Um Opel, dois Ópeis?

SÃO PAULO (não importa) – Beleza de site este aqui, também dica do chevroleteiro Mahar, com várias fotos de Opel (Ópeis?) na Europa, inclusive esse Monza aí embaixo que é bonitão, se eu tivesse um brasileiro faria isso com ele.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
milton nogueira. de ipanema mg
milton nogueira. de ipanema mg
14 anos atrás

eu tenho um monza conversivel branco ano 86 e queria ver mais fotos desse opel!!!!!!!!

milton nogueira. de ipanema mg
milton nogueira. de ipanema mg
14 anos atrás

eu tenho um monza conversivel branco ano 86 e gostaria de ver mais fotos desse opel!!!!

Mario Bauer
Mario Bauer
16 anos atrás

Você tem razão, Peacemaker!

Bem observado, pois naquela época somente a plataforma Senator/Monza tinha fixação de cinco parafusos.

Olha um sie que você vai curtir e, pra quem não conhece o Monza alemão, tem o original também:

http://www.senatorman.de

Eric
Eric
16 anos atrás

FG e Blogueiros:
Lembrei de uma que acho que só meu pai fez……
Lembram do Monza Conversível correto???Então ele comprou um preto zerado,só que não lembro se era Sulam ou Envemo(90% de certeza que era Sulam)bancos em couro furadinho,console central com 3 relógios extra,etc….
Daí,um F.D.P inventou o Monza-Benz.
O que papi fez…..transformou o conversível em Benz.
Ou seja,ERA O UNICO MONZA BENZ CONVERSÍVEL!!!!!!!!
Detalhe,era baseado na 190E e nunca existiu 190E cabrio…..
Sucesso puro,onde parava……

mahar
mahar
16 anos atrás

Faltou na lista o Isuzu Aska, o primeiro carro no mundo a teer um camvio automatizado manumatic, ou seja uma caixa manual que podia ser usada no automático. e Toyota com GM só na California, uma das versões do Corolla que foi vendido como Chevy. E esse Monza tem tração traseira e um motor de três litros SOHC carburado igual ao nosso Omega A, com 180 hp e 12 valvulas.

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Boa noite Mario.

Acho que é um Senator coupe mesmo, conhecido como monza, como vc brilhantemente afirmou, transformado pela Keinath.

Os faróis, e as rodas com furação para 5 parafusos, e o desenho dos bancos também são indícios que se trata de um Senator Coupé, mais conhecido como Monza.

Gosto muito de opels, inclusive tenho bastante material guardado, sobre alguns preparadores alemães da marca como Steinmetz, Lexmall, Keinath, Zender, etc. etc.

Grande Abraço.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Opa, pegar um Omega nacional e fazer conversível me parece uma grande idéia, ia ficar quase igual esse aí!

Fabrício Martins
Fabrício Martins
16 anos atrás

Só pra constar, 1 opel, 2 opels. E cá entre nós que monza mais simpático, até eu que num sou fã de carro grande gostei.

Mario Bauer
Mario Bauer
16 anos atrás

Ora, a placa diz tudo: Keinath.

A empresa Keinath é (ou era) uma revendedora da Opel que entrou nessa onda de fabricar uma versão conversível. já que até surgir o Opel Kadett Cabrio não havia nenhum conversível para os fãs da marca.

Só quie pra mim isto não é o Monza alemão, me parece mais um Ascona. Que por sua vez é a versão alemã do que se copiou por aqui como Monza depois….

DE pra entender o rolo…?

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Os alemães sempre levaram a sério esse negócio de “family feeling”, na década de 80 era muito difícil distinguir à distância qual modelo de Opel que era. Talvez por isso os Senator e Omega nunca tiveram o sucesso de mercado que mereciam, pois olhando de longe parecia um dos modelos mais baratos. De qualquer maneira, o carro da foto está muito bonito. Já ví circulando por SP um Monza com todo o pacote de identificação visual (grade dianteira, logotipos, borrachão lateral) do Opel Ascona, e uma vez ví um kit desses a venda no Mercado Livre. Absurdo, o cidadão estava pedindo cerca de 500 reais, desistí da idéia na hora. Mas que deu vontade, deu.

francis
francis
16 anos atrás

esse da foto é o Opel Senator Conversível (base dop nosso Ômega. Tem uma revista Oficina Mecânica do 1990 ou 1991 que traz uma foto dele. Se achar mando para o FG.

umberto
umberto
16 anos atrás

Errata: Encontrei-a, era da Sulam à beira-mar. Beira de piscina era da Envemo (vermelho).

http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/monza-4.htm

umberto
umberto
16 anos atrás

Hum… esta foto me lembrou uma outra (certamente alguém vai lembrar/achar) de um monza conversível (no Brasil) também com interior branco (Sulam?) a beira de uma piscina. Propaganda de época.

