Salvem o Belvedere!

SÃO PAULO (quebrou tudo) – Não vou parar de falar do Belvedere enquanto não souber o que será feito desse monumento abandonado à própria sorte na Rio-Petrópolis. Muitos blogueiros têm mandado fotos e relatos sobre passagens pelo mirante. O Arthur Doritos enviou essa imagem aí no alto, feita há quatro meses.

Bela e melancólica foto.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Liane Ximenes
Liane Ximenes
11 anos atrás

Dia 25 de novembro vai haver um Festival de Pipas no Belvedere em prol da revitalização do local. Valeria registrar no seu blog.O movimento é iniciativa dos moradores de cidades das redondezas e pediu mas não levou o apoio da Concer

JULIO HOTZ
JULIO HOTZ
12 anos atrás

Sou estudante de A.U. em São Paulo, porém natural do Rio de Janeiro.
Numa das minhas viagens pela serra de Petrópolis, conheci o Belvedere, obra arquitetônica fantástica e singular.
Tenho pesquisado e ainda não obtive sucesso em descobrir quem foi o artista q o projetou.
Alguém pode me dar uma luz, me dizendo quem foi seu arquiteto?

Carlos Alberto Balbi
Carlos Alberto Balbi
Reply to  JULIO HOTZ
9 anos atrás

Gostaria de falar tudo que sei deste fantástico arquiteto chamado Vitor Canugia que era o arquiteto do DNER da BR 116 que liga o trecho do Rio de Janeiro à Salvador

Mariza da Silva Gomes
Mariza da Silva Gomes
12 anos atrás

Estou terminando o trabalho sobre a Estrada do Contorno e o Belvedere que ficará disponível na Biblioteca Municipal de Petrópolis no setor da Sala Petrópólis, existe em meu setor todos os jornais de Petrópolis de 1857 até os dias de hoje, onde com muita paciencia podemos achar tudo o que ocorreu não só em nossa cidade quanto em outros lugares. Ocorreu até uma feijoada entre os operários e empreiteiros em 1958 para comemorar o fim dos trabalhos.

Rodrigo kirck
Reply to  Mariza da Silva Gomes
11 anos atrás

Bom dia Mariza,

Você conseguiu o registro de quem foi o autor do projeto do Belvedere da Rio-Petrópolis?

Grato pela sua atenção!

André
André
13 anos atrás

Esse email, mandei para Larissa…

Olá Larissa,

Estive vendo seu post no forum do Belvedere.
Também estudo Arquitetura e sempre me intrigou a origem daquela construção.
Como não sou deslumbrado com as obras de Niemeyer, principalmente pelo constante “autoplágio”, fiquei curioso em saber quem projetara o monumento, que inesperadamente foi replicado próximo ao bairro de Icaraí em Niteroi, com a assinatura do centenário carimbo da Arquiteura.
Se tiver informações que possa comprtilhar, fico muito agradecido.

Atenciosamente,

André M. Coube

Marcia
Marcia
13 anos atrás

O Belvedere fez parte da infância de muita gente, inclusive da minha. Sou de Niterói, mas moro em Brasília há muitos anos. Muito triste esse abandono em que está o Belvedere, e acho ótima a sua iniciativa.
Achei o blog quando procurava o nome de quem projetou o Belvedere, já que a semelhança do MAC de Niterói com ele é muito grande. Se for do Niemeyer, tudo bem. Mas se não for… Um abraço

ana guimaraes
ana guimaraes
14 anos atrás

olá sr flávio!
saudações!
pesquisando na net sobre o belvedere, encontrei-lhe. partilho da mesma opinião sua e das demais pessoas que deixaram seus comentários. sou de angra e meu marido de petrópolis. moramos em portugal por 9 anos e agora regressamos com mts ideias. vejo que é piloto, assim cm um amigo nosso (gildo pires). se possível, contacte-me por mail assim que vir este comentário. quem sabe possamos nos unir em favor do “disco voador” que marcou a minha infancia e com certeza a de mts mais???????
abraços fraternos,
ana guimaraes.

LARISSA MENDES
LARISSA MENDES
14 anos atrás

[email protected]

SEGUE MEU EMAIL

LARISSA MENDES
LARISSA MENDES
14 anos atrás

olá Flávio,
sou estudante de arquitetura e nascida em petrópolis.
estou começando agora a angariar registros e informações para um projeto de restauração do belvedere. para isso peço a colaboração de vcs… quem puder me ajudar com fotos do local, relatos de como funcionava, ou até mesmo plantas, fachadas e outros desenhos de arquitetura, mandem para o meu email. esse projeto depois de pronto poderá ser apresentado aos empreendedores da cidade n intenção de ser executado e enfim.. SALVAREMOS O BELVEDERE!

WFazolato
WFazolato
16 anos atrás

Conheci o local em seus áures tempos. Passando na estrada Rio-Petrópolis, um parada no “disco-voador” era obrigatória. Reza a lenda que os assaltos quase diários, a falta de sanitários e os preços absurdos da lanchonete que existia no local decretaram a decadência do local. Na década de 80, já fechado, parar ali virou altíssimo risco, com dezenas de pessoas assaltadas ao tentar parar para fotagrafar ou conhecer o local.
Vira e mexe rola uma história de que vão reativar, vão fazer, vão acontecer e nada. Coisas do Brasil.
Lamento que qualquer hora a estrutura toma e aí, já era…

Clauke (Claudio Pesc
Clauke (Claudio Pesc
16 anos atrás

Parabéns ao Arthur Doritos pela foto que além de bela simboliza a estrutura craniana vazia dos nossos governantes, que não nos iludamos somos nós mesmos que colocamos lá. Então porque não tira-los?
Clauke

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Gomes,

Se não concordar, por favor apague o comentário abaixo: tem tudo a ver com a penúria que Petrópolis está passando.

