SP, 454

SÃO PAULO (com leve atraso) – São Paulo fez aniversário. Não esqueci, propriamente, mas esqueci de dizer parabéns em público para minha cidade.

Parabéns, minha cidade.

Eu sempre esqueço aniversários.

Bem, para não passar totalmente em branco, indicação do blogueiro Elton John: site com fotos de ônibus que marcaram a vida de Sampa. Uma delas é essa aí embaixo. Sim, já tivemos double-deckers. Só que ele não passava pelos fios.

Foi uma tentativa de deixar nossa paisagem cinzenta igual à de Londres. Não deu muito certo.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
romeo scommegna
romeo scommegna
16 anos atrás

ele era mais conhecido como dose dupla, em homenagem ao então prefeito Jânio Quadros.

Marcello Moreno
Marcello Moreno
16 anos atrás

Loucura do Jânio ou não esse busão era um grande barato. Saudades…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Aliás, esse Fofão da Caprioli – realmente muito bem conservado – eu cheguei a entrar e até a me sentir o próprio motorista quando estava exposto no Memorial em novembro. Também o peguei algumas vezes na Brigadeiro, nessa mesma linha daí da foto… só aquele ronco do motorzão Scania já valia a pena… pode ter sido mesmo uma maluquice do Jânio, mas que era um barato, isso era… e hoje tem muito double decker nas estradas e o medo de alguns asfaltos é o mesmo citado na esburacada Sampa…

Valeu pela dica, mais um fotolog dos bons para matar saudades de muitos ônibus que tanto amamos, principalmente os tróleibus. Mas falta mesmo faz aquele Torino Scania da CMTC, que aparece no dia 21/1/2004 nesse link indicado, andava muito…

E claro, parabéns atrasados para a Sampa que é linda porque é a minha aldeia…

Elton - Mas não o Jo
Elton - Mas não o Jo
16 anos atrás

Caro gomes … obrigado pela mensão ao meu nome … e como disse, o site não é meu, apenas achei ele pois estava pesquisando fotos antigas de sp …

onde moro na ZL – tem um supermercado sonda (proximo estação ipiranga) e nele ao sair pro estacionamento tem 4 posters de fotos antigas da cidade … e dai fui procurar mais fotos antigas… mas realmente .. vale um click sim …

Otávio
Otávio
16 anos atrás

Só que não eram double deck,não! Em homenagem ao “inventor”, como já disseram, eram os dose-dupla.

Joel_RS
Joel_RS
16 anos atrás

Foi a extinta Thamco que fabricou esses DD’s. Hoje em dia, ao menos pra viajar, double-decker é tudo de bom.

Jason
Jason
16 anos atrás

Há pouco mais de um ano, participei da filmagem de um comercial em que maquiaram um quarteirão do centro do Rio para ficar como Londres.

Botaram na calçada umas cabines de telefone vermelhas, espalharam placas do Underground e soltaram uns Jaguar, Mini e Focus na rua.

Completando a cena, havia um desses ônibus urbanos de SP. Tem motor Scania e está muito bem conservado pela Caprioli.

O motorista era muito gente fina. Tocou esse “chope duplo” pela Dutra, Campinas-Rio-Campinas.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Esse ônibus é emblemático da principal característica dos paulistanos: o mau gosto para se escolher políticos.

Isso é coisa do psicopata alcóolatra chamado Jânio Quadros, uma das figuras mais patéticas que já passaram pela nossa história política.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Certa vez, eu, garoto nascido em Santo André e criado na Zona Norte de SP, tive de ir em um lugar em Santo Amaro, claro que me perdi, e na volta acabei parando no Terminal Santo Amaro. Ví um desses, ele subia a Brigadeiro Luiz Antônio, pensei “Meu bilhete de volta para a civilização”, entrei e fui para aquele banco bem na frente, em cima do condutor, no deck superior.
Bem, já aos 16 anos eu tinha 1,80m, o que me fez sentir bem apertado lá em cima. Depois, com essas pistas de cross que são as ruas paulistanas, eu achava que ele iria tombar a cada chacoalhada mais forte nas ondulações e buracos. Esse tipo de ônibus é para país com asfalto de Primeiro Mundo, não para o Brasil. Nunca mais andei em um negócio desses!.
A última vez que estive em Campos de Jordão ví um desses com a capota cortada, no estilo daquele ônibus de turismo aberto em cima que aparece num filme do Jackie Chan e do Chris Tucker (esquecí o nome do filme).

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

a primeira vez que andei num, fui la em cima e levei um baita susto do semáforo.Pensei que ele ia dar direto na minha cara.
Foi divertido, depois…
Se não estou falando abobrinha foram fabricados onze desses.
Aqui em \\Santos tem um que faz um tour turistico e o andar superior é aberto.

Kleber
Kleber
16 anos atrás

A Caprioli em Campinas tem dois desses na garagem dela. Quem passar na avenida da entrada da cidade (Lix da Cunha, pra quem vai pela Rod. Anhanguera) vê eles parados lá dentro, aparentemente em bom estado de conservação.

Nilton
Nilton
16 anos atrás

Era uma sensação muito estranha subir a Brigadeiro no upper deck desses ônibus.
A cada arrancada parecia que a trapizonga iria empinar.

Borges Borsato
Borges Borsato
16 anos atrás

Jovem, se SP afundar, sua periferiazinha também afunda, sabia? Não fale do que não sabe, não reclame do que não vive. Coma seu pãozinho com manteiga e sorria, porque é o que lhe cabe. O assunto são veículos antigos e este sim, por mais que tenha sido considerado um devaneio do então prefeito Jânio Quadros, marcou época.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Sou suspeito de falar, pois gosto muito de fotos antigas assim, mas, bem legal esse site.

valeu

Fordonez
Fordonez
16 anos atrás

Imagina, com imprudência que os motoristas pilotam essas “buses” por aqui hoje em dia, uma bagaça dessa tombando? Macabro!

Paulo Campos
Paulo Campos
16 anos atrás

Q SP afunde no mar de esgoto q a cerca, enquanto as madames desfilam breguice na daslu

Anderson Silva
Anderson Silva
16 anos atrás

Caraca isso aí era CMTC ainda, na época estava empinando pipa na rua, na VL Leolpodina tem uns desses enferrujados na antiga garagem perto do Compre Bem, Parabéns SP atrasado.

Emerson T
Emerson T
16 anos atrás

Lembro bem. O Jânio, então prefeito, exigiu esses ônibus porque Londres era a cidade preferida dele. Ontem e hoje nossos políticos fazem o que querem com nosso dinheiro!