Tube

SÃO PAULO (sem You) – Tube é como os londrinos chamam seu metrô. Mestre Mahar, usuário das linhas cariocas, achou este site bem interessante com mapas de metrô do mundo inteiro. Claro que ninguém precisa imprimir antes de viajar, é só curiosidade. Se tem algo que os metrôs do mundo todo distribuem à farta é mapa. Em qualquer estação.

Menos em SP, creio. Ou estaria enganado? Em SP distribuem mapas do metrô? Deveriam. O metrô paulistano é espetacular, quase imune a críticas (andou quebrando outro dia, mas no geral é excelente). Se não tem mapas para todos, fica a sugestão.

Ilustro a nota com o metrô da Cidade do México. Andei muito nisso aí. Tem mais ou menos a mesma idade que o metrô de São Paulo e as estações são igualmente limpas e modernas. Com o detalhe: cada uma tem um símbolo, além do óbvio nome. Me explicaram, na época, que era para ajudar os milhares de usuários que não sabiam ler.

O autódromo Hermanos Rodriguez fica na estação Ciudad Deportiva, linha marrom. Eu pegava o trem bem no centrão, no Zócalo, baldeava em Chabacano e em menos de meia hora estava dentro da pista. Adoro o México, que fica no Norte.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

realmente o metrô é bem conservado aqui e organizado até.
Muvucas, multidões etc…simples, o metro nao suporta mais!!!
Solução? só olhar paras os mapas de metro de NY, Madrid, Paris e Londres, e comparar.

Luiz Massaia Junior
Luiz Massaia Junior
16 anos atrás

Parabéns!
A primeira coisa útil que vi no seu hoje!

Roberto Ellery
16 anos atrás

FG o tube( metro londrino) tem um site que antes de sair de casa você pode ver até como está o funcionamento das linhas e pode fazer la a melhor rota do sua origem ao destino, incluindo ônibus, metro e trens de superficie. site: http://www.tfl.gov.uk

Max
Max
16 anos atrás

Outro detalhe: O metrô de Santiago também usa um misto de pneu e trilho, não consegui entender como funciona.

Max
Max
16 anos atrás

Estive pela primeira vez em Santiago, Chile, no início desse mês. Achei o metrô de lá excelente. As estações muito limpas e com obras de arte. Muito bacana mesmo. E é muito fácil conseguir um mapa do sistema metrô/ônibus e da cidade também. O duro é depois de vivenciar isso, voltar pra Belo Horizonte…

César
César
16 anos atrás

Pelo menos, Rio e SP têm metro de verdade… Ruim mesmo são os “metrôs” de outras capitais, como BH, por exemplo, equivalente aos trens de subúrbio de SP ou RJ, estações completamente “fora de mão””para chegar a quase todas, tem que passar por uma passarela muito “segura”, e que contorna o centro da cidade

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Para quem nunca saiu do país e nunca usufruiu de outro sistema de metrô que pode achar as precárias linhas do metrô paulistano grande coisa.

Pode ser eficiente, até porque todo sistema de metro TEM que ser pontual para evitar acidentes, mas até isso estão conseguindo estragar.

Para compensar a falta de manutenção, colocaram os trens para rodar mais devagar e o resultado são viagens mais demoradas, fora as quebras.

Para o tamanho da cidade, a linha de metrô e trens urbanos de São Paulo é ridícula.

Para quem quiser ver a linha de metrô e trens urbanos de Tóquio, segue um link:

http://web.syr.edu/~eihsieh/tokyosubway.gif

Metrô:

http://www.tokyoessentials.com/images/tokyo-subway-map.jpg

fabio
fabio
16 anos atrás

os japoneses também estão bem servidos pelo metrô (além do trem de superfície)…sempre pontuais e limpos…mas dependendo da linha e do horário, insuportavelmente cheios.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Andou quebrando outro dia? Pelo menos quatro panes em 15 dias… infelizmente, o sistema está sobrecarregado e o governo do Picolé de Chuchu dizimou o excelente quadro de engenheiros e funcionários de manutenção…

Bianchini, tu é um cara de sorte, na verdade, porque tem uma estação próxima tanto de casa como do trabalho. Eu já usei muito o metrô, hoje só o uso em caso de necessidade extrema (tempo ou muita praticidade para o meu destino). Prefiro circular de ônibus, até porque, por conta do Bilhete Único que passou a ser aceito no metrô, o volume de pessoas tornou a pequena malha bastante saturada de passageiros.

Para muitos pontos de São Paulo hoje, quando preciso sair do meu Jardim Imperador, na grande Zona Leste, não troco o ônibus pelo metrô. Afinal, em condições normais, levo 40 minutos para chegar a uma estação (Belém ou Carrão) para daí começar o périplo. Com 20 a 25 minutos a mais, um ônibus direto me deixa na Liberdade, bem pertinho da Sé. Se eu for para Santa Cruz, Praça da Árvore ou Saúde, aí que vou de ônibus, pois acho inconcebível que se tenha de fazer uma baita volta pelo centro da cidade (com o tempo enorme que levo para chegar à estação de metrô) sendo que dois ônibus, cortando pelo Ipiranga, me levam no mesmo tempo (ou até em menos) e ainda gastando menos (R$ 2,30 contra R$ 3,50).

