Segundo, segundo e segundo

FREIHOFERS (é de comer?) – Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello. O que os três têm em comum a pouco mais de dois meses do início da temporada 2008 da F-1? São segundos pilotos de Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Jenson Button, tese defendida pela coluna Warm Up desta semana. Coluna que sou eu quem escreve, portanto tese defendida por mim. Tudo segundão.

Concordem, discordem, comentem. Agora vou dormir porque hoje, quinta, é dia de enfrentar a ferocidade dos nativos numa excursão para local não muito distante, que durará algumas horas.

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto Danna
Augusto Danna
16 anos atrás

Olha, o Nelsinho com certeza vai ter um ano complicado, o Alonso é Rei na Renault, é adepto da politica de se garantir como 1º piloto mas existe apendices em seu contrato que garantem seu trampolim para a Ferrari, então o Briatori vai vitaminar as condições do Nelsinho com certeza, o Rubens …. bem vai continuar a ser o Rubinho, e o Massa tem que garantir que não vai dar de mão beijada o titulo para o Raikkonem de novo (não foi o Raikkonen que faturou mas o Massa que perdeu o Titulo), mas com certeza vai ser um ano muito bom.

Lucas Rafael Chianel
Lucas Rafael Chianel
16 anos atrás

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/472501-473000/472613/472613_1.html

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula12008/interna/0,,OI2206302-EI10882,00.html

Frase do Luca de Montezemolo ano passado, comecinho de janeiro: “Este é o ano para Kimi ser campeão”.

Ano passado Massa ainda teria alguma chance. Esse ano está bem mais difícil. Ele terá que ser piloto e político.

Vanessa
Vanessa
16 anos atrás

Flávio,concordo 100% com você.Tudo segundão.

Nilton
Nilton
16 anos atrás

Tanto Emerson quanto Piquet e Senna, começaram como segundo piloto e souberam dentro e fora das pistas se imporem, além é claro do inegável talento dos três.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Quanto aos outros não sei, mas a questão do nº 1 é tradicional que o campeão da temporada passada o tenha no carro. Como não dá pra ter dois “nº 1”, o Massa só podia ficar com o nº 2, né?

Souza
Souza
16 anos atrás

O Alonso com certeza vai ser o primeiro piloto. Piquet está na condição de aprendiz

Já o Massa ainda tem chance , mas depende só dele. Barrichello idem. mas convenhamos que na Honda tanto faz pois as chances são mínimas.

Barrichelo está ganhando seu dinheiro o que faz muito bem. pra que parar

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Espero que o FG não tenha tido a intenção de comparar a situação dos três, apenas afirmar que possivelmente serão os segundos pilotos. Porque Piquet e Massa tem campeões mundiais sentados no carro ao lado. Já Barrichello tem como companheiro um piloto que ano passado marcou o mesmo número de pontos que Rubens marcava por corrida em seus tempos de Ferrari. Não entendo… o Ralf é o grande Judas deste espaço, mas ganhou seis corridas, enquanto o bonitão talentoso e jovem (jovem?) ganhou quantas mesmo? Ah, umazinha, parecida com aquela vitória do Fisichella no Brasil (outro Judas), no sentido de que aconteceu em uma corrida maluca.

Por isso a conclusão do Gomes é totalmente errada. O Rubens é justamente quem tem mais condições de bater Button. Barbada é dizer que Piquet será segundão, e espero que seja pelo resto da carreira para queimar a língua do pai arrogante e deselegante.

Aliás, fazia tempo que o Gomes não pegava no pé do Rubens. Até disse na TV que, correndo com ele na Granja, pôde ver o quanto o cara é bom, quão diferenciado ele é (assim como Christian, Pizzonia, esses caras que não fazem nada na F1 e os ignorantes já os consideram ruins).

Desdenhar do cara é fácil, ainda mais como jornalista. Mas na pista não vi nenhum outro piloto, profissional ou não, que tornasse justo ou válido o apelido de Ruinzinho, ou pé de chinelo.