Victor Schafhauser
Victor Schafhauser
16 anos atrás

Flávio, se eu fosse você dava uma fuçada maior nesse site! Tem cada obra prima…

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Flavio, esa é para vc que gosta de Toyotas,

A plataforma J, a mesma do Monza Brasileiro, foi utilizada até pela…….Toyota !

Mais infos sobreo assunto:

http://www.cars-directory.net/history/toyota/cavalier/

abraços.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

A Opel tem uma história muito bonita e sempre esteve ligada diretamente às competições e recordes de velocidade.
Particularmente tenho um carinho especial pela marca por ter sido a mãe do melhor, e do segundo melhor carro brasileiro :
1- Opala 4100
2- Ômega 4100
Ambos com o motor aperfeiçoado do Impala, outro carro que adoro.
Um grande casamento esse, motor do Impala e monobloco do Opel Record.

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás
Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

Parece mais um Omega, pelo menos a frente é…

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Alguns links de fotos de Opels Conversíveis:

Opel Aero GT:
http://www.opel6070club.com/history/aerogtsin.jpg

Cabrio Ascona (o nosso monza na Europa): http://www.opel6070club.com/history/cabrioasconac.jpg

Opel Keinath GT: http://www.opel6070club.com/history/keinathgt.jpg

AeroKadett (nosso chevette): http://www.opel6070club.com/history/aerokadett.jpg (Esse arrisco dizer que era feito pela Baur, pois esse estilo de capota é inconfundível)

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Veja o que achei na Wikipedia, e já conferi nos alfarrábicos, está tudo certinho, todas as versões de carroceria da plataforma J, incluindo conversíveis, é citada até as versões conversíveis da Sulam e da Envemo:

2-door sedan – North America (until 1987), Brazil, Europe
2-door coupé – North America (from 1988)
4-door sedan – all markets
3-door hatchback – North America (until 1987)
3-door hatchback – Brazil (NOTE: these are two different bodies, the Brazilian version had a more upright roofline than the USDM one)
5-door hatchback – Europe
5-door station wagon – North America (until 1994), Australia (exported to the UK)
2-door convertible – subcontracted to American Sunroof Corporation in North America and Baur in Europe; German market convertibles made by two different coachbuilders: Keinath and Hammond & Thiede. Brazilian convertibles made by Envemo and Sulam

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Achei em uma Road and Track da década de 80 os carros americanos que foram feitos sob a plataforma J da GM, a mesma do Monza Brasileiro:

1982 Pontiac J2000
1982-1988 Cadillac Cimarron
1982-1988 Oldsmobile Firenza
1982-1989 Buick Skyhawk
1982-2005 Chevrolet Cavalier
1983 Pontiac 2000
1984 Pontiac 2000 Sunbird
1985-1994 Pontiac Sunbird
1995-2005 Pontiac Sunfire

No resto do mundo, excluindo somente os EUA, a plataforma J da GM deu origem aos seguintes carros:

1982-1988 Opel Ascona C (Europa e África do Sul)
1982-1988 Vauxhall Cavalier Mk II (Reino Unido)
1983-1989 Isuzu Aska (Japão) (originalmente chamado de Florian Aska)
1982-1989 Holden Camira (Australia e Nova Zelândia)
1982-1996 Chevrolet Monza (Brasil)
1995-2000 Toyota Cavalier (Japão)
1990-1997 Daewoo Espero (Coréia do Sul )

Abraços.

Peacemaker
Peacemaker
16 anos atrás

Bom dia Flávio.

Opel Monza na Europa, era o coupê do Opel Senator, que foi posteriormente substituído pelo Opel Omega, que foi fabricado com esse mesmo nome no Brasil.

O Monza Brasileiro era conhecido na Eurpora como Opel Ascona C, sendo o C a designação para terceira geração, a plataforma do nosso monza e do ascona europeu, é conhecida como plataforma J, e teve variantes chevrolet nos EUA, conhecida como Cavalier.

A única novidade é esse Opel Monza conversível, não conhecia, não consta nos autokatalog dos anos respectivos em que esse carro foi fabricado.

99% de certeza que esse conversível foi realizado por alguma transformadora.