Assunto: PARDAIS DE PETRÓPOLIS

Está marcado para o Dia 16 de Março de 2008 o “Dia do NÃO” em Petrópolis… não podemos aceitar mais as imposições e os desmandos das administrações públicas, anteriores e atuais, que inventam sempre maneiras de nós, contribuintes, pagarmos as próximas Campanhas Eleitorais deles para eleger o próximo prefeito.

Esse “Convênio/Acordo/Conchavo” Suspeito para Instalações de Pardais por TODA A CIDADE, realizado entre a Prefeitura de Pretrópolis e uma EMPRESA PARTICULAR (Pásmen…) é uma Afronta à Inteligência dos Cidadãos Petropolitanos à História da Cidade.

PORTANTO, VAMOS QUEIMAR AS MULTAS EM PRAÇA PÚBLICA (PRAÇA DA LIBERDADE). VÁ VESTIDO DE PRETO, LEVE UM CARTAZ DE PROTESTO E AS MULTAS PARA SEREM QUEIMADAS NA PRAÇA. VAMOS FAZER VALER A NOSSA VONTADE, E MOSTRAR QUE SÃO ELES QUE NOS DEVEM RESPEITO, POIS SOMOS OS SEUS PATRÕES.

Precisam, SIM, Consertar as Ruas e Avenidas que se encontram em Péssimo Estado de Conservação, e torná-las Mais Seguras, com Proteções de Guard Rails e/ou Quebra-Molas, onde necessário, e NÃO “Fabricarem Multas” para a já Castigada População proprietária de Veículos.

Thiago Madruga
Thiago Madruga
16 anos atrás

Eu acho que o governo tinha que reformar, e quando estivesse pronto agente fazer uma passeata com nossos antigos até la, para lembrar de antigamente!
Que que voce acha Flavio?

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Quando o Belvedere foi construído,quem administrava as rodovias federais era o D.N.E.R.,que cedeu para um particular explorar econômicamente um restaurante no local. Aconteceu que a qualidade dos serviços e da comida ,além dos preços extorsivos, fez com que o negócio não prosperasse. Houve divcersos donos, todos com o mesmo defeito.Sei disso porque fui freqüentador.

Luis
Luis
Reply to  SÉRGIO HINGEL
13 anos atrás

Acrescente que a via era de mão dupla naquele trecho e depois da duplicação passando a ser mão única piorou mais ainda para manutenção do restaurante

Fernando RJ
Fernando RJ
16 anos atrás

Mais fotos do Belvedere em seus tempos áureos….com um mercedão 0km.

http://onibusecia.fotopages.com/?entry=1407060

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
16 anos atrás

Eu passo ai na frente toda 6.feira vindo de Juiz de Fora e indo pro Rio, a nave mãe tá largada, assim como tudo neste país.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

FG,
Parabéns pela campanha.

Zé Rodrigo,
Veja com seu sobrinho Robertinho, outro cabra bom, se o Veteran do Rio poderia organizar um encontro antigomobilístico no local. O problema seria, talvez, o guard-rail que impede o acesso. De lá sairíamos para almoçar em Itaipava.

Felipe F2G
Felipe F2G
16 anos atrás

Tá assim há anos, passo sempre neste trecho e o abandono dele é lastimável.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Sensacional esta sua campanha.
Eu já estive com um jornalista que irá fazer uma materia numa revista sobre este assunto.

Helio
Helio
16 anos atrás

Pessoal, segue a página da ouvidoria da Concer que pra quem não sabe é a concessionária que administra a BR-040

Vamos reclamar e pedir explicações.
Pelo menos saber de quem a responsabilidade pelo local.

http://www.concer.com.br/ouvidoria-fale.htm

Alejjandro
Alejjandro
16 anos atrás

Flávio, uma dúvida:

Se o atual proprietário quiser vender, você compra?

Abraço!

Ubaldir Jr.
16 anos atrás

Eu também acho incompreensível a situação do Belvedere de Petrópolis. Passei por lá a cerca de um ano e o lugar realmente tem um apelo visual fantástico, além de um potencial para exploração comercial realmente gigantesco.
Acredito que o mesmo é de propriedade privada. Como até restaurante funcionou ali…
Mandei umas fotos recentes dali pro Gomes. A situação da construção é de total abandono, mas a estrutura se encontra intocada, sem problemas, sendo fácil recuperá-la e recolocá-la em uso.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Triste, melancólico , imcompreensível , revoltante , não dá para entender o descaso , ou melhor , dá sim

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

É uma situação generalizada, aqui em minha cidade também existem obras públicas que, com o passar dos mandatos, acabam sendo completamente abandonadas pelas administrações locais.
Tudo bem que, as vezes, existem coisas de uso relativo (ou até mesmo, não servem para muita coisa…), mas entre conservar e abandonar completamente algo que custou muito dinheiro, acho que não custa tanto ter um pouco de consideração com os que ajudam a manter tudo isso.

erick santana
erick santana
16 anos atrás

realmente esse lugar deveria ter um tratamento especial!

FG, como faço para te mandar um video, vc vai gostar!!!!

um abraço