Gomes, estou lendo um livro do Stephen King (altero leituras sérias com um pouco de diversão), e existe uma personagem que tentara ser escritora mas não conseguira produzir nada que se pudesse considerar decente. Então virou crítica literária. uma crítica feroz e contundente. O marido (que já se foi das páginas do livro nas mãos de um policial doidão), dizia ser interessante comparar o que ela gostaria de produzir e o que de fato conseguia produzir.

Talvez por ter a visão, em seu próprio trabalho, do resultado que gostaria de obter, conseguia ver o mesmo no trabalho dos outros. Mas nunca alcançá-lo.

Não seria este o caso de vocês, jornalistas esportivos?

MSM
MSM
16 anos atrás

Diria que temos um 1º piloto (Piquet); um 1º piloto e meio (Massa); e um 2º piloto (Rubens).

Trovão
Trovão
16 anos atrás

Torço pelos três brasileiros, porém para tornar-se futuro um campeão mundial, acredito somente no Nelson Angelo Piquet.
Este, até hoje fez sua carreira bem orientada e pautada pelo pai, que sempre soube projetar e programar todos os passos do filho.
Não é a toa que é o 1º brasileiro a iniciar na F1 em uma equipe de ponta, ao lado de um campeão mundial, apesar de ser um chorão!
Dessa situação ele poderá tirar proveito, por ser rápido, frio e excelente piloto.
Aposto minhas fichas nele para o futuro, e já neste 1º ano deverá dar muito trabalho, principalmente aos concorrentes das outras equipes, dentro e fora das pistas.
Espero ver boas disputas e alguns pódiuns dele!

jung
jung
16 anos atrás

coluna boa sô!

Marcos°
Marcos°
16 anos atrás

acho que é Filadelfia

Stirling Moss
Stirling Moss
16 anos atrás

Só da pra apostar agora no Piquet, porque os outros a gente sabe que apanha mesmo. Já pensou Gomes,se está surgindo um novo cargo na F1, o cargo de campeão pra comparação,e veja que no ano passado,Ron Denis já tinha seu pilôto, bastava confrontä-lo com um campeão para ter certeza de suas qualidades. Agora o Briatore quer testar o Piquet contra o espanhol com as mesmíssimas intenções…

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Dos três brazucas, penso que somente o Piquet está contratualmente como segundo. O Alonso aprendeu isso em 2007…
Já Massa e Barrichello terão melhores condições para brigar com seus “companheiros”.
Acho que o Massa terá missão mais difícil: superar o campeão!
Já quanto ao Rubens, acho que a Honda precisa tanto de resultados que “empurrará” qualquer de seus pilotos, pois, para ela, o importante é melhorar.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Dos três brazucas, penso que somente o Piquet está contratualmente como segundo. O Alonso aprendeu isso em 2007…
Já Massa e Barrichello terão melhores condições para brigar com seus “companheiros”.
Acho que o Massa terá missão mais difícil: superar o campeão!
Já quanto ao Rubens, acho que a Honda precisa tanto de resultados que “empurrará” qualquer de seus pilotos, pois, para ela, o importante é melhorar.

