eric
16 anos atrás

Já era leitor da inglesa.Vamos aguardar a edição em portugues para avaliação.
Exijo o numero 0 para minha coleção!!!!!!!!!
Abraço a todos!!!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Jura? Então não leia. Afinal, não sei se sou um jornalista que se “prexe”.

Jó, Jó…

Belair
Belair
16 anos atrás

Se for mantido o nível da original será fantástico,apesar do viés que o Vitão mencionou (realmente!). Pena que a maioria dos testes tenham migrado do papel para a versão web. Agora, se as traducões forem realmente boas, teremos o prazer de ler em portugues um dos maiores craques da pena e do volante em testes ( maior inclusive no tamanho), O CARA chamado Georg Kacher.

André Casaroli
André Casaroli
16 anos atrás

ótima notícia! legal mesmo. ;)

agora só falta a chegada da revista Grande Prêmio às bancas. =D

vitão
vitão
16 anos atrás

Acho a original excelente, é uma das revistas que faço questão de comprar mensalmente, bem técnica, embora tenha um viés para os carros ingleses (na linha “nós contra o mundo”). Se for para enterrar o lixo da 4 Rodas ( A Veja da imprensa autmobilistica; gostou FG?) e da Autoesporte, seja bem vinda . Ah, confio no senso estético do Claudio para vetar Lada, Trabant e outras aberrações comunistas.

Sergio SP
Sergio SP
16 anos atrás

Acho que é a melhor revista de todas. Espero que a edição brasileira fique no mesmo nível, boa sorte.

Anelise
Anelise
16 anos atrás

não gostei! prefiro a 4 rodas.

Thiago Macedo
Thiago Macedo
16 anos atrás

Para o do contra…

Que ver o que na capa? Um duelo entre carros Playmobil falsificado 1.0?

Carlos Girotto
Carlos Girotto
16 anos atrás

Você escrevendo para uma revista de circulação nacional é um perigo! Com essas idéias comunistas e gosto duvidoso para carros poluidores. Acredito que o senhor que te convidou não conhece a fundo o seu trabalho ou então não sabe da tua falta de responsabilidade quando o assunto “carro poluidor” atravessa as páginas do teu blog e vai para as bancas, colocando uma visão pessoal e deturpada para os dias de hoje.
boa sorte e procure ser imparcial, como todo jornalista que se prexe deve ser.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Caro amigo do contra,

A grande maioria das mulheres brasileiras não é lá muito bonita ou gostosa. Seguindo seu raciocínio, a Playboy deveria colocar só mocréia na capa?

do contra
do contra
16 anos atrás

Mais uma revista estilo 4 Rodas. Como se a metade da população brasileira pudesse escolher entre comprar um Porsche ou uma Ferrari.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Vixé maria !

mais uma para gastar os meus parcos caraminguás ! hehehe

Thiago Macedo
Thiago Macedo
16 anos atrás

Flávio, achei a revista bem interessante. Design muito bom.

Já que você é integrante da equipe, sugira que as fotografias feitas aqui no Brasil siga a linha gringa presente na revista, utilizando outras fontes de luz além da natural. Assim mantém um conjunto mais harmônico.

As fotos são belas, mas há uma discrepância estética bem grande.

José Antonio Samora
José Antonio Samora
16 anos atrás

Olá

Caro Flávio Gomes, quando encontrar com o Heymar mande um abraço, nós fomos vizinhos em Campinas e ele trabalhava na 4 rodas na época e guardava os carros que ia para teste na pista de Limeira em casa.
Ajudou a completar a coleção de revistas 4 rodas que tenho desde fevereiro de 1976 ele conseguiu a de janeiro daquele ano.
Saudações

José Antonio Samora
Campinas SP

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Boa! Legal ter mais uma opção nas bancas.

Vai ter alguma coluna ou seção sobre os “velhinhos”?