O problema do metrô hoje é a malha minúscula. Se os investimentos tivessem sido feitos nos tempos passados como deveriam e mesmo hoje a coisa andasse mais rápido, talvez teríamos uma rede parecida com a da Cidade do México, interligando a cidade toda em todos os sentidos, criando atalhos que não me obrigariam a ir até a Sé para de lá ir para qualquer canto, mesmo que relativamente perto.

A linha 2, se chegasse até São Mateus pelo mesmo caminho do Expresso Tiradentes na Anhaia Melo, aí sim ajudaria um pouco mais, ainda mais se a linha 5 chegar logo à Chácara Klabin, como está no projeto. E por aí vai. Aí sim vou começar a achar que o metrô compensa, mesmo reconhecendo que ele é importantíssimo para a cidade e alivia muito o transporte coletivo da cidade.

Por ora, como está hoje, dos ônibus que tanto amamos não abro mão, hehehehehe…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Pelo jeito tem um monte de gente que pegou o Metrô duas vezes na vida dando pitaco a respeito, né? Eu uso o metrô diaramente para ir e voltar do trabalho. De minha casa até o trabalho dá 20 minutos de metrô, mais 10 minutos da caminhada de minha casa até a estação. Saindo do metrô, um quarteirão e estou no meu emprego.
Quando vou de carro, levo quase 1 hora para ir, tenho de estacionar a uns 6 quarteirões e ainda passar por uma Avenida São João cheia de elementos suspeitos de tráfico que nem o governo neoliberal nem o governo de esquerda conseguiram remover, tampouco dar uma vida mais digna para eles.
agora, para aquele que mora num condomínio fechado em que pobre não passa nem na porta e trabalha em algum mega prédio de escritórios na Berrini, esse deve achar o Metrô um lixo mesmo. Concordo que ele é muito menos extenso do que deveria ser, concordo que tem muito o que melhorar, mas levando em conta o volume de dinheiro que é desviado nas obras públicas por causa de caixa 2, 3, 4, 5, 6, etc. até que ele não é ruim.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

O Tube é ótimo. E os londrinos tem orgulho dele, vendem camisetas “mind the gap”, “underground”, camisetas do mapa, etc. Comprei uma quando morei lá.

Eu também gostei do metrô de Santiago, no Chile. Achei interressante o uso de pneus para os vagões, além de TV de plasma dentro.

NYC dá medo de entrar. Estações fedem, mas é 24 horas.

O de São Paulo é muito bom, pra quem mora aonde tem. Eu preciso pegar um ônibus até chegar no Jabaquara, estação mais próxima.

Acho que deveriam privatizar para construção de novas linhas, principalmente pra zona sul.

Victor
Victor
16 anos atrás

Só reclama do Metrô de SP quem não precisa dele, isso sim. Poderia ser muito maior, isso sim, poderia. Mas ruim o serviço não é. Mapa também não falta, tem dentro dos trens e em todas as paradas. O que eu sinto falta no metrô são lixos(!), que simplesmente não existem em estações.

Adal Avin
Adal Avin
16 anos atrás

Fica no Norte, é?

[ ]s

Vitor Saiki
Vitor Saiki
16 anos atrás

As vezes, vc encontra o mapa até na bilheteria. Até que o mapinha é razoável, o que eu tenho em casa tem no verso os principais pontos turísticos da cidade que ficam proximos a estações.

gustavo giroti
gustavo giroti
16 anos atrás

complementando o que o márcio disse , “”…é só pedir na SSO de cada estação QUE ELES NÃO DÃO…”
É VERGONHOSO COM UM TRANSITO QUE SE TEM EM SP, o metro “crescer a menos de 1 km por ano”
o aclamado neo-liberal alckmin ficou sem expandir o metro durante 5 dos 6 anos em que foi governador e quando o fez, fez em PPP, deu na cratera, 11 mortos e paralisação das obras, cujo prazo era para ser entregue em 2008 e agora será em 2012, bom é uma previsão, imagine se vão construir mesmo!

ahhh o metrô do rio, foi privatizado, é só ir lá pra ver a “qualidade” que ficou….

especialistas em transito da USP dizem que o custo do congestionamento é de 1milhão de dólares, por hora de km consgestionado (ex. mercadorias, entrega, saúde, poluição e todas as mazelas que o maluf diz adorar – claro ele anda de helicoptero, né – ) e depois vem dizer que é caro?

oras….