celso okubaro
celso okubaro
16 anos atrás

Olá, Flavio Gomes!
Não acredito que haja os ditos “segundões” em 2008. Nenhuma equipe deverá apostar exclusivamente em um piloto, mesmo porque com regras novas, cada um deverá ter um tempo de adaptação diferente e consequentemente rendimento superior ou inferior ao ano que passou. Como cada caso é um caso, o que esperar de cada um deles. No caso de Felipe Massa, apesar de ofuscado pelo título de Kimi Raikkonen, deverá ter pelo menos no ínicio do campeonato um tratamento igual e é justamente aí que Massa deve se sobressair, e ao longo do campeonato manter um rendimento compatível com o carro que pilota, ser regular é o que conta, que o diga Lewis Hamilton. Se meu companheiro de equipe é primeiro, chego em segundo, e se por ventura ele é segundo, chego em terceiro, mas se bobear busco a vitória. Pontuar sempre e pressionar para mexer com o emocional do companheiro de equipe é essencial, só depende de Felipe Massa administrar tudo isto. Na Renault, verdade seja dita, Fernando Alonso voltou por saber o caminho da vitória, e também por não haver no final, dos casos de espionagem equipe com lugar disponível. Por mais que queira acreditar naquilo tudo que foi publicado, a Alonso restou uma equipe que o vê como um bicampeão, mas que tem em Flávio Briatore um cara durão, mas que possui a flexibilidade de se impor sem parecer um Ron Dennis. O que valerá aqui é o tratamento que Fernando Alonso receberá, porque equipamento, com certeza Nelsinho terá igual. A Renault tem condições de oferecer isto e o fará porque sabe que depende de seus resultados em pista para permanecer na F-1, e mais um ano com resultados pífios pode comprometer planos futuros. A Alonso basta direcionar a equipe, motiva-la e fazer na pista o que pilotos anteriores não conseguiram fazer, que é vencer corridas. Nelson Piquet Jr., se for esperto vai poder desfrutar de tudo isto, aprender como ele mesmo disse, e o mais importante é saber que atitude o rapaz tem de sobra. Uma frase proferida pelo pai praticamente diz tudo:
– Neste negócio de F-1, ou você é, ou não…
Aqui Fernando Alonso comerá o pão que Flávio Briatore irá amassar, mas diferentemente de Ron Dennis, será com amor, e é ai que se fará a diferença, porque teremos um bicampeão feliz, mesmo que tenha um companheiro que bata de frente com suas idéias. O caso de Barrichello ao meu ver é o mais complicado, mesmo que faça um bom campeonato. Superação de adversidades extremas como é o caso, sempre deram a Barrichello motivação suficiente para supera-las e seguir adiante, basta ver suas vitórias na F-1, sempre conseguidas em condições extremamente adversas. É um bom piloto, rápido, experiente, um grande acertador de carros (aquela honda realmente nem com reza braba andaria), e mesmo tendo “um piloto inglês jovem e talentoso” ao seu lado, acredito que a vontade da Honda, que mudou muita coisa interna com a chegada de Ross Brawn, quer apagar a imagem de 2007, não importando muito e também não dando preferência a Jenson Button ou Rubens Barrichello. Depende, sim apenas dele. O melhor de tudo isto, é que o início do campeonato de 2008 deveremos ter os 3 brasileiros brigando por posições lá na frente. A Ferrari basta continuar com a performance dos últimos anos, a Renault com Fernando Alonso e Nelson Piquet deverá crescer e conseguir bons resultados com o R28 e finalmente a Honda que terá um ano melhor, porque em 2007 a equipe chegou ao fundo do poço. Imagine três brasileiros chegando entre os 10 primeiros, que alegria e que sensação boa este campeonato de 2008 vai proporcionar.

Abraço

Luiz BSB
Luiz BSB
16 anos atrás

O Zaquinha é mais rápido que o Kimi, ficou provado isso nos treinos e corridas. A Ferrari não tem nada de boba, sabe disso. O problema do rapaz foi precipitação em alguns momentos. O Kimi não é melhor do que ele. Na verdade, tem muito mais quilometragem andando na ponta do que o Felipe, isso faz diferença.

Rubens não será o que nunca foi.

Se o carro for bom, Piquet vai surpreender, anotem aí.

[]s

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

só uma pergunta, qual é a diferença enorme entre ser primeiro piloto e segundo piloto na honda?

o cara vai lutar pra largar de 18º para 16º… nooooosssa isso é uma vantagem tão grande!!

por isso admiro os 2 pilotos, que tiram motivação pra correr não sei de onde.

Paulo Bala
Paulo Bala
16 anos atrás

A realidade é dura, mas acho que vai levar um tempinho até termos piloto brasileiro indiscutivelmente primeiro piloto em uma grande equipe. Massa não parece ter a frieza nos momentos certos, o que faz a diferença entre um campeão e um bom piloto, Barrichello é um velho conhecido que só mandou mesmo, como primeiro piloto, quando estava em equipes inexpressivas e já provou que não tem o perfil para ser campeão do mundo. Nelsinho é um bicho aparte, uma incognita, mas se ele sair melhor que o Kovalainen será lucro.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
16 anos atrás

o dia que o Button for o primeiro piloto de uma equipe eu paro de ver a F1.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Só pra fazer média, concordo com todos vocês.
Feliz 2008!!!

Marcelo Alves de Cas
Marcelo Alves de Cas
16 anos atrás

Discordando completamente do Hélio, que parece não ter entendido bem a mensagem. Não está tratando de resultados em pista, mas sim no tratamento que cada piloto terá. É obvio que Alonso é 1º, 2º e 3º piloto da Renault. Como patrão quem pagaria 6X mais para o segundo piloto? Na Ferrari Haikkonen recebe 6X ou mais que Massa. Honda…é Honda!

Mario
Mario
16 anos atrás

gomes o rubens eh o melhor piloto e dao um carro ruim pra ele, que parece um dkv ou um lada. e o burro do lula ainda esquece dele. como pode isso? a proposito, qual a fonte da informacao que o rubens ia pra mc? obs: voce me conhece?

Sergio Andrade
Sergio Andrade
16 anos atrás

“Seu” Gomes, friaca braba por aí, não?
sobre o tema, no meu entender os três têm em comum a chance única e definitiva, de provarem se estão na F1 para disputar vitórias ou acumular $$$$$$$$$$$$

Bruno Barrosa
Bruno Barrosa
16 anos atrás

Flavio, provavelmente quem melhor ira se sair nessa situação e o Nelsinho, que deve aproveitar o Alonso para tirar o melhor do carro, e ai sim marcar o maior numero possivel de pontos incomodando o bicampeao.

mike
mike
16 anos atrás

acredito q o massa vai se 2 piloto ano q vem pq ele e mto irregular

Josenildo Henrique d
Josenildo Henrique d
16 anos atrás

Primeiro esclarecendo ao Sr. Hélio que Piquet nunca foi segundo de Mansel o que aconteceu na Willians de 1986 foi que na ausência de Frank, Patric Hed estabeleceu igualdade de condições para seus pilotos e mesmo assim ao fim de 2 anos de convivência quem levou o título foi Piquet e não Mansel. Voltando ao assunto dos pilotos brasileiros concordo plenamente com a posição do Gomes fazendo apenas a ressalva que, de todos a condição do Piquet é de longe a melhor de todas muito semelhante a estreia de seu pai na Brabhan sendo segundo do bi campeão Lauda. Ninguém estréia como primeiro piloto, mais estrear numa equipe bem estruturada como a Renaut é um privelérgio para poucos resta à ele seguir o exemplo de Emerson em relação a Rint, de Senna em relação a De Angellis e do Piquet pai em relação a Lauda. Ao contrário do Piquet que está estreando a condição do Barrichelo é de piloto que encerra a carreira como segundo e o Massa que precissa urgentemente mostrar serviço para não contair a sindrome do Patrese e encerrar sua carreira como Barrichelo.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

ué Alexandre…ganha quem marca mais ponto, ou quem chega mais na frente??
;)

fabiana
fabiana
16 anos atrás

ola Flavio imagino que esteja se divertindo muito ai no Norte adorei sua coluna ultima de 2007 e primeira de 2008 concordo com tudo,so pra variar no que diz respeito a f1,boa viagem de volta abraços

Valdner
Valdner
16 anos atrás

Concordo com o Flávio Gomes com relação ao desafio que os brasileiros vão enfrentar, Massa vai ter que suar e ser mais gelado que o Iceman (se isso é possível?!), o Nelsinho deve entrar esse ano para reconhecer o terreno já que o adversário veio de uma “guerra”, deve fazer uma temporada mais racional e vai evitar atritos e confusões desnecessárias, vai ser segundão (espero que queime minha língua e faça o espanhol chorar de novo). Já Rubinho tem que vencer o seu companheiro e mais ainda essa apatia horrível que o atingiu desde aquela ultrapassagem que levou do Shummy em Mônaco. Acredito que o Massa sofre uma pressão maior pra desbancar o companheiro de equipe, tem a tarefa mais difícil, mas é o que mais tem chance de êxito entre os três brazucas ao meu ver. Com relação ao paradeiro do FG, chuto que ele está em Weston, Massachusetts, subúrbio de Boston.