AndreMax
AndreMax
16 anos atrás

O metro do Rio eh tao pequeno, so tem duas linhas, que seu mapa cabe em cima da porta, nao precisa mais que isso… Em compensacao tem estacao na praia, hehehehehe
O metro do Mexico eh bonzao, usei muito quando cheguei. O detalhe esquecido eh que ele usa pneus, sim pneus. Nunca entendi exatamente o seu funcionamento com os trilhos, mas eh assim. E o detalhe eh que muito da estrutura do Mexico incluindo os metros foram desenvolvidas ou reforcadas para os jogos Olimpicos de 68. O estadio Olimpico se bobear eh o estádio mais bonito que já vi até hoje.
Abracos

DEX
DEX
16 anos atrás

SP e Ciudad de Mexico começaram praticamente juntas a construir o seu metrô….um possuí uma malha discreta o outro corta toda a cidade. A construção do Metrô de Atenas enfrentou grandes problemas com as inumeras reliquias arqueológicas encontradas em seu subsolo, mesmo assim as obras foram adiante – cheias de contratem-pos de desvios de rotas…Aqui os caras fazem buraco em brejo…Na Turquia para minimizar os problemas enfrentados por Atenas os caras estão escavando abaixo dos 23 metros… enfim custo não é a desculpa. Vontade política é o que falta. Isso sem falarmos do Rodoanel…

rique
rique
16 anos atrás

São Paulo,metrõ,só é maravilha para quem não usa.O do Rio,compete com o trem.Madri , é explosivo demais.Londres
é enervantemente profundo.Paris tem odores asfixiantes.Buenos Aires é caquético.Nova York,uma aventura.Moscou,uma loja de lustres.
Hamburgo,o alfabeto é gótico,melhor ser cégo. Melhor ainda, é a superfície,por qualquer meio.Afinal,subsolo,todos, teremos a eternidade ,para desfrutar…

Eric
Eric
16 anos atrás

Igual Londres não existe.
Lá carro é desnecessário.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

De Paris e de Santiago são especiais para turistas não tão expeditos…os mapinhas sintetizados estão impressos no topo de cada porta do vagão.

Kenola
Kenola
16 anos atrás

O metro de madrid tb eh animal.. com 12 linhas, mtas correspondencias/baldiacoes e atende qse toda a cidade. Legal eh ver o contraste das estacoes novas (santiago bernabeu) com as antigas (tribunal).
O metro de SP eh bom, mas seu alcance o torna absolutamente ultrapassado. Eh vergonhoso ver como grandes cidades no mundo tratam seus metros, e como SP trata o seu. A desculpa “eh caro” eh válida pra todo o mundo. Q “eh demorado” também… Mas pq lá fora se faz e aqui não? Melhor nem responder…

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Quando vou a SP utilizo o metrô. Estou satisfeito com o serviço.
E, se você pedir, consegue um mapa bem elaborado.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Ah, sim. Mapas distribuídos no Metrô carioca? Faz-me rir…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

O metrô do Rio perdeu sua qualidade nos últimos anos. Trens superlotados e muita desorganização têm marcado o serviço, que contrasta com as estações e composições limpas.

No balanço geral, o trem de subúrbio da Supervia tem dado um banho no metrô em termos de pontualidade e lotação de vagões, apesar de todos os problemas que este serviço enfrenta há décadas no Rio de Janeiro.

E fica a pergunta: quem, no Rio, imaginaria que um dia ia dizer que os trens estão menos cheios e mais práticos que o metrô? Inimaginável. Para vocês verem a bola de neve que o subterrâneo do Rio se tornou.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Flavio ,

Eu estou vivendo aqui no Mexico a quase un ano e te digo, o Metro é show, a cidade me encanta e nos falta a F1 aqui de volta.
Espero poder ir ao Canada esse ano e ou a SP pra matar a saudade da F1.
O ano passado só vi o R27 no Paseo de La Reforma e deu um gostinho de quero mais.
Um abraco,

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

O Tube é sem dúvidas o melhor metrô do mundo, vai em todos os lugares da cidade da Rainha. Em Londres, carro é artigo desnecessário.

Marcio
Marcio
16 anos atrás

O Metro de SP tem mapa sim, é só solicitá-lo nos postos do SSO em todas as estações (se eu não me engano acho que é lá, é aquela sala com alguns equipamentos e uma equipe do metrô próxima às catracas).

Francisco Luz
Francisco Luz
16 anos atrás

Nos hotéis existem vários mapas do metrô paulistano. Ao menos no que eu fiquei, tinha.

Mas nas estações, realmente, não vi nenhum.

calloni
calloni
16 anos atrás

o metro de sp eh igual aquele filme.. bonitinho mas ordinario…
as estacoes milionarias da paulista (pra que 4 estacoes na mesma avenida??) sao pra ingles ver mesmo… alem do grande e “inteligentissmo” fato da linha norte sul contornar os dois aeroportos… mas estacao dentro do aeroporto? pra que ne? :P