Daniel Tozzo
Daniel Tozzo
16 anos atrás

Olá Pessoal.
Eu concordo com o Flávio em partes, é assim que começa o campeonato, mas tenho a impressão que não é assim que vai terminar, as coisas mudam no decorrer da caminhada. Claro que hoje não é a mesma realidadee, mas o ano passado a imprensa falava que Nelsinho era o segundo test driver da renault, lembram? O pai dele dizia que o filho iria substituir o físico em 2008. Hj o discurso do Piquezão é outro, que Alonso se prepare porque o bixo vai pegar. Massa vai dar o troco nas primeiras corridas, olha, na minha opinião ele vai fazer tanto esforço para reverter a situação que pode acabar campeão do mundo. O Barrichelo, vai fazer o dele, ajudar a equipe e o Button a crescer, deve estar sendo muito bem pago para isso, afinal, é o mais experiente de todos, terá trabalho diferente em 2008, não acredito que a honda definirá quem é primeiro piloto, eles tem que se ajudarem em tudo que é sentido para melhorar.
Abraços.

pezzolo
pezzolo
16 anos atrás

brasil com 3 pilotos em timer fortes em 2008… e ainda tem nego reclamando… é %!$&#

simon ghabar
simon ghabar
16 anos atrás

O RUBENS PERDEU MUITO COM A SAIDA DO GIL DE FERRAN DA EQUIPE. PRECISA DE ATENÇAO, ISSO FAZ ELE MAIS FORTALECIDO, E COM O ROSS MUITA COISA VAI MUDAR A SEU FAVOR.

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Acho que só o Piquet inicia claramente como segundo piloto, o que não significa necessariamente um problema para um estreante.
Massa e Kimi devem ter tratamento igual no início, mas basta uma bobeada do Massa para as atenções se voltarem para o finlandês. Acho que a Ferrari vai reconhecer que foi a culpada por boa parte dos pontos perdidos pelo Massa e não o rebaixará à condição imediata de segundão.
Na Honda, igualmente, não houve nas duas ultimas temporadas nenhuma evidência de distinção. Até porque, se houvesse, o chorão já teria reclamado muito disso.
Massa e Barrichelo tem, sim, o desafio de vencerem seus companheiros de equipe para não assinarem o atestado de segundo piloto.
Resumindo: Piquet pode perder para Alonso e ainda ficar no lucro, enquanto que Massa e Barrichelo precisam muito vencer seus companheiros de equipe; mais ainda o massa, pois Barrichelo já está em fim de carreira.

frnacisco bittencour
frnacisco bittencour
16 anos atrás

no publix os queijos sao sempre bons e baratos.

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Arriscando uns palpites:
Kimi X Massa = Massa é inconstante e vai se dar mau, ainda mais sem o controle de tração (erra muito).

Buton X Barichelo = Barrichelo talvez melhore um pouco com o Ross Brawn, mas ainda deve perder para o Buton.

Alonso X Piquet = Nelson não será um novo Hamilton, derrotando o Alonso na estréia, mas não vão deixar ele fazer feio também. Deve estrear bem e se firmar como bom piloto.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

“Onde já se viu piloto de F1 com receio de pista molhada?? ”

Deixe me ver…

Alain Prost, Nelson Piquet, Niki Lauda e Mika Hakkinen está bom para você?

sandro santos
sandro santos
16 anos atrás

No caso do RUIMbinho é ser ultimo já que o penultimo é seu parceiro do Nelson2 é esperar e ver o tamanho do nabo, o Amassa é um chorão !! não gosta de Monaco não gosta de chuva e reclamou da falta do controle de tração(*manda ele correr no trilho de trem) vai ser segundinho sim….

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Dos três, o único segundão definido é o Nelsinho, que vai correr com a Maria Callas da F-1. E ainda pode se dar bem quando o Fernandito começar a espernear porque não dá para ganhar corridas com o carro.

O Rubinho não será segundo piloto simplesmente porque o que vier para a Honda será lucro. Se nem o Sato foi segundão do Button, porque Barrichello o seria?

Quanto ao Massa, não acredito que ele será um segundão como Rubinho foi do Schumacher simplesmente porque Raikkonen não é Schumacher. Não dá para botar plena fé no finlandês, não é um cara que transmite tanta firmeza como Michael transmitia. Tanto que ganhou esse título de 2007 mais por incompetência dos adversários do que por mérito próprio. Mas obviamente que o Massa não terá prioridade dentro da equipe e isso fica óbvio quando o Kimi será o primeiro a pilotar a F2008.

Diego
Diego
16 anos atrás

É a sina dos brasileiros nos últimos na F-1.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Tudo segundao mesmo, o nelsinho nem precisa comentar, pode ser um otimo piloto mas so ta la pq tem pistolao e patrocinio, pode ser nosso futuro vamos esperar.
O massa uma negacao entrou como piloto candidato a titulo so fez caquinha, em 2006 nao deu conta de fazer funcao de 2, e nao tirou pontos do alonso e asim tirou o titulo da da ferrari do shumi, em 2007 tai primeiro piloto, nao fez nada mas pelo menos ajudou o kimmi a ganhar o titulo mais que a obrigacao vamu ver este ano
Barrichello coitado se a honda nao melhorar 500% melhor e ser 2 e nao ter responsabilidade com a bagaça

Marcão Umuarama
Marcão Umuarama
16 anos atrás

Tá certo o FG, os dois novos ainda não tem tocada de campeão, e o velho já provou que nunca vai ter.
Pra ser campeão, tem que mostrar serviço em carro ruim (ex; Senna/Toleman – Schumi/Jordam Etc…) agora ser ruim com carro bom, é de doer.
Fui…

Fernandão
Fernandão
16 anos atrás

Pelo formato dos contratos, continuarão segundões.

alexandre lopes
alexandre lopes
16 anos atrás

concordo com o Lucas …os tres vão ter de provar na pista que são melhores que seus parceiros. Dos 3, quem tem mais chance é o Barrichello, à menos que o Kimmi volte a beber, rssss…

rafael jorgens
rafael jorgens
16 anos atrás

Amigos, acho que rubinho nunca voltou de imola 94.
Era grande promessa, não vingou.
Grato.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
16 anos atrás

Concordo plenamente.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
16 anos atrás

A Honda poderia contratar um segundão mais barato não é mesmo. Piloto é que não falta e ainda por cima mais novos. FG vc vem com cada uma …
De 17 o Barrichello chegou na frente em 12. 6 pontos o que é são 6 pontos meu Deus,

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Hum….

Conheci uma Freihofer´s, era uma rede de padarias meio metida a besta nos EUA, as que conheci iam da Pensilvannia a Connecticut, passando por Nova York.

Será?

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Só gostaria de fazer uma pequena correção no comentário do Lucas Rafael Chianel. Quem falou esta frase foi o Nelson Piquet (pai). Por favor corrijam-me se estiver errado. Abraços

Andrea Momesso
Andrea Momesso
16 anos atrás

Engraçado pelas coordenadas que vc. deu até agora Flavio tudo indica que vc. está na terra do TIO SAM mas o seu negócio não é mesmo com o TIO FIDEL????Que contradição!!!!Desculpe pela espetadinhaaaa rsrs, espero mesmo que vc. esteja aproveitando o máximo onde estiver abraços

jose
jose
16 anos atrás

Acho que dos três o Nelson Angelo é o mais tranquilo quanto a sua posição na F1,vai aprender muito com Alonso e pelo que ja demostrou tem alguma chance de vencer corridas e campeonatos.
O Massa sempre foi o segundo piloto do Kimi não adianta negar,alem de tudo é meio burrão ao contrário do filandes que é mais discreto e inteligente.
Quanto ao tartaruga,sem comentários.